As fases pelas quais você passará pós alcançar a independência financeira

Mais um post brilhante do M-R (Millennial-Revolution) nos trás uma pesquisa sobre os diferentes estágios que viveremos após a tão sonhada aposentadoria antecipada (IF ou FIRE).


PS: Conseguimos autorização da FireCracker para citar trechos do post dela! Sim, ela nos respondeu e ficou surpresa de ter uma comunidade FIRE no Brasil !!!!

Você esta sonhando com isso há anos. Nas reuniões da empresa você está dando a mínima para relatórios, resultados trimestrais, novos projetos ou qualquer outra besteira – para você -que parece ser muito sério para os demais colegas de trabalho seu. Você constantemente olha para a janela pensando em todos os lugares incríveis que você vai visitar, todos os livros que você finalmente terá tempo para ler,  no hobby você vai trabalhar, nas viagens, etc. Você conta as horas para sair do trabalho.
Então, o dia de pedir as contas finalmente chega. Seu coração está saindo do seu peito. Você pensa “É isso. É agora ou nunca.” Você puxa o gatilho e dá seu aviso prévio.
Seus colegas de trabalho e chefe(s) acham que você está completamente maluco. Dirão que em breve você voltará de joelhos pedindo o emprego de volta.
Você os ignora mas fica incomodado. Você vai para casa, comemora abrindo um champanhe e se sente no topo do mundo!
No dia seguinte, seu primeiro dia inteiro de aposentadoria você começa a perceber Wow há muitas horas no dia! Por que não percebi isso antes?
Você sente que tem 18 anos de idade e o mundo é seu! Você pode fazer qualquer coisa!
Você lê aquele livro que você adiou por anos. Você finalmente retira a caixa de tintas de baixo da sua cama e cria sua obra-prima; limpa a casa inteira, faz o almoço e jantar para você e seu cônjuge , e de alguma forma, ainda tem tempo de sobra.

Avançando um mês…

Você ainda está feliz e relaxado. Você está sentindo a satisfação de fazer tudo em sua lista de atividades pós-aposentadoria. Você nunca teve esse tempo livre antes. A vida é ótima…

Avançando 6 meses.

Agora que você fez tudo o que você planejou enquanto trabalhava, não tem certeza do que fazer com você mesmo. Todos os seus amigos e familiares estão trabalhando e está ficando um pouco calmo demais para o seu conforto. A maioria dos dias você está feliz e, de vez em quando, você se sente um pouco ansioso. É isso que a aposentadoria deve ser? Você não deveria fazer algo maior? Fazendo algum tipo de contribuição para o mundo? Você sente a primeira pontada de tristeza e o arrependimento dá as caras. Você também começa a se perguntar o que é que você deveria fazer com sua vida agora. Você começa a contemplar grandes questões como “Qual é o significado da vida”, “Quando o tempo começa, quando termina”, ou “Qual é o meu propósito na terra?”

Você costumava ser [inserir sua ocupação anterior], mas agora você é … o que exatamente?

De alguma forma, seu sonho de aposentadoria se transformou em um pesadelo. O que você faz agora? Qual é o verdadeiro significado da vida? Como vou fazer isso nos próximos 50 ou mais anos? Volto a trabalhar?

Este trecho acima, copiado e traduzido (sim, perdão mas é que o texto é muito bom) do blog do M-R é sensacional e retrata bem a experiência de centenas de pessoas que anteciparam a aposentadoria.
Baseado em toda estas experiências de vida, eles compilaram a lista dos 5 estágios do pós-FI/RE para que nós, meros mortais, consigamos atravessar essa fase de dúvidas que dura até +- 2 anos após o pedido de demissão ! Os estágios são:

 Estágio 1 – A contagem regressiva (1 a 2 anos antes)
  • A vida boa está tão perto que já pode sentir. Você calcula e recalcula seus planos todos os dias e já pensa na hora que mandar tudo a m…Até que o grande dia chega !

 Estágio 2 – A lua de mel (0 a 6 meses após)
  • O grande dia passou, a comemoração e a felicidade de fazer tudo o que sempre quis sem se preocupar em levantar cedo para trabalhar te deixa super alegre. Quer ir no cinema as duas da tarde?Sem problemas; quero ficar acordado até as 2 da madrugada?..qual o problema?
 Estágio 3 – Crise de Identidade (7 a 18 meses após)

  • A lua de mel começa a ficar chata. As coisas que sempre quis fazer já fez e você começa a repensar se sua TSR realmente é segura, volta a se preocupar com dinheiro e com orçamento e rendimentos.Você se sente pouco produtivo e começa se perguntar se é isso mesmo !
 Estágio 4- O novo você (1 a 2 anos após)

  • Você começa a fazer trabalhos voluntários ou hobbies e começa a formar uma nova comunidade de amigos e pessoas com interesses em comum. Começa a relaxar por não ter um trabalho fixo e não se sente tão ansioso como os seis meses anteriores. Ocupar a mente e ser produtivo nesta fase é crítico. Passado isto, você começará a se dar conta que você é uma nova pessoa e você gosta do novo você.
 Estágio 5 – Navegando suavemente (+2 anos)
  • Quanto mais tempo aposentado mais seguro você se sente. Se nenhuma crise financeira vier neste período você sabe que tudo dará certo. Os negativistas que te criticam com coisas do tipo “Você é egoísta por ser aposentado tão cedo”, “Você não tá contribuindo para a sociedade”, “Você vai acabar sem dinheiro e velho demais para trabalhar” já não lhe incomodam mais.
    O desconhecido não é mais desconhecido e você começa a se perguntar por que tinha medo de tudo isso no começo. Deveria ter feito isso antes.

Conclusão

 Estas são as principais etapas da vida de quem começa a viver de renda. O que o M-R descobriu é que na aposentadoria antecipada, você passa essencialmente pelos mesmos estágios da aposentadoria regular, a única diferença é que é muito mais rápido. Se você já planejou seus projetos de longa duração antes de se aposentar, você pode ignorar completamente a Etapa 3.
Não está seguro que isto é a coisa certa a fazer? Sempre existe a opção de tirar um Ano Sabático e tentar viver na pratica antes de decidir.
PS: Baseado no  artigo da M-R em Inglês. Autorização recebida via email.


10 thoughts on “As fases pelas quais você passará pós alcançar a independência financeira

  1. AA40,

    É um ótimo tema. Sempre comentamos sobre o caminho que percorremos para atingir a IF ou aposentadoria mas ninguém gasta tempo pensando em como vai ser depois.

    Eu já sei o que vou fazer em breve. Quero escrever sobre isso e com você trazendo à tona esses assuntos acho que vou me animar e escrever.

    Abraço!

    1. Pois é. Acredito que este seja um dos temas mais importantes. Eventualmente chegaremos lá poupando e investindo, mas e depois?
      Com certeza deves escrever e compartilhar suas impressões sobre este tema BPM. Iremos ler com certeza!
      abcs
      AA40

  2. tenho 53 anos e aposentei há 2 anos.Minha renda liquida é de 18k.Confesso que as vezes a coisa fica estranha , meu hobby atual e estudar mercado financeiro e deixar filho com if.

    1. Nada contra! Eu faço diferente, sou da mesma linha que o André do blog Viagem Lenta. Na verdade é um cálculo maluco, digamos que eu quero chegar com 100 anos com apenas 10% do patrimônio então eu posso gastar diminuindo o principal, pois o objetivo não é morrer e deixar patrimônio cada vez maior pra herdeiro, meu objetivo e aproveitar em vida kkkkk

    2. Entendi. Na verdade eu também planejo usar uns 50% do principal. Uso a tsr para planejar e a calculadora AA40 para ajustar. Entendi a sua questão. Vou até explorar isso em um post. Abcs

  3. Ola,
    Cheguei aqui no blog hoje.
    51 anos, e inicio o meu FIRE amanhã. Mistura de alegria e medo. Estou “me vendo” nesse último post.
    Tenho anotados os meus rendimentos liquidos (dividendos, FIIs, juros de renda fixa, um pouquinho de opções), descontados de inflação e Imposto de Renda, ficam em 4,5% a.a. na média dos útimos 60 meses.
    Obrigado por tantas infirmações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *