Subscribe

A regra dos 72 e o tempo necessário para dobrar seu patrimônio

Lendo matérias em sites de investimento e corretoras seguidamente nos deparamos com artigos totalmente tendenciosos e muitas vezes com muitos erros. Não que nós também não cometamos erros e muitos, mas digamos que sites como o IM tem muito mais acessos e influência que um blog FIRE e deveriam ter mais cuidado.
Um exemplo claro foi o publicado ontem, onde diziam que o investidor de poupança leva 45 anos para dobrar o seu patrimônio enquanto o do tesouro direto, 20.

Como alguns até comentaram no artigo, existe um cálculo muito simples (e que provavelmente vocês leitores mais assíduos já conheçam) que é feito em todo o meio financeiro para determinar aproximadamente quanto tempo vai levar para o investidor dobrar o seu capital dado um juro médio anual. Esta é comumente chamada de:

REGRA DOS 72

A regra dos 72 ou Rule of 72 é uma maneira simples (por isso mesmo muito utilizada) de determinar quanto tempo um investimento levará para dobrar, dada uma taxa anual fixa de juros. Ao dividir 72 pela taxa anual de retorno, os investidores obtêm uma estimativa aproximada de quantos anos levará para que o investimento inicial se duplique.

Por exemplo, vamos usar o retorno da poupança em 2018 de 4,62%. Pela regra dos 72 temos:

Tempo = 72 / 4,62  = 15 anos e 6 meses.

Portanto muito longe dos 45 anos da matéria.

{PS: Alguns poderiam dizer que eles usaram os juros reais - o que depois eles colocaram na matéria, mas é errado fazer isso para cálculo de valor de patrimônio. Não estão falando de cálculo de poder de compra em momento algum. Na verdade o objetivo da matéria é claramente criticar quem investe na poupança e, indiretamente, no tesouro direto}

Alguns outros exemplos:
Taxa de Retorno Anual Regra dos 72 - Anos para dobrar o capital
2% 36
3% 24
5% 14,4
7% 10,3
9% 8
12% 6
25% 2,9
50% 1,4
72% 1
100% 0,7

Imprecisão

O cálculo do tempo exato requer equações logarítmicas mais complexas como esta:

A menos que você queira realmente calcular esta equação toda vez, a regra dos 72 deve te dar uma ótima aproximação do tempo necessário para dobrar seu capital. 

Se eu fosse você me preocuparia mais com qual taxa de juros a utilizar no cálculo e em julgar melhor as matérias que você lê nos sites de finanças por ai !

Fontes: Investopedia; betterexplained.com


Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

7 comentários:

  1. Estes sites de corretoras só puxam para a renda variável. É preciso muito cuidado ao ler.
    Não conhecia a regra dos 72. Interessante saber quando vou ter o dobro.

    ResponderExcluir
  2. Quando eu li a matéria Ontem eu pensei da seguinte forma que como a poupança leva 45 anos para dobrar o patrimônio e o tesouro direto 20 anos seria a proporção de que é mais vantajoso aplicar no tesouro direto do que na poupança. Mas lendo novamente agora, a poupança nem da inflação ganha, como poderia dobrar em termos reais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ganhar ganha mas por uma margem muito pequena. A poupança só não superou a inflação em dois anos até agora (2002 e 2015).
      Não existe isso de dobrar o patrimonio em termos reais. Para usar termos reais tem que falar apenas em dobrar o poder de compra, não patrimônio !

      Excluir
  3. Olá AA40,

    Eu já conhecia a regra dos 72. É bem interessante.
    É melhor nem ler esses sites como IM. A maioria deles só tem notícias para gerar histeria.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Cowboy. Até olho seguido mas temos que abrir o olho que 90% das reportagens são para empurrar vc a colocar todo o dinheiro na bolsa via corretoras que são donas do IM. Não que seja errado mas o investidor tem que saber dosar o risco e a empolgação dos dias atuais. Só quem passou pelo bear market brasileiro da última década sabe a importância de não perder seu capital. Abcs

      Excluir
  4. Interessante esse texto! Importante lembrar também que não considera aportes constantes, o que certamente traze uma redução exponencial no tempo.
    Abraço!

    Executivo Investidor
    www.executivoinvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom ponto EI. Aportes são um poderoso amplificador de patrimônio.

      Excluir

Mensagens ofensivas e críticas infundadas não serão toleradas. As mensagens aqui postadas podem não representar a opinião do blog AA40. Os posts aqui mostrados não representam sob hipótese nenhuma recomendações de investimento.