Pandemia de COVID-19: O seu teste Drive FIRE !

Seu teste Drive FIRE

Como está indo o seu teste drive FIRE? Convivendo com a família em tempo integral, cozinhando em casa, não indo ao trabalho, tendo todo tempo do mundo para malhar e cuidar da saúde, tempo para ver tv, filmes e ler livros como sempre quis, jogar videogames,  navegar internet, encarar o mercado caindo e sua grana diminuindo, redução da vida social e muitos outros? Depois deste teste drive talvez você estará adorando sua nova vida ou então decidirá que essa história de aposentar cedo não é para você !

[Você acha que o movimento FIRE vai acabar por conta da crise? Leia isso]

O aspecto econômico

Vocês já pararam para pensar o que aconteceria com a economia mundial se, de uma hora para outra, uma grande parte da população se aposentasse antecipadamente, ou seja, virasse FIRE?

Na verdade, podemos estar vendo um exemplo disso com a pandemia atual de COVID-19. Os consumidores e trabalhadores estão se trancando em casa, estão trabalhando remotamente (aqueles cujo trabalho permite) e gastando menos dinheiro com atividades do dia a dia. O mercado de ações está afundando porque a atividade econômica está caindo, menos negócios, menos viagens comerciais, produção está diminuindo e o consumo também.

 
 

Guardadas as proporções, tudo o que está acontecendo em países  com quarentenas de larga escala como EUA, Itália, China e outros tem grandes semelhanças com o que aconteceria se grande parte da população passasse a se aposentar cedo. Isto pode vir a acontecer no Brasil se a pandemia se agravar.

Logicamente, setores como de lazer, viagens, aéreas e outras, ao contrário do cenário atual, se beneficiariam de termos mais FIREs na sociedade, mas setores de produção, construção e desenvolvimento teriam grandes problemas.

 

Ah mas se todos fossem FIRE ?

Não é raro recebermos este tipo de pergunta aqui no blog. Ah mas se todos buscassem e atingirem FIRE isso acabaria com a economia como conhecemos. A resposta é sim, muito provavelmente, mas agora qual seria a probabilidade disto acontecer? Certamente nula.

Jamais teremos uma grande porcentagem da população se aposentando aos 30 e poucos de idade justamente por que isso é impossível em um mundo onde cada vez as coisas ficam mais caras é preciso estudar mais para conseguir ganhar mais ou a mesma coisa que anos atrás. 

Mesmo com o aumento da procura pela vida FIRE, pelo sistema de amostragem do nosso Anuário FIRE 2019, vimos que provavelmente o número de pessoas buscando FIRE no Brasil é inferior a 20 mil, ou seja, menos de 0.01% da população.

Neste cenário, é mais preocupante o aumento do número de aposentados tradicionais e seus impactos do que qualquer mudança no número de FIREEs.

 

A grande maioria nunca levará a sério

Felizmente poucos levarão FIRE a sério e poucos farão o que é necessário para atingir a meta e isto não é ruim de forma alguma. E nós, que vamos conseguir, precisamos muito daqueles que fazem a economia girar, que trabalharão para que as empresas cresçam e deem lucros e para nossas ações possam aumentar de preço e pagar dividendos cada vez maiores ! Precisamos muito daqueles que pegam empréstimos pagando juros altos para que nossos CDBs, LCIs, LCAs, debêntures, ações de bancos, de seguradoras, de construtoras e muitos outros possam crescer e render-nos frutos. 

Pode ser egoísmo, sim, buscar FIRE é visto assim muitas vezes, mas o que você fará com o seu tempo livre depois disso poderá compensar por isso, dedicando-se a projetos que ajudem os outros e a sua comunidade.

 

Observe

Concluindo, observem bem o desenrolar desta pandemia e suas consequências econômicas e sociais. Perceberá, em algumas situações e números, que isto também aconteceria se a maioria da população atingisse FIRE. Mas fique tranquilo caro leitor, FIRE é para poucos e sempre será para poucos, não por estes ganham bem e são privilegiados como todos acham, mas por que são raras as pessoas que estão dispostas a fazer algum sacrifício em prol de algo abstrato e no futuro.

E você, acha que há semelhanças? Já observou algum dado desta pandemia que possa se relacionar com a vida em uma sociedade FIRE? Como está sendo seu teste drive FIRE?

Se cuide, cuide do próximo usando máscara. Comente abaixo

Novidade: [Podcast sobre o coronavírus com Madfientist e JLCollins]


 
Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento.. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

34 thoughts on “Pandemia de COVID-19: O seu teste Drive FIRE !

  1. AA40, este 0,01% é a galera que tomou a pílula vermelha em MATRIX. Somos nós. E sempre será assim, desde que o mundo é mundo. “É mais fácil enganar pessoas que convencê-las que foram enganadas” – creditada a Mark Twain.
    Não conte com 1% da população mundial nessa jornada da FIRE ou IF, façamos apenas nossa parte e sejamos felizes com os poucos – mas fiéis – que nos escutarem e souberem aproveitar o que temos a dividir e ao mesmo tempo, muito nos ensinam também.

    1. AA40, aproveitando o comentário do HM, perceba o quanto as pessoas/empresas estão malucas por vislumbrarem 3~4 meses sem receita. É zero planejamento financeiro mesmo!!

      Ao visualizar todo esse cenário atual (horrível, diga-se), percebo o quanto somos "fora da caixa" ou "red pillados"… A FIRE é para MUITO poucos…

      Sabe o que é mais engraçado? Outro dia eu tava analisando os dados das declarações de IR que a RF disponibiliza. Sabe quantas pessoas ganham mais de 20k por mês? Quase 3 milhões de brasileiros. Tem 11k de brasileiros que têm renda mensal superior a 1 milhão de reais.
      Em teoria, todos os que ganham tal quantia, na minha opinião, atingiriam com facilidade a FIRE.
      Agora, aposto que nem 100 mil alcancem tal patamar. Na verdade, se desconsiderarmos que não vendeu empresa, ou seja, quem junto mesmo e investiu, acho que nem a 30 mil chegam.

      Enfim, é hora de aprender. Ajustar o navio e zarpar a uma nova era.

      Um grande abraço!
      Boa sorte para todos nós e sucesso

  2. Boa Reflexão.

    Vira e mexe alguns amigos tiram sarro quando comento que vou ser rico e parar de trabalhar. Não ligo, mas já percebi que vai ser impossível convencer algum deles a seguir pela jornada FIRE. Infelizmente nem todos conseguem perceber o labirinto que se encontram para poder procurar a saída…

    https://ofisicoinvestidor.blogspot.com/

    1. Exato. Acho que não precisamos convencer ninguem. Aqueles que conseguem perceber que estão na corrida dos ratos são os que merecem sair dela. Abcs

  3. Excelente.

    Eu não tenho a maior ambição de que as pessoas busquem o FIRE, não costumo pregar isso pra ninguém, é uma perda de tempo pois o máximo que vai conseguir é ser julgado. Eu busco o FIRE e a segurança financeira por estar ciente de minhas limitações e quando chegar o período das vacas magras eu espero estar preparado.

    A sociedade continuará consumista.

    https://poupadordointerior.blogspot.com/

    1. Olá Poupador do Interior, tudo bom?

      Realmente, usando a mim mesmo como exemplo, nós só somos julgados.

      O Pior é que quando chegarmos ao final da Maratona, ELES não nos darão créditos pela conquista, e sim atribuir tudo a sorte.

      Tem novidades no meu Canal, depois passe lá e deixe sua opinião.

      https://aportehoje.blogspot.com

  4. Pessoalmente eu não conheço ninguém que tenha o objetivo de ser FIRE. A mentalidade das pessoas é o consumo imediato. Vejo na minha própria família, toda vez que eu tocava em FIRE meu marido falava "lá vem vc com isso de novo", agora não falo mais. Ele não tem ideia de que já fiz meu 1o milhão..nem ele nem ninguém próximo sabe..daqui uns anos vão estranhar qdo eu declarar minha aposentadoria..

    1. Que legal que vc sozinha conseguiu já juntar tudo isso. Não deixe de nos contar sua história. Queria entrevistar e contar sua historia no blog. Entre em contato se quiser. Abcs

    2. Meus parabéns Amigo(a)!!!

      Mesmo nós sendo anônimos um para o outro, fico feliz quando vejo alguém na mesma corrida ter atravessado a linha de chegada.

      Ou, pelo menos, estar bem a frente.

  5. Gostei da analogia, mas também não creio que exista possibilidade de termos sequer 1% da população mundial FIRE. A grande massa da população continuará a se aposentar tradicionalmente e uma outra parcela ainda continuará a trabalhar mesmo part time após a aposentadoria (vejo muito isso aqui no Canadá, aposentados trabalhando em mercados ou atendimento de bancos por exemplo, seja para complementar renda ou mesmo para ocupar o tempo).
    Abs!

    http://www.executivoinvestidor.com

    1. Com certeza.Aproveitei para mostrar a situação da Covid e poderíamos ter isso se grande porcentagem viesse a ser FIRE, mas claro que nunca vai acontecer. Abcs

  6. Difícil convencer alguém que ganhe 3 mil e não vive endividada, que com 1 milhão viveria no mesmo patamar só que fire. Todos querem se viver fire com 10 mil mensal, mas prefiro pensar em fire com 3 a 4 mil mes, pela regra 4%

    1. Sim, é questão de mentalidade mesmo. Percebo que muitos FIREEs buscam uma vida de luxo e uma fat FIRE ao invés de mudar suas vidas para um estilo mais simples e sustentável para fazer algo de bom para o planeta e para a sociedade, diminuindo o consumo, mas infelizmente o que vejo é uma leva grande querendo aumentar o consumo e viver na bonanza!!

    2. Olá RAF, Boa Tarde, tudo bom?

      Olha, eu atualmente, se conseguisse 2K de renda passiva, me sentiria livre para buscar novas fontes de renda, por não depender das fontes ativas para manter o padrão de vida.

      Continuo caminhando em minha busca solitária pelo FIRE.

      Eu falei que estes cornos iriam dizer que o Nostramus previu isso.

  7. Imagino que se todo mundo fosse FIRE cada uma escolheria um trabalho que lhe traga prazer e quem sabe nem cobrar por isso, já os trabalhos essências que ninguém quer fazer demandariam que o empregador pagasse um salário extremamente elevado para que algum individuo se proponha a realiza-lo. Mas se todo mundo já é FIRE ninguém precisaria desse salário elevado…rs Conceito realmente utópico e da um nó na minha cabeça, mas como muitos já disseram é praticamente impossível que uma realidade dessas venha realmente a acontecer.

    Sr.IF
    http://www.srif365.com

    1. Sim, não vale a pena pensar muito se é uma utopia, mas quis chamar a atenção para o que está acontecendo agora no mundo e as semelhanças que teríamos se grande parte da população atingisse FIRE e deixasse de ser produtiva de alguma forma, mas não acontecerá; por este motivo anyway Abcs

    1. Nossa, radicalizou agora. Infelizmente temos sim uma minoria abastada neste "programa" mas ainda quero acreditar que a maioria se dará conta que FIRE não é para aumentar ou persistir neste consumismo idiota que tomou conta da sociedade e está destruindo o planeta, mas sim dar mais valor as experiências e a vida, as pequenas coisas muito mais do que dinheiro todo mes para pagar por luxos e comodidades fúteis. Não queremos nenhum escravo, mas precisamos que a economia funcione de forma equilibrada. Abcs

  8. Vcs apoiaram esse governo pra ter dólar a 5 reais e ficar investindo nos EUA ? Foi pra isso ?

    Que decepção desses Faria Limers daqui hein.

    Quando a inflação começar a bater na porta quem é que vai ter condição de ser FIRE ? Vcs percebem em que país vcs vivem ? Chega a ser surreal, cara…

    "Metade dos brasileiros vive com apenas R$ 413 por mês, mostra IBGE"
    https://noticias.r7.com/economia/metade-dos-brasileiros-vive-com-apenas-r-413-por-mes-mostra-ibge-16102019

    1. Creio que aqui sempre fomos apartidários, mas sim, muitos apoiaram o atual governo, dado que o governo anterior teve 4 mandatos para fazer algo e nada fez e afundou o país. Quando a inflação bater, os juros sobem e novamente encontraremos IPCA+ pagando mais de 4% reais. Quem vive com 413 por mês só precisa de 120 mil reais para ser FIRE !

    2. Não se trata de apoiar governo "A" ou governo "B".
      Trata-se de defender um ideal, e dentre as opções disponíveis no segundo turno das eleições de 2018, a chapa vencedora tendo Paulo Guedes como chefe da economia, era a que mais se aproximava do liberalismo econômico. A outra chapa representava um retrocesso rumo ao atraso, à roubalheira e ao (des)governo petista.
      Caso não tivesse havido o impeachment, ou o PT tivesse vencido as eleições de 2018, o Brasil já teria virado uma Venezuela, com fome, miséria e êxodo em massa!
      Graças a Deus conseguimos nos livrar dessa desgraça!
      Agora é hora de tentar reconstruir a economia desse país que quase foi à bancarrota graças ao Dilmão.
      Na história da humanidade nunca houve tanta roubalheira como nos 14 anos da era da quadrilha dos petralhas!

    3. Governo, principalmente presidente, é o que menos manda no país. Não sejam ignorantes, vc já viu um presidente melhorando algo no nosso país (salvo FHC e o plano real?).
      Quem manda nessa bagunça é o STF, eles quem decidem tudo, absolutamente tudo. Depois deles, a camara. Cobrem deles.

  9. Será, AA40? 🙂

    Eu penso diferente. Primeiro, que ser FIRE não significa consumir menos. Significa migrar gastos em algo para outro (como, por exemplo, de combustível para turismo). Além do quê, a riqueza tem um limite de acumulação. Alguém que começasse a ver seu patrimônio crescer demais vai acabar gastando mais (como estou fazendo nesses últimos anos). A não ser que um colapso coronal ocorra agora rsrs.

    Sobre muitas pessoas deixarem de trabalhar, o mercado vai oferecer salários maiores, que sejam mais significativos do que os rendimentos que as pessoas estarão recebendo em sua FIRE (Até porque, se a economia estiver ruim, eles diminuirão muito), fazendo com que os FIRERs menos abastados escolham voltar ao mercado. Haverá um novo equilíbrio.

    Se pensarmos historicamente, a situação que vivemos hoje, em termos de quantidades de horas trabalhadas e benefícios, é muito, mas muito diferente de 200 anos atrás, quando o capitalismo dava as caras. Poderia-se pensar, naquela época, como a economia sobreviveria com uma carga horária de apenas 35-40 horas semanais. E cá estamos hoje, com a economia viva e forte (embora atualmente ameaçada hehe).

    Enfim, o mundo continuará melhorando com mais pessoas na FIRE. Não será o mesmo, adaptações surgirão, mas estaremos bem 🙂

    Abraço!

  10. Todos FIRE…realmente utopia. A turma não consegue juntar 50k pra comprar um carro a vista, quanto mais juntar dois ou três milhões.

    Uma vez comentei com minha esposa. Que bom que as pessoas consomem, dessa forma as empresas lucram e recebemos nossos dividendos. Quem bom que as pessoas se endividam assim recebemos nossos juros com produtos de RF.

    Ela me respondeu: “Credo como vc é frio”…..kkkkkkk

    Sigamos aportando

    1. Frio mas é a verdade. Precisamos deles e as vezes nós mesmos precisamos. Todos FIRE nunca acontecerá, se bem que já vi um filme de ficção russo onde no futuro os robôs fazem tudo e os humanos são todos "aposentados". Como não precisa-se pagar os robôs nem precisam de aposentadoria, medico, etc, os impostos são suficientes para sustentar toda a população aposentada. Utópico total!

    2. Torço pra que chegue a ERA DOS JUROS NEGATIVOS no Brasil e EUA… aí mela todo o plano de pessoas iguais a vc.

      Chega dessa palhaçada…

      Brasil ta com mais de 13 milhões de desempregados…neguinho não quer colocar seu dinheiro na economia real, só quer viver de juros. Ta errado isso aí.

    3. Acho que o dinheiro é de cada e cada qual faz oque quer com ele. Se quiser investir na economia real invista filho. Acha que juros reais vai nos impedir de viver de renda? beijin no ombro nenem

    4. Boa Tarde ANON, tudo bom?
      Ué ANON, se eu me preparo, economizando enquanto os outros estão gastando, qual o problema de no futuro eu usufruir disso?

      É tipo a pessoa que planta 1 pé de milho, come todas as espigas e depois só planta outro.

      Se você separar sempre 1 espiga, comer as outras, e replantas aquela espiga inteira, chegará uma hora em que estará tão abastado que não precisará mais se preocupar com a alimentação.

      E outra a maioria de nós aporta dinheiro na economia real, afinal, somos ACIONISTAS de empresas, que geram empregos,fluxo de caixa, lucro…E fazem a economia girar.

      Afinal, todos os funcionários deles são consumidores, certo?

      Tem novidades no meu Canal, depois passe lá e deixe sua opinião.

      https://aportehoje.blogspot.com

  11. Então AA40, como economista eu consigo entender o "efeito cascata" que a pandemia do corona está gerando na economia. Acho que é sem precedentes. Por outro lado, como minimalista, eu vejo com bons olhos essa coisa de desacelerar, de consumir menos (muito menos) e de estabelecer prioridades diferentes. Está sendo ruim para a economia, mas as quarentenas de um modo geral podem ser positivas para o planeta Terra com todo mundo consumindo menos e poluindo menos. Talvez faça as pessoas (algumas delas) perceber que não precisam de certas coisas para ser feliz e repensar o padrão de consumo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *