O custo de manter uma vida social

A maioria de nós frugais que está na busca da vida FIRE se depara constantemente com uma difícil decisão. Happy hour, jantares e festas em grupos. Ir ou não ir, eis a questão ! Muitas pessoas mais extrovertidas dão muita importância a isso, enquanto a maioria de nós, introvertidos, não ligamos de não mantermos nossos laços sociais tão amarrados.

Uma pesquisa nos EUA mostrou que 73% dos millenials já “ficaram no vermelho” por causa de atividades sociais com amigos.
Nossa vida social é muito concentrada ao redor de comida e bebida, no Brasil principalmente bebida. Happy hour com os amigos do trabalho, da faculdade, shopping, balada, etc. Sabemos bem que este hábito é inimigo mortal do seu orçamento mensal porém é muito difícil mudar ou dizer não sempre. 
Uma das dicas dos FIREs americanos é sair na frente, ou seja, propor atividades que vão machucar menos seu orçamento e propor antes que os outros proponham um happy hour naquele bar mais caro do bairro. Por exemplo, uma pedalada com os amigos no final de semana, jogar poker ou vídeo game, um show grátis no parque, um daqueles jantares na casa de alguém onde cada um leva algo, etc.

O Poder do não

Um vídeo bem bacana sobre como falar não para coisas que você não gosta ou precisa evitar para focar no seu objetivo é da Nathalia do canal Me Poupe! Assista aqui.
Toda vez que você não quer fazer algo mas faz mesmo assim por pressão de alguém você se lasca
Isto é verdade. Você cede a pressão de ir no tal do happy hour, chegando lá o pessoal começa a beber sem controle, o pessoal começa a sair e deixam a conta toda ou boa parte para você pagar? Já não aconteceu com você? Sempre tem aqueles amigos folgados que fazem isso.

Limite


Você não deve ignorar todos os convites de happy hour com seus amigos ou logo ninguém mais o convidará e será isolado. Você precisa ter um sistema para sair sem esvaziar totalmente sua carteira. Impor um limite, ir apenas uma vez ao mês por exemplo. Separe um pequeno orçamento para tal e não o ultrapasse por nada. 

Sinceridade

Outra boa forma de se livrar da tentação é ser sincero, dizer que está no vermelho, com dívidas toda vez que alguém propor uma atividade cara que você acha que não vale a pena. Lembre-se do nosso post: Pense em FIRE como uma dívida que você tem que pagar e use isto em seu favor.

Você se torna como um deles


Jim Rohn, um famoso palestrante motivacional costuma falar que você é a média das cinco pessoas com quem passa mais tempo, e isso também vale para a sua vida financeira.
Se seus amigos estiverem focados em se tornarem bem-sucedidos financeiramente, provavelmente você obterá sucesso financeiro também. Se sua turma está acumulando dívidas de cartão de crédito no bar todo final de semana, você provavelmente acabará no mesmo barco. Escolha as pessoas com quem você gasta seu tempo com sabedoria. Um amigo que era muito divertido nas festas da faculdade pode não ser a melhor pessoa para se cercar se você quer construir uma vida FIRE no futuro.
Você que busca um(a) companheiro(a) frugal para um relacionamento provavelmente não vai encontrar em bares caros e na noite. Pessoas naturalmente frugais vão evitar estes locais, mas poderão ser encontradas em programas de voluntariado, festas comunitárias, parques, praticando esportes, etc.

Falando em networking

Acontecerá em breve o Chautauqua FIRE 2018. Não sabemos de algum brasileiro que tenha participado de algum Chautauqua alguma vez então fica a dica para socializar com os maiores FIREes do mundo: https://www.fichautauqua.com/ 




36 thoughts on “O custo de manter uma vida social

  1. Bacana o post.
    Como alternativa de diversão a baixo custo, eu e minha digníssima companheira costumamos fazer programas só nós dois. Assim não há pressão de terceiros e gastamos com o que gostamos e de acordo com nosso limite.
    Além disso, priorizamos programas caseiros. Reunimos a família e fazemos comida em casa, cada um ajuda levando uma coisa.
    Nos divertimos do nosso jeito e com nosso orçamento.
    Seu post traz boas reflexões sobre autocontrole, conhecer a si mesmo e tentações mundanas.

  2. Bom dia pessoal.

    Tenho uma duvida como me cercar com pessoas melhores e até de um patamar diferente, sem me estrangular financeiramente?

    1. Defina "pessoas melhores", por gentileza. Se for melhores no que tange o financeiro não tem jeito. É preciso gastar para estar no meio deles. Não tem como fugir disso.

      Vou falar de uma experiência própria.
      Eu(Engenheiro Civil, 29) e minha esposa(Arquiteta, 27) somos de BSB e aqui tivemos que fazer diversos "gastos", que na verdade foram investimentos(digo isso porque já começo a ter um retorno satisfatório).

      Carro importado —> fundamental para visitar clientes abonados
      Mensalidade cara em Clube —> está próximo de quem tem dinheiro, networking, etc Escritório na área nobre da cidade —> valorizar meu negócio, nicho alta renda
      Frequentar eventos de ricos —> discretamente apresentar, distribuir o contact card

      E por ai vai, no começo ficamos extremamente apertados financeiramente, agora já estamos bem, os negócios estão fluindo. Tudo devido a essa mudança de patamar.

    2. Pessoas melhores são pessoas com os mesmos interesses que você.
      Fiquei um pouco impressionado que o anon de BSB precisa ter tudo isso para visitar clientes e fazer networking. Você é um engenheiro, para que isso? Só se vc for dono de construtora tlvz. Abcs

    3. Como engenheiro civil tb não acho necessário essa ostentação. Agora, uma arquiteta, se trabalha com interiores e deseja conseguir clientes num nicho de alto padrão, precisa realmente passar essa imagem de bem sucedida, ostentar realmente. O rico não vai fazer uma decoração com arquiteto que chega em sua casa em carro popular. E para conseguir os contatos, tem que estar junto a essas pessoas…

    4. Então pessoal muito obrigado pelas respostas.
      O que quis dizer com pessoas melhores foi o que o AA40 disse mesmo….
      É muito difícil lutar contra a mare, e não ser influenciados por essas pessoas que não pensam no amanha.
      A verdade é que eu queria muito dar um UP no meu networking, porque se sou a media dos 5 que convivo ta complicado para mim.
      Acho que se existisse uma mentoria para a vida seria mais fácil né?

      Obrigado galera!
      Por favor comentem.

  3. Estava pensando nisso hoje, como eu gostaria de ter mais amigos FIRE… nas verdade se eu tivesse UM já me daria por satisfeito!rs No meu circulo de amizades ninguém pensa nisso e a gastança em bares corre solta, uma conta do bar em um hotel aqui no Oriente Médio não sai por menos de 400 pilas por pessoa! Por isso evito esse tipo de eventos e me restrinjo a comparecer ao bom e velho churrasco na casa dos amigos, ali consigo controlar melhor o quanto irei gastar levando minha própria cachaça e a carne. Acho o custo beneficio desses eventos bem melhor dq bares… mas como disse a dificuldade em encontrar um grupo de amigos FIRE me incomoda bastante.

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    http://www.srif365.com

    1. Verdade. Somos tão poucos e espalhados pelo mundo que fica difícil fazer amizades FIRE sinceras. O jeito é usar a internet para isso.
      O anonimato também não ajuda muito.
      Creio que deveríamos começar a participar dos Chautauquas. Está para acontecer o próximo na Grécia. Ai sim conseguiriamos fazer um belo networking
      https://www.fichautauqua.com/

  4. Como disse o Sr. IF365, também me contentaria com apenas um amigo. Mas é muito difícil encontrar. Mais difícil ainda é conhecer alguém o suficiente para comentar aspectos da vida financeira.
    Enquanto não encontro o amigo, agradeço a Deus pela internet e por esse site.
    É um alívio no meio de um mar de pessoas que só pensam em gastar.

  5. Eu queria encontrar só uma mulher que me quisesse e entedesse o meu “pão-durismo” e objetivo de aposentar cedo e viver frugal! Isso sim é fogo!

  6. Amigo, na sua visão como encontrar uma mulher que tenha uma mentalidade semelhante em relação a dinheiro? É aquela história, é melhor só do que mal acompanhado.

    Um abraço.

    1. Concordo que é melhor só do que mal acompanhado. Geralmente você não vai encontrar uma companheira assim em bares e na noite. As que tem a mente frugal evitam isso assim como nós. Você tenderá a encontrar pessoas assim fazendo trabalhos voluntários, festas comunitárias, parques, praticando esportes, etc.
      Para quem já está em um relacionamento o melhor é abrir o jogo sobre FIRE e o objetivo futuro. Geralmente dá certo mas sempre haverá dias em que um dos dois não estará com saco para pao durismo. É preciso considerar isto no orçamento tlvz, como um dia ao mes para chutar o balde (mas nao muito) To virando consultor de relacionamentos hahaha abcs e bom fds!

    2. Gostei da dica de relacionamento uahaha. E é a mais pura verdade, minha esposa é um exemplo disto. Extremamente frugal, não curte baladas, já fez trabalho voluntário. Um exemplar raro de ser humano.

      Abraços!

  7. Acho legal quando a pessoa é segura e confiante no que está fazendo, neste caso sendo frugal, tendo uma vida mais simples. Esta auto confiança te ajuda a não precisar ter que fazer coisas que você não quer e nem gosta para agradar os outros. Isto é, você não fica inseguro de perder os amigos e de deixar de fazer amigos. Eu sempre andei com pessoas super diferentes de mim, que gostavam de comprar roupas caras, iam a bons restaurantes com frequência, gastavam muito dinheiro com eletrônicos e viagens de férias. Eu não fazia nada disso e muitas vezes dizia não aos convites, mas estava presente em momentos importantes. Sempre mantendo a lealdade e a solidariedade. Essa postura coerente e com um certo grau de generosidade ajuda muito a consolidar boas amizades. Se você tem que se adaptar 100% a dinâmica social de outras pessoas para fazer parte, pule fora, é uma roubada. Abri mão de forma consciente de circular em altas rodas, pois isso significaria ter que assumir gastos com roupas e determinados programas super caros. Muita gente dizia que estava abrindo mão do networking, mas há formas bem mais eficientes e baratas de se promover profissionalmente. Infelizmente falar abertamente sobre vida financeira é algo que não tenho muita expectativa de ver acontecer. Quase todo mundo ao meu redor é vive numa bagunça financeira. Mas eles acham que está tudo bem, que sou para dizer o contrário.

    1. Perfeita colocação ABM. Vejo que muitos usam a desculpa do NETWORKING para gastar mais e viver na alta roda as custas de sua sustentabilidade financeira. Salvo raros casos isso tenda a não valer a pena nem pessoalmente muito menos financeiramente. Abcs

    2. "Mas eles acham que está tudo bem, quem sou para dizer o contrário"

      Esta é uma boa colocação. Quando existe essa crença arraigada de que "a vida financeira é sempre difícil mesmo", fica muito complicado a gente ter conversas produtivas sobre como lidar melhor com o dinheiro.

  8. Minha dica para achar uma mulher mais frugal é focar nas que gostam mais do dia do que noite. Baladeiras / botequeiras em geral serão mais "gastadeiras" também.
    Quanto a sair muito a happy hours, uma outra dica é tentar influenciar o local do evento, sugerindo um lugar onde tenha comanda individual, pois com turma grande, no final quem bebe menos sempre se dá mal.
    Abs.

    1. Muito bom SF. Verdade, quem bebe menos ou fica até o final sempre se dá mal e acaba pagando pelos outros. Uma das piores coisas dos happy hours e sempre tem um pessoal folgado pra caramba que faz questão de fazer isso ! #abaixoaofolgado Abcs

    2. Isso é um saco mesmo!! O que eu faço, normalmente, quando saio nas raríssimas confraternizações do trabalho, é não consumir absolutamente nada. Dessa forma, é mais fácil você não participar da divisão da conta no final.

      Entretanto, se vc for visto consumindo alguma coisa, aí já fica mais difícil, mesmo que você só tenha pedido um petiscozinho…

      De qualquer forma, acho que vale a pena, às vezes, se passar como chato ao sugerir que as contas sejam pagas individualmente. É uma cultura que tem que ser implementada.

  9. Prezados,
    encontrei esta página aleatoriamente na internet, porém, eu e minha esposa estamos no FIRE há algum tempo..
    Desprezava outros sites, pq (e sem preconceitos), eles são 'motivacionais' e a meu ver, pouco construtivos, ou seja, se limitavam a falar 'vc vai conseguir', 'tenha foco', porém, sem muita praticidade..

