Subscribe

6 coisas que você não pode esquecer de colocar no seu orçamento

Criar um orçamento nunca é fácil. Pode-se levar meses ou mesmo anos para aperfeiçoar o processo. Além disso, a vida está sempre mudando, então um orçamento que funcionava há alguns meses pode não funcionar necessariamente agora. Na verdade, mesmo a pessoa mais detalhista muitas vezes tem dificuldade em criar um orçamento que funcione.
Uma das razões mais comuns pelas quais as pessoas acham que o orçamento que funcione é tão difícil de fazer é porque existem muitas despesas diferentes para acompanhar. Os grandes, como habitação e comida são óbvios. Mas há muitas pequenas coisas que nos esquecemos, que podem inutilizar um orçamento desde o início. Na próxima vez que avaliar o seu orçamento, considere estas seis despesas que as pessoas geralmente esquecem:

1) Festas: Aniversários, casamentos, formaturas, etc. Custos com a viagem, roupas, presentes e outros podem facilmente extrapolar seu orçamento. Tenha sempre algum item no seu orçamento para estas despesas inesperadas que na verdade não são tão inesperadas assim.
2) Pet: Todos amamos nossos bichinhos de estimação mas não podemos negar que eles custam dinheiro para manter. Banho, tosa, vacinas, veterinário e outros nunca podem ficar fora do seu orçamento caso tenha um pet.
3) Café / Sorvete / Doces: Praticamente todos fazemos isto. Aquela passadinha na padaria ou cafeteria para tomar um cafezinho, café da manhã na padaria, um doce depois da refeição, sorvete de vez enquando? Isso tampouco pode ficar fora do orçamento.
4) Manutenção do Carro e/ou Casa: O sonho de muita gente é ter uma casa própria e um carro, mas muitos esquecem de colocar na ponta do lápis o quanto isto custa para manter. Troca de pneu, óleo, bateria, amortecedores, pintura do apartamento, etc. Tudo isso soma muito no final do ano.
5) Você: Com tantos itens no orçamento facilmente esquecemos de deixar um item para um agrado de vez enquanto. Um corte de cabelo, salão para as mulheres, um sapato novo, roupas, etc. Além de aumentar a auto-estima e melhorar o humor, é essencial rastrear estes gastos e mantê-los em níveis razoáveis.
6) Fundo emergencial: Se você ainda não tem seu fundo de emergência para imprevistos, precisa ter este item no orçamento e juntar todo mês de modo que tenha no mínimo 6 meses de salário líquido nele. Cabe ressaltar que este fundo deve ser usado para imprevistos realmente e não para algum dos itens acima. Uma troca de pneu do seu carro não é emergência mas sim totalmente previsível pois eles tem vida útil e é observável.

PS: Lembre-se da máxima sobre orçamentos. Um orçamento é um valor máximo que PODE ser gasto e não um valor que DEVE ser gasto. Se sobrar, invista ao invés de gastar ! Evite fazer orçamentos que "rolem" o valor de um mês para o outro.

Um jeito fácil de identificar itens não orçados é ver no orçamento do ano passado e observar aqueles gastos que não entraram em nenhuma categoria que você tinha orçado. Está na hora de colocar umas linhas a mais no seu orçamento e rebalancear seus gastos. Boa sorte e verás que não se arrependerá em fazê-lo!

Dica:Utilize algum aplicativo para fazer e acompanhar seu orçamento como YNAB, Mobilis ou GuiaBolso





Nenhum comentário