4 sinais que você nunca irá se aposentar

Milhares de brasileiros querem se aposentar com qualidade de vida e flexibilidade que este período da vida tende a apresentar. Porém a maioria pode nunca chegar lá.

Enquanto nos EUA, 25% da população adulta acha que nunca irá se aposentar, no Brasil este número é muito maior graças a situação atual e projeção nada promissora do nosso sistema de previdência social (INSS).

Você acha que vai se aposentar?

Sim, por conta própria
Sim, pelo INSS apenas
Sim, mista INSS+Investimentos
Não, nunca

buildquizzes


Como sempre falamos aqui, alguém que queira realmente aproveitar esta etapa da vida deve planejar com muita antecedência e principalmente, priorizar e investir para isto.
Mesmo se você tiver toda a intenção de se aposentar no tempo certo,  você pode se encontrar incapaz de fazê-lo se suas circunstâncias financeiras não o permitirem. Aqui estão alguns sinais de que a aposentadoria pode, infelizmente, ser apenas um sonho para você:
1) Você espera que o INSS vá pagar suas contas: 
Uma grande razão para muitos brasileiros que trabalham não priorizar a poupança para a aposentadoria é que eles ainda estão convencidos de que a renda do INSS será suficiente para pagar suas contas. Mas, pensando assim, você está se preparando para o desastre.
2) Você não tem medo de dívidas
Os brasileiros adoram parcelar como todos sabemos. Fica evidente que o fato de gerar dívidas, mesmo que pequena é rotineiro e parece inofencivo. Viver com grandes quantidades de dívidas (ou muitas dívidass pequenas) pode criar um cenário onde você é fortuitamente obrigado a trabalhar apenas para fazer seus pagamentos mínimos. Continuar assim é pedir para trabalhar o resto da vida para pagar por consumo.
3) Você não consegue reduzir seu padrão de vida
É natural acostumar-se a um certo estilo de vida durante os seus anos de trabalho, e certamente não há nada de errado em desfrutar de uma casa confortável ou de um bom carro quando você está trazendo para casa um contra cheque grande o suficiente para pagar esses luxos.
Engana-se porém você que pensa que este padrão de vida é auto suficiente pois não é. A partir do momento que não consegue trabalhar e produzir como antes, este contra cheque para de chegar e se você nao se preparou para cortar o estilo de vida, você estará fadado a se dar mal.  Na ausência de poupanças verdadeiramente abundantes, que a maioria dos idosos não tem, você simplesmente não terá nenhum outro meio de pagar as contas.

4) Você realmente ama sua profissão e não quer parar
Ao contrário dos três primeiros itens desta lista, aqui está um ponto de discussão que não é negativo: se você gosta do que faz e prospera com uma rotina sólida, então poderá acabar nunca se aposentando pois o proprio trabalho é como um lazer para você. Claro que são raros os casos deste grupo, mas se você for um felizardo que acertou na profissão escolhida e não pensa em parar, parabéns.
Independentemente de você ter se identificado com algum dos itens acima (ou mais de um), saiba que nunca é tarde para pensar no seu futuro e começar a priorizá-lo. Calcule aqui quanto precisa
Ao contrário da crença popular, nem todos conseguem se aposentar, ou pelo menos não no sentido convencional. Se a idéia de sempre ter que trabalhar em alguma coisa por dinheiro não lhe atrai, então é hora de se concentrar em construir suas economias, pagar suas dívidas e ajustar seu estilo de vida. Caso contrário, aposentadoria não estará no seus planos.
Com base em money.cnn.com




5 thoughts on “4 sinais que você nunca irá se aposentar

  1. Vendo o resultado da enquete, muitos ainda deixam nas mãos do governo o destino de sua aposentadoria. Algo tão importante e que diz respeito a elas entregue nas mãos de um estado que mal sabe gerir os recursos.

    Ah, e sobre a sugestão de post sobre conta em uma corretora para brasileiros não residentes, cara se não tiver um endereço e uma conta bancária aqui, não rola. Pelo menos em minhas pesquisas não achei uma que abrisse.

    1. Pois é Inglês, infelizmente esta enquete ainda é mascarada dado ao fato que somente pessoas interessadas em investimentos e FIRE acessam este site. Lá fora é muito pior. Diria que 95% da população está contando com o INSS apenas infelizmente.
      Quanto a corretora, realmente é um grande problema. As regras para investidor brasileiro nao residente abrir conta torna isto inviável e acaba segurando no exterior todo o dinheiro ganho lá por brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *