Como cuidar da sua saúde em apenas 7 minutos por dia: The 7-minute workout

Aqui no AA40 nosso principal assunto é finanças. Mas, eventualmente gostamos de publicar coisas relacionadas a saúde e bem-viver para que possamos ajudar não só no bem-estar do seu bolso, mas do seu corpo também.

Geralmente pensamos que após atingir a independência financeira ou a aposentadoria antecipada teremos tempo sobrando para enfim entrar em forma, ir a academia regularmente e/ou praticar o esporte favorito. Enquanto tudo isso é verdade, não podemos descuidar da saúde antes de atingir FIRE, o que geralmente resume-se a promessas de ano novo que não são cumpridas por décadas.

Muitos de nós culpamos a falta de tempo ou mesmo dinheiro para não frequentar uma academia ou praticar um esporte. Acontece que já não precisamos passar horas na academia todos os dias para cuidar da saúde e nos manter ativos. Quero apresentar aos leitores hoje o 7-minute workout. 

 

O treino de 7 minutos

O 7-minute workout (ou HIIT) é uma rotina de exercícios intensivos e rápidos que utilizam apenas o peso de seu corpo. Ele foi desenvolvido pelo Instituto de Performance Humana da Flórida, EUA e publicado em uma famosa publicação de medicina esportiva americana. O paper afirma que este circuito rápido e intenso faz, estatisticamente,  mais efeito que um treino leve de uma hora na academia.

O circuito conta com 12 exercícios que devem ser feitos por 30 segundos cada, seguidos por 5 segundos de descanso. O único objeto que você precisa para fazer estes exercícios é uma cadeira.

A série de exercícios é mostrada abaixo:

Aplicativo: Existem muitos aplicativos “7-minute workout” nas app stores, mas um dos melhores (e que o AA40 está utilizando) é o da Johnson&Johnson cujo link para android está aqui. Além de aprender um pouco de inglês, ele mostra (áudio+animação) como fazer o exercício de maneira correta, tem o timer do exercício e do descanso além de manter um controle da intensidade e o quão cansado está ao final, pois a ideia é que ao passar do tempo você não se sinta mais tão extenuado ao final da série (terá ganhado resistência e condicionamento).

O legal deste treino é que você que viaja bastante como eu ou não tem muito tempo pode abrir o app e fazer seus exercícios no seu quarto de hotel, em qualquer lugar da casa, na própria academia, etc, e em apenas7 minutos. Acabou a desculpa da falta de tempo.

O 7-minute workout é muito famoso nos EUA e existem milhares de vídeos no youtube sobre o tema, além de diversas reportagens sobre o mesmo, algumas positivas e outras negativas. Leia algumas delas: NYTimes, BusinessInsider, AlmanaqueSOS, CNN, BBC

Será que o treino de 7 minutos funciona mesmo? Leia

Alerta: A ideia principal do circuito não é fazer você entrar em forma e ganhar uma barriga tanquinho, mas sim ganhar ou manter o condicionamento físico e cardio-pulmonar, ganhar tonicidade muscular, manter ou ganhar elasticidade e cuidar da saúde.

E ai pessoal, que tal se juntar a mim nestes 30 dias de experiência e compartilhar abaixo se está sentindo algum resultado? Comente:

Disclaimer:  Nunca comece praticar um exercício físico/ esporte sem antes consultar seu médico

11 thoughts on “Como cuidar da sua saúde em apenas 7 minutos por dia: The 7-minute workout

  1. Legal a rotina de exercícios, é muito bom cuidar da saúde.

    Dinheiro sem saúde, vale pouco.

    Abraço e sucesso.

  2. IF as vezes parece inversamente proporcional ao acúmulo de patrimônio. Alguns irão dizer q é por preguiça, mas quero ver ter pique p ir na academia depois de 13h de jornada.

    Sr. IF365

    Blog IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    https://srif365.wixsite.com/if365

    1. Eu certamente não tenho pique. Esta tecnica é bom por isso, são só 7 minutos e nào deixa passar em branco sem fazer nada…afinal todos temos 7 minutos antes de ir dormir ou ao acordar, certo?

  3. Ótima dica, vou tentar esse app.

    Sempre tive o hábito de fazer flexão de braço (push-up) e de tríceps (triceps dig), a prancha e o agachamento. São ótimos exercícios para o condicionamento, mas não dão ganhos musculares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *