Pare de usar o “não tenho tempo” como símbolo de status

Uma das coisas que podemos observar muito nos dias atuais, especialmente você que está na busca da aposentadoria antecipada/Independência financeira, é como frequentemente as pessoas, indiretamente, se gabam sobre o quão ocupadas são, mesmo que isso não seja consciente ao falar.

Algumas pessoas adoram a sensação de movimento constante e o não parar nunca. Se você realmente ama este estilo de vida não há nada errado em manter, afinal, não estamos aqui para dizer o que te faz feliz ou não.

A maioria de nós, no entanto, estamos apenas emulando o comportamento que vemos nos outros, como se isto fosse status. Queremos ser respeitados, e ocupação tornou-se um sinal de valor na sociedade moderna.

Talvez se deva ao fato de acreditar que somos mais respeitados por nossa ocupação, porque todo mundo quer “um pedaço de nós”. Estamos fazendo isso pelo reconhecimento social.

Para essas pessoas, é preciso dizer que isto é um fardo totalmente fútil, sem propósito e que tem por único objetivo satisfazer a opinião alheia. Quanto mais cedo você se der conta disso e não der a menor importância para a opinião dos outros, mais feliz você será.

Na verdade as pessoas deveriam olhar uma agenda cheia como uma inabilidade de priorizar coisas realmente importantes e acima de tudo, como incapacidade de dizer NÃO !

A lógica fica muito clara: Se você realmente acredita que seu tempo é tão valioso, como você permite que ele seja sugado em compromissos superficiais ou com trabalho? Quando você estiver no seu leito de morte, você ficará feliz por ter programado um café de uma hora com seu conhecido ou amigo do seu último trabalho apenas para que você pudesse fofocar sobre seus velhos colegas. Nunca soube de ninguém que nesta hora falou que deveria ter trabalhado mais

Muitos criticam a busca pela aposentadoria antecipada (FI) simplesmente por que acham que o trabalho é a única fonte de satisfação e de preenchimento do tempo na vida. Lamento dizer a estes críticos que, primeiramente aposentadoria antecipada não é sinônimo de viver sem trabalhar, mas sim fazer o que quiser quanto quiser não interessando se isto lhe der dinheiro ou não.

A Independência financeira e a capacidade de dizer não

As pessoas ficam muito animadas sobre a possibilidade de aposentadoria antecipada pois lhe permite dizer sim a coisas novas. Você pode tentar um novo hobby, aprender uma nova habilidade, qualquer coisa que você quiser. Mas a liberdade que você ganha só lhe dará a felicidade que você procura se você desenvolveu uma forte capacidade de dizer não para o que não gostar. Caso contrário, você só vai encontrar rapidamente o seu tempo preenchido com coisas igualmente sem sentido como foi durante os seus dias de trabalho – apenas mais do mesmo.

Não espere atingir a independência financeira para começar a exercitar o dizer não. Priorize o que é realmente prioridade (seja seu filho, sua família, sua viagem, etc), coisas que, ao lembrar no seu leito de morte, você não se arrependa de ter gasto seu limitado tempo.

Inspirado em themoneyhabit.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *