As 4 maneiras do investidor amador perder dinheiro no mercado financeiro

Aqui no AA40 sempre reforçamos nosso estilo um pouco mais conservador de investir pois estamos visando FIRE em um médio prazo, porém não se pode negar que as ações são, de longe, a melhor classe de ativos para possuir se você deseja construir riqueza durante um longo prazo de tempo.

Podemos dizer que não há fórmula mágica para o sucesso na bolsa – A regra ainda é a de comprar um mix diversificado de empresas de alta qualidade, e/ou boas pagadoras de dividendo, segurar bom um longo período e deixá-las crescer (Nada melhor do que fazer isso via ETFs). Se o mercado cair exageradamente, aproveite para comprar mais e/ou rebalancear seu portfólio mas não deixe de comprar quantias predeterminadas todo mês de acordo com sua alocação de risco, esteja o mercado em alta ou em baixa.

 
Porém, na tentativa de enriquecer rapidamente, principalmente os novatos e amadores (e as vezes até alguns com bastante experiência) fazem coisas que podem ser devastadoras para a saúde e a sustentabilidade de seus investimentos. Podemos citar as quatro principais:
 

1) Day Trade

Investidores novatos geralmente entram no mercado para fazer day trading. Isto é, comprar e vender ações e índices no mesmo dia ou várias vezes ao dia, tentando com isto obter lucro rápido. Na maioria das vezes os resultados são devastadores. Além dos custos de operação envolvidos que podem ser altos, o imposto de renda é ainda mais alto nestes casos.
Você já inicia a operação no prejuízo. Bancos e corretoras grandes tem robôs traders que fazem milhares de operações por segundo. Como você, mero iniciante, pode competir com eles? Deixe estas operações para profissionais apenas e não arrisque-se nisso se não quiser perder capital.


[HM: Viver de daytrade? Dá mais ser motorista de aplicativo, leia] 
 

2) Especular com opções: 

Os iniciantes no mercado ao aprenderem o mínimo sobre opções começam a especular com elas “fora do dinheiro” na esperança de obter lucros astronômicos rapidamente. Eles leem noticias como esta com lucros de 600% em quatro dias e já acham que encontraram a mina de ouro e vão ficar ricos em um mês – NÃO VÃO.
Na maioria das vezes o resultado é o “pó”. Assim são chamadas as opções que zeram de valor e viram nada e o prejuízo é todo seu. Se mesmo assim quiser se aventurar no mundo das opções, aprenda tudo sobre elas, principalmente se for para usar fazendo travas de proteção que pode ser algo útil. Use simuladores antes, vire um trader com experiência e saiba o que está fazendo com manejo de risco, do contrário fique de fora e invista para o longo prazo apenas.

 

3) Comprar “Penny Stocks”: 

O termo penny stocks é usado para definir ações que valem poucos centavos ou menos que 1 ou 2 reais na bolsa. Novamente, os novatos buscam dinheiro fácil visto que a variação de 1 centavo muitas vezes equivale a 10% de lucro ou prejuízo. Da mesma forma que você pode lucrar 10% com 1 centavo de variação, você perderá 10% se cair um centavo- veja que loucura. Além disso, existe normalmente um spread absurdo por falta de liquidez, além destas empresas serem altamente manipuladas por notícias e especulações que visam tirar dinheiro dos “sardinhas” (outro termo dado ao investidor iniciante/amador).
Evite fazer isto; aplique seu dinheiro em ETFs ou empresas sólidas, com histórico e bons resultados financeiros e dividendos. Sim, você vai pagar mais caro por elas, mas é por que está comprando valor e não preço. Invista em empresas e FIIs que você conheça o que eles fazem ou em índices que são compostos de várias empresas, já que isto minimiza absurdamente os riscos de perda caso uma delas venha a falir.

 

4) Ser ganancioso demais ou vender em pânico:

Todo investidor, até os novatos, sabem que para prosperar no mercado precisamos comprar na baixa e vender na alta. Por mais simples que isto pareça, o investidor, na prática, geralmente faz ao contrário. Compra na empolgação e vende no pânico.

Quando as ações despencam, bate o desespero e o investidor mais “emocional” venderá suas posições na baixa. Da mesma forma, se uma ação ou índice parece não parar de subir e você está de fora, você ficará tentado a comprar e isto, na psicologia, se chama FOMO (Fear of missing out ou em português, medo de ficar de fora), e provavelmente você estará comprando um topo. Comprando na alta e vendendo na baixa.

Para tentar minimizar isto, compre empresas de valor periodicamente (mensalmente, trimestralmente, semestralmente), não importando se o mercado subiu ou caiu. Isto também funciona muito bem com índices como IVVB11,  PIBB11, BOVA11, DIVO11, e mesmo FIIs e REITs de qualidade.
 
 
Após todas estas dicas, se mesmo assim não acreditar em nós e quiser se aventurar e fazer day trading, especular com opções ou penny stocks, separe uma parte de seu capital (10% no máximo) que, psicologicamente aguentaria perder, sendo que isto não lhe quebrará e mate a curiosidade e vontade de tredar. Considere isto como o custo de aprender. 
 

[Vale a pena pagar para aprender? Veja um caso real de alguém que aprendeu mas perdeu muito]

 
Lembre-se, a melhor maneira de enriquecer no mercado financeiro é devagar ! 

E você caro leitor, já cometeu um destes quatro erros capitais? Teve sucesso com algum e por quanto tempo? Conte-nos sua história abaixo:
 

18 thoughts on “As 4 maneiras do investidor amador perder dinheiro no mercado financeiro

  1. Acho que a grande maioria já experimentou perder uma grana com day trade. Eu que sou conservador cheguei a me arriscar e perdi uns 100 a 200 reais. Essa opção é para poucos

    1. Não necessariamente. Cada um tem sua estratégia mas como um blog FIRE preciso me ater ao que a comunidade mundial provou ser o mais eficiente. Eu mesmo invisto das duas formas, Indexing e DGI. Abcs

    2. Bom Dia AA40, tudo bom?

      Se é um dinheiro para a aposentadoria, nada mais justo que deixar ele crescendo via ETF Eficientes iguais as americanas.

      Mas oque é um DGI?

  2. Bem legal o artigo, eu comecei no day trade e eu perdi alguns milhares de reais, mas foi bom como se diz é com os erros que nós aprendemos, abraços

  3. Excelente texto! Digo sem vergonha que já cometi todos os 4 durante o início da minha jornada. Porém consegui aprender com os erros e corrigir minha estratégia. Acho que deu certo.. rsrsrs…
    abs!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *