Primeiros passos para um estilo de vida minimalista

Você certamente já ouviu falar em minimalismo ou pessoas que escolhem um estilo de vida chamado de minimalista.

Existem diversas formas, níveis e definições para minimalismo, mas genericamente, minimalismo é o desejo de viver com menos coisas ou posses materiais. Em outras palavras, é a busca intencional de viver com o mínimo de coisas que você realmente precisa (contrário de consumismo).

Este estilo de vida tem estado na moda e na mídia ultimamente mas geralmente é associado ao extremo como viver só com uma mochila e uma muda de roupa por exemplo. Você não precisa ir a este extremo para viver uma vida minimalista, basta viver com menos.

Listamos a seguir 4 coisas que você pode fazer para iniciar na vida minimalista:

1) Desentupir seu guarda-roupas: Doar, vender e se livrar de todas as roupas, sapatos e outras coisas que possam estar deixando seu guarda roupas entupido.Mantenha os itens que você usou nos últimos três meses. O resto, divida em duas pilhas: uma que você jogará fora e uma que irá doar. Depois de passar por este exercício, você provavelmente perceberá que a pilha de itens a manter é muito menor. Afinal, a maioria das pessoas pode viver com muito menos do que pensa.

2) Simplificando a rotina: O próximo passo é verificar sua rotina atual e encontrar maneiras de simplificar tudo. Você pode fazer algo drástico como vender o seu carro e optar pelo transporte público, mas também pode encontrar maneiras de começar pequeno, como fazer o seu próprio café pela manhã em vez passar na padaria. Você também pode fazer um esforço para se desafiar. Em vez de comprar algo novo, tente se proibir de comprar por um mês. Você verá que começará a apreciar as coisas que você já possui. Você também economizará muito tempo e dinheiro fazendo isso.

3) Gaste com experiências: À medida que você tenta gastar menos em bens materiais poderá gastar mais em experiências que são significativas para você. Talvez você tenha tentado poupar para uma grande viagem ou conseguir ingressos para uma peça ou jogo. Agora é a hora de finalmente priorizar essas coisas. As coisas materiais só duraram certo tempo, mas as memórias que você cria duram por toda a vida.

4) Aprecia a mudança: Você nunca terá sucesso em ser minimalista se não se abrir para um novo modo de vida. Um estilo de vida minimalista pode ajudar a priorizar suas finanças, gastar menos em coisas que não importam e te proporcionar um futuro melhor,  mas mais que isso, vai mudar a maneira como você olha coisas. Em vez de gastar todo seu tempo tentando adquirir coisas novas, você poderá se concentrar mais no que realmente importa, como família, experiências e amizades. O valor que você ganha de um estilo de vida minimalista pode ser quantificado em muito mais do que apenas dinheiro.

Se este estilo de vida é para você ou não é uma decisão muito pessoal. O que você acha deste estilo de vida? Comente abaixo


3 thoughts on “Primeiros passos para um estilo de vida minimalista

  1. De uma certa forma, aqui em casa somos minimalistas. E interessante o que aconteceu esses dias. Fui em uma loja estilo Etna, Leroy Merlin…e a sra Inglês ficou encantada com um banheiro. Minha pergunta para ela;

    Você vai trocar nossa viagem, por um banheiro bonito?

    Acredito que quem quer ser minimalista precisa começar a fazer essas perguntas.

    1. Perfeitamente II, banheiro bonito é legal mas vai ser sempre um banheiro, enquanto viajar é uma experiência única com n possibilidades e você vai lembrar para sempre !
      Mas eu entendo a situação. A Sra AA40 também não pensa como nós…é dificil mudar o mindset para priorizar outras coisas e principalmente as não materiais !

  2. Minimalismo não está relacionado ao financeiro, e sim ao bem estar! Nada como simplificar nossa vida ao ponto de gastar o tempo (nosso maior ativo) nas coisas que realmente valem a pena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *