Subscribe

"OLHA A INFLAÇÃO AI DE NOVO" (Agosto 2019)

A série "Olha a inflação ai de novo" é uma edição mensal onde o AA40 divulga e comenta o IPCA do mês anterior tendo em mente o investidor FIRE.

A inflação é, sem dúvidas, o grande vilão de qualquer plano FIRE. O aumento dos preços acima de seus rendimentos líquidos por um certo período pode desestruturar todo seu plano e te levar a consumir o principal. Com isto em mente vamos acompanhar neste post continuo que atualizaremos periodicamente quando o IBGE divulgar um novo IPCA.


Agosto 2019

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de julho variou +0,19%, 0,18 ponto percentual (p.p.) acima do resultado de junho (0,01%). Este foi o IPCA mais baixo para um mês de julho desde o ano 2014, quando ficou em 0,01%. A variação acumulada no ano ficou em 2,42% e, em relação aos últimos 12 meses ficou em 3,22%, abaixo dos 3,37% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em julho de 2018, a taxa foi de 0,33%.
O índice de julho ficou concentrado no grupo Habitação, cuja variação de 1,20% correspondeu a um impacto de 0,19 p.p. O grupo Alimentação e bebidas, com variação de 0,01% apresentou estabilidade no nível de preços de junho para julho. Já os grupos Vestuário (-0,52%), Saúde e cuidados pessoais (-0,20%) e Transportes (-0,17%) apresentaram deflação no índice do mês. (Fonte: IBGE)


Comentários

Sem muitas novidades este IPCA de Julho. O IPCA 15 apontava para uma inflação abaixo de 0,09% mas veio acima porém ainda "sob controle" (do governo? kkkk). No item habitação, o que mais contribuiu para o aumento foi a energia elétrica que ficou em média 4,48% mais cara e em São Paulo capital ficou  7,59% mais cara.
Agora o BC já cortou os juros então qualquer que fosse o IPCA não alteraria em nada já que o BC parece não estar olhando mais para estatísticas e indicadores mas sim servindo aos interesses do governo que força um crescimento sem qualquer plano estrutural, ou plano qualquer na verdade. 
Enquanto, ao que parece, o mundo está no despertar de uma nova crise econômica (se as curvas de juros totalmente invertidas nos EUA comprovarem o que sempre anunciam), o Brasil que ainda nem saiu da última "marolinha" será novamente atingido (ninguém escapa, vide o Dólar) enquanto parece que a tal reforma da previdência ontem aprovada não vai mudar muita coisa como a maioria esperava e aqui nos referimos a economia real e não a virtual (bolsa).
Comente abaixo se você discorda ou mesmo se concorda. Até o próximo IPCA




Julho 2019

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho teve variação de 0,01% e ficou 0,12 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa de maio (0,13%). A variação acumulada no ano foi de 2,23% e a dos últimos doze meses recuou para 3,37%, abaixo dos 4,66% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em junho de 2018, a taxa fora de 1,26%. (Fonte: IBGE)

Comentários

Era tudo o que o mercado queria para pressionar de vez o BC a cortar os juros na próxima reunião do COPOM no final do mês.
As apostas no corte da Selic já estavam altas com a provável aprovação da reforma da previdência hoje e agora com um IPCA praticamente zerado é dado como certo. Logicamente aproveitando-se do fato que o acumulado de 12 meses caiu forte devido a deixar de computar no intervalo de 12 meses o mês de Junho de 2018 cujo IPCA foi de astronômicos 1,26% (alguém ai lembra? Nós sim).
Ontem, estranhamente, a Petrobras anunciou queda nos preços dos combustíveis enquanto o petróleo não para de subir no mercado internacional.
Nada mudou em relação a maquiagem econômica feito pelo governo para mostrar a inflação que todos querem ver mas que ninguém realmente sente no bolso. A inflação real do seu bolso caro leitor é muito mais difícil de ser medida mas provavelmente você está sentindo.
O fato é que tudo está armado para o mercado ir a forra na renda variável nos próximos meses e os tubarões engolirem as sardinhas e os atrasados quando o vento mudar de direção, por que ele sempre muda, isto é a única certeza que podemos ter.
____






Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

10 comentários:

  1. Temos visões parecidas nesse momento, é um barco navegando no vazio. Quando a bomba estourar vai ser de arrasar. Só a diversificação salva ! Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é mas se vc assistiu o filme The Big Short vc vai ver que sempre o que esperamos demora muito mais do que o previsto para acontecer. Em 2018 nem a diversificação salvou, tudo caiu mas voltou a subir..sempre volta então é tentar comprar conforme for caindo e não esperar para adivinhar o fundo pq ninguem consegue. Abcs

      Excluir
  2. Vamos partir do principio que a IBOVESPA vai cair pelo menos uns 20mil pontos nos proximos 12 meses. Como ganhar dinheiro numa situaçao dessas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc for trader e acredita que isto vai acontecer venda índice futuro. Eu jamais faria isso, como Buy and Holder quero comprar sempre mais barato por isso gosto de crises. Como não invisto mais no Brasil não sei dizer da Bovespa mas aqui nos EUA dias como segunda-feira desta semana são ótimos para ir as compras. Abcs

      Excluir
    2. O que é "comprar indice futuro"? Opçoes com acoes?

      Excluir
    3. Vender índice futuro da bovespa. Dá uma lida ai
      https://blog.toroinvestimentos.com.br/mini-indice-bovespa-win

      Excluir
  3. Fala AA!

    Acredito que a reforma da previdência já está precificada. A inflação não vai assustar, ao menos até as próximas eleições, mas vamos estabilizar em um patamar de 1,5% a 2% de juros reais.

    Na RF vai ser difícil ganhar algo. O negócio é ir com RV mesmo, equilibrando os ativos e aproveitar para comprar uns IPCAs+ uns meses antes das eleições se as pesquisas apontarem chances de um candidato de esquerda srsrs

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim e não VL. Quem está exposto só a Brasil concordo, mas eu sempre estou encorajando a todos a começar ter uma reserva em moeda forte.
      Como falei em outro comentário, não acho que a única solução é tentar ganhar mais se expondo ao risco na RV. Prefiro ganhar menos mas em moeda forte investindo em bonds e REITs e pagadoras de dividendos nos EUA do que comprar as caras poucas boas ações brasileiros já precificadas como vc msm disse e agora as vésperas do governo começar a taxar dividendos e FIIs. Saiam das garras do governo brasileiro.
      Se vier o esperado bear market nos EUA estou preparado para aproveitar até lá rendendo 2.5% em USD tá OK pra mim (mas isso é eu).
      Abcs

      Excluir
    2. Eu divirjo um pouco sobre o conceito de "moeda forte". Não boto muita fé em nenhuma moeda estrangeira. Minha exposição em algo "forte" é em ouro e imóveis. Acredito que todas as moedas sofrem com a inflação e estão sujeitas a rupturas profundas se algum dia o padrão monetário mundial tremer.

      Acredito também que a estabilidade econômica do país veio para ficar. Há muita coisa boa acontecendo, apesar das bobagens que nosso presidente anda a falar por aí.

      Abraço!

      Excluir
  4. O Brasil só não está crescendo já, pela instabilidade mundial, talvez uma possível recessão, MAS porque temos um Congresso MOROSO, precisamos das reformas para ONTEM, tais como,tributária , pacto federativo, antiCrime(recuperação de recursos), etc. Estamos no OITAVO mês, e ainda NADA FOI APROVADO, isso é ridículo. Alguns Senadores estão usando a aprovação da PEC 06/2019 para pressionar o governo, sendo que quem tá sendo realmente pressionado é o povo!

    ResponderExcluir

Mensagens ofensivas e críticas infundadas não serão toleradas. As mensagens aqui postadas podem não representar a opinião do blog AA40. Os posts aqui mostrados não representam sob hipótese nenhuma recomendações de investimento.