Focus Investing: O jeito Warren Buffet de investir

Um dos melhores capítulos do livro “The Warren Buffet Way” na minha opinião é o “Managing Your Portfolio“.

Fonte: Amazon (Copyright © 2005 by Robert G. Hagstrom – All rights reserved)

Buffet sempre defendeu que, para o investidor que não sabe nada de mercado e análise fundamentalista, utilizar um fundo ou ETFs de um índice que englobe o mercado amplo é a melhor chance de se dar bem na bolsa. O resultado será uma média, nem melhor nem pior do que o mercado como um todo.

Claro que o Buffet não é um investidor que não sabe nada, pelo contrário, ele talvez seja o que mais sabe tanto que ele é considerado o guro do mercado. Claro então que os investimentos dele (via Berkshire) não é via estratégia de indexing. Mas se não é esta, qual seria a estratégia de Buffet?

A estratégia é a chamada Focus Investing. Escolher algumas empresas cuja probabilidade de produzir retornos acima da média do mercado por um longo tempo é alta. Colocar uma boa parte de seu capital nelas e ter a força de mante-las durante qualquer ação do mercado no curto prazo.
Você acha que uma empresa como a Coca Cola vai deixar de existir e dar lucro daqui 30 anos ? É assim que deve pensar.

As 5 regras de ouro do Focus Investing

  1. Concentrar seus investimentos em empresas excepcionais muito bem geridas
  2. Limitar-se a um número de empresas que possa verdadeiramente entender seu negócio. De 10 a 20 é o número. Mais de 20 é pedir para ter problemas
  3. Escolher as melhores das melhores e colocar o grosso do dinheiro nelas
  4. Pensar para o longo prazo; de 5 a 10 anos no mínimo
  5. Volatilidade acontece, ignore-a.

Aqui uma das coisa que só aqueles que realmente entendem bem do mercado podem colocar em prática. A escolha de apenas boas empresas. Não é do dia para a noite ou lendo alguns livros que você aprenderá a fazer isso. É preciso tempo e experiência. Até chegar lá continue indexando.

O livro também menciona que com 15 ações bem selecionadas você tem cerca de 85% de diversificação. Você não pode estar envolvido na gestão e análise de 50 ou 75 empresas. Este é o estilo Arca de Noé de investir e você terminará com um zoológico.
[Mesmo hoje em dia a gigante holding Berkshire Hathaway Inc que possui 377 mil funcionários, e dentre todas empresas da holding está sua empresa de investimento que conta com muitos funcionários e dezenas de analistas e gurus não tem um portfólio tão grande assim. Veja aqui a lista atualizada]

O livro cita que quando a American Express (NYSE: AXP) teve um problema (um escândalo) e o preço caiu quase 50%, Buffet colocou 40% do dinheiro de sua empresa na American Express (hoje ele é dono de mais de 17% da AXP). No fundo ele sabia que este escândalo em nada mudara o valor intrínseco da empresa. Resultado: Dois anos depois tinha $20 milhões de lucro – Aproveitar estas boas oportunidades e apostar alto sem medo quando a empresa é boa é uma das características de Buffet e se pensarmos bem poderíamos ter feito isto aqui no Brasil em 2017 com o escândalo da delação da JBS que derrubou o Itaú (e outras boas empresas privadas) em 40%; o que este escândalo afetou o valor intrínseco do Itaú? N-A-D-A.  Quem comprou (ao invés de vender) naquele dia se deu muito bem. 

Dica: O mesmo pode estar acontecendo agora com as ações da AT&T nos EUA, fique de olho.

Seja paciente, se a empresa for boa e bem gerida, o retorno vem, mais cedo ou mais tarde, só é preciso esperar. Não entre em pânico com os bumps (Mudanças bruscas de preço devido a notícias e escândalos). Só venda a empresa quando ela não for mais bem gerida ou perder suas qualidades.

→Pessoas que acham que conhecem um pouco de mercado e de análise de empresas provavelmente não devem investir só usando o focus investing, mas sim utilizar as duas estratégias em conjunto, por exemplo, indexar 60% a 80% da carteira e usar os princípios da seleção de ótimas empresas para o restante do portfólio.

Riscos

Buffet vê como risco a volatilidade dos preços, mas não da maneira que a maioria vê. Para ele, uma queda brusca dos preços é uma redução do risco da mesma.

Outro risco é de fazer um mau julgamento da projeção de lucro futuro de um empresa além dos fatores incontroláveis como impostos e inflação.

Outro fator que mitiga o risco é o tempo. Quanto maior o horizonte de investimento, menor o risco.

Quando você muda seu horizonte de investimento para vários anos (ao invés de day-trade ou swing trade), a probabilidade de sucesso muda para o seu lado significativamente.

É sempre muito interessante saber como pensa um dos maiores investidores da nossa era e como ele obteve tanto sucesso. Pensar diferente da maioria; ser ganancioso quando os outros estiverem com muito medo; fazer diferente. Talvez sejam estas as principais características desse gênio.


10 thoughts on “Focus Investing: O jeito Warren Buffet de investir

  1. Fala AA40!

    Quem sabe um dia, aparecerá uma pessoa disposta a criar carteiras de value investing e compará-las a longo prazo? Por exemplo, uma carteira com empresas que cumprem os requisitos do Graham, outra com a fórmula mágica do Greenblatt e compará-las com a Berkshire, com os índices de mercado, e ir postando mês a mês em uma visão de longo prazo?

    Nunca procurei algo do tipo, será que esse maluco já apareceu?

    Abraço!

  2. Concordo com quase todas as ideias de Warren Buffett. Minha maneira de investir é bem parecida com ele.

    Escolher excelentes empresas, lideres e bem geridas.

    Ter uma carteira entre 10 a 20 ações.

    Pensar no longo prazo. Ficar com as empresa mais de 5 anos ou toda a vida.

    Aproveitar a volatilidade e as crises para comprar mais barato.

    Abraço e bons investimentos.

    1. Olá DIL,

      Eu trocaria o "ficar por toda a vida" por ficar enquanto as perspectivas para ela continuarem e forem boas, além de não ficar cara demais.

      Abçs!

  3. Tony Robbins jura de pé junto que é impossível escolher ações e bater o mercado… levando as vezes a acreditar que Buffet é fruto de pura sorte a do acaso, em outras palavras tem tanta gente tentando bater o mercado escolhendo ações que uma hora alguém iria acertar. Exageros a parte eu também acho que nenhum "mortal" como nós consegue bater o mercado, então prefiro aplicar nos grandes brancos brasileiros que são uma distorção e nunca dão prejuízo!rs

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    http://www.srif365.com

    1. Possível é. Focando mais em dividendos de boas empresas podemos bater o mercado já que os dividendos potencializam os retornos, mas mesmo assim não é facil. Agora o investidor médio com certeza não bate o mercado, nem no Brasil.
      O bom é que indexando você vai com a média do mercado que historicamente é bem positiva nos EUA, já no BR nosso índice não bate nem o CDI no longo prazo. Abcs

    2. SRIF365, libere comentários anonimos no seu blog. Gostaria muito de comentar mas nao quero fornecer meus dados em mais um cadastro nem usar minhas redes para isto. Abc

  4. AA40,

    Gostei do portfólio de Warren Buffet – a maioria das empresas é conhecida por todos nós.

    "Menos é mais" – no caso da diversificação de ações, acredito que essa frase também seja muito válida.

    Abraços,
    Simplicidade e Harmonia

    1. É esta a ideia realmente. Investir em grandes empresas que vc conhece e sabe que dá lucro e que não poderíamos viver sem. Temos que pensar parecido com ele! Abcs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *