Você tem um inimigo no trabalho?

Uma pesquisa revelada esta semana no Reino Unido apontou que 62% dos trabalhadores britânicos possuem um colega de trabalho os quais consideram um inimigo.
Destes, 77% se consideram infelizes no trabalho e 70% consideram arrumar outro emprego apenas para fugir do problema.
Um a cada 3 ainda perdem sono devido a este problema de relacionamento. Alguns ainda relatam início ou aumento do consumo de álcool e cigarro.

Mas afinal qual a definição de “inimigo no trabalho”?

Perguntadas como definiriam este inimigo as respostas mais comuns foram: Pessoas que dificultam a vida no trabalho e dificulta que a pessoa desligue durante os horários de folga (ficar relembrando  situações e como a pessoa a atrapalha).
De forma geral, os inimigos possuem:
  • Mesma idade sua ou um pouco mais velho (71%)
  • Mesmo gênero (65%)
  • Pessoa com a qual tem que interagir durante o expediente (68%)
Além disso, as duas principais para considerarem “inimigos” foram: “distorcem a realidade para parecer melhor do que são“, “falam mal de você e dos outros o tempo todo“. Outras características citadas foram que “interrompem os outros seguidamente“, “se comunicam agressivamente” e “tratam você ou os outros com desinteresse“.
O sentimento de ser tratado mal por um colega desencadeia respostas emocionais muito diferentes em homens e mulheres segundo a pesquisa: as mulheres têm maior probabilidade de chorar, com 62% dizendo que choram ou se emocionam por causa destes conflitos no trabalho. Os homens, por outro lado, são mais propensos a responder se isolando dos outros (39%) ou ficando com raiva (29%).

E o que isto tem a ver com FIRE? 

Tudo o que traz um impacto negativo no trabalho tem a ver com FIRE. Como encontramos em exemplos na blogosfera brasileira e americana, experiências negativas no trabalho tendem a fazer a pessoa buscarem uma alternativa para tentar melhorar, seja ela trocar de emprego ou buscar acelerar FIRE que, também é uma saída de longo prazo para o problema.
Aposto que muitos de vocês que detestam seu trabalho devem ter um inimigo como colega de trabalho que tenta sabotar sua carreira e projetos.
Queremos saber. Conte-nos tudo nos comentários. Se tem um inimigo ou um “nemesis” no trabalho, comparação com sua idade e gênero, motivo e se isto já te fez pensar em trocar de emprego ou acelerar seus planos FIRE:
Fonte:  totaljobs.com e onrec.com


Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

17 thoughts on “Você tem um inimigo no trabalho?

  1. Olá AA40,

    Não os considero como inimigos, mas tenho muitos colegas que fazem "brincadeiras" me zoando sobre eu não viver a vida, não gastar dinheiro, etc. Sendo que isso é mentira. Eles querem que eu gaste o dinheiro todo igual a eles.

    Abraços!

  2. Um inimigo?! Alguns, uma meia dúzia. Se der pra evitar encontrar a pessoa eu evito. Se sei que ela vai estar no seu intervalo ou vai estar onde estou, se posso também evito. Eu evito gente chata pra ñ me aborrecer… fora os chefes botando pressão, esses ñ deixam a gente dormir. Já pensei em mudar de emprego por causa desses problemas, mas no fim só muda o endereço.

  3. Bom dia AA40,

    Parabéns. Como o texto espelha meu inimigo: um psicopata de escritório.
    Mais novo 10 anos, mesmo gênero e acerta o resto , a maioria não mata, são parasitas que se aproximam para dar rasteiras, às custas de você.(Hare e Babiak)
    A principal causa foi querer roubar mulher e subir de cargo.

  4. Infelizmente sempre tem esse tipo em empregos.
    na empresa onde trabalho é o meu chefe. Tenho apenas ele acima de mim na hierarquia(a empresa tem sede e células espalhadas, sendo onde estou uma dessas) no local onde trabalho.

    dá pra notar claramente a exclusão de assuntos que são diretamente ligados ao meu cargo. total isolamento meu com a sede, dentre outras coisas.

    o pior é que ele precisa de mim, por isso tenta fazer isso de uma forma que não pareça trapaça kkkkk

  5. Um inimigos e vários quase inimigos.
    Incrível como a descricao na pesquisa reflete quase exatamente o meu caso. Mesma idade, mesmo genero.
    O cara foi transferido para minha unidade e ele já tem uns 15 anos de empresa. Chegou achando que todos eram empregados dele, dando ordens e tomando o que já estávamos fazendo como sendo dele. O cara era para ser só mais um, mas acha que manda em tudo e o pior é que ele tem contatos mais altos pelo tempo de empresa e todos compram o que o fdp diz. Já estou procurando outro emprego.

    1. Verdade, concordo com o que disse. Nós devemos sempre ser o próprio inimigo. Lutando contra nossa preguiça e ignorância.

      Buscar o autoconhecimento auxilia bastante nesse sentido.

  6. Esse post é o campeão dos comentários anônimos, kkkk…
    Também tive um inimigo, que no caso era meu próprio chefe: foi transferido de outra área (onde trabalhava praticamente sozinho) e passou a ser o líder de uma equipe sem ter qualquer capacidade para tanto, tanto no aspecto técnico (sendo que eu era obrigado a ouvir ele fazendo perguntas básicas que até um estagiário saberia responder) quanto no aspecto de liderança – mas o chefão colocou ele lá por razões emotivas (foi padrinho de casamento, o cara estava passando por um divórcio difícil, etc). O modus operandi desse inimigo era sempre o mesmo: fase de lua de mel com o subordinado, depois fase de negação e "pitis" na frente do escritório e, por fim, fase em que ele ignorava a pessoa e só falava com ela o mínimo necessário – e logo vinha a demissão, já que o escritório não tem RH e os chefões simplesmente não prestavam atenção nesse tipo de coisa do dia a dia. Resultado: ano passado eu passei por um burn out foda por causa de certos acontecimentos relacionados a esse chefe (estou tomando anti depressivos até agora, e já estou bem melhor) eu fui o mais recente demitido mas, felizmente, tenho qualificações para buscar coisa melhor (e me reuno periodicamente com meus ex colegas para falarmos mal do ex chefe kkk).
    Enfim, foi uma passo para trás na jornada FIRE, mas que espero que em breve se torne 2 passos para a frente!
    Desculpem o desabafo e o comentário longo, mas achei esse post muito pertinente para a minha fase da vida. Abraços!

  7. Nesse quesito eu tive sorte na minha carreira, principalmente quando era copiloto e pegava um comandante mala para dividir uma viagem…. por mais FDP que o cara fosse eu sempre podia me conformar com a situação dizendo para mim mesmo "é só esse voo, provavelmente não vou ver a cara dele por mais um bom tempo depois que esse voo aqui acabar". Fico imaginando o massacre psicológico que alguns sofrem ao serem obrigados a trabalhar todos os dias e por anos chefiados por pessoas descontroladas e de difícil convivência.

    Sr.IF
    http://www.srif365.com

  8. Olá AA40,

    Estou passando para divulgar meu blog. Já comentei aqui várias vezes como anônimo e fui indicado a criar meu próprio blog.

    Espero que leia e comente se puder, ficaria muito contente:

    futuramenterico.blogspot.com

    Abraços.

  9. Não tenho exatamente um inimigo, mas um colega altamente desagradável, que arruma confusão com todo o mundo, não sabe tratar com pessoas, e se acha o mais inteligente do mundo, mas……..

    … depois de pedir aumento de 100% no salário, ele foi demitido…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *