10 dicas simples para evitar gastar por impulso

O inimigo número 1 da frugalidade e de seu orçamento mensal é o gasto por impulso.
Todos nós fazemos ou já fizemos isso e pode ser incrivelmente difícil impedir o desejo de comprar. Há um novo celular incrível que temos de ter, um ótimo par de calçados ou jeans, um livro ou revista ou qualquer outra coisa. Alie a isso as poderosas campanhas de marketing vistas hoje em dia que fazem seu subconsciente querer determinado produto sem que você precise dele. 
O primeiro passo para evitar estas armadilhas é o simples fato de reconhecer que são armadilhas e que isto é apenas desejo e não necessidade.
Para ajudar, aqui estão 10 estratégias simples para vencer o desejo. Escolha o método que funciona melhor para você ou use-os em combinação:
  1. Evite ir ao shopping: Para que ficar exposto ao problema? Encontre outros lugares legais para ir
  2. Evite sites de venda online: Assim como shopping, as lojas onlines fazem ainda mais fácil você gastar por gastar. Evite estes sites.
  3. Crie a lista dos 30 dias: Funciona assim, cada vez que quiser comprar algo sem necessidade real, coloque o item em uma lista com a data do “desejo” na porta de sua geladeira. A regra é que apenas passados 30 dias que colocaste o item na lista você está autorizado a comprar. Você verá que na maioria das vezes o desejo simplesmente desaparecerá e você irá riscar o item da sua lista.
  4. Quantas horas de trabalho isto vai custar? Muitas vezes se você parar para pensar em quanto tempo você terá que trabalhar para comprar aquela besteira você poderá mudar de idea facilmente.
  5. Planeje suas compras: Procure fazer sempre uma lista de compras antes de ir ao supermercado. Limite-se a comprar os itens da lista.
  6. Esconda seu cartão de crédito: Muitas pessoas tem problemas com cartão de crédito. Simplesmente andar com seu cartão e colocar tudo nele é muito conveniente. Faça como aquele seu amigo folgado que esquece a carteira ao ir almoçar e esqueça seu cartão de crédito em casa quando sair.
  7. Pergunte-se se vale a pena: Antes de comprar qualquer coisa pergunte-se se realmente comprando aquele item vai mudar algo em sua vida? Vai te fazer sentir melhor? Vai ajudar a alcançar seus objetivos de vida?
  8. Imagine-se entregando dinheiro pelo produto: A vida moderna trouxe o dinheiro virtual. Não ter que entregar o papel moeda ao vendedor parece não “machucar” tanto quanto ao passar o cartão de crédito na maquininha ou pagar online. Tente pagar com o velho e bom papel moeda ou ao menos imaginar-se fazendo isto e verá que poderá ser bem menos prazeroso o ato de comprar por impulso.
  9. Evite salvar seu cartão nos sites de compras: Aqueles sites tipo Amazon que salvam seu cartão e permitem comprar com apenas um clique são ainda piores para quem tem compulsividade por compras pois facilita ainda mais a compra. Nunca salve seu cartão de crédito em qualquer site. Dê-se um pouco mais de trabalho para gastar seu dinheiro afinal ganhar dinheiro dá muito mais trabalho.
  10. Não faça compras junto com pessoas erradas: Se você tem amigos (as) que tem o mesmo hábito de compras compulsivas e sem considerar o preço, jamais saia com eles(as) para fazer compras pois você já deve imaginar o resultado.

Esperamos que estas dicas possam te ajudar a repensar seus hábitos de compra e economizar para o que realmente vale a pena na vida !





Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *