A maioria das pessoas não levarão FIRE a sério. Mas isto não é ruim !

Depois das reportagens sobre FIRE publicadas pelo G1 da Globo, pelo Uol e vários outros veículos, todos copiando a mesma reportagem da BBC, comecei a receber inúmeros emails de pessoas e mesmo veículos de notícias que leram e acabaram encontrando o blog AA40. 
Embora a reportagem não mencione a comunidade FIRE brasileira – acho que a maioria nem imagina que existe uma – os leitores acabaram pesquisando no Google sobre o tema e nos encontrando. A maioria felizmente são de elogios, surpresa com a ideia, buscando entender melhor o que e como fazemos, etc.

Para a minha surpresa fui contatado pelo canal de TV GNT buscando aposentados antes dos 40 para participar de um programa deles, porém, como sabem, todos (inclusive eu) querem permanecer anônimos e não querem dar as caras. Além disso a maioria de nós da blogosfera e leitores ainda não chegamos lá e estamos em busca de atingir FI e/ou RE. Provavelmente daqui a alguns anos teremos vários exemplos de FIREes brasileiros, sendo o SRIF365 um dos primeiros que chegou lá. Se mesmo assim tivermos algum leitor que já atingiu FIRE antes dos 40 e quer falar na TV em nome da comunidade FIRE, por favor me envie um email.

Os comentários nas reportagens

Uma das coisas mais interessantes sobre estas reportagens são os comentários que elas recebem. Veja abaixo uma seleção dos “melhores” comentários. Quer ver mais clique nos links das reportagens acima e divirta-se !

Fonte: recorte de tela do sites g1 e uol em 21/112018

Acima alguns exemplos dos mais diversos comentários. Obviamente preservamos as identidades de quem postou, mas percebe-se de tudo. Os primeiros por exemplo nota-se claramente que não possuem o mínimo de noção de finanças e matemática financeira, quiça sabem o conceito de juros já que simplesmente multiplica os rendimentos por 20 anos. Einstein se revira em seu túmulo !
Assumem que o sujeito passará 20 anos ganhando um salário mínimo e não fará nada de proativo para ganhar um pouco mais! Uma pessoa com tamanho grau de acomodação não merece ser FIRE !
Depois vemos a falta de noção sobre impostos e mal sabem eles que a carga tributária do Brasil é inferior a muitos dos países citados na reportagem e o investimento na “poupança” e seus 3%aa e inflação em 20%. Outros apelam para o “viver na miséria” e deixar para a família. Enfim, escolha o melhor. 
Vocês poderiam achar que o AA40 fica triste ou revoltado com estes comentários, mas pelo contrário. Isto me deixa até aliviado pois quem comenta e a maioria dos leitores não tem noção do que estão falando e é por isso que não acreditam ser possível. Isto só prova que o problema é com eles e a falta de educação e não com a falta de dinheiro ou por viver em um país como o Brasil como alegam. 
Isto faz do nosso trabalho de educação financeira do AA40 e da blogosfera cada vez mais importante e necessário.

FIRE não é para todos e isto é bom !

Do ponto de vista financeiro e exequibilidade, FIRE é sim para todos, mas vamos ser realistas aqui, poucos farão o que é preciso para ser FIRE, e isto é bom. Se todos ou uma grande parte da população atingisse FIRE antes dos 40 seria simplesmente insustentável para a economia. Não existiria crescimento econômico com boa parte da população não produzindo bens e serviços. Como as ações das empresas iriam crescer e pagar dividendos? 
Felizmente poucos levarão FIRE a sério e poucos farão o que é necessário para atingir a meta e isto não é ruim de forma alguma. E nós que vamos conseguir, precisamos muito daqueles que postam comentários como os acima, pois são justamente eles quem trabalharão para que as empresas cresçam e deem lucros e nossas ações possam aumentar de preço e pagar dividendos cada vez maiores ! São eles quem pegarão empréstimos pagando juros altos para que nossos CDBs, LCIs, LCAs, debêntures, ações de bancos, de seguradoras, de construtoras e muitos outros possam crescer e render JUROS para nós FIREEs. Nós precisamos da manada!
Você sabe (se leu nossa página do comece aqui) que a velha desculpa do “ganho pouco” não cola. Você sabe que FIRE não busca viver uma vida miserável. O verdadeiro FIREe sabe de tudo isso. Ignore as críticas da manada e siga seu plano!

Quem quer se dar uma chance, estaremos aqui

Estaremos aqui para aquelas pessoas que já se deram conta que estão na corrida de ratos. Muitos dos ratos não conseguem se dar conta que estão no labirinto então eles não buscam uma saída. Sabem que não está legal mas não sabem o por quê e ai culpam o país onde nasceram. Quem sabe se tivessem nascido no Congo seria melhor ?! 
Quando estes ratos, mais cedo ou mais tarde, (esperamos) se derem conta disso, estaremos aqui, o AA40 e toda a firesfera pronta para oferecer gratuitamente ajuda, dicas, sugestões e, acima de tudo, uma comunidade de pessoas com ideias similares e um único objetivo geral, o de conquistar a liberdade financeira !


Relacionado

50 thoughts on “A maioria das pessoas não levarão FIRE a sério. Mas isto não é ruim !

  1. Aa40, SENSACIONAL!!!

    Apesar do conceito de FIRE e suas vantagens parecerem muito óbvios para nós, para 99% da população não é.

    E isso é excelente. Afinal, como você mesmo disse, se todos seguissem o FIRE, ele seria o compartamento da manada.

    Sempre temos que ser contra a corrente.

    Agora, sabe de algo do FIRE no Japão? Tendo em vista que lá se tem deflação, deve ser bem interessante o que eles pensam sobre FIRE. Vou pesquisar e posto aqui depois.

    Um grande abraço,

    1. Exatamente Rick. Se todos fizessem isso não seria sustentável. Só uma minoria chegará lá felizmente.
      Pois é no Japão deve ser muito difícil. Renda fixa nem pensar. Só bolsa mesmo. Compartilhe conosco o que encontrar por favor. Abraço

    2. Tenho minhas dúvidas se uma adesão maciça à filosofia FIRE seria insustentável… Acho que, no final das contas, teríamos pessoas & comunidades mais felizes, trabalhando menos, dedicando-se mais aos seus próprios interesses etc.

    3. F.H, eu nao seria capaz de colocar o que vc falou em melhores termos. Realmente compartilho desta ideia, pois acho que o mundo tem potencial para ser um local de abundância e nao de escassez. Entretanto, os valores e referenciais hoje sao tao opostos ao que vc escreve que fica dificil para muitos notarem que isso pode ser bom. É impressionante a competição entre as pessoas para ver quem tem mais compromissos. O estatus atribuido ao excesso de trabalho é deprimente nao minha opinião. É libertador encontrar sua identidade e seu lugar no mundo para alem dos papeis formais.

    4. Na parte pessoal e de sociedade sim FH, mas do ponto de vista puramente econômico acho difícil ser sustentável. Nos EUA certamente não, onde a base da economia é consumo e mais consumo e produtividade no trabalho. Enfim, é uma longa discussão

    5. Como o Aa40 disse, a rentabilidade do juro, e, por consequência, a base da filosofia FIRE, vem justamente de quem gasta, arrisca, se endivida.

      Daí temos juros e dividendos.

      Se todos ficassem guardando igual a nós, não teríamos rentabilidade e sim uma taxa de retirada real do patrimônio.

      Na prática, o que eu vejo que isso significaria é gastar amanhã o que poderia ter gasto hoje. Afinal, sem rentabilidade, somente se postergaria o ato de gastar, sem qualquer vantagem.

      É como penso…

    6. Ah, um adendo post scriptum.

      Não achei nada sobre FIRE no Japão.

      Mas, achei algumas informações interessantes.

      Média de poupança:

      Household Saving Rate in Japan decreased to 12.50 percent in September from 21.20 percent in August of 2018. Personal Savings in Japan averaged 11.63 percent from 1963 until 2018, reaching an all time high of 51.10 percent in June of 2018 and a record low of -9.90 percent in May of 2012.

      https://tradingeconomics.com/japan/personal-savings

      Reportagem que mostra os japoneses poupando menos que americanos em 2015:

      https://www.nytimes.com/2015/03/20/business/international/japans-recovery-is-complicated-by-a-decline-in-household-savings.html

      E,por fim, dicas de donas de casa japonesas para economizar, sendo a mais pão dura que eu já vi:

      Before opening the fridge, think of what you need to get. Open and close it within 3s to save the electricity.

      http://jpninfo.com/11414

    7. Obrigado pela pesquisa Rick. Pois é, acredito que parte dessa baixa tx de poupança seja por não terem uma renda fixa com o mínimo de rendimento e poucos querem arriscar no mercado financeiro tradicional. O caso deles é muito ruim, vejam por que a inflação não é tão baixa assim: Japan's consumer price inflation rose to 1.4 percent year-on-year in October 2018, então estão perdendo dinheiro deixando parado ou investindo em RF. Tlvz por isso eles estao poupando menos e comprando mais…
      PS: Já vi essa dica da geladeira nos EUA tbm mas é bem extrema. Abcs

  2. Olá AA40, tudo bem com você?

    Eu gosto da ideia de segurança e tranquilidade financeira. Mas não a FIRE. Por incrível que pareça, eu não sinto inveja de quem aos 30 ou 40 anos passa o dia na praia e/ou viajando pelo mundo. Se eu fosse assim, com 2 ou 3 semanas eu estaria entediado, querendo me fixar a um local e voltar a trabalhar novamente.

    Sou professor e gosto de exercer minha profissão. Meu início foi bem complicado, por isso gosto de dar valor ao que conquisto e ao que tenho. Gosto da ideia de segurança e tranquilidade financeira, onde eu procure não ter dívidas e sim comprar, viajar, viver, e, se acontecer algum infortúnio, eu ter uma boa reserva de emergência.

    Agora eu acredito é bom a FIRE ser restrita, pois se fosse para todos, a economia e o mundo entraria em colapso. O brasileiro em geral não possui o perfil de FIRE também. Ele chora se precisar guardar alguns valores, mas gasta fortuna com camarotes, bebedeiras e churrasco todo final de semana – destruindo a própria saúde. Mas como disse um comentarista acima, a graça de ser FIRE é justamente não fazer parte da manada.

    Ass:
    Educador Investidor

    1. Educador, como sempre falamos você pode escolher a FI e/ou a RE. Ninguém vai parar as 35 ou 40 e nunca fazer mais nada. O bom é poder fazer o que gosta e quiser não se importando com a parte financeira. Fire é possibilidade e isso é o legal. Abraços

    2. AA faço das minhas palavras as suas, vejo exatamente dessa maneira. Comecei minha vida FIRE no final do ano passado e poucos meses depois eu estava completamente entediado. Era ótimo ir para o parque as 15:00 e sentir o sol na pele enquanto 90% das pessoas economicamente ativas estavam dentro de um escritório, enclausurados e respirando ar condicionado. Eu tive o sentimento de liberdade gigante. Porém isso foi bom por um tempo e percebi que minha mente precisava se manter ativa e com “problemas” para gerenciar. Procurei algo para me manter ativo e hoje posso escolher o que gosto, como quero trabalhar e as condições. Se não estiver bom eu simplesmente mudo. Conto um pouco dessa experiência aqui https://investidoroculto.blogspot.com/2018/11/fire-parte-ii-liberdade-e-o-paradoxo-da.html

  3. Entre os comentários há extremismos clássicos do tipo: Deixar de viver hoje e se eu morrer amanhã?
    Mas também há comentários mais equilibrados. Mas concordo totalmente ou em partes com comentários a respeito de pessoas com menor renda buscarem esse caminho para a IF. De fato pra quem tem renda baixa o caminho é longo mesmo, acho que nesses casos o ideal é ir valorizando ainda mais as conquistas no caminho, como se ver livre de dívidas, começar a comprar bens a vista, poder fazer uma viagem que não faria antes etc, etc.
    A IF vem vindo aos poucos e com ela alguns benefícios que por si só já melhoram de alguma forma a vida da pessoa, acho que o foco também deve ser esse.
    IF absoluta realmente não é fácil pra que tem renda modesta e tem que se virar sozinho, sejamos realistas.

    1. Anon quem tem renda baixa deve ter despesas baixas também então na teoria vai dar na mesma. Tudo o que importa é a taxa de poupança e a capacidade desta pessoa de aumentar sua renda ao longo dos anos mas nunca as despesas. Não é fácil sabemos muito bem disso melhor que ninguém.
      Se fire é difícil, ter uma boa reserva já é um grande passo pra uma vida melhor. Abraços

    2. "A IF vem vindo aos poucos e com ela alguns benefícios que por si só já melhoram de alguma forma a vida da pessoa, acho que o foco também deve ser esse.
      IF absoluta realmente não é fácil pra que tem renda modesta e tem que se virar sozinho, sejamos realistas"

      Concordo com o Anon. Principalmente o ponto que ele fala para ir valorizando as conquistas no caminho.

      A galera não pode ter a mentalidade de "viver na miséria" para conquistar a IF. É preciso viver bem para o plano funcionar!

  4. Olá AA40!
    Falar de popar dinheiro para brasileiros já é conversar com as paredes. Somos um povo perdulário.
    Mas ainda assim está sendo possível construir uma comunidade unida e disposta a compartilhar conhecimentos. Existem vários estilos, bolsos e prazos e aquele que estiver disposto a começar a poupar, pelo menos, já irá ter bastante informação e inspiração!
    Grande abraço!

    1. É isso ai Janota, aquele que não quer buscar dificilmente achará. Brasileiro é criado desde berço para pensar apenas no hoje infelizmente. Abcs

  5. AA40!
    Concordamos em gênero, número e grau! É isso aí!
    Disse tudo! Realmente: "Uma pessoa com tamanho grau de acomodação não merece ser FIRE!" e "FIRE não é para todos e isto é bom!"
    No fundo a manada cria essas desculpas porquê não querem ter o trabalho de pensar. Mas não pensar, custará sempre muito caro, no mínimo a liberdade.

    Procede?
    Um abração! e Viva o AA40!

  6. Acho que a taxa de poupança no Brasil é tao baixa, que se mais pessoas poupassem, haveria muitos beneficios para a sociedade como um todo.
    Acho que o mal entendido entre buscar independência financeira para ficar sem fazer nada tende a persistir, infelizmente. Mesmo que voce ame seu trabalho, é terrivel chegar a uma certa idade dependendo do salario para as contas do mês seguinte.
    Alem disso, muitas pessoas gostariam de se dedicar a atividades que simplesmente nao remuneram ou remuneram muito pouco.
    Para quem tem uma renda muito pequena, o dedafio é maior. Mas acho que ja garante um nivel de liberdade maior se poupar algo, mesmo que nao garanta uma renda suficiente para deixar o trabalho.

  7. AA40. Eu me questiono onde aplicar para saber se ja estou em situacao de Fire. Meu caso é +- esse: 1.3 Milhoes em aplicações e despesa mensal R$7 mil. Poderia por favor me ajudar com essa conta e quais aplicações seria interessantes para retiradas mensais, semestrais ou aunais. Minha grana esta em fundos RF, RV,MM, FII, REITS e em dollar cash. Obrigado

  8. Olá AA40, boa postagem.
    Já fui contatado também, mas no caso por um jornalista da Exame, mas como anônimo eu educadamente recusei.
    Concordo com tudo da postagem. E também acho que mais gente buscando a FIRE aumenta a procura pelos investimentos escassos que temos no Brasil, o que tenderia a baixar juros de títulos de renda fixa e aumentar o preço das ações e FIIs (o que é ruim para nós que buscamos este projeto no longo prazo).
    Abraços

  9. Obrigada por essa postagem. Eu li a matéria da Uol e vi que ela tenta dar uma bela desanimada em quem sonha em se aposentar mais cedo. Continue com o blog, é inspirador. abs

  10. Acho que a gente tem que tomar cuidado para não virar "Testemunha de Jeová" e querer empurrar goela abaixo os conceitos de FIRE para as pessoas ao nosso redor, 100% dos meus amigos que descobriram que eu estou em vias de deixar meu emprego me deram os parabéns mas 0% perguntou como fazer o mesmo. O importante no final é que a pessoa seja feliz, eu estava absolutamente infeliz com a minha vida e vi na aposentadoria antecipada um caminho viável para dar a volta por cima… mas se a pessoa gosta doque faz e ja está feliz fica difícil justificar sacrificar o hoje para curtir o amanhã.

    Sr. IF365
    http://www.srif365.com

    1. Exatamente o que eu disse acima. Quanto menos pessoas estiverem buscando FIRE mais sustentável a nossa busca é. Se tem pessoas que vc não consegue convencer que a terra é redonda vc acha que vamos convencer que FIRE é bom…. Hahaha

  11. Também acho muito difícil a gente "convencer" alguém a se tornar FIREe. No máximo, o que deve ocorrer é que essas matérias vão influenciar as pessoas que já têm alguma mentalidade alinhada à do FIREe, e só precisavam de um empurrãozinho e de uma comunidade pra tirar dúvidas e se motivar.

  12. Fui nas reportagens que vc postou acima e li todos os comentários em cada uma delas. É completamente compreensível que a maioria acredite ser inviável atingir a independência financeira ao longo de uma vida e achem mais impossível ainda atingirem quando ainda jovem, o Brasil é um país pobre onde tudo é caro, os serviços públicos inexistentes e as possibilidades de crescimento profissional limitadas… mesmo com a "mágica dos juros compostos" o desafio de conquistar a IF é literalmente impossível para a maioria, só mesmo as classes sociais mais altas teriam condições de trilhar esse caminho caso decidissem reduzir o padrão de vida ao longo de mais ou menos uma década. Não sei se um dia o movimento FIRE pode realmente se tornar "popular" no sentido de estar ao alcance de todos, devido à tudo que mencionei acima infelizmente é um sonho para as elites que tiveram acesso à melhor educação e consequentemente às melhores oportunidades de emprego. Os Estados Unidos é um dos países mais ricos do mundo e o simples fato da pessoa ser classe média por lá já coloca ela entre 5% das pessoas mais ricas do mundo, por lá chamam um salários de 40 mil dólares por ano de baixo. Nos EUA qualquer pessoa ganha 3.300 dólares por mês fácil trabalhando em rede de fast-food, aqui p alguém ganha 12 mil reais por mês tem que penar… e muito.

    Sr. IF365
    http://www.srif365.com

  13. Muito bem colocado AA40. Conforme alguns já comentaram FIRE não é para qualquer um. Alguns reclamam do salário, outros reclamam dos gastos com filhos. Bom, eu tive filho muito cedo antes mesmo de iniciar minha jornada em busca da IF. Ao longo de toda jornada sempre ouvia diversos tipos de justificativas. Infelizmente a única justificativa que eu via e vejo em varias dessas pessoas que não acham possível é a falta de planejamento. Mesmo quando estava atuando no Brasil como executivo via colegas com altos salários (bem altos) reclamarem, porém viviam com celular novo, roupas de marcas, etc. Esbanjavam.
    Ser FIRE não é para qualquer um mesmo! Tem que ter coragem e persistência para correr atrás!
    Abraço!

    Executivo Investidor
    http://www.executivoinvestidor.com

    1. Exato EI, gostaria de ver o estilo de vida destes que comentam que não sobra dinheiro. Aposto que se vestem com coisas de marca, tênis de 200 reais ou mais, sempre com o telefone do ano, seu bom carro financiado, não perdem uma festa ou junção de fds e ainda querem que sobre para investir? Acha que se "sobrasse" não seria gasto também?
      Não merece ser FIRE quem não se esforça !

  14. Olá AA40,

    Muito bom. Estou de acordo com seus comentários. Eu li a reportagem e os comentários. E praticamente a maioria não acredita na FIRE. Porém vi muitas justificativas. A pessoa que quer crescer na vida não pode ficar dependendo só 1 salário mínimo. Sempre é bom buscar crescer na vida e muitos apenas reclamam.

    Abraços!

  15. Fala AA40!

    Não quis dar entrevista cara? Seria legal! Eu até salvei a matéria do Uol para usar futuramente. Não sabia que a G1 também abordou o mesmo tema.

    Como muitos dizem, a FIRE não é para todos. E acredito que sempre será assim. Muitos não estão dispostos a sair da zona de conforto, a buscar voos maiores.

    E o principal, a sacrifícios.

    Sem esses elementos, não se atinge a Fire. Mas quem estiver disposto a enfrentá-los, temos como o Janota disse uma comunidade com vários exemplos a seguir.

    Conte conosco!

    Abraço!

    1. hahah até ofereci para fazer a entrevista via email mas não, eles queriam uma pessoa lá no estúdio para o programa "Papo de Segunda" as 22hs. Não tenho como sair do anonimato.
      Muito poucos dos poucos estão dispostos a fazer o que é necessário para atingir FIRE. Atingir a IF que por si só é menos difícil que FIRE já é algo que não entra na cabeça das pessoas então…fazer o que ! Abcs

  16. Eu adoro ler os comentários das reportagens sobre FIRE. O interessante é que a gente pensa que no Brasil seria natural a resistência ser maior, mas lendo comentários de matérias nos EUA, a resistência é a mesma e os comentários são muito parecidos.

    No final, acho que a resistência é humana. Sem dor, sem ganho. A maioria foi criada nessa sociedade consumista e simplesmente não quer se permitir a consumir menos. No fundo, acho que quem se sente “atingido” pelo movimento é porque sabe que é fraco em relação ao consumo e precisa tirar sarro dos outros para manter sua auto estima boa.

    Não acho que o que a gente faz é simples. Entender de investimentos é só uma parte da equação (e talvez a mais simples). Difícil mesmo é se dar conta de que a mega sena é pra pouquíssimos e que se você quiser ser dono da sua vida, tem que controlar seus gastos! Cortar um luxo, dói!

    Acho que somos pequenos porque conseguimos ter um autocontrole acima do normal. Mas estou animada com a comunidade FIRE Brasil e acho que o potencial de crescimento é grande ainda!

    https://sempresabado.wordpress.com

    1. Sim SA, em qualquer parte do mundo terá críticas. A nossa sociedade é consumista ao extremo. Ninguém quer adiar o consumo e todos querem consumir mais e mais. É lamentável e isto vai destruir não só a sociedade como o planeta.

  17. Incríveis os comentarios!!! Já falei para a Elsa que vou fazer uma entrevista com a minha funcionária no sempre sábado e postar pra falar pras pessoas pararem de mi-mi-mi. Ela ganha menos de 2 salários mínimos, sempre foi doméstica, tem menos de 30 anos e vai se aposentar com 40 fácil. Já comprou 3 lotes na cidade dela em Pernambuco e agora vai começar a construir casas de aluguel nos lotes. Assim que estiverem prontos vai voltar pra lá e viver de aluguel!!

    1. SS, agora fiquei com muita curiosidade de conhecer a história dela. Se você não entrevistar me passe o contato que eu entrevisto ela se quiser.
      É isso ai, as pessoas não se dão ao trabalho. Quem realmente sua a camisa para ganhar seu dinheiro sabe o valor de cada centavo e não vai gastar com supérfluos ! Acho que o pessoal tá um pouco "mal acostumado" nessa finasfera então precisamos de exemplos assim para motivar. Abcs

  18. Pois é! Ela é uma lição de vida! Mas é super tímida e ainda não está 100% confortável com a ideia. Estou trabalhando para convencê-la. Assim como toda boa perseguidora de IF gosta de ter seu $ de forma anônima rsrs

  19. Nós, casal, quase chegando lá, antes dos 40, com batalha e orgulho, trabalho normal, curtindo sim a vida, sem miséria, só que analisando bem onde gastar…sempre tentamos comentar algo pra alguem, nunca dão bola, cortamos o assunto, apenas um casal de amigos consrguimos fisgar e somos feliz de ter colocado alguem a seguir esse sonho…mas as pessoas em geral querem ser cegas neste assunto

  20. FIRE é vida! Poucas pessoas entendem verdadeiramente o que é buscar ser FIRE. Passarão a vida tentando “sobreviver” e jamais encontraram a verdadeira paz. Dessarte, cada um sabe o caminho que quer seguir. Só posso dizer que nunca tive um momento da vida tão feliz quanto o momento atual – onde vivo em busca da conquista do FIRE, sem abrir mão do presente. É questão de planejamento e equilíbrio. Estratégia.
    Vamos pra cima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *