Subscribe

2018: Atualizado o ranking dos melhores países para se aposentar

Todo o ano o site e a revista International Living publicam seu ranking anual atualizado com a seleção dos locais do mundo excepcionais onde é possível viver uma vida mais saudável e feliz, gastar menos dinheiro e obter muito mais com ele.

Metodologia

Para o seu 27º ranking anual consecutivo, a International Living reuniu dados de 24 países (adicionando Bali, Indonésia este ano) em 12 categorias, desde Saúde até Clima, Entretenimento e Amenidades. Este ano, os pesquisadores adicionaram uma categoria de Governança (dando pontos para lugares respeitando a liberdade pessoal, burocracia mínima e ambientes políticos estáveis e seguros). "A eleição dos EUA tornou todos ansiosos quanto a isso", disse Prescher (editor da IL). A International Living também dividiu sua categoria tradicional de Compra e Aluguel em duas: Compra/ Investimento e Aluguel. "Nós pensamos que a compra pode nunca ser uma consideração séria para muitas pessoas", disse Prescher. "E há muitas ofertas excelentes para alugar em uma área, mas não comprar. Eu colocaria a Malásia nessa categoria ".


Resultado

Em 2018, a Costa Rica passou do #4 para #1 no ranking. "O popular destino de férias destaca-se pelo clima tropical; baixo custo de vida; atendimento médico acessível e de alto nível; imóveis muito baratos e beleza natural incomparável. O único problema reportado foi: mosquitos :)". A Costa Rica foi considerado a versão mais barata da America do Norte. (Veja mais por que ela é a #1)
A Nicarágua é onde seu dinheiro vai mais longe e é possível viver bem com menos de mil dólares por mês.
Além dos melhores países, outro site (liveandinvestoverseas.com) ranqueia as principais cidades quanto a qualidade de vida e facilidade de investimentos, usando uma metodologia bem menos elaborada que a IL, diga-se de passagem. Porém o resultado dos dois rankings encontram-se abaixo:

International Living:  Top 10 Retirement Destinations for 2018

1. Costa Rica

2. México

3. Panamá

4. Equador

5. Malásia

6. Colômbia

7. Portugal

8. Nicarágua

9. Espanha

10. Perú

Live and Invest Overseas:  10 Best Places to Live Overseas in 2018 

1. Lisboa, Portugal

2. Cali, Colômbia

3. Santo Domingo, Rep. Dominicana

4. San Pedro, Ambergris Caye, Belize

5. Saint-Chinian, France

6. Città Sant’Angelo, Itália

7. Ljubljana, Slovênia

8. Playa del Cármen, México

9. Bali, Indonésia

10. Da Nang, Vietnam

Veja a pontuação de cada país em cada categoria analisada: 

Fonte: International Living
E você, está considerando algum destes países ou cidades para sua geo arbitragem? Comente abaixo
PS: Veja algumas cidades brasileiras como opção 



17 comentários:

  1. AA40,

    Eu acrescentaria mais um item na lista que na verdade seria o primordial. Não adianta nada ter vários requisitos mas ficar isolado. Morar na Costa Rica vai ser legal por uns meses ou até uns anos mas depois como faz pra sair de lá? Fica caro viajar.

    Eu acrescentaria a mobilidade para conhecer outros lugares e neste quesito a Europa é imbatível. Você pode voar lowcost por até 15 euros, pode pegar trem, alugar carro e rodar a Europa praticamente toda ou ainda pegar ônibus a até 1 dólar em promoção.

    Certa vez viajei pra Roma, desci por Nápolis, passei pela Costa Amalfitana, pulei pra Sicília e terminei a viagem em Malta, tudo isso em 17 dias de carro.
    Se quiser dá uma conferida aqui.

    http://www.bpmilhao.com/2016/08/aporte-pessoal-italia-e-malta.html

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que como a Costa Rica fica a duas horas de vôo dos EUA ela ganhou muitos pontos, afinal a IL é direcionada a aquele público. Vc tem empresa low cost como spirit e frontier voando para lá alem da copa. Mas sim vc tem razão mobilidade devia ser uma categoria.

      Excluir
    2. Mobilidade é importante mas vai do gosto. Pro americano, costa rica é show. Perto dos EUA e Caribe. Ouço falar que no sudeste asiático é barato viajar pra lá e pra cá, entao em tese o vietnam seria um bom lugar pra aposentar também. Agora, quem tá na IF nem precisa fixar residencia, pode morar 3 meses em cada continente e dar uma viajada por lá.

      Excluir
    3. é... acho q todo mundo q pensa em ERetiriment pensa em viajar. Mas depois de um tempo deve dar vontade de se fixar mais tempo num lugar...

      Costa Rica ja tem muito americano aposentado vivendo la...

      Excluir
    4. Tem muito mesmo Victor. Estava lendo que está ficando mais caro lá por causa disso. Melhorar já olhar para outras opções não tão comuns da lista como Nicaragua ou Equador ou até Uruguai aqui do lado. Alguns vão viajar até velhinhos já outros querem fixar...tem todo perfil no mundo FIRE mas viajar certamente é hit para a maioria

      Excluir
  2. Um item importantíssimo pra quem é solteiro são as mulheres. acho que desses países só Colômbia e México me agradam nesse quesito.. não adianta se aposentar jovem e solteiro se onde vc mora não tiver uma mulherada ajeitada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha como discordar né? um bom ponto subjetivo!

      Excluir
  3. Engraçado ver o Equador nessa lista. Pra mim é um pequeno Brasil - lugares lindos e outros nem tanto, alem de situação politico-economica no minimo questionavel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vaga, eu diria que Equador ERA muito instavel. Depois da dolarização da economia está tudo muito melhor economicamente por lá. Politicamente sim não é 100% mas também está longe de ser um Brasil neste quesito. Americanos adoram morar no Equador pelo custo de vida, por ser tudo dolarizado e ainda pela natureza e facilidade de acesso já que Quito tem vôos diários para 6 destinos nos EUA.

      Excluir
  4. Pois é AA40, como o pessoal comentou aí em cima, acho que dá p deduzir que a lista é feita para os americanos mesmo. Tem algumas coisas estranhas na tabela, como o custo de vida da Tailândia ser maior do que o Peru ou Bolívia. Não sei se mudou muito, mas achei a Ásia, em geral, muito mais barata do que a América Latina, além de ser muito mais segura, que é algo importante para aposentados...

    Valeu pelas possíveis referências para nosso futuro rsrs! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo. Na verdade a IL utiliza uma rede de aposentados em cada lugar para preencher estes rankings então vai depender muito de onte eles estão morando também. Se o cara tiver morando em Bangkok e outro morando no interior do Peru a coisa muda de figura.
      Mas sim é uma boa referência. Me adimirei muito eles chamarem a Costa Rica de EUA mais barato. Nao tinha ideia que era tão barato e com tanta qualidade assim. Vou ter que visitar para comprovar.

      Excluir
  5. Fiquei bem pouco tempo na Nicaragua mas tive a impressao de ser um brasil... vi roubo, pessoal recomendando nao andar sozinho, muita sujeira, transporte ruim, ... me parece um pais interessante pra viajar a passeio no maximo

    nem se compara com Costa Rica e Panama

    Vietnam é sensacional em muitos quesitos. mas 2 itens talvez me façam não pensar nele como local pra "viver" barreira da lingua (pouca gente fala ingles) e um pouco sujo e caotico... mas é gosto né...

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Victor, o jeito é passar um tempo em cada um da lista e escolher o melhor ;) abcs

      Excluir
  6. Tem a Romênia também que é super barata e está na Europa, mais barata que Portugal. Bulgária também é barato

    Republica checa é um pouco mais caro, mas ainda é barato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante. Ninguem comenta da Romênia mas como a maioria dos países do leste europeu tem custo de vida baixo e qualidade boa. Obrigado pela dica e se alguém ai passou por lá ou nestes que vc mencionou nos relate pf. abcs

      Excluir
  7. Muito legal ter aparecido Lisboa nas cidades, lá é muito lindo!

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir

Mensagens ofensivas e críticas infundadas não serão toleradas. As mensagens aqui postadas podem não representar a opinião do blog AA40. Os posts aqui mostrados não representam sob hipótese nenhuma recomendações de investimento.