Um podcast imperdível com J.L. Collins, o padrinho FIRE

Se você já entrou no nosso menu “Recomendamos” você deve ter visto o link para o blog do JLCollins, talvez o IF (ele não gosta do termo aposentado) mais velho da blogosfera americana e autor da prestigiada série de artigos “The Stock Series” que ensina tudo o que ele aprendeu até hoje gratuitamente.

Uma das missões principais do AA40 é trazer o melhor da blogosfera FIRE americana e mundial e indicar bons materiais para leitura. Aqui estão dois ótimos:

Livros do Jim mas a maior parte do conteúdo está gratuitamente disponível no seu blog
 

Jim dificilmente concede entrevistas mas o MadFientist conseguiu trazer ele ao podcast.

-Já imaginou investir sem nenhum conhecimento em uma época em que a internet não existia e perseguir a IF sem ajuda de absolutamente ninguém? Cometendo todos os erros possíveis para aprender o que realmente funciona?

Você precisa conhecer a história do Jim Collins.

Spoiler:  Ele começou a investir em 1974 e se tornou IF em 1989, ou melhor, ele prefere o termo conseguiu Fuck you Money. 

Considere que neste período a Internet não existia. Não havia comunidade FIRE, tantos livros e nem o nome FIRE existia. Ele aprendeu a investir por conta própria cometendo enormes erros no caminho como ele conta.

-Já imaginou estar comprado em ações durante a Black Monday (quando o mercado americano caiu mais de 22% em um único dia)? Ele vendeu tudo neste dia.

Mesmo assim conseguiu a IF em 15 anos. Ele fala que com o conhecimento de hoje e as pessoas começando a investir do jeito certo desde o início, é para ser muito mais fácil conseguir chegar lá.

Depois de se tornar IF ele largou seu emprego e foi trabalhar numa gestora de investimentos de tanto que gostava do mercado financeiro e  foi que lá que aprendeu que você pode saber tudo de valuation e conhecer as empresas profundamente mas existe uma diferença muito grande em saber isso e a direção que preço da ação fará e ironicamente hoje só recomenda investir passivamente em índices e não comprar ações individuas e não aposta em gestores ativos (nem nos EUA nem em qualquer lugar do mundo). Pessoas como Buffet e Lynch podem ser apenas pontos fora da curva na estatística e que, de tão raros, são famosos – se um cara com uma experiência dessas fala isso precisamos ouvir com atenção ao menos.

-Confira o podcast em Inglês aqui mas se você ainda só entende português, clique aqui e leia a transcrição automática (by Google).

-MadFientist Podcasts no Itunes

-Quer baixar a entrevista em mp3, clique com o direito do mouse e escolha salvar como – clique com direito aqui
-Quem quer conhecer ele, aqui um vídeo muito bom descoberto pelo nosso colega Gari Advogado

Video do JL Collins na Google


Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

9 thoughts on “Um podcast imperdível com J.L. Collins, o padrinho FIRE

  1. O livro do JL Collins é muito bom!!! Li em 2 dias. Mesmo nao investindo nos EUA, voce aprende muitas coisas no livro dele. Recomendo demais!

    1. Legal Gari. Leu também o Stock Series dele? Achei fantástico um cara com uma experiencia dessas dentro e fora do mercado concluir que a melhor coisa a fazer é indexar seu portfolio e aguentar os bear e bull markets. Nos ensina muitas coisas que nos fazem repensar. Abcs

  2. Oi, AA40.
    Acabei de ler o livro. Realmente é interessante. O desafio pra nós talvez seria escolher fundos semelhantes aqui no Brasil. Acho q já vc comentou em outro post, mas não temos fundos/ETFs de gestão passiva semelhantes por aqui. Em termos de taxa, o PIBB11 é até bem parecido, mas com esposição a apenas uma porção das empresas. O btg tem fundo indexado do ibov com tx de 0.1%, q imagino poder ser uma alternativa. ETFs de renda fixa ainda são "caros"; parece q nenhum com tx abaixo de 0.2%.
    Os ETFs de FIIs anunciados pelo Inter no fim do ano passado talvez sejam uma boa complementação, dependendo tbm da taxa.
    Estou pensando no momento em aportar no pibb11 e ivvb11, pra evitar sobreposição de papéis. Resta calcular a % de aportes pra cada um.
    Abraço

    1. Realmente no Brasil o mercado de etfs ainda é muito novo e poucos acreditam no poder do index investing. Aos poucos isso vai mudar. A grande maioria das pessoas não tem conhecimento nem interesse em fazer stock picking e ainda performar abaixo da media. Index investing é perfeito para esses e na geral para todos. Abcs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *