Subscribe

Primeiro Trailer do documentário "Playing with FIRE"

Primeiro trailer do filme sobre FIRE "Playing with FIRE". 




Campanha

Os produtores estão com uma campanha no Kickstarter com a meta de arrecadar 40 mil dólares para o lançamento do filme. Até este momento já estão com $11,482 arrecadados;  confira e contribua se quiser clicando aqui.




25 comentários:

  1. AA40, uma pergunta a você e a todos que virão abaixo: quanto você precisa pra se aposentar e viver de renda e qual é a TSR e planos de onde morar, parar definitivamente de trabalhar ou seguir em part-time?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon os planos vão mudando mas minha meta está em torno de 1.5 a 2M,TSR 4% nos 10 primeiros anos depois 5% se o histórico permitir até lá.
      Tenho planos de visitar e morar alguns meses nos países mais baratos no início.
      Se conseguir algum trabalho extremamente flexível que permita trabalhar pela Internet remotamente até trabalharia part-time. Quais seus planos?

      Excluir
    2. O meu plano é ter algo perto de 1 a 1.5M, de doláres! Gosto de dolarizar os números pois acho que ainda ñ vivemos numa economia madura o suficiente. 1 milhão de reais hoje não é muita coisa. A TSR eu sempre penso em 4%.

      Mas o principal pra mim é tempo. Tendo ou não o meu milhão-e-meio de dólares eu paro. Ñ sei exatamente o que fazer ou como vai ser mas daqui uns 7 a 8 anos planejo parar com meu atual trabalho e tirar um ano sabático. E daí possivelmente considerar aposentar de vez, com alguma remota chance de surgir algum trabalho leve perto de casa que me interesse.

      Os meus planos tbm vão mudando. Tem dia que eu penso que 5 mil por mês de renda já está excelente, e as vezes 15mil não chega, ou ñ valeria a pena parar, já que hoje faturo mais que isso. Enfim, a minha realidade hoje é em 7.5 anos ter o equivalente a pouco mais de 3M de reais no dinheiro de hoje. Vou ter que fazer milagre pra chegar no milhão de dólares ou então ganhar na loteria mesmo....

      Abraço e parabéns novamente pelo site!

      Excluir
    3. Minha meta atual é me aposentar com cerca de R$ 1M, TSR 4%, dando cerca de R$ 3300 por mês (já corrigido pela inflação).

      Pelo que me conheço, deverei ganhar algum dinheiro após a aposentadoria com minhas atividades paralelas (consultoria financeira, freelancer de programação).

      Excluir
    4. Legal FH. Tem família ou é só vc este plano?

      Excluir
    5. @anon,1M de dólares seria meu sossego total mas conseguir isso tlvz iria consumir muito mais da minha vida e saúde no trabalho e sinceramente não vale a pena. Boas metas. Obrigado

      Excluir
    6. Tenho uma noiva e pretendemos ter 1 ou 2 filhos. Essa renda ainda será somada à renda dela - já entende a importância da frugalidade, mas ainda não se convenceu quanto à aposentadoria precoce.

      Gastamos muito pouco, mas ainda falta planejar melhor os custos associados aos futuros filhos. Talvez teremos que usar parte do principal durante alguns anos.

      Excluir
    7. Galera, eu nunca sei quando voces falam de numeros se voces estao falando de valores individuais ou familiares. Todas as minhas projecoes sao feitas para eu e minha esposa. Faltamos entre 6 e 8 anos para atingir nossa Fire. Minha planilha me diz que faltam 8,1 anos, mas ela e bem mais pessimista do que eu. rsrs. Eu vou falar aqui em falores futuros, entao: Nosso valor acumulado para a fire sera entre 2,7 a 3,0MM e a TSR sera em media 4,5%. Esse total de patrimonio acumulado e bem conservador, pois eu projeto nossas despesas para 2026 em algo em torno de 100K anual. Daria uma TSR de menos de 4%. Ela ainda nao acredita muito em mim quando eu falo que aos 40 anos nao vamos mais precisar trabalhar por obrigacao, entao ainda tenho que conte-la quando ela fala em comprar coisas que nao irao acrescentar em nada na nossa vida. Eu ainda vou criar um blog, mas ando meio com preguica, deve consumir muito tempo.
      AA40, me identifiquei muito com seu blog justamente pela idade que voce planeja atingir a fire tambem.

      Abraco a todos,

      Excluir
    8. Olá Marcelo, no meu caso sim para família de 3 pessoas. Gostos muito bem controlados em torno de 6 mil mês.
      Avise-nos quando iniciar seu blog, queremos acompanhar sua história. Abcs

      Excluir
    9. Esta questão de buscar um patrimônio ideal para aposentar, em nosso caso, acabou se tornando algo sem resposta. A cada momento surge um novo plano de contingência, pseudo necessidades ou desejos futuros. Some-se a isso todas as incertezas macroeconômicas ai você vai ficando cada vez mais inseguro. Acredito que é preciso equilibrar a busca por esse valor ideal com a busca pela vida ideal após sair dessa etapa de vida de acumulação de patrimônio. Tente pensar um dia, uma semana, um mês, um ano, cinco anos sem ter que ir para o seu trabalho atual. Você vai sentir prazer de estar com sua família por mais tempo? Se você vai simplificar sua vida, já testou alguma dessas simplificações na prática? Você tem talentos que pretende desenvolver e que não necessariamente serão uma fonte de renda? Você tem vontade de ler e aprender coisas novas? Se você quer viajar, já planejou? Se quer mudar de país, já tem planos concretos? Experimente pequenas partículas da sua futura vida desejada. Você é feliz com pouco porque está aportando muito ou você pode ser feliz com pouco de forma genuína, pois você encontrou seu ponto de equilíbrio e não precisa de mais confortos materiais para se sentir bem? Muita gente fala do tédio de se aposentar cedo, mas eu fico pensando se o tempo de vida que ainda terei será suficiente para tudo que quero fazer.

      Excluir
    10. Muito bons pontos. Não se pode ficar pensando muito pois é igual comprar ações no curto prazo, cada dia surgem dezenas de notícias que te fazem pensar em vender e comprar...da mesma forma temos que traçar uma meta de longo prazo e revisar uma vez ao ano no máximo.
      Enquanto isso fazer pequenos testes como vc bem colocou. Abcs

      Excluir
  2. Legal o trailer, mas senti falta de um dos precursores do movimento FIRE: Jacob, do Early Retirement Extreme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Jacob acho que sumiu do mapa na verdade. Ele deixou seu blog no automático inclusive. Ele era bem radical e tlvz não seria bem visto em um documentário de alto alcance. Dizer para um americano para viver com 7.5mil ao ano é impensável.

      Excluir
  3. Muito bom, saindo melhor dq eu esperava... legal ver o rosto de algumas vozes conhecidas que costumo ouvir nos podcasts, não vejo a hora de lançarem.

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o trailer ta massa e empolga. Acho que vai ser um documentário bem massa. Abcs

      Excluir
  4. Trailer está muito bom mesmo! Ansioso pelo lançamento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente ficou acima do que eu estava esperando. Abcs

      Excluir
  5. AA40, estou iniciando agora meus investimentos no exterior. Isso graças ao seu blog e ao perigo vermelho que provavelmente irá regressar ao poder em nosso país no próximo ano. Por enquanto aguardo a aberta da minha conta no BBamericas. Já estou lendo Bogleheads e eles sugerem investir em indexfunds com baixas taxas de administraçao ao invés de etfs. Falam que é mais rentável a longo prazo. O que você acha disso? Nós estrangeiros não conseguimos abrir conta na vanguard (corretora favorita dos bogleheads) pelo que pesquisei. Na sua corretora (fidelity certo?) tem como comprar esses index funds de baixo custo? Com taxas de administraçao baixíssima? Os blogueiros frugal e o viver de renda gostam de comprar etfs e index funds sediados na irlanda por nao terem tributação (ir) para vendas com lucro de até 35 mil por mês. Por que você optou por comprar os etfs americanos onde não há essa vantagem tributária? Acho que o IR para a venda desses etfs americanos com lucro chega a 30 % certo? Desculpa pelo grande número de perguntas em um mesmo post, mas poucos blogueiros tem tanto conhecimento sobre investimentos no exterior como você. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola AA39. Então, index funds que vc fala podem ser comprados tanto como ETFs ou Mutual funds.
      Mutual funds como o VTSAX que eles recomendam são precificados uma vez ao dia e estrangeiros são proibidos de comprar com o novo Patriotic Act (https://profile-financial.com/why-you-cant-buy-a-u-s-mutual-fund/).
      Enquanto ETFs são precificados a cada minuto como uma ação. Há poucas diferenças entre ele mas mesmo assim recomendo ETFs.
      Sobre minha situação, ela é muito muito específica; morei muitos anos nos EUA, comecei a investir lá e ainda mantenho residência fiscal lá e minha tributação é diferente apesar de complicada, então não posso recomendar meu caso que é bem específico.
      Recomendo que siga as recomendações do www.comoinvestirnoexterior.com e/ou do VDD e use as opções da Irlanda se achar mais vantajoso para o IR. Lí recentemente que o BB Americas aumentou a taxa mensal de manutenção de conta, fique ligado. Abcs

      Excluir
  6. Obrigadao pelas dicas aa40. Ultima duvida, quanto você paga de imposto de renda sobre o lucro na venda do etf?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu caso específico se for long term (tiver ele por mais de 1 ano) pago 15%, se for short term pago de acordo com minha faixa de IR americano.
      Um investidor do Brasil com W-8 vai lhe ser retido 30% sobre lucros e dividendos, mas vc lança isso no carnê-leão e abate do imposto no Brasil.
      http://viverdedividendos.org/declarar-dividendos-exterior-no-carne-leao/

      Excluir
    2. Ok. Novamente obrigado pelas dica AA40. Espero que algum dia você irá acabar com a minha curiosidade e a de todos os seus leitores e nos dizer qual a sua ocupação. Abs.

      Excluir
    3. hehehe quem sabe em pouco menos de 6 anos quando minha meta deve ser concretizar se tudo andar bem até lá. Abcs

      Excluir
  7. O madfientist fez um entrevista com o diretor do documentário: https://www.madfientist.com/travis-shakespeare-interview/

    ResponderExcluir

Mensagens ofensivas e críticas infundadas não serão toleradas. As mensagens aqui postadas podem não representar a opinião do blog AA40. Os posts aqui mostrados não representam sob hipótese nenhuma recomendações de investimento.