Sucesso pessoal: Conheça as 10 regras de Lyndon Johnson?

Lyndon Johnson foi o 36° presidente dos EUA, sucessor de John Kennedy após seu assassinato (1963 a 1969).

Embora não tão famoso quanto seu antecessor, Johnson, um democrata, era famoso por desenvolver e praticar suas regras de sucesso interpessoal. Basicamente regras sobre o que e como ele deveria fazer para gostar das pessoas e, em troca, fazer com que elas gostassem dele de volta.

Ele entendia como ninguém o poder considerável que qualquer um pode possuir se você não demonstrar sentimentos negativos em relação a seus semelhantes e usou isso para sua vantagem.

Presidente Johnson em 1966 (Fonte: Wikipedia)

Johnson desenvolveu uma espécie de dez mandamentos do sucesso que ele praticou durante seus muitos anos enquanto ele subia ao auge do poder. Estes dez pontos são encontrados em muitos livros (como este que recomendo) e gostaria de compartilhar abaixo com nossos leitores para pensarem se isto faz sentido ou não.

1) Aprenda a lembrar o nome das pessoas. A ineficiência neste ponto pode indicar que seu interesse pelas pessoas não está suficientemente desenvolvido.

2) Sinta-se uma pessoa confortável, não pode haver tensão em estar com você. Seja uma pessoa “à moda antiga”

3) Adquira a qualidade de ser “relax” e fácil de lidar. Assim as pessoas e problemas não o pertubarão.

4) Não seja egoísta. Proteja-se contra a impressão de que você conhece tudo.

5) Cultive a qualidade de ser interessante para que as pessoas obtenham algo de valor da associação com você

6) Estude para identificar e corrigir os problemas de sua personalidade, mesmo os inconscientes.

7) Sinceramente tente perdoar ou esquecer, de forma honesta, todos os desentendimentos que você teve ou tem. Não se queixe.

8) Pratique o gostar das pessoas até que você aprenda a fazê-lo de forma genuína.

9) Nunca perca a oportunidade de dizer uma palavra de parabéns sobre a conquista de qualquer pessoa, ou expressar simpatia na tristeza ou decepção.

10) Dê força espiritual às pessoas, e elas retornarão carinho genuíno a você.

O ex-presidente costumava ler estas regras todos os dias e praticá-las. Ele focava a cada dia principalmente nas regras que ele achava que estava mais deficiente. Com o passar do tempo ele notou uma evolução enorme no como as pessoas o viam e o retorno emocional recebido em troca.

Se isto o levou a ser um político de sucesso em todas as esferas do governo americano até chegar a ser eleito presidente não há como saber, mas as regras parecem genuínas e baseadas em reciprocidade de tratamento.

E você, o que acha das 10 regras do presidente Johnson? Qual quer é mais efetiva e importante para você e qual é aquela você mais precisa praticar?

12 thoughts on “Sucesso pessoal: Conheça as 10 regras de Lyndon Johnson?

  1. Fala AA40!

    Gostei bastante das 5 e 6. Um ponto sobre essa abordagem é que você deve ser experto. Pois quando se é "amigão" das pessoas, muitos tentaram usá-lo. É preciso estar bem ciente disso.

    Abraço!

  2. Vc pratica tudo isso e as pessoas so querem se aproveitar. Na sociedade que vivemos dificil praticar tudo isso pq sofre bastante. Mas o importante ter a consciencia limpa tranquila

  3. Tem bastante sabedoria nessa lista de mandamentos, logo de cara já deixo a desejar no primeiro item, sou péssimo para lembrar nomes. Deve ter alguma problema na minha cabeça q não me permite associar nomes com a cara das pessoas. Não acho que seja falta de interesse por elas, talvez por morar em um outro país também dificulte eu conseguir lembrar os nomes esquisitos que tem por aqui.

    Sr. IF365

    Blog IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    https://srif365.wixsite.com/if365

    1. Tem mesmo. Acho que o primeiro é um do que as pessoas mais deixam pra lá mas que faz uma diferença grande. Quando alguém que acaba de conhecer lembra meu nome em um segundo encontro não deixa a sensação que ela te deu importância? só por lembrar do nome? "Como este cara tão importante ainda lembra do meu nome?" – faz toda a diferença msm

  4. Fala, AA40. Ótimas regras. Não conheço a trajetória desse presidente.

    Creio que a regra 6 é a mais difícil de praticar.

    6) Estude para identificar e corrigir os problemas de sua personalidade, mesmo os inconscientes.

    Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *