Subscribe

Duas perguntas para você se fazer antes de comprar qualquer coisa

Você que está sempre comprando coisas supérfluas ou se não sobra dinheiro no final do mês pode
recorrer a duas perguntas básicas antes de comprar qualquer coisa.
Estas perguntas tem a intenção de aumentar sua frugalidade (capacidade de viver mais feliz com menos coisas) e fazer você mudar de ideia quanto aquela compra desnecessária.

Pense se ao longo do ano passado você se deparou com as seguintes situações:
  • Comprou algo por impulso algo que não estava em seu orçamento;
  • Comprou items que nem utilizou ou utilizou apenas algumas poucas vezes;
  • Comprou algo naquela "grande promoção" ou "liquidação" e nunca realmente precisou daquele item.

Para evitar compras que vão fazer você se arrepender no futuro, se fazer estas duas perguntas antes podem te fazer mudar de ideia:

  • Quanto isto custa em horas trabalhadas?
Se você ganha 2,500 reais líquidos por mês, cada hora sua trabalhada gera em torno de 15 reais (considerando 22 dias por mês e 8 horas diárias). Agora você sabe quanto precisa trabalhar para comprar qualquer coisa.

Aquele par de sapatos de 200 reais vai lhe custar mais de 13 horas de trabalho - quase dois dias !

Esta estratégia simples visa a fazer você pesar o valor das compras não só em dinheiro mas em esforço necessário para comprar.

  • Estas horas de trabalho suado, estresse e tempo valem esta compra?
A primeira pergunta inevitavelmente leva a esta. O seu esforço e estresse de 13 horas de trabalho realmente valem a pena dar para este par de sapato?

Independente da resposta, a decisão é sua e o dinheiro é seu. Estas perguntas apenas visam te dar mais perspectiva, fazer você pensar antes de abrir a carteira e, portanto, ver o gasto de uma maneira diferente !

2 comentários:

Mensagens ofensivas e críticas infundadas não serão toleradas. As mensagens aqui postadas podem não representar a opinião do blog ou autores do AA40. Os posts aqui mostrados não representam sob hipótese nenhuma recomendações de investimento.