Subscribe

Black Friday? 13º Salário ? A melhor compra é a sua liberdade !

O décimo terceiro salário já começou a ser depositado e com ele sempre vem aquela vontade de investir mas que, para a maioria dos brasileiros, não vai passar de vontade pois gastarão tudo com presentes de final de ano, gastos supérfluos ou os dois, afinal quem não comprou na Black Friday, Cyber Week, Giving Tuesday, Weeping Wednesday, ou vai comprar para o Natal, viagem de férias, etc. Todos estão ai para tentar tirar de você seu precioso e suado dinheirinho. Depois disso começam a chegar IPVA, IPTU, Seu conselho profissional (CREA, OAB, CRM, CRC) e muito mais.

Ninguém vai pegar meu dinheirinho não!
[Americano gastou cerca de $418 em média nesta Black Friday. Pico chegou a $1 milhão por minuto]

Abaixo algumas estratégias para você não gastar ou gastar com moderação neste período do ano:


1) Respire fundo: Qualquer site que você abra neste período verá chamadas para promoções imperdíveis e tudo mais que o marketing faz para tentar te pegar. A primeira reação é não clicar. Respire fundo e vá até o site que você realmente queria ir. Lembre-se que depois do Natal e Ano Novo é quando as promoções são realmente interessantes - espere um pouco mais. 

2) Anote suas necessidades: Manter tudo anotado ou mesmo ter a real noção do que está precisando "comprar por necessidade" e ir em busca do item, sem se perder em promoções e ofertas tentadoras de produtos que você não está precisando. O marketing tenta criar em você a necessidade do produto, mas no fundo você tem que manter o controle e dizer que não precisa daquilo - pronto, você venceu o marketing  [e manteve seu suado dinheirinho, como diria o tio patinhas.]

3) Descadastre-se de catálogos e sites de compras: Aqueles e-mails marketing que recebemos diariamente é uma ótima maneira do marketing trabalhar a favor do vendedor, mas nunca a favor do consumidor, então a melhor coisa a fazer é se descadastrar deles. Você sempre terá o Google ou o Buscapé para procurar o produto que você precisa quando você precisar e não na hora que eles acham que você precisa comprar.

4) Compre usado: Muitas coisas que você quer comprar novo estão a venda em sites e aplicativos de venda de usados por uma fração do preço. Coisas com pouco uso e em bom estado estão a venda ao redor de você a todo tempo. Você não receberá isto em e-mails marketing nem em propagandas nos sites que você abrir por que as empresas de varejo não fazem dinheiro com isto né! Aplicativos como OLX e mesmo aquele bazar ou brechó do seu bairro pode ter exatamente o que você procura por 10% do preço de um novo.

5) Prepare-se para Janeiro:  Todos sabem mas é bom avisar novamente que Janeiro está ai e com ele a carga de impostos e custos anuais novamente. IPVA, IPTU, Seu conselho profissional (CREA, OAB, CRM, CRC), além de material escolar, vestuário e muitos outros custos. Guarde boa parte do 13° salário para isto e pague com desconto o que puder !

O restante, INVISTA. Não há compra melhor que comprar sua liberdade - aliás esta é a única compra parcelada que você realmente precisa fazer !!!

E você, conseguiu resistir a Black Friday, Cyber Monday, Giving Tuesday, etc?  Deixe abaixo quanto do décimo terceiro salário você investiu:

[Confira o Top 5 Semanal com os melhores artigos da semana no facebook do AA40]


20 comentários:

  1. Consegui resistir como poucos...sou pior que o tio patinhas!

    ResponderExcluir
  2. Eu sobrevivi a mais uma Black Friday hehe.
    Na verdade eu trabalho na área comercial, então meu foco na Black Friday sempre foi fazer a empresa vender MUITO, para que eu possa aumentar meus rendimentos e, consequentemente, meus investimentos. Raras as vezes que aproveito um desconto na BF.
    Suas dicas foram ótimas. Já faço algumas delas!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Stark. De BF em BF vamos sobrevivendo. Que bom que gostou do post. Abcs

      Excluir
  3. Prezado AA40! Que grata surpresa seu post. Gostei das suas dicas. Principalmente da "Respire" cheguei parar para respirar aqui! Gostaria de acrescentar uma dica, hehehe, pode? Espero que sim. Tem uma coisa que tem funcionado muito bem comigo, talvez funcione com mais pessoas. Quer saber o que é? É o conserto de minhas parafernálias. Celular e notebook quebrados, por exemplo, consertei e poupei muito. E vocês, costumam consertar as coisas ou correm logo comprar coisas novas?

    Forte abraço da família Sou Poupador!
    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que pode SP. Vc é um leitor de honra aqui ! Muito boa a dica. Antes de tentar consertar eu tento fazer manutenção preventiva como com o carro por exemplo. Celular e notebook com certeza vale a pena consertar em muitas vezes principalmente quando é só tela quebrada. Vc consegue comprar uma outra muito barata e vc mesmo consegue facilmente usando video no youtube realizar a troca. Isso vale para eletrodomesticos e muitas outras coisas. Youtube te mostra tudo hoje como fazer. Só não faz quem é preguiçoso mesmo. Forte abraço

      Excluir
    2. Não poderia concordar mais com a mentalidade de "conserte você mesmo". Eu gosto de comprar as coisas e usá-las até realmente não for mais possível consertá-las. Recentemente, por exemplo, a pulseira do meu relógio se desprendeu. Em vez de gastar uns R$20 pra comprar outra, eu a consertei: bastou um clip de papel e alguma criatividade.

      Abraço!

      Excluir
    3. Também sou adepto dessa! Infelizmente aqui no Canadá a mentalidade é bem diferente, dessa forma é difícil encontrar itens de reparo, mas não Impossível. Tanto uso muito as Thrift Stores aqui (“segunda mão”). Geralmente encontramos coisas muito boas em perfeito estado e uma pechincha.

      Executivo Investidor
      www.executivoinvestidor.com

      Excluir
  4. Olá AA40! Gostei das dicas do texto. São simples e, se praticadas, contribuem positivamente com o nosso bolso. Gostei especialmente da dica "Anote suas necessidades". Essa me ajuda bastante para refletir e ver o que realmente é necessário para comprar, mas priorizando o objetivo da independência financeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Luciana. Anotar ajuda muito ou mesmo saber o que comprar e não comprar outras coisas pq estão "baratas". Força de vontade conta muito. Abcs

      Excluir
  5. Esse ano vou gastar a segunda parcela do meu 13o pra viajar.

    Já atingi a meta desse ano (e passei em 20% o que pretendia inicialmente), tá bão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal anon. Sim é sempre bom nos recompensarmos quando os esforços compensam mais que o planejado. Parabéns e boa viagem. Abcs

      Excluir
  6. Ótimas dicas! Ando super adepta do comprar usado ou mesmo aceitar doações. Roupa de criança é uma coisa que quase nunca compro, acabo ganhando de amigos e repassando as antigas. Há 2 meses comprei uma cadeirinha pra bicicleta no mercado livre por metade do preço de uma nova. Além de economizar acho que comprar usados é sustentável. Varias pessoas guardam varias coisas por dó de jogar fora e ficam super aliviadas de passar adiante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente SS. Imagina a quantidade de coisas que as pessoas não estão mais utilizando e ficam guardando com dó de colocar fora. Revender ou doar é muito mais sustentável, humano e certo.
      Abcs

      Excluir
  7. Boas dicas, curti a analogia de comprar a liberdade!
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Bom dia AA40, muito bem colocado! Um desafio que tive quando vim para o Canada foi manter o foco no “necessário”. Os preços são relativamente mais baixos que no Brasil, e o consumismo apesar de menos que nos EUA, ainda é bem maior que no Brasil. Nessas horas ajuda muito tem a Sra Executiva no mesmo “barco” e nos ajudamos nesse sentido de não gastar tanto em supérfluos.

    Executivo Investidor
    www.executivoinvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal EI. Pois é, ter uma companheira com a mesma mentalidade frugal em pról de algo maior ajuda muito. Bom pra vc. Abcs

      Excluir
  9. Caro AA40, sou leitor do seu excelente blog, mas comentei apenas poucas vezes... Não quero ser intrometido, mas tenho uma curiosidade e vou explicar pq: Vc foi sozinho ou com a família aí para os EUA? Estou numa situação parecida, com muita vontade de aceitar um período fora, mas a patroa não topa a ideia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitor, me manda um e-mail no aposente40@outlook.com. Prefiro não comentar muito sobre isso publicamente. Abcs

      Excluir

Mensagens ofensivas e críticas infundadas não serão toleradas. As mensagens aqui postadas podem não representar a opinião do blog AA40. Os posts aqui mostrados não representam sob hipótese nenhuma recomendações de investimento.