Subscribe

Bogleheads ou DGI? E como receber dividendos todas as semanas?

Hoje vamos falar um pouco sobre a estratégia de investimentos e geração de renda através de dividendos, uma das preferidas da galera FIRE nos EUA e também um pouco sobre a estratégia Bogleheads.

A estratégia Bogleheads*

Você já deve ter ouvido falar no termo. Bogleheads* remete ao grande investidor e criador da Vanguard, John ou "Jack" Bogle que faleceu em Janeiro de 2019. Ele foi quem inventou e criou o primeiro fundo de índice nos EUA.
Bogle, assim como a maioria de nós FIREEs, defendia poupar regularmente, ter uma ampla diversificação de investimentos, a adesão ao um PIP e segui-lo independentemente das condições do mercado.
São inúmeros os seguidores de seus princípios no mundo todo. Princípios estes que podem ser resumidos em:

A Filosofia Bogleheads*
  • Desenvolver um plano viável
  • Começar cedo e investir com frequência
  • Nunca corra muito risco ou pouco risco. Siga seu perfil de risco
  • Nunca tente adivinhar o tempo mercado
  • Use fundos de índice (EUA)
  • Mantenha os custos de investir o mais baixo possível
  • Diversifique
  • Minimize impostos (Não gire patrimônio)
  • Mantenha uma estratégia simples
  • Mantenha-se no curso não importando como esteja o mercado

A Blogeheads.org mantem um site com conteúdo sobre o tema e também uma página com quem quer colaborar adaptando a estratégia para os outros países. Confira aqui os países já na lista e quem sabe não seja você a colaborar e adicionar o Brasil a ela.

A estratégia DGI - Crescimento de Dividendos

Outra forma preferida de se gerar renda é via investimentos em boas empresas pagadoras de dividendos que aumentem estes pagamentos todos os anos. Esta forma geralmente é preferida por aqueles que querem ter um envolvimento maior na escolha das ações e tem um bom conhecimento de análise financeira, balanços, resultados, etc. 
Estas empresas pagadoras de dividendos crescentes estão principalmente nos EUA e na bolsa de lá, já que no Brasil ainda não temos empresas com histórico de pagar regularmente dividendos aumentando-os por décadas como existe nos EUA.
Uma empresa pagar dividendos é a prova definitiva que ela está tendo lucro e gerando caixa já que é necessário ter um fluxo positivo para pagar os dividendos, já que são pagos em dinheiro direto do caixa da empresa. 
São empresas que vendem produtos e serviços para milhões de pessoas, empregam outros milhares e quando você coloca seu dinheiro em uma boa empresa dessas você está fazendo com que esta máquina toda trabalhe gerando renda para você 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Uma empresa que não pague dividendos vai depender apenas do crescimento orgânico para lhe dar retorno (apenas preço da ação), ao passo que recebendo uma porcentagem em dividendos é uma das melhores maneiras de gerar retornos no longo prazo, já que parte do retorno já é praticamente garantido na compra (yield on cost) além de, por serem precificadas pelo seu fluxos de caixa, geralmente não sofrerem tanto em um mercado de baixa. Além disso ao reinvestir este dividendo você estará comprando mais "pedaços" daquele negócio e acelerará a "mágica dos juros compostos".

Como receber dividendos todas as semanas do ano?

Me deparei com uma estratégia muito interessante em um dos sites mais acessados sobre dividendos nos EUA. A estratégia consiste em comprar estrategicamente lotes de ações de apenas 12 empresas que pagam dividendos em meses e semanas diferentes durante o ano para formar uma carteira que pague dividendos todas as semanas e você poder usar este dinheiro para ir ao supermercado, colocar gasolina, pagar aluguel, etc.

Mas como funciona? **
Por exemplo, o Wal-Mart Stores Inc. (WMT) paga dividendos em janeiro, abril, junho e setembro. O Blackstone Group (BX)** emite pagamentos em fevereiro, maio, agosto e novembro. A Johnson & Johnson (JNJ) tem um cronograma de pagamento de março, junho, setembro e dezembro. Além disso eles pagam em semanas diferentes durante o trimestre. Portanto, na tabela abaixo vemos uma carteira que nos paga dinheiro toda semana. Não gostou de alguma dessas empresas? Basta procurar uma alternativa a altura que pague dividendos nos mesmos períodos da que quer remover.

Fonte: Dividend.com (Clique para aumentar)
Um total de 12 ações é tudo o que você precisa para ter um pagamento de dividendos a cada semana do ano. Essa estratégia pode garantir que seu portfólio gere renda estável, independentemente do ciclo de mercado, porém é preciso estar sempre atento a saúde financeira das mesmas e ao menor sinal de perigo substituir por uma de mais qualidade.

Antes de sair investindo nos EUA recomento a entender bem como os impostos funcionam pois este é sem dúvida a pior parte de investir, ponto final. Confira aqui

E você, é mais adepto a estratégia Indexing do Bogleheads* ou DGI (Crescimento de dividendos)? Comente abaixo:


*Bogleheads é marca registrada nos EUA. O AA40 não detem qualquer direito sobre ela e apenas a cita.


**Atenção: AA40 não recomenda todas estas empresas, são apenas exemplos das estratégias que são possíveis traçar com um pouco de criatividade. Quem sabe você consegue montar uma estratégia para receber dividendos todo dia útil? 

Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro e investimentos podem incorrer em perda de capital incluindo o principal.

21 comentários:

  1. Estou pensando seriamente em investir em empresas americanas . Ter o capital em dólar vai ser sempre melhor do que em real, mesmo pq as coisas lá são sérias de verdade. Nosso país é muito cheio de porcarias o que acaba com a credibilidade das nossas empresas. Vou me familiarizar mais com o inglês para pode ler mais sobre as empresas americanas e diversificar meu capital por lá. Ótimo texto, obrigado. Anderson.

    ResponderExcluir
  2. AA40, deixo a pergunta: ETFs ou fundos passivos? Qual sua opinião?

    ResponderExcluir
  3. Em tempo, tenho lido muito sobre fundos passivos x fundos com gestão ativa. Alguns cobram 2% ou mais e ainda tem taxa de performance. Pelo que vi até agora, no longo prazo os passivos batem os ativos em mais de 85% das vezes. Aqui no Brasil, você tem algum estudo sobre isso? Comparar inclusive com ETFs que temos (que são bem poucos, se olharmos as centenas de ETFs fora do Brasil). Melhores fundos ativos x fundos passivos x ETFs no Brasil, histórico de 5 a 10 anos, seria um estudo legal. Ou, o mesmo estudo fora do Brasil. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Heavy Metal. Cara a minha experiência me diz que aqui nos EUA os fundos passivos de índice como VTI, VOO e o ITOT que é o que utilizo batem os ativos devido as custos extremamente baixos. Itot está em 0.03%aa apenas ou seja 3 dólares a cada 10 mil investidos além de comprar sem comissão.
      No Brasil como o índice ibov é um tanto questionável quanto a qualidade, os gestores ativos que escolhem a carteira com base em fundamentos micro e macro econômicos tentam a superar o ibov mesmo com custos elevados e taxas. Mas não tenho estudo não. Abcs

      Excluir
    2. CARO AA40, me explique por favor. Ao investir nestes fundos como "NRA", você só paga impostos se realizar venda das cotas, certo? Estes fundos tem a peste do "come cotas" ou não? E quanto de imposto você pagaria ao sacar dos mesmos? Obrigado!

      Excluir
    3. Vixi Heavy, Impostos rendem mais uns 500 posts aqui. É um dos piores temas quando se trata de investir fora.
      Eu não sou NRA nos EUA pois estou morando aqui então não pago os 30% sobre dividendos que os NRA pagam normalmente. Quando você investe como NRA como o VDD faz (recomento vc ler lá como ele faz http://viverdedividendos.org/declarar-acoes-do-exterior-no-imposto-de-renda-ir/) você precisa preencher o formulário W8-BEN ao abrir a conta. Isto indica para a corretora reter o imposto para vc (30%) que o Tio San cobra, no caso de vc investir em ações diretamente.
      Para investir via fundos ETF há como evitar esta mordida investindo via ishares da Irlanda que replicam o S&P por exemplo como o BPM o faz (https://www.bpmilhao.com/2017/01/investimentos-offshore-decidido-inicio.html).
      Qualquer dúvida vai pedindo ai que tento responder. Abcs

      Excluir
    4. Heavy Metal,

      Não sei se entendi direito, mas se vc está querendo uma comparação de ETFs x fundos de gestão ativa, no site dicadehoje7 tem uma post recente sobre isso. Francamente, não sei qual a fidedignidade dos dados ali apresentados, mas a conclusão foi que os fundos de gestão ativa seriam melhores.

      Confira:

      https://dicadehoje7.com/fundos-de-investimentos/fundo-de-indice

      O que vocês acham?

      Excluir
    5. Achei um tanto pobre a comparação do estudo. Apenas Small Caps com grandes bancos. Se pegar outros fundos como BB e Caixa acho que não ganham do Small, mas mesmo assim, no Brasil até acredito que fundos de gestão ativa ganhem mesmo mas quando falamos de EUA que é onde realmente devemos investir para aposentadoria ai é exatamente o contrário.

      Excluir
    6. Pois é, AA40. Eu ainda não me convenci que a relação custo x benefício x risco de comprar fundos de gestão ativa é melhor que os ETFs...Tenho algum pequeno percentual da carteira em IVBB11 e BOVA, e vira e mexe me pego pensando se realmente não compensaria migrar essa alocação para fundos de gestão ativa.

      Quanto ao investimento no exterior, minha carteira ainda é pequena, abaixo dos 500k, então embora eu já esteja estudando investir no exterior acho que ainda vou esperar alcançar essa marca para que os custos e trabalho compense. Estou muito errado em pensar assim?

      Excluir
    7. No Brasil como falei, ETFs não ganham dos fundos ativos geralmente. Nos EUA quase sempre.
      Está errado não, aliás não existe errado em investimentos, existe estratégia. Todos devem ter sua estratégia de preferência por escrito no PIP. Abcs

      Excluir
    8. Entendi. Vou procurar estudar melhor alguns fundos de gestão ativa. Atualmente, tendo em vista os custos baixos de investimento (corretagem zero) e a facilidade de investir em ETFs (requer muito menos estudo), acho que por preguiça acabei ficando noS ETFs mesmo. Como a porcentagem é bem pequena, não faz muita diferença, mas enfim, procurar o melhor sempre! Obrigado

      Excluir
    9. Outro porém, investir em etfs evitando receber dividendos nos EUA quando você é Não residente nos EUA é melhor pois ganhos de capital não são taxados pelo tio san enquanto dividendos são em 30%. POR isso invisto 80% em Indexing pois se e quando voltar ao Brasil passo a ser NRA.
      Ler mais
      https://www.bogleheads.org/wiki/Nonresident_alien_taxation

      Excluir
  4. Fala AA40, sou adepto das duas! rs Mas por ora uso um misto da DGI com ações de crescimento.

    A estratégia bogleheads ainda não está em prática. Penso em utiliza-la mais a frente para diminuir o trabalho na bolsa. Ficar analisando ações dá muito trabalho rsrs

    E você, qual está usando?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai II. Então, utilizo as duas até por comparação e estudo mesmo. No momento nos EUA estou com 80% indexado no estilo Bogleheads mas não pelos fundos da Vanguard. 20% em DGI, mas realmente a DGI dá muito mais trabalho para montar e gerenciar mas tem superado a Indexing em retorno.

      Excluir
  5. Muito bom AA40 que voce cita o Jack Bogle e os Bogleheads, muitos no Brasil nao conhece nao. Faz mais de uma decada que eu pratico a filosofia deles, na RV la, da muito pouco trabalho, e os resultados muito proximos aos indices (S&P, smallcaps, etc), o que eh justamente o objetivo. Isto atraves dos fundos indices e ETF's. O unico trabalho anual eh o rebalanceamento, e alguns anos nem faço isso.

    Aqui no Brasil na RV eu invisto bem menos do que la, e atraves das açoes diretas, por causa da baixissima liquidez dos ETF's aqui, alem da tributaçao desfavoravel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito anon. Investir nos EUA com a estratégia Bogleheads é realmente simples e garante bons resultados. Único porém que é preciso se atentar é com o imposto de renda.
      Etfs no Brasil realmente carecem de liquidez e histórico, mas tendem a melhorar dado ao que vem acontecendo no mundo e a popularização dos etfs. Abcs

      Excluir
  6. AA40, e o IVVB11 para que mora no Brasil? Qual a vantagem/desvantagem de investir diretamente nos EUA? Estaria protegido do risco Brasil sem ter o problema de impostos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, o IVVB11 é uma das melhores alternativas para quem não quer abrir conta fora para acessar o mercado americado. Ele replica o S&P500 e possui uma taxa de adm de apenas 0,24%aa.
      Vantagens:
      -Diversificação e exposição ao mercado americano sem tirar o dinheiro do Brasil
      -Simplificação com impostos
      -Cotado em Real mas atrelado ao valor do cambio em USD. Se dolar subir seu fundo se valoriza.
      Desvantagens:
      -Não paga dividendos, então é ruim para o rentista já que precisará vender cotas para ter renda com ele. Bom para a fase de acumulação porém
      -Cotado em real e atrelado ao dólar, se o real se valorizar seu fundo perde valor.

      Proteção ao risco Brasil é um tanto subjetivo. Na teoria sim, mas ele é cotado e negociado em real, ou seja, você está exposto ao risco cambial nos dois lados e vc nao pode converter ele para dolar diretamente, ao passo que investindo diretamente fora você está com moeda forte garantido e fora do alcance do governo brasileiro.
      Sem dúvida que quanto a impostos o IVVB11 é muito melhor, porém sem as isenções de venda que uma ação de uma empresa lhe traria no seu IRPF.

      Excluir
  7. Olá. Aqui é o novato Investidor Americano. Poderia me add no roll? Abcs
    https://investidoramericano.blogspot.com

    ResponderExcluir

Mensagens ofensivas e críticas infundadas não serão toleradas. As mensagens aqui postadas podem não representar a opinião do blog AA40. Os posts aqui mostrados não representam sob hipótese nenhuma recomendações de investimento.