    E, como vi que todos aqui querem amigos FIRE, inclusive eu, pois como vocês falaram, poucas pessoas entendem e muitas criticam, poderíamos montar grupos de whatsapp ou algo do tipo para realmente estabelecermos contato, o que acham?

    1. Legal RPB. O único problema é que a maioria quer permanecer anonimo neste meio então fica um pouco difícil, mas quem quiser fiquem a vontade para compartilhar os contatos abaixo. Vc tem um blog ou um local onde vc conta sua historia e como vive da vida FIRE? Tem muitas pessoas como nós que adorariam saber mais sobre alguém que já é FIRE.
      Abcs

  10. Engraçado isso….a turma reclama que não tem amigos FIRE e quando um propõe se conhecer o pessoal não quer sair do anonimato.

    Em relação ao post, o AA40 sempre nos presenteando com boas reflexões.
    Eu fujo de todos os convites, já sou conhecido como anti-social… fazer o q. é o preço que se paga, nesse caso é o dinheiro que se guarda….

    Se precisa ter carro importado como investimento e se tem um bom retorno, isso que importa. Será que Cristiano Ronaldo é caro pra Juventus? Com certeza não, pois o retorno que ele dá ao clube é bem maior.

    Tb gosto dos passeios a dois, e no máximo um churrasco a cada 3 meses com os amigos. De resto invisto em atividade física, bem mais saudavel e barato.

    abs e bons investimentos

    1. AA40 e ANÔNIMO,

      caras, a questão não é tirar fotos e postá-las no facebook (rs), p.ex., mas, apenas realmente trocarmos informações sobre dinheiro, riqueza e tb o movimento fire. Falo isso, pois é (e provavelmente continuará assim), extremamente difícil encontrar pessoas que pensam como todos que estão aqui..

      Eu mesmo, poderia passar todo o conhecimento que adquiri ao longo dos anos para ajudar qq pessoa aqui que tenha interesse em mudar sua vida e não ficar tão dependente do dinheiro e trabalho como a esmagadora maioria das pessoas que conheço. Acho que vcs concordam que poucas pessoas gostam deste assunto e possuem um conhecimento básico. Pelo menos, todas as vezes que tentei falar sobre dinheiro (e não como gastá-lo, rs), fui simplesmente massacrado pelo resto da matrix (rs)…

      AA40, sua página e iniciativa são muito boas, porém, se todos ficarmos dispersos e não trocarmos experiências, poderemos realizar ações ou omissões que outras pessoas já fizeram e deram certo ou vice-versa.

      Abçs!

  11. Excelente post. Confesso que o meu pecado é sair para jantar com meu noivo em restaurantes caros 1 ou 2 vezes por mês. Isso não compromete meu planejamento financeiro (pois felizmente eu consigo poupar parte significativa do que eu ganho), mas dá uma pontada no coração passar o cartão de crédito ao final.
    Sobre gastar em eventos sociais, evito isso ao máximo. Nada de "sentou sorriu" e nada de ir pedindo bebidas sem olhar o preço. Simplesmente não consigo fazer isso.
    Por fim, sobre encontrar mulher em balada, acredito que exista todo o tipo de mulher em todo o tipo de lugar. Eu conheci meu noivo na balada e eu sou a FIRE do casal (ele não é gastão, mas tb ainda não está totalmente na mentalidade FIRE, rs).

    1. Obrigado por compartilhar sua história Anon. Não vejo nada errado com sair 1 ou 2x ao mês desque que isto esteja no orçamento e você não gaste mais daquilo, ai esta nos planos, mas te entendo o sentimento de burning money!
      Abcs

  12. Muito bom AA40!

    Há mais de um ano escrevi sobre equilíbrio e está na lista trazer a ideia de novo. Tudo na vida é equilíbrio, não precisa deixar de ir mas também não precisa ir em todas.

    Com o passar dos anos naturalmente a gente vai gastando menos. Já sai com amigos e colocávamos combo à mesa, hoje saio mas é outra pegada e combos como antes não fazem mais parte da realidade. E olha que hoje tenho muito mais condições de colocar combos que antes.

    Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *