5 sinais que você não terá problemas financeiros na sua aposentadoria

O medo de ficar sem dinheiro depois de se aposentar é comum entre os trabalhadores e os aposentados e principalmente na comunidade FIRE. Como você sabe se você poderá fazer todas as coisas que deseja fazer e ainda sobrar uma herança para seus filhos? Se a maioria ou todas as seguintes afirmações se aplicam a você, então você está no caminho certo para ter uma aposentadoria livre de problemas financeiros maiores:

1) Você conhece a quantia que precisa para parar: Seja usando a regra dos 4%, suas despesas mensais médias, seu salário mensal desejado ou qualquer outra métrica, o importante é saber quanto dinheiro você precisa acumular para poder pendurar as chuteiras.

2) Você tem um plano definido e o segue: Ter um plano de poupança e investimento é essencial para atingir sua meta. Seja investir por conta própria, ter um fundo de pensão ou previdência privada, o importante é planejar e seguir o plano.

 

3)Você já utiliza o dinheiro com sabedoria: Nunca gastar mais do que recebe, poupar todo mês, não gastar com algo que lhe tire dinheiro do bolso mas sim com o que pode colocar dinheiro nele, usa cartão de crédito com moderação e nunca atrasa pagamentos e principalmente investe seu excedente em ativos e investimentos com bom retorno acima da inflação, você está no caminho certo.

4) Você tem ou planeja ter múltiplas fontes de renda: Ter uma única fonte de renda como o seu emprego ou seus investimentos no caso de estar aposentado, por exemplo, pode ser um pouco arriscado. Ter múltiplas fontes como alugueis, fundos que pagam dividendos, um pequeno negócio, blog ou qualquer coisa que lhe pague algo todo mês é um plus que lhe dará ainda mais segurança durante aposentadoria.

5)Sabe que para chegar lá leva tempo. É uma maratona e não uma corrida: A preparação para vida tranquila financeiramente seja durante aposentadoria normal ou aposentadoria antecipada (FIRE) é algo que leva muitos anos de poupança e investimento com disciplina. Pode ser difícil criar o hábito de “esconder dinheiro de você mesmo” mas quando você aprender a fazer isto com consistência, é só questão de tempo mas eventualmente chegará lá.

Baseado no post do MotleyFool

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *