Subscribe

Você está passando rápido demais pela sua vida !

Já é Fevereiro? 

Essa semana passou voando !

Já é segunda-feira de novo ?

Provavelmente você já se fez estas perguntas e afirmações este ano. Não se preocupe porque você não está sozinho. Quanto mais velho você fica,  mais você percebe que cada dia e semana passam mais rapidamente. 
Cronologicamente é claro que um dia tem 24 horas, mas a percepção do tempo na psicologia geralmente é denotado como sendo a proporção: 1 dividido pela sua idade (1/idade)

Esta proporção muda a cada diaPor exemplo, quando temos um ano de idade, um ano provavelmente parece exatamente isso - um ano completo e longo. 
Você se lembra de observar um cronômetro por 30 segundos quando criança e parecia uma eternidade? 

Mas aos 10 anos de idade, a proporção é de 1/10, começamos a perceber que não vai demorar muito mais até que tenhamos 11 anos de idade. Um ano parece mais próximo.
Não demora muito para percebemos que essa proporção pareça estar fora de controle; com um "piscar de olhos" temos 30 anos, piscar e vamos ter 40. 
A cada ano que passa, o tempo parece passar muito mais rápido. 

Tudo isso é psicológico já que fisicamente o tempo é o mesmo e igual para todos. É a velha história de "o leite nunca ferve quando se está vigiando". Algumas vezes o tempo passar rápido pode ser bom, principalmente quando estamos passando por uma fase ruim, uma doença, uma situação de tragédia pessoal, etc.
Na maioria das vezes é ruim porém pois parece que você está passando rápido demais pela sua vida que é uma só; ou, como dizem em inglês: I'm moving too fast through my life. 
A principal consequência disso é uma desagradável sensação de superficialidade das relações familiares, de não estar presente suficiente, de não estar fazendo o que gostaria de fazer na vida, de não ter conseguido alcançar ainda as metas, enfim, a falta de tempo para tudo.

O que podemos fazer?

Mas podemos fazer algo para que este tempo psicológico seja percebido diferente do que percebemos normalmente? A resposta é sim. Existem 5 dicas que os psicólogos geralmente recomendam para tentar mudar a sua percepção do tempo e aliviar a sensação desconfortável que isto acarreta.

  1. Aprenda a estar presente no momento: Perceba que este minuto em que está vivendo é único, nunca mais voltará. Valorize isto, esteja presente. Pense menos no futuro e nas suas tarefas pendentes. Uma das piores coisas que você pode fazer a você mesmo é ter uma lista de afazeres que nunca termina pois isto fará com que seu cérebro esteja constantemente pensando no futuro e perdendo muito do que acontece no presente, que é o que realmente importa e é a única coisa que existe.
  2. Tire um tempo para refletir e processar (meditar): Por mais que muitos não gostem, a conversa com o companheiro (a) no final do dia sobre o que aconteceu no trabalho ou em casa é uma ótima maneira de reviver os momentos que foram importantes. Importante ao fazer isso é perceber o que você realmente lembra daqueles momentos e perceber que todo o resto não foi importante o suficiente para ser lembrando. Focar nos momentos mais importantes e estar presente neles é essencial. Meditar também é algo que ajuda muito pois libera a mente de todo e qualquer pensamento e ajuda a estar presente no momento. Tente meditar 5 minutos ao dia, fechando os olhos e focando apenas na sua respiração e nada mais.
  3. Faça um diário ou um blog pessoal: Por incrível que pareça manter um blog como este ou um diário ajuda a perceber o tempo mais devagar. Ajuda você refletir sobre os acontecimentos e pensar quais momentos vividos realmente valeram a pena e foram prazerosos, assim, baseado em experiencia passada saberá como proceder nos momentos futuros onde ocasiões semelhantes acontecerem. Fazer um exercício reflexivo periódico ajuda consolidar a sua memória e aumentar seu poder de aprendizagem.
  4. Escreve seus objetivos e monitore o progresso: Na blogosfera muitos fazem e é super recomendado. Escrever suas metas para o ano, seja financeiras ou pessoais vão lhe ajudar a estar no "ano" presente e evitar aquele pensamento "oh, já é 2019?". Parabéns a você que o faz e continue fazendo e monitorando.  
  5. Priorize o tempo com a família e amigos:  Quem está entre os 30 e 40 anos de idade deve estar sentido na pele a dificuldade que é equilibrar a vida pessoal com a profissional. É comprovado por pesquisas que esta é uma das piores fazes da vida quanto a percepção do tempo pois é justamente nesta faze que o estresse de ter uma carreira de sucesso interfere muito na vida pessoal. Quando você começa a dizer para seu filho(a) ou companheiro(a) que precisa trabalhar no final de semana, que precisa viajar a trabalho, que não dá para ir visitar alguém, etc é quando temos que repensar o que realmente é importante na vida. 

Além disso tudo, e como não podemos perder a oportunidade, FIRE pode mudar radicalmente a percepção do seu tempo. Imagine dispor de 8 horas diárias a mais para fazer o que você quer sem as precisar vender para se sustentar? Leia mais aqui

Use sua agenda: Intencionalmente agendar horários para ver amigos e passar tempo com os familiares pode parecer demasiado, mas é importante para o seu bem-estar e evita que "o tempo passe e você não o viva". 
Que tal passar um tempo de qualidade (estar presente mentalmente) com sua família este final de semana? Que tal ligar e marcar de tomar uma cerveja com aquele seu amigão de faculdade que há tempo não o vê?  Faça isso agora e não deixe o tempo passar mais! 
Bom final de semana a todos !




13 comentários:

  1. "Quem está entre os 30 e 40 anos de idade deve estar sentido na pele a dificuldade que é equilibrar a vida pessoal com a profissional." => Me identifiquei. Ainda mais quando se é muito focado nos objetivos. Tudo tem um preço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que voltei ao Brasil estou encontrando meus amigos que já não via à 5 anos, todos nós na faixa dos 40 e poucos anos. Não sobrou um que ainda tenha gás de continuar nesse ritmo maluco, todos falando da necessidade de reduzir a rotina de trabalho pq não aguentam mais. Não sei se sempre foi assim ou a rotina modernas piorou tudo... mas achei que quando dissesse que deixei meu emprego ouviria críticas por parar tão cedo mas tudo que ouvi foram felicitações e a vontade que eles tem de fazer o mesmo.

      Sr.IF
      www.srif365.com

      Excluir
    2. Legal que teve boa aceitação. Acho que nos EUA é que o isso pega pq a cultura do trabalhar até morrer é tão forte que gera certo impacto alguém que não siga isso. Por outro lado o Brasileiro não tá tanta enfase a importância do trabalho (to put it mildly) então tlvz por isso não gere tanta surpresa assim. Abcs

      Excluir
  2. Respostas
    1. Parcialmente inspirado mas fiz minha própria pesquisa e falei com uma psicóloga para isso. Abcs

      Excluir
  3. Excelente dicas! Estar no momento presente ajuda a ser muito mais produtivo.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto, estimulante. As vezes perdemos nossa consciência com a correria do dia a dia.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Boa! É o que eu digo, a jornada tem que ser desfrutada. O importante não é só o destino, mas todo o caminho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. A vida é a jornada. Precisamos viver o presente, embora seja difícil as vezes nos manter no presente. Abcs

      Excluir
  6. O item 1, estar presente física e mentalmente, é o que mais me preocupa atualmente em função das redes sociais. A pessoa está com os filhos e fica mandando mensagem (ou curtindo) para amigos lá longe ou colegas de trabalho. Quando está no trabalho manda bandalheira para os monte de gente que nem conhece direito e gasta um tempo enorme respondendo besteira. Quando está com amigos manda mensagem para saber onde estão os filhos e como estão. Me parece que sempre estão fisicamente em um local, mas mentalmente e dando atenção no local que não estão. Sei lá.

    ResponderExcluir
  7. Concordo 100%. A parte de estar presente está cada vez mais difícil no mundo moderno. Recentemente abandonei o WhatsApp que era a minha fonte de distração tecnológica e ganhei tempo de presença e qualidade com a família. É incrível qd vc não usa o telefone como as pessoas interagem como zumbis com as outras, com parte da atenção no celular e outra no momento presente. Parabéns pelo post.
    Abs
    Muquirana

    ResponderExcluir
  8. Fala AA40! Disse tudo, eu sei que preciso ter tempo para mim e para meus próximos, precisamos mentalizar isso todos os dias, agradecer a Deus por termos mais um dia para fazermos a coisa certa e pelo que temos. Obrigado pelo post, amigo, um abraço!

    ResponderExcluir
  9. meditar é uma ótima pratica.

    e muito boas as dicas.

    abs e bons investimentos

    ResponderExcluir

Mensagens ofensivas e críticas infundadas não serão toleradas. As mensagens aqui postadas podem não representar a opinião do blog AA40. Os posts aqui mostrados não representam sob hipótese nenhuma recomendações de investimento.