Subscribe

Carteira de Investimentos Automatizada: Robôs de Investimento

Nos EUA os chamados robôs de investimentos ou ROBO-ADVISORS* (que na verdade não são robôs, mas sim algoritmos automatizados, códigos de computador) são muito comuns e o valor investido através deles cresce a cada dia.
Eles começaram a surgir com força em meados de 2010 em busca de uma nova geração de investidores que, na maioria, não tem conhecimento nem tempo para aplicar e gerir seu dinheiro (os chamados millennials).
Diversas são as empresas que hoje fornecem serviços de investimentos automatizados nos EUA. Listamos algumas delas abaixo caso queira visitar:


E no Brasil? Já existe este tipo de serviço? Resposta: Sim !


Embora mais recente, já encontramos várias opções de investimentos automatizados no Brasil. Podemos dizer que as pioneiras neste serviço são a Vérios e a Magnetis

Como nos serviços americanos, a Vérios e a Magnetis, através de um breve questionário, definem seu perfil de risco e seus algoritmos geram um portfólio recomendado baseado nas respostas. Eles indicam qual o possível retorno de seu investimento em um determinado período apresentando cenários otimistas, esperados e pessimistas em uma interface extremamente amigável até melhor que as americanas.
A partir daí é fazer alguns ajustes, clicar em abrir a conta e transferir o dinheiro. Eles se encarregam da aplicação, rebalanceamento, recomendações profissionais e relatórios periódicos de performance por uma taxa de administração bem competitiva se comparado com os custos dos fundos de investimentos no Brasil.
Seu dinheiro fica registrado em seu CPF junto a CVM de modo que se a gestora falir você não perde seus recursos.



Ao invés de apenas ler, que tal testar?

Você pode testar antes mesmo de se cadastrar. Clique aqui e faça sua simulação com a Vérios e aqui com a Magnetis.

Responda as perguntas, varie o nível de risco tolerável (cuidado aqui) e veja o que você poderá ganhar investindo com robôs ! Veja abaixo uma simulação com alocação inicial de 50 mil e aportes de mil reais em diversos cenários:
Fonte: Screen da Verios.com.br - Carteira Inteligente gerado via robôs de investimento

Veja que a interface da Vérios mostra um portfólio sugerido (Tesouro pré e pós fixado, Tesouro IPCA+, PIBB11 e Ações americanas via ETF do S&P, o IVVB11)

Já na Magnetis, temos algumas opções de ajustes adicionais e metas. A recomendação de alocação é mostrada, mas os ativos somente após cadastro.

Fonte: Screen da magnetis.com.br - Simulador de investimentos e estratégia



Investimento mínimo?


Na Magnetis o valor mínimo é 15 mil reais enquanto na Vérios é 12 mil (em Dez.2017) 



Quanto o "Robô" Custa? 


Como sabemos, as taxas e fees podem corroer os rendimentos de uma carteira se não controlados.
Segundo os sites das mesmas, a Magnetis cobra de 0,58 a 0,99% ao ano dependendo do perfil e quantidade investida, enquanto a Vérios cobra uma taxa all inclusive de 0,95% ao ano, incluso corretagem, gestão e custódia.


Imposto de Renda? 

-Veja aqui como declarar seus investimentos na Verios no IRPF
-Veja aqui como declarar seus investimentos na Magnetis no IRPF

Ver mais? 

--Simule em ambos usando seus números, escolha qual serviço usar e bons rendimentos ! Em breve muito mais robôs de investimentos estarão disponíveis no Brasil.


PS: Ah, você pode querer também dar uma olhada no Gerador automático de portfólios da Geração Futuro que também está entrando neste mercado de Robôs !


* Não confundir com robôs traders.

3 comentários:

  1. Já estive bem próximo do time da Vérios. Pelo o que me lembro, na época, o que eles faziam era simplesmente cobrar quase 1% a.a. para distribuir seu dinheiro. Sei que a intenção deles é fazer com que o algoritmo passe a identificar boas oportunidades e realocar. Sendo assim, começo a ver vantagem. Se não, não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. A vantagem é para quem não sabe nada de investimento e não quer aprender ou não tem tempo. No caso da comunidade FIRE nós gostamos de fazer isso então para nós parece que não é uma boa coisa..mas no fundo é muito melhor do que deixar na poupança no caso de um médico por exemplo que passa o dia no hospital e não tem tempo para mais nada!

      Excluir
  2. Prezados, sabem dizer como é feita a declaração do IRPF? A plataforma oferece um relatório? Declara-se o montante aplicado na plataforma, tal como um fundo, ou cada ativo desmembrado dentro do portfólio? O recolhimento de imposto também é feito pelo sistema? Ele leva em consideração a diferente alíquota dependendo do prazo de aplicação em cada ativo? Parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir

Mensagens ofensivas e críticas infundadas não serão toleradas. As mensagens aqui postadas podem não representar a opinião do blog AA40. Os posts aqui mostrados não representam sob hipótese nenhuma recomendações de investimento.