Respeite seu corpo: O que pretendo fazer no ano novo

Começamos mais um ano de trabalho árduo em busca, é claro, de mais dinheiro para chegar a nossa vida FIRE. Afinal ninguém trabalha se não for por dinheiro, certo?

Nesta busca frenética pelos nossos objetivos de vida, muitas vezes, nos descuidamos na nossa saúde e do nosso corpo.

Dados os problemas de saúde que compartilhei com vocês no último ano, este ano o AA40 decidiu tomar algumas iniciativas (não promessas mas tentativas) para ter um respeito maior com o próprio corpo e saúde. Gostaria de compartilhar algumas das iniciativas que estou tomando e que vocês também podem tomar.

1) Evitar beber como um gambá: Não que isto seja um problema em minha vida atualmente mas sinto que aquela cerveja já não cai como antes. Algumas a mais e os rins parecem que não conseguem mais trabalhar facilmente como antes.

Cervejas mais encorpadas, de trigo e artesanais são ainda piores para a eliminação pelo corpo.

Ação: Beber com moderação, apenas em ocasiões sociais. Dar preferência por vinho que entende-se fazer bem a saúde.

2) Ir ao banheiro quando o corpo pedir: Pode parecer maluco mas muitas vezes estamos em meio a uma reunião importante ou um projeto, uma viagem e seguramos nossas necessidades fisiológicas além do normal e isto é terrível para o corpo.

Ação:  Quando o corpo pedir você deve ir e eliminar as toxinas o mais rápido possível. O resto pode esperar!

3) Monitorar seu corpo: Muitas pessoas nunca mediram a pressão arterial, a glicose, batimentos cardíacos, etc. Muitos quando o fazem podem descobrir problemas tarde demais.

Monitore com certa frequência (ao menos duas vezes ao ano) sua pressão sanguínea, sua glicose ou ainda melhor, faça um check-up médico assim que possível. Não deixe para depois. Se cuide!

Ação: Comprei um bom monitor de pressão arterial já que tenho hipertensão. Consulta anual agendada para Abril. Usando uma Smart band.

4) Beber muita água: Manter-se hidratado é fundamental para manter a saúde. Todos os processos químicos e de excreção de toxinas depende da água no organismo. Coloque uma garrafa com água na sua mesa de trabalho e consuma ao mínimo 2 litros por dia.

Ação: Finalmente vou utilizar aquele container térmico de água que a empresa deu.

5) Tentar dormir mais: Difícil tarefa para quem tem insônia como eu mas é preciso. Se você também tem insônia fale com seu médico. Ter ao mínimo 7 horas de bom sono por noite é muito importante para manter a sanidade mental e corporal.

Ação: Meu caso é médico e fui receitado medicamento para dormir. Vou tentar reduzir a utilização de medicamento e obter boas noites de sono mesmo assim comendo menos a noite e reduzindo exposição a luz azul a noite.

6) Cuidar mais da alimentação: Algo muito difícil é ficar sem jantar como muitos fazem. Pular o jantar não é bom para a saúde então precisamos selecionar melhor o que comemos a noite. Evitar comer muito e comer uma proteína como carne e uma salada é a melhor pedida e isto pode auxiliar também a ter uma boa noite de sono, sem algo pesado no estomago que dificulta o sono.

Fazer um pequeno lanche entre as refeições principais também pode evitar que se coma demais.

Focar em um café da manhã mais reforçado também é uma boa estratégia para um bom dia de trabalho, com energia e sem cansaço.

Ação: A noite apenas uma carne e salada ao menos 5 vezes por semana.

7) Exercícios: Fazer exercícios físicos ao menos 3 vezes por semana é algo que precisa ser colocado como prioridade. Fazer uma caminhada ou corrida, andar de bicicleta, frequentar uma academia se seu orçamento comportar deve se tornar um hábito de saúde.

Você que não gosta ou não tem tempo, existe o programa “Exercício de 7 minutos” que é cientificamente confirmado que funciona para manter o condicionamento físico e perder calorias e você só precisa de uma cadeira e uma parede.

Ação: Aplicativo 7-minute workout; usar academia grátis no prédio da empresa ao menos 3x na semana no horário do almoço ou após o expediente.

8) Saúde mental: Talvez essa seja a mais importante e a mais difícil de cuidar. Como não se estressar no trabalho? Como “ligar o foda-se”? Como ser mais otimista e positivo?

Juro que vou tentar respirar fundo, ignorar mais coisas, deixar de cumprir alguns prazos, focar no que é maior e mais importante primeiro, mas este será o desafio em 2019. Manter a saúde mental até o final do ano.

Ação: Para tentar minimizar isto estou planejando dividir minhas curtas férias em duas ou três partes de uma semana ou menos (lembrando que nos EUA temos direito a apenas 16 dias de férias não remuneradas) em períodos bem distribuídos durante o ano.

E vocês caros leitores, o como estão tratando da sua saúde, do seu corpo e da sua mente? Alguma dica? Deixe abaixo:

20 thoughts on “Respeite seu corpo: O que pretendo fazer no ano novo

  1. Olá AA40,

    Acho que o principal mesmo seria encontrar uma atividade física no qual tenha prazer em realizar, isso por si já encaminha muito dos outros itens, vai melhorar a alimentação para poder desenvolver melhor no seu "esporte", vai dormir melhor por estar mais cansado, vai ter um escape mental pela prática esportiva e por aí vai. O grande problema é a pessoa encontrar o seu "movimento", muita gente tenta muita coisa, mas infelizmente não acerta naquilo que gosta de fazer.

    Outro ponto, para quem trabalha muitas horas sentado (é o meu caso), pode ser interessante trabalhar com algum recurso de gestão de tempo (como o pomodoro), aproveita a pausa, levanta da cadeira, anda um pouco, bebe aquela água, vai ao banheiro, faz de tudo, mas evita ficar sentado.

    Ainda sobre o trabalho e para os viciados em café (novamente – meu caso), aproveita que vai levantar para pegar aquele cafezinho, aproveita e toma um copo de água antes, pronto, já se mantém hidratado e faz os rins funcionarem adequadamente: água p/ dentro, café p/ dentro, água p/ fora, repete… heheheh

    Sobre alimentação adequada, bem, o ponto ali em cima pode acertar isso, mas caso esteja interessado, pode tentar uma vertente alimentar estilo low carb – eu não curto, acho algo overrated demais e muto "especialista" coloca muita magia em cima disso, mas fugindo ao que eu acho, ela se mostra bastante eficaz no que tange a saúde e perda de peso para pessoas sedentárias ou com problemas de saúde relacionados ao peso. O fato de ter que escolher melhores fontes de alimentos, menos processados e essas coisas, já faz o seu cardápio ser mais nutricionalmente mais rico, mais leve e acaba levando à perda de peso e controle de certos males de saúde.

    E para finalizar, não adianta cortar nada de uma hora para outra, com moderação você pode aproveitar de tudo.

    Att,
    https://goblinvestidor.blogspot.com/

  2. Olá AA40,

    Excelente post. Tomara que cumpra pelo menos a metade que já está bom.

    Eu corro 3x por semana e faço flexões em casa. Durmo em média 7 a 8 horas por noite. Minha alimentação é mais equilibrada. Vou manter isso assim.

    Abraços!

  3. Excelentes dicas meu caro!

    Ano passado fiz um check-up, coisa que nunca tinha feito. Bom que vi que meus glóbulos brancos não estavam legais. Fiz um acompanhamento e o mesmo já voltou ao normal o/

    E depois do susto de novembro, onde senti um desconforto no coração e minha pressão ficou alta, também comprei um medidor. Sem contar a bateria de exames. No fim nada demais. Porém, pretendo fazer alguns exercícios aeróbicos já que sempre fiz apenas musculação.

    E por fim, preciso diminuir a exposição a luz azul. Isso afeta demais meu sono. Esta noite mesmo só consegui pegar no sono as 3 da madruga!

    É hora de colocar os livros a noite para serem lidos!

    Abraço e vamos cuidar da saúde!

    1. Valeu II. Temos que cuidar de nosso corpo. É nosso bem mais precioso e não tem dinheiro que concerte depois de estragado. Infelizmente só nos damos conta disso depois da meia idade e os problemas começarem a surgir. Quando jovens abusamos muitos dos limites. Abcs e vamos cuidar sim!

  4. Boa noite AA, só adicionando meus "2 cents" nas suas metas, dá uma olhada em reduzir o consumo de carne. Não estou falando em virar vegetariano nem nada, mas diminuir o consumo de carne (principalmente a vermelha) já é recomendada por diversos órgãos internacionais pra uma alimentação mais saudável (https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/becoming-a-vegetarian & https://www.heart.org/en/healthy-living/healthy-eating/eat-smart/nutrition-basics/meat-poultry-and-fish-picking-healthy-proteins)!

    Só algo pra se pensar 🙂

    1. Valeu Leo. Com o preço que é a carne vermelha por aqui estou fazendo meatless week hahaha. O jeito é frango mesmo. Abcs e obrigado pelas dicas.

  5. Fala AA40! Muito bom post, devemos nos cuidar principalmente da nossa mente, passei umas barras nesse ano que se foi, tomara que 2019 seja diferente e muito bom para todos nós.

    Te add no meu blogroll, sinta-se à vontade para visitar meu blog: https://funcabeta.blogspot.com/
    Um abraço!

  6. Muito legal o post. Se fizer uns 70% disso acho que já está excelente.
    Eu infelizmente nos últimos anos deixei tudo isso de lado para focar em carreira. Deu resultado, tenho bons aportes, mas me preocupa ter deixado tudo isso para trás.
    Este ano também quero focar em saúde e vou começar por agendar consultas em especialistas, desde dentistas, médicos e seguir a risca o que me receitarão.
    Exercícios físicos será outro foco.
    De nada adiantará aportes gigantescos sem saúde e coincidentemente esta semana eu estava acompanhando o Insta do Bruno Perini e vi que ele não entrou em uma mesquita maravilhosa em Abu Dabi por conta de um problema na coluna. Definitivamente não quero passar por isso.
    Abs,

    1. Realmente IFM. Saúde é tão ou mais importante que os aportes e rendimentos. Sem saúde não adianta ter dinheiro que nao vai conseguir aproveitar depois de tanto sacrifício. Vamos focar um pouco mais na saúde e menos nas finanças neste ano novo. Abcs

  7. AA40

    Desejo que tenha disciplina nessas atividades que mencionou, da mesma forma que tem disciplina nos aportes.

    A coisa mais importante na nossa vida é nossa saúde. Temos sim que cuidar do nosso corpo e nossa mente. Nosso corpo deveria ser considerado como nosso templo. Mas infelizmente nem todos respeita esse templo que é sagrado. Usam e abusam até que um dia não há mais o que se fazer a não ser lamentar.

    Em relação aos meus hábitos, já faz mais de 20 anos que pratico atividade fisica de 5x a 6x por semana. medito e oro diariamente. Sou extremamente saudavel. Na empresa que trabalho sou obrigado a fazer exames periódicos anualmente.

    Por enquanto tudo em ordem. Ninguem está livre de ter um mal subito e bater as botas a qualquer hora, mas a muito tempo considero meu corpo e minha mente meu templo.

    Bons investimentos e feliz 2019

  8. Boa sorte com as suas metas AA40! Muito importante priorizar essas questões. Sobre a questão da saúde mental, tente incluir em sua rotina atividades em que vc não tenha expectativas de produzir algo, de ter resultados. Incluir leituras nao técnicas, musica, atividade ao ar livre no final de semana. Eu acho que um consumo moderado de noticias algo muito saudável. Se ha um topico relevante, eu tendo a buscar informacoes mais educativas e cujo conteúdo seja atemporal, para sair de furacao especulativo.
    Sobre alimentação, ao evitar alimentos processados e bebidas açucaradas, ja se tem um ganho relevante em saude.
    Abs ABM

  9. Legal você ter postado sobre bem estar e exercício físico. Também estou falando mais desses temas no meu blog, na parte de Lazer e bem estar.

    Abraço!

  10. Dormir na escuridão é fundamental.
    Sempre fui muito afccionado por informação e dormia sempre com TV ligada (globonews, band news, etc..) e nao percebia o quanto isso prejudicava meu sono.
    Quando passei a desligar tudo para dormir, minha qualidade do sono/descanso/recuperação melhorou absurdamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *