AA40 e a fama de ser conservador demais

Outra dia lendo alguns comentários na blogosfera me deparei com um em que o sujeito comentou um comentário meu onde eu falava dos multimercados, observando que eu era quem “recomendava o investidor ser extremamente conservador durante a fase de acumulação FIRE”.

Percebi então que, como sempre recomendamos aqui no AA40 ser muito cuidadoso com renda variável e bolsa, é muito provável que mais dos leitores devam pensar isso do nosso blog.

Desmistificando o que é ser conservador

Procuramos sempre passar a mensagem de que você não pode perder dinheiro nunca. Esta na verdade é a regra numero 1 e número 2 do próprio Warren Buffet. Você já deve ter lido:

“Regra n º 1: Nunca perca dinheiro. Regra n º 2: Nunca esqueça a regra n º 1.”

Buffett pessoalmente perdeu cerca de US$ 23 bilhões na crise financeira de 2008, e sua empresa, a Berkshire Hathaway, perdeu seu respeitado rating AAA. Então, certamente ele não investe só em renda fixa; como ele pode nos dizer para nunca perder dinheiro?

Ai está o detalhe que também se aplica quando o AA40 fala em ser conservador. Estamos nos referindo à mentalidade de um investidor sensato. Não ser frívolo. Não jogar com seu patrimônio. Não entrar em um investimento com uma atitude arrogante de que não há problema em perder. Estar informado. Faça sua lição de casa e seguir um plano e é claro não investir só em renda fixa neste ponto.

Buffett assim como Barsi, investe apenas em empresas que ele (e sua equipe) pesquisa e entende completamente e querem se tornar sócios. Quantas empresas da B3 você realmente conhece o negócio a fundo? OK, quantas do IBOV apenas então? Buffett não entra em um investimento preparado para perder e você também não deve e é isto que significa o ser conservador que tanto pregamos.

Buffett acredita que a qualidade mais importante para um investidor é o temperamento, não o intelecto. Um investidor de sucesso não se concentra em estar com ou contra a manada. O mercado de ações vai experimentar oscilações. Este investidor raramente muda sua estratégia de investimento de longo prazo, não importa o que o mercado faça.
Outra diferença que não se pode esquecer é o objetivo final. Buffett ao alto de seus 88 anos jamais pensou em se aposentar então se ele perder bilhões não vai fazer a menor diferença na qualidade de vida dele e seus objetivos. Nós aqui da comunidade FIRE estamos planejamento aposentarmos muito cedo ao redor de 40 anos de idade. Se você tem um patrimônio considerável e rendimentos que poderão fazer você atingir este objetivo dentro do prazo com uma TSR sustentável após, vai arriscar tudo na bolsa para que? Alocar uma percentagem de acordo com seu perfil de risco é outra coisa. Alias, risco não se mede em percentagem mas sim em valores em R$ que você toleraria perder no mercado em um determinado período !

Nível de conhecimento

O nível que o investidor está quanto ao conhecimento dos tipos de investimento, custos, características intrínsecas, nível de risco e retorno, manejo deste risco, tudo isso importa e muito na hora que falamos aqui no blog.

Quase 100% dos estudos de caso foram para investidores principiantes. Sugerimos começar a ler os pilares do plano de investimento, estabelecer um fundo de emergência e investimentos de curto prazo com a finalidade de aprender primeiro e jamais dar o passo maior que o conhecimento pois isto é correr risco sem saber.

Depois de conhecer e ler muito ai sim dê o próximo passo. Ninguém aqui prega a nunca investir em renda variáveis, FIIs, Multimercado como falaram, pois são justamente eles que quando alocados e aplicados corretamente no plano de investimento poderão potencializar os ganhos mas quem não conhece como funciona vai apenas potencializar perdas.

Você que já tem bons anos de mercado, começou do início e do jeito certo, tem seu PIP elaborado, segue um plano e não apenas o que está na moda, parabéns, você entendeu finalmente que no mercado tudo é uma questão de risco x retorno, pura e simplesmente.

Basta o investidor inteligente casar esta relação risco x retorno com o seu perfil de investidor e o sucesso é muito provável.

Portanto caros leitores, o conservadorismo que pregamos passa longe do só investir em renda fixa. Como o mercado brasileiro é emergente e um dos mais voláteis do mundo é natural que não recomendemos (alias nem podemos recomendar nada aqui) um novato a investir em bolsa no Brasil. Eu mesmo com anos de mercado só estou investindo em RV nos EUA pois não confio em nada no mercado de bolsa brasileiro (vide crash do império X, corrupção e manipulação de estatais, Cielo, Joesley, Barragens da Vale, para citar alguns), não conheço as empresas a fundo além de não poder ter conta em corretora no Brasil pelo motivo já explicado aqui. Mas esto é meu caso. Você pode pensar diferente e tem todo o direito de agir diferente e quem sabe um dia, como o filho pródigo,  você volta aqui comentando “é AA40, você tinha razão”.

Só Educação Financeira não basta na renda variável

Como diz o grande Jim Colins e o próprio Charlie Munger. Em investimentos não adianta você ser o mais inteligente e o que mais estudou. O mercado não é racional. Muito cuidado ao ir para renda variável com tudo achando que “educação é fundamental para sermos bons investidores” como prega tanto o Clube dos Poupadores– Não é !!! O Fundamental é controle emocional !

You don’t need the IQ in the investment business that you need in certain activities in life, but you do have to have emotional control. I mean, we see very smart people do very stupid things, and it’s fascinating how humans do that.” -Munger


Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

14 thoughts on “AA40 e a fama de ser conservador demais

  1. Disse tudo AA40! Risco x Retorno…aí vai do nível de CONHECIMENTO de cada um dentro do seu PERFIL. Prefiro nesse meu primeiro ano juntar uma grana, agregar conhecimento e dentro da evolução natural das coisas partir lentamente para a RV, estou fazendo pequenos estágios somente agora, buscando entender como funcionam os FIIs. Entretanto as ações, ainda nem cheguei perto rsrs
    Outra coisa para IF é a tranquilidade de não enlouquecer só de RV, principalmente Ações…Acho que manter uma vida mais frugal com rendimentos mais apáticos da RF fica mais tranquilo.
    Abraço!

  2. Com essa possível época de vacas magras por vir, talvez seja interessante dar aquele passo da RF para FII que está faltando (para mim)? Ultimamente tenho pensado nisso, mas acho que com o meu capital ainda seja uma preocupação que não faça tanta diferença ( e que eu deva primeiro me preocupar em "crescer o bolo"), pq fui pesquisar um pouco mais e as FII parecem ser bem caras em comparação a Ações. Se já tiver algum post sobre, aceito recomendação! =)

    1. Kronos, eu só diria para dar este passo quando se sentir preparado de verdade e com um bom conhecimento. Faça os cálculos de quanto do seu patrimônio aceitaria perder e coloque na bolsa apenas isso. FIIs são um pouco mais seguras pois pagam dividendos todo mês e não dependem apenas da valorização da cota. De qualquer forma diversifique e não corra riscos acima do que você toleraria. Abcs

  3. Tem que investir de maneira que se consiga dormir a noite… passei noites em claro quando estava com 80% do patrimônio em "Tesouro Direto" e vendo o PT quase voltar ao poder para falir o país de vez. Mudei de estratégia para os FIIs e um pouco no exterior, isso apesar de ter me deixado mais tranquilo também me tirou um bom lucro que teria com a marcação à mercado caso tivesse deixado aquele valor em títulos públicos. Mesmo tendo "perdido" essa grana não me arrependo de ter respeitado minha tolerância à riscos.

    Sr.IF
    http://www.srif365.com

    1. Interessante. Eu na verdade não teria me preocupado em ter 80% no TD se tivesse pegado com cupons de +7%aa real. Mesmo o Brasil "quebrando" acho que seria ainda o menos arriscado em ter em carteira. Calote não iriam dar, iriam imprimir moeda e a inflação galopante voltaria e neste cenário qual a alternativa (além do exterior) melhor que IPCA+ ?
      Na verdade vc não perdeu né pq não teria realizado mas as vezes é melhor "deixar de ganhar" e dormir bem a noite como vc bem disse. Tem até um termo muito usado por aqui para isso SWAN (cisne mas signfica Sleep Well At Night). Abcs

  4. Seguindo essas premissas que você colocou, de que dificilmente nós pequenos investidores teremos acesso a todas informações necessárias para uma decisão acertada, o investimento em ETFs me parece uma solução óbvio de diversificação e de menos riscos. No entanto, mesmo assim, grande parte dos investidores tem preconceito contra os ETFs no Brasil. Tudo bem vc dizer que o BOVA11 é ruim! Mas existem outros menos piores então! Invista em pibb11 e ivvb11 por ex, pq nao? Eu acho que essa birra de ter q montar uma carteira ainda vai frustrar muita gente.

    1. Sim, não considero estes ETFs ruins, são ótimas alternativas de baixo custo. O problema digamos assim é que vc compra o bolo de empresas ruins e boas ao mesmo tempo.
      Se tivessemos um ETF de um índice tipo o Dow Jones com só empresas de qualidade poderíamos investir melhor via ETF no BRasil. PIBB11 considero ainda melhor dado ao seu menor custo, mas ainda precisaríamos ter muitos outros ETFs setoriais e baseado em qualidade para podermos investir melhor passivamente.
      Essa de montar uma carteira está muito atrelado aos bloggers que são traders e não investidores de longo prazo. Temos que ter cuidado com o que lemos na blogosfera pois muitos bloggers menos responsáveis com as palavras, nos passam a impressão que se não arriscarmos tudo em RV não conseguiremos ficar ricos. Nem todos querem ficar ricos ou arriscar tudo, apenas ser FIRE.

    2. De fato, temos pouquíssimos ETFs e, dentre os existentes, a liquidez na maioria dos casos deixa a desejar. Lembro aqui do GOVE11 também, que o colega FRUGAL fez um ótimo post em 2017 ou 2018 no blog dele, porém com liquidez muito baixa. Seja como for, pela praticidade, pelos custos baixos, pela facilidade de fazer IR etc etc, continuo nos EFTs, FIIs e renda fixa e tenho dito ótimos resultados para uma pessoa conservadora que visa o FIRE.
      Avante!

    3. Concordo Anônimo, é tanto "regra", tanto "cuidado" que a pessoa fica paralisada e faz o quê? Coloca na poupança. Sejamos simples, escolha racionalmente suas ações, FIIs, ETFs e RF, mas sem essa pressão de não perder nunca. Se o próprio Buffet perdeu, quem somos nós pra nunca perder!

  5. Urgente. Viu a entrevista de paulo guedes na xp? Ele diz que o Brasil deixa de ser paraíso de dentista. Ainda diz vai trabalhar vagabundo. Com quem vive de renda. Vejam lá. O que ocorre pra quem quer o fire?

    1. kkkk relaxa Raf. Guedes tá no papel dele, ta preocupado com o emprego dele. Foi nomeado para isso. É tipo o Trump nos EUA ofendendo os membros do FED tempo todo pedindo para baixar juros.
      Isto tudo é temporário. Mesmo com previdência aprovada vc acha que os juros vão cair muito ainda? Vai chegar ao patamar dos EUA em 2.25%? Não vai.
      Se mesmo nos EUA tem FIREEs vivendo de renda, seja via Treasures, via FIIS/REITS, ações de dividendos, etc, vc acha que no Brasil não será possível fazer o mesmo?
      Os juros podem ficar baixos até a próxima crise, tudo bem, desde que a inflação fique controlada e que obtenhamos retorno acima dela, o resto é apenas notícia, esquece tudo, desliga a TV e siga seu PIP. Abcs

  6. Tenho 80% da minha carteira alocada em R.F diversos e 20% em FII's e ações. Acho uma carteira extremamente conservadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *