Subscribe

As 4 maneiras do investidor amador perder dinheiro no mercado financeiro

Aqui no AA40 sempre reforçamos nosso estilo conservador de investir pois estamos visando FIRE no médio prazo, porém não se pode negar que as ações são, de longe, a melhor classe de ativos para possuir se você deseja construir riqueza durante um longo prazo de tempo.

Podemos dizer que não há fórmula mágica para o sucesso na bolsa - A regra ainda é a de comprar um mix diversificado de empresas de alta qualidade, boas pagadoras de dividendo, segurar bom um longo período e deixá-las crescer. Se o mercado cair exageradamente, aproveite para comprar mais e/ou rebalancear seu portfólio. 

Na tentativa de enriquecer rapidamente, principalmente os novatos e amadores (e as vezes até alguns com bastante experiência) fazem coisas que podem ser devastadoras para a saúde e a sustentabilidade de seus investimentos. Podemos citar as quatro principais:

1) Day Trade

Investidores novatos geralmente entram no mercado para fazer day trading. Isto é, comprar e vender ações e índices no mesmo dia ou várias vezes ao dia, tentando com isto obter lucro rápido. na maioria das vezes os resultados são devastadores. Além dos custos de operação envolvidos serem altos, o imposto é ainda mais alto.
Você já inicia a operação no prejuízo. Bancos e corretoras grandes tem robôs traders que fazem milhares de operações por segundo. Como você, mero iniciante, pode competir com eles? Deixe estas operações para profissionais apenas e não arrisque-se nisso se não quiser perder capital.


2) Especular com opções: 

Os iniciantes no mercado ao aprenderem o mínimo sobre opções começam a especular com opções fora do dinheiro na esperança de obter lucros astronômicos rapidamente. Leem noticias como esta com lucros de 900% em dois dias e já acham que agora é sua hora de ficar rico.
Na maioria das vezes o resultado é o "pó". Assim são chamadas as opções que zeram de valor e viram nada e o prejuízo é todo seu. Antes de se aventurar no mundo das opções aprenda tudo sobre elas, principalmente se for para usar fazendo travas de proteção, use simuladores antes, vire um trader com experiência que saiba o que está fazendo com manejo de risco, do contrário fique de fora e invista para o longo prazo apenas.

3) Comprar "Penny Stocks": 

O termo penny stocks é usado para definir ações que valem poucos centavos ou menos que 1 ou 2 reais na bolsa. Novamente, os novatos buscam dinheiro fácil visto que a variação de 1 centavo muitas vezes equivale a 10% ou mais. Da mesma forma que você pode lucrar 10% com 1 centavo de variação, você perderá 10% se cair um centavo, além destas empresas serem altamente manipuladas por notícias e especulações que visam tirar dinheiro dos "sardinhas" (outro termo dado ao investidor iniciante/amador).
Evite fazer isto; aplique seu dinheiro em empresas sólidas, com histórico e bons resultados financeiros. Sim, você vai pagar mais caro por elas, mas é por que está comprando valor e não preço. Invista em empresas que você conheça o que elas fazem ou em índices que são compostos de várias empresas já que isto minimiza os ricos de perda caso uma delas quebre.


4) Ser ganancioso demais ou vender em pânico: 

Todo investidor, até os novatos, sabem que para prosperar no mercado precisamos comprar na baixa e vender na alta. Por mais simples que isto pareça, o investidor, na prática, faz ao contrário. Compra na empolgação e vende no pânico.
Quando as ações despencam, bate o desespero e o investidor mais "emocional" venderá suas posições na baixa. Da mesma forma, se uma ação parece não parar de subir e você está de fora, você ficará tentado em comprá-la e isto na psicologia se chama FOMO (Fear of missing out ou em português, medo de ficar de fora), e provavelmente você estará comprando um topo.

Para tentar minimizar isto, compre empresas de valor periodicamente (trimestralmente, semestralmente), não importando se o mercado subiu ou caiu. Isto também funciona muito bem com índices como IVVB11,  PIBB11, BOVA11, e mesmo FIIs e REITs de qualidade.



Após todas estas dicas, se mesmo assim quiser se aventurar e fazer day trading, especular com opções ou penny stocks, separe uma parte de seu capital (10% no máximo) que psicologicamente aguentaria perder, sendo que isto não lhe quebrará e vá em frente. Isto será o preço para aprender. Boa sorte. Volte e nos conte sua experiência nos comentários abaixo.
Lembre-se, a melhor maneira de enriquecer no mercado financeiro é devagar ! 

E você caro leitor, já cometeu um destes quatro erros capitais? Teve sucesso com algum e por quanto tempo? Conte-nos sua história abaixo:



8 comentários:

  1. Excelente artigo AA40! Sobre o tópico de opções, o investidor pode usa-lo como seguro, ao comprar ações que tem um potencial de valorização, mas, se tem o risco de queda ou algum evento atípico. Sobre especular com opções, creio que a forma mais prudente, é investir pouco, quase nada, aquele dinheiro que você pode/aceita perder, o famoso dinheiro da pinga e não o do leite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Anon. Exatamente, nada de arriscar muito por que chances de perda são enormes!

      Excluir
  2. Aconteceu a mesma coisa comigo com as Cryptos, comprei em Dezembro do ano passado Bitcoin no auge do preço por FOMO e agora me fico com um mico que desvalorizou meu portfolio em mais de 60%...

    Porém, apesar de tudo, resolvi não vender e estou segurando essa "bomba", não realizei o prejuízo ainda, investi uma grana pesada nisso (1/4 do meu dinheiro total) pois via ordens de compra na corretora de 31k, 60k, 100k, vi que a galera tava entrando em peso mesmo, aí pensei q era a última chance de pegar esse foguete antes dele decolar pra lua!!! ledo engano...essa é a merda de ser investidor amador, pqp!!!

    Mas uma coisa boa surgiu dessa minha "burrada", eu entrei de cabeça nos estudos de análise técnica, de fundamentos e consumi muito material nesses últimos 3 meses enquanto via a moeda derreter. Aprendi tanta coisa que possa ser usada inclusive também no mercado de ações, opções, forex, etc.

    Todas as análises indicam que o BTC vão valorizar muito no futuro, apesar dessa bolha de dezembro ter estourado, a moeda em si ainda resiste.

    Se bitcoin fosse uma bolha de verdade teria estourado e seu preço teria caído pra zero rapidamente, o que não vimos acontecer, foi uma queda dolorida mas lenta dessa bolha de preços de dezembro que estourou e quando voltou aos patamares anteriores ela resiste.

    Não aloquei mais nada ainda em Cryptos, pois esse montante de 1/4 que investi é o máximo que eu aceito perder caso elas virem pó e eu perca tudo, mas a insegurança e medo de perder tudo me fez correr atrás de estudar e sair do amadorismo, estou muito melhor agora, agora sim, tenho estratégia de saída e acompanho os preços com muito cuidado, mas entendo que o mercado é especulativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Pois é Anon. Nem tinhamos comentado as criptos no texto mas sim, ai está um exemplo clássico de FOMO. Todos alertavam (inclusive nos aqui) que provavelmente era um topo e tal mas mesmo assim a euforia foi maior e muita gente correu comprar e hoje está assim.
      Nada contra a tecnologia que em sí é muito promissora, mas aquela hora não era a hora de ter entrado de jeito nenhum.
      Fica a lição ! Abcs

      Excluir
    2. O que é FOMO?

      Excluir
    3. Como escrito no texto do post, termo usado para definir "medo de ficar de fora, ou medo de perder a chance"; em inglês FOMO (Fear of missing out)

      Excluir
  3. Olá AA40!

    Eu concordo de forma geral contigo, considerando um público mais "amador".

    Mas acho que vale comentar que ao menos as duas primeiras opções permitem alguns ganhos sim, mas com método.

    O DT eu já fiz e de fato, não serviu para mim. Não pelo fato da perda, mas pelo custo-benefício. Eu nunca quis brincar com valores muito grandes e os lucros absolutos eram muitos baixos pelo trabalho que dá. Mas acredito que com um bom método, é possível ganhar (um pouquinho) consistentemente do mercado. Entre os blogueiros da finansfera, o Uó é um exemplo.

    Sobre as opções, já posso falar com mais propriedade. Uso as vendas de puts e calls para remuneração de capital, e o lucro acumulado com elas a longo prazo é bem significativo. Acho que vc viu minha postagem que mostra como opero esses derivativos, não?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado André. Sim, como o título sugere é mais para o iniciante e o amador. A chamada é para estudar muito antes de se aventurar nisso. Coisa que pelo visto pela sua experiência já o fez. Fica a sua dica então. Abcs

      Excluir

Mensagens ofensivas e críticas infundadas não serão toleradas. As mensagens aqui postadas podem não representar a opinião do blog AA40. Os posts aqui mostrados não representam sob hipótese nenhuma recomendações de investimento.