Obter/renovar carteira de motorista no Brasil ficará pior

Pois é amigos, o já incrivelmente abusivo processo para obter ou renovar uma carteira de motorista (CNH) no Brasil ficará ainda pior.

Tirar uma CNH hoje em alguns estados do Brasil custa mais de 2 mil reais ! Não bastasse esse absurdo, o conselho nacional de transito, que teoricamente deveria ter integrantes da sociedade em geral, mas acredito sinceramente que não tenha pois é difícil de imaginar alguma pessoa querer piorar o que já é terrível, a partir de junho de 2018 passará a exigir esta pequena lista para RENOVAR sua CNH:

  • Curso de “aperfeiçoamento” a cada 5 anos
  • Mínimo de 10 horas aulas, sendo máximo de 5h por dia
  • Nova prova teórica de múltipla escolha
  • 100% de frequência nas aulas e 70% de acertos no exame.
  • Moto e pequenas cilindradas agora deverá fazer aulas e exame na rua
  • A prova exigirá dois tipos de balizas (paralela e perpendicular)
  • CNH contará com chip em 2019 (as custas do contribuinte lógico) [Fonte]
 

Pois é meus amigos, até quando a população vai pagar o pato pela decisão de alguns infelizes nas camadas superiores que julgam fazer isto para um trânsito mais seguro ?

Sabe quanto custa para tirar ou renovar a Driver’s license nos EUA? Varia por estado mas no que eu morei foi $32. Incluindo prova teórica e prática para novas licenças e emissão do documento provisório e definitivo.

Lá não é exigido aulas nem práticas nem teóricas como aqui então agora vamos ver os ranking de mortes no transito pois isso deve explicar tudo:

 
  • Brasil: 23.4 mortes por 100 mil habitantes
  • EUA: 10.6 mortes por 100 mil habitantes (Fonte: WHO 2015)

Pois é, não explica não é ? Ai fica a pergunta. No Brasil morrem mais pessoas no trânsito que em países onde é praticamente pagar $30 e pegar a carteira. Por que isso acontece se temos cursos, provas, testes, exames e tudo mais a preço de ouro?

 

Não seria na melhoria da infraestrutura que o Contran/Denatran deveriam se concentrar?

 

Até quando? Deixe sua revolta abaixo nos comentários.

 

ADDENDUM: Ministério das Cidades informou na noite deste sábado (dia 17 após esta postagem) que a norma que mudava as regras para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será revogada. Fonte. Será que eles leram o AA40?  😉

 


 

Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro. Não copie nosso conteúdo sem citar a fonte e pedir autorização.

Leia nossa Política de Privacidade

10 thoughts on “Obter/renovar carteira de motorista no Brasil ficará pior

  1. Socialismo avança. Continuem idolatrando Che Guevara nas escolas que vai piorar ainda mais. não é a toa que o Brasil todo ano despenca no índice de liberdade econômico, onde um dos pilares e nível de intervenção do governo no dia dia

  2. Eu estava ouvindo num programa de rádio ontem sobre isso.

    Pior é que eu nem sabia que atualmente custa mais de 2k para fazer a primeira habilitação!

    Não tem cabimento isso. Dois mil reais!!

    1. Cabimento? Isto é um roubo a luz do dia. Alguém tem que fazer algo. Não se escuta um político ao menos prometendo reduzir e simplificar isto tudo. Incrível.

  3. E pra foder com o cidadao de bem.
    Ta loco, e realmente nos eua e barato porem faca uma merda no transito voce ta fodido, aqui alguns atropelam inocentes e nada acontece

  4. Por isso que existe bandido nesse país, bandido é um cara revoltado, só que vai em cima de quem não tem nada a ver com isso. Tinha que ter uma guerra civil pra matar esses políticos filhos da puta, matar essas putada toda. Um país de merda que o povo não pode fazer nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *