Subscribe

Brasileiros morando nos EUA: Como investir seus dólares?


Escrito em Novembro 2016
O número de brasileiros que decidem sair de vez do país também cresceu nos últimos anos. Segundo dados da Receita Federal, entre 2011 e 2015 as solicitações da Declaração de Saída Definitiva do país aumentaram 67%, sendo que, em 2011, 7.956 declarações recebidas e em 2015, o número de pedidos aumentou para 13.288 pedidos de migração definitiva.
Muitos brasileiros que migraram legalmente para os EUA, seja para trabalhar em filiais de empresas brasileiras ou que simplesmente largaram tudo em busca de uma vida melhor ganham seus primeiros dólares e se deparam com um dilema. O que fazer com o dinheiro poupado? Mando para o Brasil (recomendamos Transferwise se for fazer isto) ou invisto nos EUA? Investir nos EUA deve ser muito complicado e não quero aprender.

Investir nos EUA é muito mais fácil do que parece, mas é com certeza diferente de investir no Brasil. Sabemos que existem inúmeros mercados, milhares de ações de empresas dos mais diversos setores, commodities e também algo chamado ETF. Oi? ETF?  O que é isto?

ETFs são como uma espécie de cesta de ações. Na maioria das vezes um ETF contém dezenas e mesmo centenas de ações de empresas diversas. Quase não se houve falar deles no Brasil mas já existem e um deles é o BOVA11 por exemplo.

Vamos indicar aqui as principais estratégias que os americanos usam para que o dinheiro poupado renda mais e investir melhor. Não recomendamos (e não podemos recomendar)  estratégia nenhuma, leia como aprendizado apenas.

Primeiro passo: Abrir uma conta em uma corretora americana (vai precisar do seu famoso SSN se for residente)

Provavelmente os EUA são o país  onde existe mais opções de corretoras do mundo. Dado a essa enorme oferta pode parecer difícil escolher, mas não é não. As opções são bem parecidas quanto a comissão cobrada e custos operacionais.
As cinco grandes mais tradicionais "brokerage firms" são:


-DriveWealth (melhor para brasileiros)

Mora no Brasil? Sem problemas: Procurando bem encontrará algumas que abrem conta para estrangeiros sem SSN. Veja aqui como o Viver de Dividendos fez para abrir uma conta daqui do Brasil sem maiores problemas via DriveWealth


Segundo passo: Transferir o dinheiro da sua poupança (Savings account) para a corretora


Cada empresa tem sua própria interface para você adicionar os dados da sua conta corrente (checking account) ou da sua conta poupança (Savings account). 
No seu talão de cheques do seu banco você vai encontrar os dados da sua conta bancária para adicionar no sistema da corretora para que você consiga transferir fundos para investir (Chamado EFT-Electonic Fund Transfer):


Terceiro passo: Decidir no que investir

Esta parte pode ser a mais complexa. Decidir onde você vai colocar o fruto dos seus rendimentos.
Existem inúmeras opções para investir e diversos blogs e profissionais financeiros recomendam as mais diversas carteiras de investimentos.
Alguns falam para colocar tudo na bolsa de valores pois a bolsa sempre sobe. Outros recomendam colocar em uma carteira 60% bolsa e 40% tesouro direto americano (os chamados Bonds).
Realmente parece ser esta recomendação para o investidor moderado com pelo menos 10 anos antes da aposentadoria.

➽Um site para aprender a investir conservadoramente: Stock Series do mesmo autor do livro abaixo
➽Um livro para aprender a investir: The Simple Path to Wealth 

Cabe a você decidir. AA40 recomenda você investir via ETFs. Isto diversifica e diminui os riscos de investir pois DIVERSIFICA muito seus investimentos. Veja por que qui

Dê uma olhada nas carteiras que recomendamos abaixo e analise se faz sentido para seu perfil.

Via Fidelity (Vários ETFs da Ishares são negociados gratis.)
-60% em no ETF ITOT (Ações de mais de 3 mil empresas americanas) ou IVV (500 empresas)
-35% no ETF AGG (bonds)
-5% em dinheiro vivo (ou Money Market)

Monte aqui sua carteira ishares respondendo algumas perguntas

Existem vários sites na internet que montem porfolios para você com base em suas respostas a algumas perguntas. Estas perguntas servem para eles medirem sua tolerância ao risco principalmente.
Veja uma alocação recomendada pelo sistema CNNMoney:
Como ler? Para um horizonte de investimento de 10 a 20 anos, com tolerância média ao risco e alguma flexibilidade (não vai vender tudo se a bolsa cair por 2 anos) e se a bolsa cair muito o que você faria...neste caso compraria mais ao invés de vender

Perfeito, mas isto só mostra a alocação, quais fundos realmente comprar?

  • Large Caps poderia pensar em ETFs como IVV, ITOT, ou VTI que seguem o S&P 500 ou o mercado americano todo
  • Internacional: Se você tiver aplicações no Brasil você já tem foreign stocks ou mercado emergente, mas alguns bons ETFs seriam IXUS da Ishares ou VXUS da Vanguard
  • Small-caps: Ishares IJR ou VB da Vanguard.
  • Bonds: Ishares AGG ou BND da Vanguard. Além de todos seus correspondentes na Schwab por exemplo.

Existem diversos outros fundos parecidos de outros emissores. Nossa recomendação se baseia no tamanho dos ETFs (bilhões investidos neles) e custos, o chamado Expense Ratio (estes recomendados são os mais baixos do mercado atualmente).

 Confira o portfolio Builder da Ishares BlackRock - Confira


OK, não é pra mim. Não me sinto seguro para escolher e aplicar meu dinheiro:



Não se sente seguro para investir sozinho? Utilize um robô de investimento. No Fidelity Go por exemplo, basta responder algumas perguntas sobre o seu perfil de risco que tolera, idade e coisas do gênero e eles te recomendam e fazem a aplicação do dinheiro para você. Simule aqui
Pronto, todo mês adicione o dinheiro que conseguiu poupar e eles se encarregam de investir e rebalancear o portfólio para você. O Custo é um pouco maior que fazendo você mesmo (0.39% aa) mas não chega a ser ruim.

Veja uma analise dos melhores robo advisors disponíveis hoje
[Dá para morar no exterior e ter investimentos no Brasil? by Verios]

Dúvidas? Pergunte abaixo.

____
Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento.. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

6 comentários:

  1. Moro em Orlando e gostei muito das dicas. O que acha da Schwab?

    ResponderExcluir
  2. A Schwab tem o Intelligent Portfolios que é o robo deles. É muito bom e cobra zero fees. Único porém é que o minimo a investir são 5 mil dolares e eles mantém uma parte do seu dinheiro em cash pois é assim que eles fazem dinheiro, girando parte seu dinheiro pois o serviço em sí é gratis...mas no geral é um dos melhores brokers disponíveis...
    saque dinheiro em qualquer pais do mundo com cartao schwab e nao pague taxa de ATM

    ResponderExcluir
  3. Como funciona a tributação de IRS para os investimentos feitos nk Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IRS tributa residentes nos EUA baseado na renda global. Você pagará a alíquota conforme sua renda nos EUA, de acordo com a nova tabela do Trump. Você não paga mês a mes como no Brasil, só no momento de declarar ao IRS terá que converter para USD pelo FX que o IRS publica, declarar renda e ganho de capital no Brasil e pagar o devido/ou descontar do que teria a restituir. Abcs

      Excluir
  4. E o contrario? Brasileiros morando nos EUA que deram saida definitiva do CPF na receita. Como estas pessoas podem fazer para investir diretamente em acoes no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na teoria isto é proibido pelo BC a menos que abra uma conta investidor estrangeiro o que é bem difícil achar um banco que abra. Ouvimos falar que o BTG está fazendo mas só pra investimentos superiores a 1 milhão reais

      Excluir

Mensagens ofensivas e críticas infundadas não serão toleradas. As mensagens aqui postadas podem não representar a opinião do blog AA40. Os posts aqui mostrados não representam sob hipótese nenhuma recomendações de investimento.