Nosso post mais lido mostra muito sobre o hábito de investir do Brasileiro

De longe, nosso post mais acessado aqui no AA40 é o: 

Com mais de 120 mil acessos únicos, isto diz muito sobre o que os brasileiros estão buscando na internet sobre investimentos:  Banco do Brasil, poupança, LCI e LCA de grandes bancos.


Temos que lembrar estes mesmos leitores que buscam este conteúdo muito provavelmente pela comodidade/comodismo aliado ao desconhecimento, que agora este mesmo banco está com taxa zero para o Tesouro Direto
Logicamente você não verá isto sendo noticiado intensamente ou campanhas publicitárias em horário nobre com ênfase neste corte de custos pois claro, o BB não ganha nada com isto, mas você investidor que tem seu dinheiro na poupança, em produtos LCI/LCA deles que pagam menos de 85% do CDI ou ainda fundos de investimentos de renda fixa cobrando altíssimas taxas de administração precisa abrir o olho e migrar para o tesouro direto hoje mesmo. Cada dia que deixa de fazer isto está perdendo dinheiro !


Não há nada de errado em começar a guardar dinheiro e investir na poupança, mas, quando juntamos um certo valor, precisamos pensar que existem opções melhores no próprio banco e ainda melhores nas corretoras. É preciso deixar o medo de lado e buscar conhecimento para se sentir confortável em fazer esta mudança.
Estamos talvez nos aproximando de um novo Brasil, mais alinhado com a responsabilidade fiscal, reformas e quem sabe juros mais baixos e crescimento econômico. Temos que ficar atentos a isso para podermos ganhar também com essa nova realidade em se confirmado as previsões políticas a partir de 2019.

Este post, por ser o mais acessado aqui, mostra bem o hábito que precisamos mudar no investidor brasileiro e nosso papel aqui se torna cada vez mais importante: Prover educação financeira gratuita a população






17 thoughts on “Nosso post mais lido mostra muito sobre o hábito de investir do Brasileiro

    1. Acessos estão aumentando aos poucos Cowboy. Infelizmente a renda com ads ainda é pífia.
      Sim, um livro sobre o movimento FIRE brasileiro é meu projeto principal quando atingir FIRE em 6 anos. Na verdade as simulações do menu TSR serão parte dele. Ainda buscarei muitos exemplos de FIREes brasileiros (muitos que nem sabem que são FIREes) para contar e quero um nome de peso para o prefácio, tipo Vicki Robin, ou Mister Money Mustache, mas ainda é só um projeto. Abcs

    2. Muito interessante.
      Pena que em 6 anos eu ainda não serei FIRE para contribuir com meu depoimento hahahaha
      Mas falando sério, adorei sua ideia e adoraria ler esse livro. Tomara que consiga transformar esse projeto em realidade.

    3. Legal Filipe. Bom saber que há interesse. Este projeto sairá sim, basta tempo e dedicação, coisas que no momento meu emprego não proporciona além deste blog. Abcs

    4. AA40, aqui fala aquele cara estrangeiro que descobriu o seu blog atraves da sua entrevista no site Millenial Revolution, e com quem voce conversou sobre diferenças no IR americano.

      Realmente acredito que o seu blog so melhorou durante este tempo, com conteudo e case studies cada vez mais relevantes. Parabens!

      Com certeza, o melhor de tudo foi a sua grande contribuiçao original das SWR's no Brasil. Existia uma grande omissao/lacuna neste sentido. Pode me incluir como comprador do seu livro. Apenas uma recomendaçao para o livro e mais artigos aqui: utilizar os mesmos ferramentos para testar a viabilidade das SWR's de 4,5% e 5,0% nas carteira aqui. La fora nos EUA, para a minha carteira eu so utilizo uma SWR de 4,0% (na verdade, um pouco a menos). Aqui, como voce ja testou, funciona de maneira sustentavel, e acredito tal vez um pouco conservador. Seria muito bom aplicar este teste para tais SWR's nas carteiras aqui – no final seria justamente isso que vai determinar a sustentabilidade do meu FIRE – e acredito, o FIRE dos outros aqui, inclusive tal vez o seu. Obrigado por considerar. Abraço e vida longa para seu blog!

    5. Oque eu mais admiro no seu blog é sua capacidade de explorar os assuntos financeiros sem misturar sua vida pessoal e ainda sim deixar os posts interessantes. Tem pouquíssima informação sobre você e seus investimentos porém os assuntos abordados são relevantes para a caminhada FIRE, fugindo do cotidiano dos blogs com fechamento mensal, metas, etc…

      Quanto a educação financeira do nosso povo os grandes vilões serão sempre os bancos, eles obviamente não tem o menor interesse que a população aprenda a investir em ativos de baixo custo.

      Sr. IF365

      Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
      http://www.srif365.com

    6. @Anon: OK. Boa ideia. Vou explorar mais as outras faixas de SWR aqui. Bom saber do interesse no livro. Abcs
      @365: Obrigado pelas palavras 365, na verdade no que invisto está ai no menu portfolio, apenas não publico resultados mensais e metas pq como já falei isto é muito pessoal e não acho que contribua para nada saber que meu rendimento foi x ou que minha net worth é Y. nada contra quem o faz, pois ai é mais um diário e se é motivador ótimo.
      Em relação aos bancos, sim mas diria que só os maiores. Tem bancos menores oferecendo CDBs bem interessantes, já liberaram TD grátis e aos poucos vão se antenando que a concorrência vem ai. Estou otimista quando a isto e quem sabe o novo presidente promova ainda mais isto, ou seja, vai ficar um pouquinho mais difícil para eles no futuro.
      Abcs

    7. AA40 acho que seu blog ainda tem muito potencial de crescinento. Acho incrivel vc produzir conteúdo de qualidade com esta frequência e ainda manter un trabalho full time. O livro sera uma grande contribuicao. Talvez no futuro incluir uma parte no site com recomendações da comunidade FIRE de produtos e serviços com boa relacao custo beneficio. Quem sabe os links afiliados possam gerar renda para o blog. Sou um pouco ignorante em relacao a monetizacao de sites. Ignore se nao fizer sentido.

    8. É um desafio ABN, trabalho, família basicamente ocupam 100% do tempo. Otimizo ao máximo lendo, pesquisando e escrevendo nos poucos intervalos que tenho no trabalho. Na verdade consigo ser mais produtivo assim do que quando tenho tempo livre (se ainda lembro bem como era pois faz tempo).
      Tenho que aprender sobre links afiliados para tentar aumentar a renda ou ter alguma afinal. Obrigado pela dica das recomendações,vou pensar em um espaço para isto. Abcs

  1. "Não há nada de errado em começar a guardar dinheiro e investir na poupança, mas, quando juntamos um certo valor, precisamos pensar que existem opções melhores"

    reescrevi esse trecho pois a poupança está sendo crucificada em qualquer vídeo ou blog de investimento.
    Eu mesmo não tenho vergonha de dizer e uso a poupança como parte da minha reserva de emergência, mesmo que renda um pouco menos que Selic do TD ou CDB de banco (aqui tenho preferencia para CDB 100% CDI com liquidez diaria);
    Vamos supor que tenha 2000, 5000 ou 10000 R$ aplicados na poupança (tenho o montante dividido praticamente em 20 dos 30 dias do mês); em 1 ano essa disponibilidade imediata vai me custar quanto por não tela investido em outra modalidade? Uma merreca

    1. Exato Diego, não acredite tanto nestes que crucificam a poupança por que ela sim tem seu valor, não como investimento, para uso diário ou mesmo reserva de emergência de baixos valores pois como bem diz o custo é muito baixo, mas mesmo assim é menor que deixar na conta corrente. Menos trabalhoso também que ficar levando e trazendo do banco para a corretora.
      Diria que acima de R$ 10.000 é que começa a ficar mais significativo. Abcs

  2. AA, devo discordar num ponto: na situação exata atual (LCA a 83,25% do CDI, Selic a 6,4% a.a.), o LCA do BB rende mais que Tesouro Selic! Uma mixaria a mais, mas realmente não se pode dizer que quem o compra está perdendo dinheiro. Isso se dá por conta da taxa de custódia da B3, que não pode ser ignorada. Então, para quem tem acesso ao produto (acho que é só pra cliente Estilo), é sim uma decisão mais inteligente para reserva de emergência que o tradicional Tesouro Selic, mesmo com as taxas zeradas de qualquer banco ou corretora.

    1. Depende do prazo já que o IR é regressivo. Menos de 2 anos sim. Também não esqueça do período de carência de 90 dias da LCA então para reserva de emergência pode não ser a melhor opção. Abcs e obrigado pela observação

  3. AA40,
    descobri seu blog há pouco tempo, como dito em comentários anteriores.
    Caso queira contribuição para seu projeto fire, estou à disposição.
    Como vc disse acima, eu era FIRE antes mesmo de saber o que era isso. Cheguei até seu site, através de pesquisas sore FIREs estrangeiros (pq BRL não conhecia nenhum, rs).
    Estou neste tipo de vida há muito tempo e digo a todos que vale muito a pena.
    Há muito esforço, críticas de que ainda está na Matrix, mas dará certo.
    Eu sou a prova viva…tive um estalo há alguns anos atrás quando estava dando uns K para os bancos e vi que não tinha nada ao meu redor..
    Sigam em frente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *