Subscribe

Vai comprar algo caro? Nunca pense apenas no valor presente

Um dos erros que as pessoas normalmente cometem é comprar um carro, uma casa ou algo de alto valor em termos de valor presente.

Compra de alto valor
Comprei um carro barato, apenas 35 mil reais.
Não, não, não ! Na verdade não é 35 mil reais.
As pessoas não consideram o valor de oportunidade deste dinheiro. Investindo estes 35 mil reais em uma aplicação moderada que renda 9% ao ano vai demorar apenas 8 anos para dobrar de valor. Daqui 8 anos você teria 70 mil reais, mas agora terá apenas um carro de 8 anos de idade na mão que valerá quanto? 15 mil? 10 mil? 

A menos que você esteja acima dos 50 anos, comprar algo caro vai lhe custar milhares de reais no futuro só em custo de oportunidade. Quanto mais novo você for mais vai lhe custar em oportunidade.
Por esse motivo vários planejadores financeiros recomendam viver abaixo de suas possibilidades quando jovem e guardar e investir o máximo possível. Nos primeiros anos no mercado de trabalho é recomendável viver como se ainda estivesse na faculdade, limitando o seu custo de vida ao máximo já que neste período os juros compostos tem maior poder sobre o que economizar.

Despesas Recorrentes
Para custos recorrentes como uma assinatura de tv a cabo que custe 80 reais ao mês por exemplo, lhe necessitará ter 300 vezes este valor investidos para pagar por ele, usando a famosa TSR 4% (leia aqui sobre isto se não tiver ainda feito). Você precisará de 24 mil reais investidos para gerar renda para pagar a sua internet a cabo de R$ 80. Isso é a base da independência financeira, seus investimentos pagando pelos seus custos mensais. Custos desnecessários te obrigarão a trabalhar mais para acumular mais para pagar por isto. 

Para pensar...
Você não compra com dinheiro...
Apesar de não ser minha referência já que é extremamente comunista, Mujica coloca abaixo algo muito importante. Quando você compra algo, não está pagando com dinheiro, mas com seu tempo de vida !



Um comentário:

  1. Antes de fazer compras como carros, casas é preciso fazer contas antes e pensar quando esse valor investido podia acelerar a independência financeira

    Viver sempre num padrão de vida mais baixo do que seu salário permitiria, vai garantir sempre dinheiro para investir

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir