Subscribe

Os 10 mandamentos da aposentadoria antecipada

Visitando muitos sites e blogs de pessoas que estão vivendo a sonhada aposentadoria antecipada e a independência financeira aqui no Brasil e principalmente nos EUA onde esta onda é mais consolidada, compilamos os 10 mandamentos para quem está pensando em seguir este estilo de vida.

1) Gaste menos do que ganhar, invista o restante e dê tempo para os juros compostos fazerem seu trabalho.

2) Não use a aposentadoria antecipada como uma maneira de fugir dos problemas no trabalho ou da vida pessoal. Terapia é mais útil para isto.

3) Aposentadoria antecipada não tem NADA a ver com vagabundagem ou viver sem fazer nada.

4) Se você não sabe o que fazer durante a aposentadoria antecipada ou IF, não antecipe-a.

5) Tente ter algo além de seu tempo para vender e fazer renda: Negócios, blog, propriedade para aluguel, etc.

6) Use sua criatividade e energia para seu próprio benefício tanto quanto ou mais do que para a empresa em que trabalha.

7) Não mude sua estratégia de investimento o tempo todo.

8) Considere mudar-se para um lugar mais barato quando aposentar. Isto chama-se geo-arbitragem e pode diminuir em anos o tempo necessário para atingir suas metas.

9) Não compartilhe seus planos de aposentadoria antecipada / Independência financeira fora da comunidade FI/RE. Ninguém te compreenderá e será "mal interpretado".

10) Mantenha-se fisicamente e mentalmente saudável: Isto é importante antes e durante a aposentadoria/IF. Caso não conseguir chegar, pelo menos terá saúde para continuar tentando.

Muitos de nós percaremos em algum dos mandamentos, mas o importante é tentar corrigir e seguir no caminho certo. E você, tem algum mandamento ou mantra que segue na sua vida financeira? Compartilhe conosco !

10 comentários:

  1. Excelente compilação, AA40!
    Revisto de grande importância o item 2: para muitos, inclusive para mim num primeiro momento, a IF aparenta ser uma solução mágica pra tudo! Mas, acompanhando o depoimento dos que já chegaram lá, percebi que os problemas devem consertados antes da IF, sob pena de se viver rico, mas frustrado!
    Tenho considerado essa jornada muito mais sobre auto conhecimento do que sobre enriquecer, o trabalho maior é se melhorar conhecendo suas dificuldades e medos. Quando me pergunto por que quero ser independente financeiramente, as respostas que tenho me mostram que a grana é apenas um meio pra atingir o fim: liberdade e felicidade!
    Grande abraço e sigamos em frente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente anon. A número 2 também me deixa muito pensativo. Na real eu busco fugir do trabalho e colegas chatos que tenho, mas não deveria ser isso. Por que mudar de emprego seria o caminho correto...enfim...difícil é seguir os 10 mandamentos, mas ai estão baseado na experiência de muitos que passaram por tudo que estamos passando.

      Excluir
  2. 14 de novembro de 2017 14:51

    É verdade, muito difícil... Mas como diz uma frase que aprendi no Exército: "A dificuldade valoriza o cumprimento da missão!"
    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. pra mim o 2 e o 3 sao os mais difíceis... serei um IF pecador e pronto. kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahah Muito boa Vaga, podemos pecar desde que sigamos praticando a religião FI/RE

      Excluir
  4. Aposente, ótimo post! Simples e necessário!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Enriq. Um compilado de vários blogs americanos e brasileiros que parece resumir bem os principais pontos da vida FI/RE

      Excluir
  5. Gostamos do resumo!
    Em breve já poderá lançar o Antigo Testamento da aposentadoria, hein!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahah é isso ai Nazareno...do Gênesis ao Apocalipse ! Não é má ideia.

      Excluir