Ignore os ruídos. Crie e mantenha o bom hábito de investir

Em semanas como esta, com corte de juros, com as bolsas batendo novos recordes, recebemos muitos emails e mensagens no Instagram (sim, temos Instagram, nos siga aqui) de pessoas muito preocupadas com estas coisas. Alguns chegam a falar que estão ou vão desistir do plano FIRE por várias razões dentre elas medo de investir em renda variável, por escutarem que a renda fixa morreu, por isso e por aquilo.

ZOOM OUT !

Novamente vamos repetir: Precisamos olhar nossa jornada ou nosso plano FIRE sob outra ótica meus caros. Não foque nas variáveis macro e micro econômicas atuais. Isto é curto-prazo. Dê um zoom out. Veja seu plano FIRE ao longo de décadas e não ao longo de um ano.

Os juros caíram, sim e daí? Lembra quanto estava um título IPCA+ na metade do ano passado? IPCA +6%aa ! Sabe quanto estará daqui um ano? Pouco importa. Isto é curto prazo !!! O que está alto hoje amanhã está em baixa e vice-versa.

Nos apegamos tanto aos números atuais que perdemos o foco no que realmente importa: Fazer do ato de investir um hábito !

CONSTRUINDO O HÁBITO DE INVESTIR. CADA CENTAVO CONTA.

Imagine um homem cortando uma pedra com uma marreta. Martelando a rocha cem vezes sem que nem uma rachadura apareça nela. No entanto, no centésimo primeiro golpe, ela se dividirá em duas. Não foi o último golpe que o fez, mas a soma de todos os anteriores. 

Gosto muito desta parábola e é extremamente aplicável a jornada a independência financeira. Você acha mesmo que acertando uma ou duas ações que vão decolar vai te colocar em modo FIRE sustentável? Este é como um cortador de pedra que quer fazer isso com um golpe só. A pedra não vai se partir da maneira que espera. Pode não partir, pode ser estraçalhada e não ficar com o formado desejado !

Cada golpe dado (cada investimento feito) por si só não mudará nada, mas a soma de todos os golpes no final é que fará com que aquele último atinja seu objetivo. Não é um apenas ou o último que faz a diferença, são todos os que vieram antes. “O esforço nunca é em vão, é apenas armazenado para se tornar o objetivo”.

 
Em quase tudo na vida, os resultados são as soma dos pequenos esforços ao longo da jornada. 
Criar e cultivar os pequenos bons hábitos é que faz a diferença e nos leva a atingir os resultados esperado. 
  • Se você quer entrar em forma, é preciso criar o hábito de se exercitar e comer melhor
  • Se você quer atingir a independência financeira, crie o hábito de investir todo mês, toda a semana, com consistência.

Pequenas melhorias ou incrementos ao longo de um período de tempo considerável trará resultados impressionates. Incrementar os aportes em 1% ao mês ou ao ano pode parecer insignificante no curto prazo, mas ao longo de 30 anos, fará uma diferença enorme !


Ai você poderia se perguntar. O AA40 falou acima que juros mais baixos não importam, mas 1% de incremento no longo prazo importam muito. Parece contraditório.

-De certa forma sim. Se você pensar que, devido aos juros baixos, FIRE ficou impossível, você abandonará o projeto e abandonando o projeto você, ao invés de deixar de ganhar alguns pontos percentuais (no curto prazo), você está regredindo em 100% ! Qual terá o melhor resultado?

Assim como os juros compostos, nossos hábitos também são compostos ao longo do tempo. Os efeitos dos seus hábitos multiplicam-se conforme você os repete ao longo do tempo

Não deixe que os fatores de curto prazo destruam seu plano FIRE. Não deixe que o perfeccionismo seja inimigo da ação ! 

Sabemos que a renda fixa e a renda variável, são cíclicas e quase sempre antagônicas e no longo prazo tendem a média. Hoje a RV está em alta e a RF está em baixa. Isto muda constantemente. 

No cenário atual, você pode fazer três coisas:

  • Adapte-se: Coloque em seu plano que você vai se adaptar aos ciclos de mercado em busca de maior retorno (menos recomendado no longo prazo pois é market timing).
  • Não faça nada: Seu plano já contempla estes cenários e sua alocação está prevendo os ciclos de mercado bem como sua tolerância ao risco.
  • Entrar em pânico e desistir: Acha mesmo que esta é a melhor opção? 

Eu escolheria a segunda !

MOTIVE-SE E EVITE ESCUTAR OS RUÍDOS

É muito fácil sucumbirmos aos ruídos e ficarmos desmotivados. Eu mesmo as vezes fico assim. 

Em momentos como estes é melhor se desligar e parar de acompanhar as notícias e o mercado por um tempo. 
É só abrir o Infomoney por exemplo e você vai se deparar com notícias como XP faz IPO nos EUA e um monte de comentários de pessoas e gurus mandando você comprar. 

Abre de novo e verá que estão lançando um fundo de maconha e um monte de comentaristas e gurus mandando comprar por que é o novo bitcoin.

Abre de novo e o dólar está em 4,30. Abre de novo e os juros caíram mais. Abre de novo e a bolsa fecha em nova máxima !!!

Se você for querer mudar seu plano FIRE ou seus investimentos a cada vez que sair uma notícia dessas, você vai desistir mesmo, ou então vai ficar louco !

Feche o InfoMoney! Feche a Bloomberg! Feche muitos blogs da firesfera (temos que fazer um mea culpa também pois contribuímos para o ruído muitas vezes). Vai ler um livro, vai ver um filme. Vai trabalhar. Vai fazer um curso online para ser melhor em sua profissão. Foque no que pode controlar, no que te motiva para continuar e deixe o mundo girar como sempre faz !

Se quiser continuar conversando sobre investimentos em tempos assim, procure sua turma, sua tribo. Converse e troque ideias com pessoas com seu perfil de investimento, que sejam conservadoras ou agressivas como você. Evite Youtube e gurus caça-cliques que não existiam em 2015. 

PLANO E ESTRATÉGIA: OBJETIVIDADE E CLAREZA É FUNDAMENTAL PARA SEU PLANO FIRE

Ter objetivos é muito importante. Mas apenas definir uma meta não terá um impacto significativo em alcançar essa meta. Mais importante que a meta é o processo que você vai adotar para atingi-la.Pegue o campeonato brasileiro. Todos os times tem como objetivo ganhar a competição, certo? Então o que diferencia o campeão daquele que foi rebaixado? O sistema ou a estratégia escolhida para chegar ao objetivo

 

No nosso exemplo, ter o objetivo não significa nada se você não fizer algo para tentar alcança-lo, ou seja, penejar e principalmente tomar ações. Contratar um técnico bom, jogadores em boa condição física de boa técnica, bons preparadores, boa estrutura e muiiiito trabalho, etc.

 

Da mesma forma, nosso plano FIRE (PIP) precisa de boas e claras definições do que fazer. Quem será seu capitão, Renda fixa ou Renda variável? Quais os jogadores escalados, ou seja, quais aos ativos e classe de ativos. Vai se postar mais no ataque ou na defesa em qual tempo do jogo, ou seja,  alocação de ativos e como isto será alterado com a sua idade. 
Tão importante quanto o objetivo, ações CLARAS a executar em determinadas situações  (se esta for sua intenção). 
Alguns Exemplos:

  • Quando os juros do TD IPCA+ 2050 caírem abaixo de 4,5% líquido não o comprarei e sim TD Selic; 
  • Quando BC estiver baixando os juros, aumentarei minha aplicação mensal em PIBB11 em 15%. Quando Bc estiver subindo juros comprar 15% a mais em TD Selic.
  • Rebalancearei a carteira quando a alocação passar de x% em RV ou RF.
  • Aportarei x% em RV e y% em RF por mês independente do que o mercado esteja fazendo.

Clareza. Defina números que podem ser facilmente seguidos e que você não precise re-analisar a cada mês para ver o que o mercado está fazendo. Evite o ruído e siga o plano no longo prazo. Se você escutar o ruído, isto fará apenas com que seu psicológico se imponha sobre seu racional !


Enfim, a mensagem era para ser clara. Siga martelando a pedra [siga seu plano] e ignore o resto [mercado] até a pedra quebrar [Atingir FIRE]!


Bibliografia: Hábitos Atômicos 



Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento.. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

32 thoughts on “Ignore os ruídos. Crie e mantenha o bom hábito de investir

  1. Eu entendo aqueles que ficam com medo e perguntando a todo momento. É uma jornada muito longa e com muitos altos e baixos. Temos que nos orientar constantemente para não desistir e deixar o dinheiro trabalhar!

    1. Concordo, porém com tanto bombardeio de informação o tempo todo, as vezes é melhor dar uma desligada por um tempo, deixar passar um tempo e não fazer nada além de aportar em momentos de turbulência e incerteza. Ninguém vai ter seu plano FIRE comprometido se deixar parado no tesouro Selic por alguns meses esperando alguma definição mais clara. Enquanto isso vamos focando no trabalho e em coisas que podemos controlar como aportes, custos e estudar mais. Abcs

    2. É verdade aa40, mas esse tipo de maturidade vem com o tempo.

      Passar por momentos de frustração e ansiedade é normal, principalmente no começo da jornada. Mas a gente vai aprendendo.

  2. Concordo.

    Sempre gosto de bater na tecla de que é preciso prudência e foco, e quando falo não é necessariamente se tornar um investidor de Renda Fixa e de Tesouro SELIC, você pode ser prudente investindo em Ações, porém é preciso entender que existem justamente esses ruídos e que eles podem ser fatais.

    Estamos passando por uma grande bolha no mercado acionário mundial, claro ela pode explodir amanhã ou então ela pode ter espaço para crescer ainda mais porém e evidente que existe alguma coisa de errado acontecendo. Hoje eu li na Infomoney algo que venho pregando faz um bom tempo e acho que tinha comentado de alguma forma aqui no seu blog cerca de 1 ou 2 meses atrás que são às loucuras que os investidores estão fazendo na bolsa baseados em expectativas irrealistas. A presença de tanta liquidez no mercado esta fazendo com que empresas que só "rendem prejuízos" serem avaliados a valores estratosféricos, vide Uber, Banco Inter e Nubank (esse último de capital fechado), dificilmente qualquer uma das três vai conseguir gerar lucro até mesmo no longo prazo, porém existe uma 'oba-oba' incentivando alocações cada vez maiores nessas empresas, tem gente inexperiente apostando o que tem e o que não tem na bolsa e tudo isso sem nunca ter enfrentado um 'bear market' e pior muitas vezes guiados por sub-celebridades de investimentos que começaram a pipocar nos últimos 3 anos, cedo ou tarde isso vai se tornar um problema e até mesmo os bons ativos vão sofrer durante o pânico das sardinhas o que vai se tornar uma boa oportunidade de comprar bons ativos.

    1. Excelente comentário PI. É exatamente o que eu vejo. Muita gente indo no oba oba e comprando a história do renda fixa morreu que vc precisa comprar bolsa. Gente, parem com isso. Ignore essas pseudo-celebridades. Siga seu plano e se não tiver um, faça mas pensando no pior cenário possível pois quem viveu um bear market de verdade sabe o quanto dói perder 50% do seu patrimônio.
      Você pode perder oportunidades, tudo bem. O que vc não pode perder é dinheiro !! Abcs

  3. AA40, recebi um post de alguém que diz não suportar volatiilidade e que prefere alocar 100% em RF. As pessoas tem uma noção errada de IF, querem mágica.

    Sei de gente que ficou rica com Bitcoin, MGLU3, etc… e sei de gente que se lascou com um monte de coisas também.

    Minha rentabilidade líquida em 2019 deve fechar entre 17 e 18%, muito bom. Mas acho difícil repetir isso em 2020. Nem por isso, vou parar de aportar. Arrisquei na compra do novo fundo da XP (100% em ações dela mesma) e fiz isso por análise minha exclusivamente. Sou cliente da XP há 9 anos e vi o que era e o que é hoje: uma gigante. E prefiro colar nos bons que sofrer entre os ruins.

    Vai dar certo? Vou me lascar? Só o futuro dirá. O que importa é a "perseverança" nos aportes + tempo + juros compostos. Uma coisa eu sei: jamais serei mais pobre daqui a 5 anos do que hoje, pois mesmo que a bolsa caia, os aportes que seguirei fazendo, comprando na queda ativos com desconto, irão alavancar a mesma depois.

    Como disse o PI, tem muita liquidez no mundo e se tivessemos uma ação de nome MERD3, ela subiria hoje. Não vejo sentido em investir em empresas que dão somente prejuízo, qual a lógica? Mas há quem tenha bilhões de dólares e investe em tudo, esperando ganhar muito em alguns ativos e perder em outros.

    1. Recebemos emails e mensagens provavelmente destes mesmos que escreveram pra você. Só que estas pessoas estão assustadas, nunca passaram por isso e acho que a Firesfera precisa ter paciência, entender e aconselhar estas pessoas. Jamais sair aconselhando a mudar radicalmente seus planos por que as coisas mudaram no CURTO prazo.
      Minha rentabilidade deve fechar o ano em 7% e acha que me preocupo com isto? Nada ! Eu poderia estar obtendo seus 18% se me arriscasse mais, mas eu não o farei isso pois seu muito bem que quando o mercado inverter você estará com rendimentos negativos enquanto eu estarei contente com os mesmos 7%aa. Eu não quero me "lascar" e também nào quero "me dar bem". Prefiro a consistência, e no final das contas ela vale mais do que o risco. É o exemplo do cara quebrando a pedra ai acima. Meu plano não é ficar rico até 2022 que é provavelmente quando este ciclo acabará. Meu plano tem mais de 30 ou até 40 anos de viver de renda. Os ganhos que obtive até agora em renda fixa me permitem manter o foco e seguir no plano original e como você falou, posso perder em alguns e ganhar em outros, mas nada supera a persistência de aportes crescentes. Abcs

    2. Em 2018, minha carteira rendeu algo em torno de 9% pois estava muito concentrada em RF. Em 2017, por volta de 15% e este ano devo fechar com 18% líquidos (migrei muito da RF para RV). Minha meta é no mínimo 6% ao ano, já descontada a inflação.

      Metas reais te dão tranquilidade e evitam entrar em riscos desnecessários. Mas uma coisa, AA40, não podemos ignorar: o feeling do investidor. Se está dando certo, não temos como criticar, fatos são fatos. Eu nunca investi em Bitcoin, sempre achei uma loucura. Mas quem teve outra visão ganhou milhões, não é é mesmo?

      Até agora, minha estratégia tem dado certo, batendo a renda fixa e fechei o ano com todos os meses positivos. Conseguirei fazer o mesmo em 2020? Creio que não, mas também não tenho bola de cristal.

      O importante é ganhar mais que perder, se possível não perder. Prefiro também ser a tartaruga do que o coelho nesta corrida para a IF.

  4. Olá AA40, boa noite!

    Tudo bem com você?

    O negócio é o seguinte: sou totalmente leigo em finanças/economia. Quando vocês falam sobre juros compostos, TSR 4%, ativos, passivos, ações tal e tal, eu fico totalmente perdido. Cresci em um ambiente de pobreza e desconhecimento acerca do capitalismo, tenho 18 anos já e acho que está na hora de começar a entender a fundo. Sempre indicam "Pai Rico, Pai Pobre", tudo bem, é uma obra que vou ler (quero a física pois não gosto de livro digital), mas não quero só saber o que é um ativo ou um passivo. Queria entender como funciona a economia e o mercado financeiro como um todo, o que os Ministérios de Fazenda fazem, porque existe taxa Selic, a importância dela, porque existe a Bolsa de Valores, como ela funciona, o que são FIIs, debêntures…Igual você e outros blogueiros, um aprendizado mais integral, pois daqui uns anos vou começar a investir para a Tranquilidade e por conseguinte Independência Financeira, queria começar a saber desde agora. Sinto que quem não tem esse conhecimento fica pra trás e pra trás eu não quero ficar.

    Por incrível que pareça nunca vi algum post parecido na finansfera, você poderia indicar livros para conhecer o mundo das finanças desde os primórdios? Ou poderia contar como foi aprendendo essas coisas.

    Lucas.

    1. Olá Lucas. Na verdade acho que estas perguntas mais genéricas não são encontradas em livros de investimentos como Pai Rico Pai Pobre. São encontrados mais em livros de economia básica, política, socioeconomia, etc. Se alguém souber algum destes livros para indicar fiquem a vontade.
      Acho que Pai Rico Pai Pobre é leitura obrigatória, assim como os que listamos na nossa página "Recomendamos". Abcs

    2. Alguns livros interessantes, de fácil leitura e bem didaticos, que exploram conceitos básicos de economia, história econômica e do pensamento econômico:
      História da riqueza do homem, de Leo Huberman;
      Historia do pensamento economico de Robert Heilbroner;
      Livre para escolher de Milton e Rose Friedman.

    3. Gosto muito do "O homem mais rico da babilônia" ele é totalmente executável pra qualquer um inclusive a parte de dividas que vai contra 99% dos gurus de finanças pregam e pessoalmente acho mais acertado tbm.

    4. Lucas,

      Te recomendo o livro economia na palma da mão. Ele me ajudou bastante a entender como funciona a economia. Ele fala sobre ciclos, macroeconomia, inflação, juros e outras coisas de forma bem simples.

      Espero que seja útil

  5. Ótimas ponderações como sempre, caro AA40. O hábito talvez seja a maior força motriz do ser humano que decide galgar uma vida FIRE.

    Se puder fazer uma visita ao meu blog que acabei de começar, agradeço a força. Apesar de achar que levarei um esculacho fenomenal seu com a minha estratégia.

    https://investidorendividadobr.blogspot.com

    Adicionei o seu blog ao meu blogroll! 🙂

    1. Olá IE. Dei uma passada lá e repito,como sempre falo, não existe errado em investimentos, existe estratégia e nível de risco que se deseja assumir. Eu jamais faria uma estratégia como a sua menos que estivesse muito desesperado e tlvz nem assim. Será interessante acompanhar seu progresso. Abcs

  6. É maravilhoso passar por uma fase tão boa quanto essa na caminhada da independência financeira. Os juros baixos são um dos sinais de evolução do país e da economia. Além disso, o que interessa são os juros reais. Há poucos anos atrás, a selic tinha dois dígitos. Porém, a inflação também! Arrisco dizer que atualmente a renda fixa é mais vantajosa do que nesse recente passado.
    A formula da riqueza é investir todos os meses por muitos anos. Se vc errar nos investimentos será rico. Se vc acertar, será muito rico.

    Abs e foco na jornada

    1. É isso anon, fase perfeita para uns e péssima para outros (inclusive para mim), mas tudo é devido a escolha de risco de sua estratégia. Como falou, o que importa realmente são os juros reais, mas na prática o que o investidor vê (ou deixou de ver) é o seu numero bruto aumentar todo mês em cerca de 1%. Isto acabou por enquanto, mas como vc falou, no longo prazo, mesmo errando vc vai se dar bem, então continue aportando sem pestanejar. Abcs

  7. AA40, postagem sensacional! Isso me lembra algo que o Bredda já ouvia falado: é como se o "conjunto" fosse um "outdoor", e que a maioria das pessoas estão com o nariz colado nesse outdoor e só conseguem enxergar os "pixels", não conseguindo, portanto, ver a imagem completa. E é engraçado como tudo fica "mais fácil" quando ampliamos nosso horizonte em qualquer área da vida.
    Abraços.

    1. Interessante este exemplo do outdoor. É isso mesmo. As pessoas se preocupam demais com alguns pixels quando o que importa é a imagem toda. Obrigado pelo comentário ID. Abcs

  8. Sigo meu SEMI-ALL IN em Fiis.
    Neu plano original era mantar 70% em FII ,20RF e 10 ações.
    Mas como não tenho uma renda muito estável eu posso precisar usar o dinheiro investido em algum momento e com os FIIs eu não preciso vender, apenas usar os alugueis por o tempo que for necessário.Acho que depois dos 100K vou tentar por algumas ações na carteira ou algum ETF.

    1. Como ainda tem 20% em RF, possui um buffer. All in em renda variável para mim é um risco desnecessário, principalmente se você só investe no Brasil, mas cada um sabe, ou deve saber, do nível de risco que aguenta. Abcs

  9. AA40, me identifico muito contigo. Tive exatamente 7 % de rentabilidade na minha carteira neste ano. Eu estava 95 % alocado em renda fixa e 5 % nas demais classes de ativos. Nos ultimos 3 meses venho mudando a minha alocação com os novos aportes para 5% ações, 5 % fii, 5 % dolar e 5 % fundos multimercados. Vou seguir firme nessa alocação em 2020. Depois de muito refletir cheguei a conclusão que 20 % é o máximo que tolero de oscilação no meu patrimônio se surtar. COMO ESTÁ A SUA ALOCAÇÃO ATUALMENTE AA40? Manterá a mesma em 2020? Abs.

    aposentado39.blogspot.com

  10. Vou ficar é longe da bolsa. Acho que fui o único que perdeu dinheiro nela esta ano, tudo graças a Cielo. Stock picking nunca mais. Obrigado por ser um farol neste cenário onde todos estão apostando tudo na renda variável.
    Jean.

    1. Pois é anon, por isso eu tbm não gosto e não faço stock picking. Cielo é exatamente um ótimo exemplo do por que não fazer isso. Apoio sua decisão. Abcs

  11. Construir um plano, ignorar os ruídos e manter-se firme no plano.
    Quem consegue fazer isso – tendo um bom plano – se dá bem em qualquer coisa.
    Para mim o essencial é o aporte. Esse é o único item essencial em um plano de independência financeira.
    Eu confesso que não tenho o mesmo plano desde o início com os investimentos.
    Na renda variável comecei com stock picking – ações e fiis – e não me arrependo. Em dois anos – com muita, muita sorte – tenho rentabilidade de 32 %. Difícil repetir e não me importo muito com rentabilidade.

    O único item do plano que não mudo é valorizar o aporte, focar na poupança e no aumento das receitas. O resto eu adapto.
    No Brasil, comecei com stock picking e agora vou indexar. No exterior vou indexar no início e, a partir de determinado ponto, comprar algumas stocks de que gosto.

    O essencial é aportar o máximo possível. Tem mais rico no Brasil com dinheiro na poupança do que na renda variável. A essência é ganhar o máximo possível e poupar o máximo possível.

    Se está confortável na poupança/renda fixa, que fique por lá. Quem aporta um milhão na poupança é tão milionário quanto quem tem isso em ações.

  12. Excelente post! Perfeito para este momento de juros baixos. A manada sai correndo para a bolsa pelo efeito psicológico de matérias(propagandas) da infomoney que mencionam gurus que viram milionários de forma fácil.

  13. Consistência é tudo, basicamente é facil saber o que fazer (gastar menos do que se ganha e investir o que sobra), assim como todos sabem o que fazer para ter um corpo melhor (alimentação de qualidade e exercicios fisicos), mas a EXECUÇÃO com consistência é o mais dificil, é preciso muito foco e determinação! Excelente artigo!
    Abraço

    http://www.vidasagaz.com

  14. Nossa, muito legal a tua análise! Tenho uma teoria que não importa o quanto tu ganhas, mas sim o quanto tu economizas.

    Precisamos ter o hábito e a disciplina de sempre guardar um pouco mês a mês. Rentabilidade é consequência do teu hábito. Hoje pode ser que tu tenhas menor rentabilidade; amanhã, com mais experiência, isso muda. Só não dá pra pensar que por uma notícia ruim tudo virará ruína. Não dá pra ser imediatista.

    O primeiro pensamento é: quando eu quero meu FIRE? Depois, ter noção que, durante este período, muita água rolará por baixo da ponte. Entender que a linha até a IF não é constante e progressiva sempre, assim como tudo na vida.

    Parabéns pelo seu blog e te adicionei no meu blogroll para acompanhar o teu desenvolvimento.

    Sucesso sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *