O grande problema da Independência Financeira

Gostaria de trazer uma reflexão muito interessante que acabei de ler no blog financialuproar.com sobre um grande problema da independência financeira que nenhum blog fala. Fica aqui a reflexão para que você tente mitigar este problema que existe e afeta quase 100% dos que buscam FIRE.

Graças aos anos de poupança agressiva e a alguns investimentos inteligentes, tenho a sorte de estar em uma posição aos 34 anos de não ter que trabalhar mais para me sustentar. Eu continuo a arrastar minha b. para o trabalho todos os dias porque eu sei que o tempo livre significa apenas algo se você tiver algo para medir isso. Quando todos os dias são de férias, não é mais uma novidade. De repente, isto vira tão massante como ter um emprego. Mas enquanto eu sou um grande defensor do trabalho, acho-me com menos motivação agora que conheço cada salário que entra apenas vai aumentar ainda mais a grande quantidade de dinheiro à minha disposição. Eu deveria estar me ajudando a ser promovido. Eu deveria estar dizendo ao gerente para me enviar uma nova loja no momento em que uma oportunidade de gerente de departamento se abrir. Mas eu não estou. Em vez disso, tento encontrar razões para não fazer isto e não aceitar aceitar uma promoção. Eu não quero mudar.  Quero garantir que o gerente seja alguém com quem eu possa trabalhar.

Tudo isto é bobagem. A razão pela qual eu estou arrastando meus pés é porque o dinheiro não me motiva mais. Claro, há muitos outros motivos para tentar uma promoção, mas é preciso admitir que o dinheiro é um grande fator motivador. E se o dinheiro não me motivar, é tudo sobre o desafio de uma nova posição. Mas por que se preocupar em assumir grandes frustrações potenciais quando não preciso do dinheiro?

Isso é o que a independência financeira me fez. De repente, entendi esses blogueiros de aposentadoria precoce que levantaram as mãos e decidiram que o trabalho era estúpido. É muito difícil se motivar em tais circunstâncias. Por que trabalhar tão duro quando você não precisa? Por que não se divertir ao invés?

Há muita coisa boa que vem com a independência financeira. Todos sabemos disso. Mas ninguém nunca fala sobre o mal. Perder a motivação não é uma coisa boa. Os aposentados precoces são, geralmente, extremamente inteligentes e ótimos com dinheiro. Provavelmente são pessoas que deviam permanecer no mercado de trabalho a longo prazo para contribuir com a sociedade nem que seja.

Infelizmente, não há o menor sentido em tentar convencer estas pessoas do contrário. Eu mesmo não me motivaria para tal.

Como estou descobrindo, a resposta padrão para “mandar a merda” é “mandar a merda”, não importa.

-Nelson (Financialuproar)

Em resumo, a perda de motivação é um dos principais problemas da IF. Ter um bom plano do que fazer no pós-Fire é tão importante quanto administrar e investir bem. Veja aqui algumas das coisas que os que já atingiram o objetivo estão fazendo agora.


4 thoughts on “O grande problema da Independência Financeira

  1. vc tem que saber bem o q vai fazer ao alcançar a IF. se for pra continuar trabalhando assim era melhor nao ter poupado nada, era melhor ter torrado a grana com viagens, mulheres, vinhos, etc. se vc nao sabe o que fazer depois da IF, vc nao está preparado pra ela. vc tem que ter uns 2 ou 3 grandes projetos com os quais se identifique, pra fazer com gosto no dia a dia. aí vale a pena.

    1. Com certeza porém mesmo assim o que vc fará depois pode não empolgar visto que dinheiro não te motiva mais…tem que haver outro motivador…e para mim dinheiro é o maior motivador de todos

    2. pra quem o dinheiro é motivante pode optar por continuar trabalhando e recebendo um bom salario ou montar algum negócio que seja lucrativo. acho que vc se refere ao caso dessa pessoa nao precisar mais do dinheiro, entao nao ve motivo pra trabalhar. se essa pessoa nao tem outra atividade em vista (viajar, pescar, pintar quadros, ler, escrever, plantar tomates, ajudar um orfanato) ela nao deve perseguir a IF.

    3. pense assim, para quem o dinheiro é motivante, ao atingir a IF, isso não será mais motivamente, mesmo que isso ja tenha sido. Este é o problema.
      Achar outro motivador é muito dificil. Muitos IF entram em depressão por isso ou voltam a trabalhar sem precisar, desperdiçando sua vida em função disso sem necessidade…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *