Subscribe

6 filmes que ajudam a lidar melhor com dinheiro (guest post)

Se você quer cuidar das suas finanças, mas não entende muito sobre o assunto, conheça 6 filmes que podem te ajudar. De acordo com especialistas, existem produções do cinema que são baseadas em fatos reais e ajudam a lidar melhor com o dinheiro. Veja aqui uma lista com algumas!

Lista de filmes que ajudam a lidar com as finanças

Dramas inspirados em fatos reais ajudam muitas pessoas a controlar gastos financeiros e evitar excessos no consumo. Se você quer aprender a lidar melhor com o dinheiro, pode extrair algumas dicas e conhecimentos através de alguns filmes. Conheça uma lista aqui:

1.      O Lobo de Wall Street

O filme relata a história de um corretor da bolsa de valores muito ambicioso e que consegue ficar rico rapidamente, mas de forma ilegal. É uma história baseada em fatos reais e leva o telespectador refletir sobre ambição e até onde ela pode nos levar.

2.      O homem que mudou o jogo

O filme conta a história de um homem, gerente de um time de beisebol, que está passando por dificuldades financeiras e mesmo assim precisar saber gerenciar o pouco que possui com a sua equipe. O personagem principal se esforça em manter a calma, se dedicar e se manter comprometido para alcançar o sucesso.
A história mostra ao telespectador que não importa a situação, devemos sempre encarar a realidade e buscar formas sensatas de resolver os problemas. Também é possível aprender a lidar com o dinheiro diante de situações difíceis e perante as adversidades.

3.      Os delírios de consumo de Becky Bloom

O filme é baseado em uma coletânea de livros bem conhecidos e conta a história de uma jovem que perde o controle dos cartões de crédito. A personagem principal passa a trama tentando controlar a sua vida financeira, mas sem sucesso. No decorrer da história o consumo a leva ter problemas com sua amiga, trabalho e vida pessoal.  
O intuito aqui é de ensinar como é importante controlar o consumismo e aprender a lidar com o dinheiro de forma equilibrada. É um filme divertido que trata da compulsão por compras e como o endividamento pode fugir do controle.

4.      Banking on Bitcoin

Banco ou Bitcoin é um documentário que relata a história da criptomoeda mais conhecida atualmente, desde a sua origem até o possível futuro do bitcoin. Além disso, os telespectadores acompanham entrevistas com especialistas sobre a moeda digital. O foco é fazer com que as pessoas entendam o que é bitcoin e acompanhe toda sua trajetória.

5.      Enron, os mais espertos da sala

Documentário estadunidense de 2005 que mostra a história da empresa de energia Enron, eleita a maior dos Estados Unidos por muito tempo. Suas operações se baseavam, na maioria das vezes, em transações financeiras ligadas a negócios que só deveriam acontecer anos depois e isso contribuiu para que os lucros da mesma aumentassem consideravelmente.
Além disso, a companhia também transferia somas vultosas para empresas fantasmas, uma forma de maquiar os resultados. Após descobrirem esses truques contábeis, a Enron entrou em colapso e até hoje esse caso é um dos mais conhecidos, em se tratando de fraude e corrupção.
Esse filme leva o telespectador a prestar mais atenção às empresas que aumentam seus lucros de forma rápida.

6.      À procura da felicidade

O filme também é baseado em história real e retrata a vida de um homem que está desempregado e sua esposa abandona ele e seu filho pequeno. Desesperado e despejado do apartamento, o personagem principal precisa lutar para cuidar do filho.
Após muitos acontecimentos, o filme mostra que nos momentos difíceis é preciso se manter firme no objetivo e usar todas as forças para conquistá-los para ter um final feliz.
No geral, esse filme ajuda o telespectador perceber que é fundamental ter persistência para alcançar os sonhos. Não se trata de finanças em si, mas de ver que as dificuldades financeiras vêm, porém, sair dela só depende de querer.

Por: Andréia Silveira, colaboradora do site XBinOp.






5 comentários:

  1. Excelentes filmes. Eu já vi o Lobo de Wall Street, O homem que mudou o jogo, Baking of Bitcoin, A procura de felicidade e gostei bastante.


    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
  2. E se quiser aprender a lidar mal com dinheiro assista “Na rota do dinheiro sujo” da Netflix.

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas, alguns já assisti. O que não assisti vou procurar. Valeu

    ResponderExcluir
  4. Boas dicas. "Joy o nome do sucesso" tbm é mto bom!

    ResponderExcluir
  5. "A grande aposta"
    É um bom filme, fala sobre como alguns investidores lucraram muito na crise do subprime de 2008. Eles enxergaram o que ninguém estava vendo e puderam se antecipar a grande derrocada mundial.

    ResponderExcluir

Mensagens ofensivas e críticas infundadas não serão toleradas. As mensagens aqui postadas podem não representar a opinião do blog AA40. Os posts aqui mostrados não representam sob hipótese nenhuma recomendações de investimento.