Os 4 tipos de aposentadorias possíveis

Embora aposentadoria e independência financeira estejam intimamente correlacionadas, podemos definir ambas distintamente. Enquanto aposentadoria significa o escape total da rotina diária de trabalho, ou seja, da venda do seu tempo e esforço, independência financeira significa ser auto-sustentável pelos rendimentos de sua riqueza/dinheiro acumulado e investido.   Existem, porém, diversas outras formas de escapar da rotina diária de trabalho mesmo antes de acumular patrimônio suficiente para ser auto-sustentável. Existem basicamente quatro tipos de aposentadoria:  

#1: Aposentadoria tradicional

Esta seria a aposentadoria que as pessoas normalmente estão acostumadas a pensar quando escutam a palavra aposentadoria. Trabalhar até os 65 anos, economizar até 10% do salário todo mês ser você for disciplinado e receber um salário via INSS todo mês pelo restante de seus anos dourados fazendo o que quiser.

 #2: Aposentadoria antecipada ou IF-FIRE

Similar a acima, mas em ritmo acelerado. Ganhando um salário relativamente maior quando jovem e poupando muito (acima de 40% do salário) e investindo o valor poupado de maneira inteligente e diversificada de modo que a renda passiva te sustente sem precisar contar com o INSS pelo menos no início. A diferença é que fazendo isto é possível se aposentar aos 30 e poucos ou 40 e poucos anos ao invés dos 65.

Leia Mais: COMO O CONCEITO DE “FIRE” PODE MUDAR SUA VIDA !

#3: Mini-aposentadorias

A míni-aposentadoria foca na ideia de aposentar com frequência. Este modelo alterna períodos de trabalho intenso com períodos de descanso intenso (ou viagens). Por exemplo, você pode trabalhar  em um projeto ou empresa por 2 anos (ou semanas, ou meses) e economizar XX mil reais neste intervalo e então parar por um ano (ano sabático como é chamado comumente). Este modelo não é melhor ou pior, apenas diferente. Apreciado principalmente pela nova geração que gostam de viver e experimentar coisas novas a todo momento.  

#4: Semi-aposentadoria permanente

Pessoas permanente semi-aposentadas nunca trabalham 40 horas por semana.

Este tipo de escala de trabalho não combina com a vida destas pessoas. Elas preferem trabalhar part-time, meio expediente, ou dia sim, dia não ou semana sim, semana não, etc. Muitos aventureiros e freelancers entram nesta categoria, onde podem dispender seu tempo livre viajando, acampando, escalando ou dedicando tempo para seus hobbies pessoais. São pessoas de espírito livre.

  Então, em qual estilo você se encaixa? Comente abaixo

5 thoughts on “Os 4 tipos de aposentadorias possíveis

  1. Parabéns pelo site. Sou novo em investimentos em RF. Vi que vc fala um pouco de ETF e pretendo mais a frente entrar na bolsa. Vc acredita que ETFs como PIBB11 e IVVB11 pode ser tão ou mais rentável que escolher uma meia dúzia de ações a longo prazo?

  2. Olá Alison. Obrigado pelo comentário. Investir via Etf na parte de renda variável da sua carteira pode não ser a mais rentável opção mas com certeza é mais segura. Um etf como pibb11 é composto por uma cesta de ações e não apenas meia dúzia. Isto traz uma diversificação aos seus investimentos. Um etf de índices nunca vai ir a zero ao contrário de ações individuais que sim podem falir e virar pó. Warren Buffet é fã de investimento em etfs de índices como ivvb11 (S&P500) usando media de valor de longo prazo. Vamos publicar em breve post sobre esta estratégia. Fique ligado. Abraço

  3. Eu penso numa mistura dos tipos 2, 3 e 4. Mas o que me atormenta é: que "trabalho" vou fazer ? Se conhecer algum bom psicologo me indique !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *