Subscribe

O score de crédito. Saiba o que é, como consultar, como aumentar seu score e muito mais

O Score de Crédito, finalmente chegou ao Brasil. E chegou para ficar.
O Credit Score como é conhecimento mundo afora, é ferramenta utilizada em mais de 100 países. 
Ele é o resultado de um cálculo estatístico cuja fórmula não é conhecida pelo grande público, e que demonstra para o comércio o quão bom pagador você é além de mostrar para as empresas a probabilidade de você assumir e não pagar uma nova dívida.

Praticamente todas as empresas antes de parcelar ou vender a crédito consultam este cadastro atualmente. Nos EUA por exemplo, para alugar uma casa, para ter uma linha de celular, para comprar um carro, até para ativar energia elétrica em uma casa alugada eles consultam seu score. Assuma que para toda operação de crédito seu score será consultado.

O Brasil e os brasileiros estão entre os que mais compram a prazo - crédito - no mundo (lembrando que isso não é motivo para orgulho). Com isto, é até de se admirar como esta ferramenta demorou para chegar ao país e ser utilizada em grande escala, pois ela democratiza o acesso ao crédito, alertando o comércio e as empresas de possíveis maus pagadores e caloteiros.

No Brasil, diferente dos EUA, o score varia de 0 a 1000 e é computado pela Serasa Experian. (Nos EUA, o score mais utilizado varia de 300 a 850). 
Intervalos de score no Brasil

O site da Serasa define assim cada intervalo de score:
Fonte: Site da Serasa


Como consultar a sua pontuação?
Muito simples, basta acessar o site Serasa Consumidor (clique aqui), realizar um pequeno cadastro.
Uma vez cadastrado, clique em "Consulta grátis", insira seu CPF e senha e clique entrar.
Seu Score já deve aparecer como o exemplo abaixo:


Como aumentar seu score?

Primeiramente você precisa saber o que afeta seu score, embora não se conheça a fórmula estatística atrás do score. O Score é atualizado uma vez por mês, embora não na mesma data, então cuidado com faturas não pagas e uso do limite do cartão de crédito. 
Os seguintes items mais afetam o score de uma pessoa, portanto:

  • Nunca atrase o pagamento de contas e faturas
  • Mantenha dados cadastrais atualizados na Serasa, sendo o endereço e CEP muito importante
  • Não utilize mais de 30% do limite do seu cartão de crédito no mês.
  • Não comprometa mais de 30% da sua renda líquida com prestações
  • Evite encerrar os cartões de crédito e contas bancárias mais antigas

Como manter seu score alto?
Se seu score está acima de 700 ou mesmo 800, você "está bem na foto". Você conseguirá crédito facilmente em qualquer lugar, dependendo da montante claro. 
Para manter sua pontuação alta, siga todas dicas anteriores de como aumentar seu score, principalmente utilizar com racionalidade o crédito, mantendo-se no limite de 30% de utilização do limite do cartão além de não comprometer mais de 30% de sua renda com financiamentos e prestações.
Consulte regularmente o seu score, haja vista que agora a consulta é gratuita. Como é um serviço novo, a Serasa está ajustando os sistemas e métodos de cálculo e pode ser que seu score mude nos próximos meses, então consulte periodicamente e faça seu cadastro positivo.

→Veja mais perguntas e respostas no site da Serasa

Dúvidas? Pergunte abaixo nos comentários:


Nenhum comentário