Entrevista do AA40 ao site Hypeness

Confira nossa entrevista ao site Hypeness.com.br 

https://www.hypeness.com.br/2019/04/quem-sao-os-brasileiros-que-planejam-se-aposentar-aos-40-anos/


Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

34 thoughts on “Entrevista do AA40 ao site Hypeness

  1. Olá AA40,

    Eu particularmente acho o Hypeness um portal hipster demais. Porém a entrevista está boa, embora alguns detalhes acerca da própria FIRE não estejam muito claros.

    O modo que a segunda entrevistada faz – divide entre investimentos para a aposentadoria e objetivos a curto prazo – parece ser mais o que eu pretendo fazer, embora não seja nenhum especialista em finança.

    FIRE certamente não é para todos. Os conceitos de slow travel e frugalidade não dariam certo comigo, i.e., hoje durmo em uma rede por causa da pobreza mesmo. E não quero isso para toda a minha vida. Rede é ruim demais, rasga, punho quebra, e você tem que dormir no chão se isso acontecer. Além de causar dores e insônia.

    Geralmente quem já nasceu na classe média gosta de dizer que não gosta de conforto por que nunca experimentou situações desconfortáveis (eu digo, mais de 10 anos no desconforto) Pois eu gosto, e muito!

    Não estou dizendo que a vida de ninguém é perfeita, apenas que e preciso levar em conta o contexto que uma pessoa vive para ela decidir pelo estilo de vida low extremo, como não ter teto para morar.

    1. Confesso que nunca tinha lido o site deles mas não pude perder a oportunidade de divulgação da comunidade FIRE.
      Entendo sua colocação. Eu agora me considero classe média mas meu começo foi quase igual ao seu. Familia nao tinha condicoes nenhuma de ajudar, sempre fiz escola publica, faculdade publica, moradia estudantil e me sustentei graças a bolsa de pesquisas. Tlvz por isso seja tao facil para mim ser frugal hj em dia. Frugal por sinal não significa desconforto, mas sim viver com pouco e ser feliz assim. Considerar as coisas um fardo que vc nao quer carregar e qdo morrer nem a roupa do corpo vai levar, então é isso. Abcs

    2. Tudo bem, cada pessoa tem seus objetivos, e se forem esses lícitos, deve lutar por eles. Eu mesmo sou acusado de ser tonto por querer fazer coisas óbvias demais (faculdade), mas, na MINHA realidade, eu sei o que devo ou não fazer para alcançar o sucesso. Diploma é garantia? Não. Mas abre portas, networking, oportunidades de intercâmbio, estágio. Eu pretendo me tornar empreendedor ou funcionário público federal depois. Pode ser por exemplo, que você, que já tem uma vivência da coisa não ache o caminho ideal.

      Eu só não gosto da romantização da pobreza e da miséria. É um campo muito amplo, desde o pobre que fala que é feliz mesmo (sobre)vivendo com menos de um salário mínimo até o classe média que para ser feliz precisar largar tudo em uma semi-medincância ou até mesmo viram mendigas (no próprio portal Hypeness está cheio desses relatos, esse site traz reportagens como "arte com sangue menstrual"). Não é esse o seu caso, porém, tem muitas pessoas que são infelizes por não saberem controlar suas vidas. Ela poderia ser rica ou pobre.

      O Sr.IF 365 até agora não está vivendo uma IF totalmente satisfatória. Eu fico impressionado com estes exemplos.

    1. O problema não é a matéria que até ficou boa. O problema como tudo no Brasil são as pessoas e seus comentários. Estou chegando a conclusão que não adianta nada tentar educar financeiramente pessoas que não querem ser educadas. Querem consumir e vomitar em redes sociais então melhor nem tentar. 35 em breve mas comecei poupar com 13 kkk. Abcs

    2. Às vezes, pra tentar alcançar pessoas que podem se beneficiar do que você produz de bom, é preciso fazer um broadcast e, como esperado, 95% das pessoas atingidas não são o alvo certo. Pérola aos porcos. Repito: Isso é totalmente esperado. Não se desanime com isso.

      Continue o excelente trabalho no seu site. Quanto à divulgação, acho q você não precisa correr atrás. Qualquer pessoa que esteja interessada no assunto te achará. Foi assim comigo.

      Tenho 34 e penso em parar o trbabalho obrigatório aos 43.

  2. Sempre acompanho o blog. Mas agora que senti mais perto sua realidade. Não sabia quentinha esposa e filho e poupava 40% do salário. Pensei que tava solteiro sem filhos nem mulher

    1. humm..havia comentado várias vezes que sim, sou casado, tenho filho, só 1 salário que se contasse a vcs achariam pouco para um engenheiro, mas como falei acima, poupo desde os 13 anos, trabalhava durante a faculdade (pública) e nunca tive nenhuma facilidade não, apenas muita frugalidade e vontade de investir meu tempo para mim mesmo no futuro e não para os outros ficarem ricos.

    2. e parabens a sua esposa, pq pra isso tambem tem que ter uma esposa compreensiva… o que as vezes é dificil nesse mundo que vivemos.

    1. Pois é SH, mas as críticas cansam sabe. O pessoal nem lê, só ve o título e corre para os comentários para desdenhar, criticar, dizer que vc nasceu rico, que isso é impossível. Desanimador ! Abcs

  3. Bela matéria AA40. Sou igual a você, sou casado tenho uma filha e minha esposa não está trabalhando. Consigo aportar uns 30% do salário, mas tem mês que é difícil.

  4. AA40

    Show de bola a entrevista.
    Uma coisa que já deveria saber é que as pessoas SEMPRE irão achar algo para criticar. Vc que tem um blog visitado por milhares de pessoas já devia saber disso.

    Outro detalhe é que a manada é julgadora, pois são aqueles que não querem fazer nenhum esforço e ganhar muito, ou seja, quem faz algum tipo de sacrifício já é visto com desconfiança.

    Cara, vc está de parabens, é um exemplo para todos que querem atingir a fase FIRE.

    Siga firme no seu propósito.

    6 anos passa rapidinho!!!

    abs e sigamos aportando

    1. Saber eu sei KSPOV mas ninguem gosta. Estou fazendo um trabalho que considero voluntário de educação financeira e ser criticado ainda por isso é complicado. Mas pelo menos comentários como o seu já ajudam um pouco.
      Abcs

  5. Muito boa a entrevista, fácil de ler. Gostei também da mescla que eles fizeram com a Vivian. Fica evidente que cada um, com planos de vida distintos, mas tendo consciência financeira, consegue alcançar seu objetivo. E assim vamos, pelo menos nós, nos "aposentar" aos 40.

  6. Boa entrevista e parabéns pela sua disciplina. Só uma correção: na matéria saiu "retirar 4% todos os meses", quando o correto é retirar 4% todos os anos.

    1. Verdade. Bom mais isso vai para a conta da editora já que a parte em itálico é onde eu falo, o resto é palavra deles. Vi na entrevista por escrito que tinha escrito certo. Abcs

  7. O público-alvo da hypeness é o progressista – devia ter se informado melhor do site antes de conceder a entrevista – , logo só poderia vir críticas meus amigo.

    Mas as vezes não podemos generalizar pois não é só porque uma pessoa não é FIRE que ela possa não estar satisfeita com a vida. A própria Vivian diz isso.

  8. AA40

    Não está abrindo aqui pra mim os comentários da entrevista lá no site deles. Mas se tiverem comentários ruins, na boa que se f*oda.
    O teu trabalho é magnífico pra quem quer aprender, pra quem se interessa. Só que em um país onde vc mesmo divulgou a pesquisa onde só 8% da população investe em produtos financeiros e desses aí 88% apenas na poupança, o que esperar de diferente?
    A maioria não quer evoluir, não tem força de vontade, e prefere atacar quem consegue. Apenas pela vergonha de reconhecer a própria fraqueza.
    Eu tento ajudar algumas pessoas quando surge o assunto de finanças em alguma conversa, quando a pessoa mostra interesse eu tento ajudar, se começa de desculpinha, de papo de que só quem nasceu rico investe etc eu largo pra lá e deixo se ferrar..
    Tem gente que não podemos ter pena e mto menos devemos nos preocupar com o que eles dizem, pq são ignorantes. E pessoas que não querem evoluir, aprender, crescer não podem dar opinião sobre quem corre atrás na vida.

    Seu trabalho vai continuar sendo mto importante para quem tem força de vontade de aprender, isso é o que importa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *