Buscando FIRE? Por que você precisa ter um blog

Basicamente existe três macro etapas sequenciais para você se tornar um FIRE:

  1. A primeira é o que chamamos de despertar para o fato que isto existe. Ai você fica muito empolgado, começa a fazer cálculos, projeções, planilhas e descobre quanto tempo precisa, quais os valores almejados, montar o plano e executar.
  2. Ganhar (+), poupar (+), investir (+)  repetir
  3. O terceiro passo é o chamado “Viver de Renda”. É quando os seus investimentos te sustentam

A etapa 1 é a relativamente mais rápida. A parte mais difícil de ser tornar financeiramente independente é a jornada. O problema, meus caros, está na etapa 2. Ela é a mais demorada e árdua. Estamos falando de anos senão décadas. É aqui onde muitos desistem pois sem uma mente determinada não é nada fácil persistir.

Provavelmente você está nesta fase neste momento, afinal é a mais longa. Depois de montar este plano super empolgante e visualizar o seu futuro FIRE, você continuará trabalhando no mesmo emprego e morando na cidade, enfrentando o mesmo trânsito todo dia, tendo o mesmo chefe e colegas de trabalho que não gosta, as mesmas cobranças e prazos, a mesma rotina, enfim, o mesmo cotidiano…e você seguirá só imaginando como será sua vida FIRE, enquanto está sentado no seu cubículo “batendo ponto” todo dia.

Passar os dias, semanas, meses, anos assim é muito difícil. Mas o que fazer? 
-O que estou fazendo agora. Conecte-se com as pessoas que tem mesmos objetivos, compartilhe a sua experiência, busque a empatia de colegas na mesma situação. Entre para a blogosfera !!

 

É Preciso ser blogueiro para ser FIRE?

Pegando o “gancho” na famosa pergunta final de cada podcast do SrIF365, é preciso ser blogueiro para atingir FIRE? Muitos brincam que resposta deveria ser SIM !

Não apenas para ter um blog mas  por que é quase terapêutico. O simples fato de você compartilhar sua história, seu progresso e dificuldades com pessoas com os mesmos objetivos vai ajudar nesta LONGA caminhada até a independência financeira. E quanto mais pessoal mais sucesso e o SrIF365 é um exemplo vivo disso !

Postar vai fazer você lembrar diariamente que ainda está na busca e que não está sozinho. Vai aprender muito com exemplos e dicas da comunidade, vai tornar seus dias de trabalho um pouco menos aborrecedores tendo coisas para ler e pensar além de sua rotina no emprego e uma das coisas mais importantes, para criar conteúdo novo é preciso se manter atualizado, lendo e aprendendo diariamente e isto é uma maneira de se forçar a isto.
Você não precisa escrever um blog sobre investimentos, como comprar ações, mini-contratos e tudo isso que vemos aos montes por ai e pouco agregam. Conte sua história e seu progresso. Precisamos de mais blogs genuinamente FIRE que se conectem com as pessoas e menos blogs com a dica quente de investimento do momento.
Um blog é uma oportunidade de falar sobre dinheiro em uma sociedade em que isto ainda é tabu. De falar que poupar pode ser mais prazeroso que gastar e não ser visto como um lunático e encontrar pessoas que pensam igual (né Investidor Inglês?).
Assim como a palavra “aposentadoria antecipada” que ainda parece estigmatizada. Como diz a Yuka, e daí se eu quiser parar de trabalhar cedo? 

Muitas vezes esta caminhada FIRE é acompanhada por certa dose de privação e por momentos de altos e baixos tanto na questão financeira com aportes menores ou maiores, saques do fundo de emergência, bônus, perdas, ganhos, conquistas, fracassos e tudo mais, como também na questão psicológica pois você vai querer abandonar seu plano FIRE muitas vezes durante a jornada. É normal, não é algo fácil e rápido !

É uma ultramaratona e não 100 metros rasos…

A caminhada FIRE é totalmente antagônica a sociedade imediatista atual. Você vai rapidamente fazer seu plano FIRE e vai começar a poupar e a investir. Isto é a parte fácil. O problema é que os resultados não chegarão rapidamente. Meses após meses, anos após anos você vai planilhar tudo e atualizar seus modelos mas vai parecer que não saiu do lugar. Os juros mais baixos atualmente pioram ainda mais essa sensação. Você inclusive vai ter pensamentos insanos como arriscar tudo na bolsa e em bitcoins para acelerar a jornada ! Não, Não e Não !!
Os benditos juros compostos precisam de um combustível para funcionar – o tempo ! Encare esta maratona como algo distante e que tenha que apreciar o caminho e a vista antes. Não deixe que a ansiedade acabe por fazer você desistir. Quem persistir chegará lá mesmo cometendo erros no caminho.

Enquanto isto curta a jornada e  se você não é um blogueiro ainda e está em busca de FIRE, não tem nada a perder em começar um blog e contar sua história. Isto deixará sua jornada muito menos monótona e solitária. Você verá o quanto isto te fará bem e quem sabe ainda não consegue umas migalhas de renda com ele?! Só saberá se tentar.

PS: Como começar um blog? Bem, a melhor plataforma gratuita para mim ainda é o www.blogger.com da Google e com sua conta Gmail pode começar hoje mesmo. A parte mais difícil pode ser escolher um bom nome!

Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

55 thoughts on “Buscando FIRE? Por que você precisa ter um blog

  1. Muito obrigada por este post!
    Nos últimos tempos me veio a vontade de fazer um blog, mas fiquei com dúvidas. Esse post foi a confirmação de que escrever sobre a jornada será muito positivo!
    Daqui a pouco eu volto e passo o endereço do novo blog…rsrs

    1. Foi a parte mais difícil. Não consegui ser muito criativo mas muitos são. Vemos muito algo relacionado a profissão ou estilo de vida tipo frugal algo… Nos EUA são ainda mais criativos como gocurrycraker por exemplo ou madfientist, Mr money Mustache….

    2. Eu fiz! Sou a anon 12:43 e também a anon 18:21. Demorei um pouquinho mas consegui escolher um nome rsrsrs. Já me cadastrei na lista de blogs e espero vocês por lá. Obrigada por tudo!

  2. AA40,

    Muito bom o seu post!
    Eu também acredito que um blog acaba sendo muito terapêutico, pois aqui encontramos pessoas que possuem os mesmos objetivos, algo bem mais difícil de encontrarmos de forma física tanto em termos de qualidade como de quantidade.

    Além disso, sempre há conteúdo muito rico, com o qual podemos aprender e muito, além de compartilhar as próprias experiências. Quando criei meu blog em 2013, não imaginei que fosse assim.

    Boa semana,
    simplicidadeeharmonia.com

    1. Muito terapêutico sim SH. Eu gostaria de ser mais pessoal aqui no blog mas a Sra AA40 não gosta muito. Tlvz eu comece um outro blog com outro nick anônimo para contar minhas histórias e experiências, percalços, fechamentos mensais, etc. Estou amadurecendo a ideia mas falta tempo para tudo infelizmente. Abcs

  3. Olá AA40, excelente post!

    E você tocou num ponto que anda me incomodando ultimamente. Os aportes. Quando vislumbramos a FIRE e fazemos aquela porrada de cálculo, acreditamos que será fácil atingir a independência em x anos.

    Se alguns fizeram como eu, e colocaram valores modestos mensais, acreditam;

    – Ah, joguei o valor lá embaixo então será fácil mante-los por todo esse tempo.

    Ledo engano.

    Abraço!

    1. II, primeiramente obrigado pelo jabá no seu blog. Agora entendi melhor o que você quis dizer com seu comentário lá. Eu encaro um pouco como momento sabe, por que sabíamos no início que os juros a 14% não se sustentariam (ou o país quebrava) ou os juros cairiam. Agora está, digamos assim, quase no fundo do poço em relação aos juros mas acho que agora está precificado um cenário muito otimista, o contrário do pessimismo de 2016. Extremos. Acho que os juros voltarão a subir mesmo todos achando certo que não. É só a inflação dar uma acelerada ou vir uma crise forte ai.
      O fato que não podemos balizar os nossos planos no excesso de pessimismo e otimismo mas alguma coisa no meio do caminho – e este meio do caminho para mim é a TSR4% – inclusive o CFP da entrevista do SRIF365 confirmou que ela é realmente um bom balizador.
      Só não entendi se a queda dos seus aportes é algo pontual, recorrente ou é devido a alguma coisa do mercado. Por falar nisso este mes foi o primeiro em 10 anos que não consegui aportar nada e ainda botei a mão no fundo emergencial, poderia estar me lamentando e tal, mas sabemos que isso vai ocorrer mais cedo ou mais tarde para todo mundo. Estamos juntos !! Abcs

  4. Quando a gente começa a enxergar a luzinha ao final do túnel parece que tudo se torna um pesadelo. Afinal, só faltam 4 anos. Ah, é só mais uma copa do mundo. Ahhh, só mais uma eleição. Já falei isso pra mim umas milhares de vezes para ver se o psicológico acalma, mas nada. Na verdade, são 54 longos meses.

    1. É Marins, o psicológico é complicado. O melhor mesmo é focar em outras coisas e tentar esquecer que faltam 54 meses que nem é tanto assim viu. Vai passar rápido. Blogar ou mesmo comentar sobre o assunto pode ajudar a externar essas angústias, pode não melhorar mas pior com certeza não vai. Abcs.

  5. Acredito totalmente nisso, pois penso que atualmente, se não tivesse iniciado o meu (blog) lá em janeiro….Não teria o foco e disciplina que tenho hoje nos meus controles e aportes rsrs

    1. Show Semeador. Mais um exemplo disso. Ao blogar você cria quase uma conexão com seus leitores e você não quer abandonar o plano ou falhar pois parece que você não está falando com você mesmo apenas mas com muitas pessoas que o seguem. Isso é muito motivador. Abcs

  6. Oi AA40, sobre ter um blog, realmente, faz diferença. Às vezes fico pensando que eu sou a única pessoa da minha empresa que pensa em ser FIRE… com quem conversar? com quem tirar dúvida? com quem desabafar? aí surgem os posts e os comentários, uma verdadeira discussão. O que eu tenho achado legal é que parece que os comentários estão civilizados, agregam valor, eu lembro de alguns blogs onde os comentários eram extremamente agressivos, motivo pelo qual nunca tinha tido interesse até então em adentrar à finansfera. Confesso que tenho gostado muito de compartilhar ideias, de conversar com todos, isso tem me animado bastante. Sobre o post em si, lembrei muito do Frugal Simples, ele também é uma pessoa que compartilha bastante coisa pessoal, principalmente as dificuldades que passou (vou colocar no passado, porque acho que a fase mais difícil já passou) quando decidiu sair do mercado acionário para empreender. Yuka.

    1. Exato Yuka. Assunto dinheiro continua sendo tabú geral. A blogosfera é um lugar como nenhum outro.
      Concordo que está bem mais civilizado. Volta e meia aparece um troll mas estão bem menos que no início.
      Bem lembrado do Frugal Simples. Outro grande exemplo entre nós. Abcs

  7. AA40, coincidentemente postei sobre o mesmo tema, vale muito a pena ter um blog na caminhada rumo a IF. Li sua entrevista no milennial revolution, e ao fim fala sobre um primeiro congresso/reuniao FIRE no BRasil. A ideia ta viva? Abraços!

    1. Legal Viajante. Vou visitar seu post. Espero que tenha gostado da entrevista ao M-R.
      Então a ideia nunca morreu, inclusive a Yuka do Viversempresa e o pessoal do SapienLivre.com estamos trocando alguns emails para movimentar essa ideia. Como estou morando fora no momento dificulta um pouco mas a ideia continua viva apesar de todos os impeditivos por causa da questão segurança e anonimato. Talvez para iniciar terá que ser meio que encontrando um por vez nem que seja para tomar uma cerveja, ganhar a confiança e tal.
      Se alguém tiver alguma ideia nova de como fazer algo frugal e seguro ao mesmo tempo no estilo Chautauqua nos envie um email ! Abcs

    2. O meu encontro com o Sapien foi bem legal, um pouco de medinho no início por justamente não conhecê-lo, mas foi muito bom tê-lo conhecido pessoalmente, ficamos conversando por horas. Torcendo para que um dia tenha um congresso FIRE no Brasil rsrs. Palestrantes: AA40, Frugal Simples, Viver Sem Pressa, Srif365… acho que ia surtar de tanta felicidade! Yuka.

    3. Já pensamos nisso vaga mas não é a mesma coisa. Precisa ser algo real, encontrar pessoas e tal. Tlvz tenha que ser em um lugar público e seguro. Um hotel movimentado ou algo assim. Onde pessoas públicas (como juízes e promotores) que temem pela sua segurança geralmente se encontram?

    4. Nossa Yuka, já imaginou conseguirmos isso? Seria realmente um marco na história FIRE brasileira. Vamos pensar em formas de fazer isso acontecer gente. Abcs

    5. Olá AA40 ! Achei muito bacana sua entrevista, tem uma do SrIF em outro blog, bacana também. Uma ideia pro congresso seria fazer uma seleção prévia de quem poderia participar do congresso pra evitar que seja público e alguem de ma índole aproveite.

    6. Nossa, viajei na hora de falar o nome dos palestrantes, quis dizer Viver de Renda, e não Viver Sem Pressa. Eu sou tímida demais pra falar em público, não ia dar conta. Seria AA40, Frugal Simples, Viver de Renda, Srif365. Agora sim! 😀

  8. Juízes e promotores que conheço encontramos com eles no supermercado, no shopping, no clube, andando nas ruas… se fosse assim gente, o Barsi não saía de casa, nem os artistas. Também tenho vontade de começar um blog, mas essa preocupação com segurança intimida. Será que é tão perigoso assim?

    1. Encontramos mas não sabemos patrimônio nem nada. Muitos da blogosfera publicam absolutamente todos seus números online e, é sim um tanto assustador pensar nisso.
      Realmente acho que exageramos bastante e a maioria realmente não quer sair do anonimato não pela segurança apenas mas por se sentir mais a vontade escondendo sua identidade. Não sei, posso estar errado. Abcs

  9. Fala AA40,

    Incrível a sua capacidade de resumir bem os sentimentos, as angustias, os obstáculos e as sensações dessa jornada.

    Realmente as vezes dá vontade de desistir, outrora você olha para o seu patrimônio e pensa, "Oras, esse trem não aumenta" eu por exemplo comecei em meados de 2015 e ainda não tenho nem 30k, as vezes isso dá uma frustração, porém percebo quão grande foi minha evolução, onde no começo queria investir em títulos de capitalização cerca de 200 a 300 reais por mês e escondido da esposa.

    Hoje já consegui mudar bastante a mentalidade dela e as coisas se tornaram muito mais fáceis, inclusive é um conselho que dou, se tiver a possibilidade de galgar junto com alguém que compartilhe as mesmas ideias, ou então tente ir mudando a mentalidade dela, pois dessa forma as coisas vão ficando menos difíceis e fica mais fácil trilhar esse caminho.

    Sucesso pra ti,

    Abraços.

    Maromba Investidor
    https://marombainvestidor.com

    1. Obrigado Maromba. As angústias são as mesmas de todo mundo. É normal. Tudo em investimentos parece demorar uma eternidade e ainda mais quando vemos os gurus da bolsa prometendo resultados do tipo Betina. Temos que ignorar isso, ir passo a passo, como vc bem falou, conseguir apoio dentro de casa e uma pessoa para compartilhar a jornada FIRE ajuda muito. Grande abraço.

  10. Ótimo conteúdo! Maratonei os podcasts do SrIF365 e achei legal ele fazer essa pergunta do blog! Concordo com vc, ter blog é terapêutico, por isso fiz o meu, apesar de não saber bosta nenhuma.
    Um abraço

  11. Acho que foi por isso que comecei o meu mês passado. Sei que por enquanto meu salário não me permitiria sequer sonhar em ser FIRE, mas busco ser pelo menos organizada financeiramente. Um dia acho que mando meu estudo de caso. Sobre as escolhas que fiz e os ganhos e perdas por conta das minhas decisões. Enquanto isso vou aprendendo com os mestres.

    1. Sonhar é sempre possível PC. Todos começamos com salários baixos e parecendo que é impossível até chegar a um ponto que vemos que realmente é possível se nos mantermos fazendo o correto (gastando pouco e investindo o máximo) por um longo tempo. Poucos persistem, por isso parece que é impossível. Bem vindo a blogosfera! Espalhem os links por ela para ganhar mais acessos. Preciso criar um diretório de blogs de alguma forma como fazem nos EUA. Infelizmente bloggers não tem tantas ferramentas como o WordPress. Abcs

    1. Exato. Se alguem não consegue nem manter um blog é sinal que talvez não esteja preparado para encarar FIRE e a disciplina e organização que são necessarios. Abcs

  12. Muito bom AA40!

    Excelente texto. Para aqueles que querem realmente ser FIRE, é primordial estar no convívio de pessoas com o mesmo objetivo.

    Penso exatamente igual quando você falou que não precisa ser um blog com as dicas quentes de onde investir e tal e por isso talvez nossos blogs não tenham os milhões de views. As pessoas gostam da fórmula mágica, rápida e da dica quente que vai resolver em alguns dias todos os anos de relapso por parte deles. Enfim, a jornada é longa e árdua.

    Eu comecei o blog em 2014 e venho mostrando minha evolução no site. Daqui a pouco vão dizer que tive “sorte”.

    Vou deixar aqui o link para o vídeo do resultado da minha carteira no mês de setembro e pra quem ainda não viu, no fim tem o gráfico da evolução, lenta e gradual do meu patrimônio.

    https://youtu.be/wnWmDcsv-XE
    https://www.instagram.com/p/B245Z6sFkgU/?igshid=pdc21pw9hfrf

    Abraço!

    1. Boa BPM. Algo que esqueci de colocar no texto e vou add é isso. Documentar sua jornada para que no final não venha alguém falar que foi fácil e foi rápido. Boa . Abcs

  13. A fase molezinha que os juros eram altos e qquer titulo publico ou fundo DI te dava "inflacao + 4%" acabou e nao sei se volta. Hoje em dia o esforço é bem maior para ter um bom rendimento. O maximo que venho conseguindo é 3% acima da inflaçao.

    Poupar e ser frugal é o caminho correto pra nao embarcar no consumismo desenfreado do mundo moderno, mas coloquei meus sonhos FIRE de lado no momento.

    1. É Anon, ficou mais difícil sem dúvidas mas não podemos esquecer que nos EUA os juros são muito mais baixos e eles tem a maior comunidade FIRE do mundo então…é aquela veja máxima da flexibilidade. Abcs

  14. FIRE funciona nos EUA pq os salarios sao altos e o custo de vida também. Se vc é jovem e tem um estilo de vida frugal, em poucos anos pode poupar o suficiente pra viver por muito tempo. Na verdade é uma pequena falha no sistema que faz a economia dos EUA girar – familias ricas mas endividadas.

    A pegadinha nos EUA fica por conta dos sistemas de saude e de ensino.
    Sem um plano de saude nos EUA vc morre na porta do hospital. O Medicare protege aqueles acima dos 65 anos mas é uma conquista recente que os republicanos vao dar fim em algum momento, pois nao é compativel com o lobby das empresas de saude

    O sistema de ensino é outra armadilha para quem tem filhos. Boas escolas sao muito caras, principalmente no nivel superior.

    Tô pra conhecer um FIRE nos EUA que banca 3+ filhos numa boa faculdade.

    1. Verdade, mas se você é FIRE jamais bancaria 3 filhos numa boa faculdade. Os FIREs de lá fazem o que chamam de College hacking (https://www.choosefi.com/hacking-college-zero-debt/). Além disso existe travel hacking, health hacking, House Hacking, claro que nem todos são adeptos disso mas se você é FIRE mesmo vai fazer a maioria deles pois há brechas em todos os sistemas para quem realmente quer entender como tirar o máximo proveito disso tudo.
      Recomendo o podcast do ChooseFI pq eles exploram cada um deles:
      https://open.spotify.com/show/2NIvOEIbBObyodPmW1EVD1
      Abcs

    1. Neto, fica muito a critério de cada um e do gosto. Particularmente não gosto de rede sociais, acho que o pessoal vive uma vida paralela nelas e por isso não confio em nada lido lá. Além disso um perfil em rede social geralmente é algo para quem quer seguidores e “fama”. Já um blog é algo mais como um diário, vc escreve para você documentar sua jornada, sem obrigação de escrever para alguém ver…mas nada impede de alguém usar as redes sociais para isto.
      Abcs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *