Quer ser FIRE? Crie e siga regras que te levem ao sucesso

Acumular e construir riqueza suficiente para ser FIRE leva tempo, mas os conceitos não são difíceis nem desconhecidos. Steve Adcock conta em seu blog que ele nunca foi o cara mais esperto nem o mais interessado, também nunca recebeu salários considerados altos, mas, mesmo assim, aplicando cinco regrinhas bobas ele conseguiu sair da corrida de ratos muito cedo e está vivendo a vida que ele sempre quis. 

 
 
 
Vamos a elas:
 

1)Faça da independência financeira sua prioridade: 

Embora não seja uma regra financeira, é uma regra muito importante pois a independência financeira não se materializa do nada. Ser FIRE é como entrar em forma, se você não mudar seus hábitos e realmente querer, nada vai acontecer.

Assim como entrar em forma, ser FIRE requer dedicação, querer, força de vontade de postergar o consumo indo contra todo o marketing atual, requer prioridade e disciplina. Você precisa querer muito isso. 

 

2)Invista em coisas que apreciem

Segundo ele, ninguém é FIRE gastando todo o dinheiro que ganha, mas guardando o dinheiro também não. Enquanto poupar é melhor que gastar, investir o dinheiro em ativos que aumentem de valor com o tempo é o único caminho para ser FIRE.

Você deve estar cansado de saber, mas vamos repetir, investir em ações, propriedades, negócios, empresas, etc. Algo que apresente o componente de juros compostos. E quanto mais cedo começar melhor !

 

3) Automatize

Para o Steve, esta regra é uma das mais importantes. Deixe o ato de investir e lidar com seu dinheiro o mais automático possível. Uma vez configurado você não precisa se preocupar novamente, isto retira as emoções do ato de investir que tanto prejudica o investidor amador. Automatizar aplicações em programas de previdência privada por exemplo é um excelente recurso, ou aplicações recorrentes em fundos, TD ou ETFs.

Além disso transferências e pagamentos de cartões de crédito automatizados o ajudam a nunca pagar juros, taxas e multas por atraso no pagamento.

 

4)Fluxo de caixa é tudo

Não conheci muitos FIREEs ou pessoas que são financeiramente independentes que não sabem exatamente para onde o seu dinheiro está indo. E isto é, cada dólar – Isso é chamado de fluxo de caixa.

Todo mês, entra dinheiro e sai dinheiro. Para a maioria de nós, o dinheiro chega através de nossos empregos. Também pode vir de trabalhos esporádicos ou dividendos e juros por exemplo. Entender e acompanhar cada real que entra e cada real que sai e garantir que o que sai é menor do que o que entra é de suma importância. O seu fluxo de caixa, assim como uma empresa, precisa ser positivo na grande maioria do tempo.

Conhecendo isto a fundo você saberá o que e quando cortar ou aumentar os gastos de acordo com sua situação financeira pessoal e de acordo com a economia local, nacional e global.
 
 

5)Dívidas? Não, obrigado.

Embora nem todas as dívidas e financiamentos sejam péssimos, e as vezes podemos usar isso para fazer mais dinheiro, o grande problema disso é que a maioria das pessoas usa o débito, dívidas e empréstimos para gastar mais dinheiro do que elas possuem. Isso é como cavar um buraco cada dia mais fundo e que a cada dia fica mais difícil de sair dele.

Novamente – liberdade financeira não significa necessariamente que você NÃO ter dívida. A vida não é assim tão simples e nem a liberdade financeira é. Em vez disso, significa que suas dívidas não o colocam em uma posição de fraqueza, gastando dinheiro com coisas que se depreciam em valor e prejudicam sua posição financeira de longo prazo.

Ele ainda acrescenta que não é preciso ser um gênio para entender finanças e fazer a coisa certa. É tudo muito lógico e acessível para qualquer um, embora sabemos que apenas uma pequena porção de nós vai aplicar estas regras e conseguir ser FIRE. A sensação de ser independente financeiramente é como nenhuma outra.

(Fonte: Adaptado do Blog Steve Adcock)



E você, quais sob quais regras financeiras você vive? Compartilhe conosco abaixo:


 
Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento.. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

31 thoughts on “Quer ser FIRE? Crie e siga regras que te levem ao sucesso

  1. Excelente maneira de definir as -regras- do Fire.

    Acho que o fato de lembrar constantemente da número 1. lendo os blogs da comunidade ajuda bastante.

    Relatos sempre ajudam, já pensou em compilar os melhores?

    Abraços.

    1. Pois é IR. O primeiro passo é querer, sem isto, não adianta nem tentar.
      Os relatos ficam mais a cargo do nosso colega SRIF365 que entrevista o pessoal no seus podcasts, ele é bom nisso então deixo isso para ele. Abcs

    1. Verdade PI, mas não deveria ser. Nem todas dívidas são ruins, tudo depende da taxa de juros e em que vai usar este dinheiro (comprar ativos ou passivos).
      Abcs e volte sempre

  2. Muito bom ver posts novos por aqui.
    Vejo que sigo bem a regra de poupar e não ter dívidas, mas preciso melhorar a questão de investir. Para aqueles que como eu são muito conservadores, com essa RF tá difícil.
    Valeu

    1. Legal Aprendiz. Não sabia que estava fazendo falta estes posts. Bom saber.
      RF está cada diz mais difícil, mas ao contrário de dezembro, podemos dizer que investir em renda variável neste momento é uma boa estratégia, principalmente no exterior, mas também no Brasil. Mas sempre mantendo um nível de risco confortável. Abcs

    1. Legal, não sabia que estavam esperando novos posts e que isto dava essa sensação. Vamos continuar sim, desistir nunca. Estamos focando mais no Instagram este ano por ser mais rápido e fácil de comunicar. Nos sita lá. Abcs

  3. Pra comprar um imóvel ou mesmo veículo, um financiamento pode ser útil, para que não se gaste grande parte do patrimônio, podendo assim usar essa patrimônio para fazer mais dinheiro com ações por exemplo.

    1. Raf, se se refere ao mercado, ninguém sabe, mas é possível sim. Oportunidades sempre aparecem para aquele que é paciente. Como Buffett diz, mercado transfere riquezas para aqueles que tem paciência o suficiente em esperá-lo. Abcs

  4. AA40,

    Vi num comentário seu num posto do srif que o "AA40" não mais irá se aposentar aos 40. kkk

    Acho que a perspectiva de se tornar FIRE aos 42 ou mesmo 43 ainda é bastante animadora. Quantas pessoas são FIRE nessa idade? No meu trabalho eu com 30 e poucos sou o mais jovem. A maioria é de 40 a 60 e vende seu tempo na corrida dos ratos. Sei que o nome do blog é uma referência; não precisa haver tamanha exatidão;

    1. Isso CI. Ainda é possível atingir nesta idade pois estou com 37 mas para que a pressão? Só pq o blog se chama assim? Metas todos temos mas adaptar e replanejar é preciso pois as coisas acontecem, a vida acontece. Apesar de não ter nada a ver com a crise atual, pois o aumento do dolar tem mantido minha carteira com perdas bem menores do que eu esperava, sinto que é preciso ter um certo buffer para não acontecer justamente como o SRIF365 quando bate a crise…pois elas sempre acontecerão e nem sempre vc estará posicionado para minimizá-la como é o meu caso atual. Abcs e sigamos com o barco em frente, velas a meio mastro e corrigindo o curso conforme preciso.

    2. E o mais novo post do SRIF falando que vai vender e comprar IVVB11 no meio da tormenta. O cara nem dormir mais consegue e agora está se precipitando e vai fazer besteira na hora errada. Acho que esta não é hora de ficar tentando adivinhar futuro nenhum, pois nem um nobel de economia saberia o que fazer.

    1. Verdade, vc conseguiu se alavancar bem usando debt. Uso responsável e com cuidado pode ser benéfico, mas poucos farão isso com proeza e dormir tranquilos. Abcs

  5. AA40,

    Parabéns pelas excelentes postagens de seu blog que descobri há cerca de 1 mês. Através dos conceitos e cálculos apresentados iniciei uma revisão das minhas planilhas, gráficos e planejamento para a vida FIRE. Faço um controle rigoroso dos gastos e poupança (65% de poupança em média nos últimos 8 anos), mas os rendimentos dos investimentos ainda estão baixos (2% acima da inflação) para atingir uma TSR de 4%. Sou engenheiro, tenho 47 anos, trabalho na minha área e no momento estou mudando alguns investimentos para o TD para aproveitar as taxas que podem atingir os 4% da TSR. Sou muito conservador nos investimentos (TD, CDBs, Fundos Renda Fixa), então renda variável vai ficar para o futuro. Acredito que pratico as 5 regras financeiras citadas no post, mas ainda tenho que melhorar muito a regra 2 e pretendo em 2 anos atingir a vida FIRE. Continue com as postagens porque são muito boas e nos trazem muita informação e conhecimento.

    1. Legal anon. Investir melhor é sempre o mais complicado, pois requer aumentar a tolerância aos riscos e para que sua muito para ganhar seu dinheiro, assim como eu, não gosta de perder nenhum centavo. Isto nos deixa num perfil muito conservador, mas conforme seu bolo for aumentando vc vai ficando mais confortável para entrar na renda variável, e momentos como o que vivemos são ótimas oportunidades de colocar o primeiro pé nela, muito devagar, e não na hora que está na máxima histórica. Abcs

  6. Excelente AA40!

    permita-me uma dar dois exemplos de dívidas aceitáveis: pagar um curso que aprimore a nossa capacidade de trabalho ou comprar algum item/ferramenta que nos ajude a melhorar o nosso serviço prestado, no caso da pessoa trabalhar no setor de prestação de serviços.

    Embora eu nem veja isso como dívida, mas sim investimento.

    Um grande abraço e sucesso.

    1. Bons exemplos, desde que o retorno seja real em termos de aumentos ou emprego melhor. Há muito curso por ai hoje que não te trará nada disso então é importante escolher bem também.
      Vc tem razão, é mais investimento do que dívida, se bem feito.
      Abcs

  7. Digo mais, não esperem o Bolsonaro maluco mandar o Guedes pra rua também para mandar seu dinheiro para fora. Ele e os militares farão isso e vão começar a torrar toda grana que o país não tem em projetos de reeleição. Fujam enquanto é tempo.
    Ronaldo

    1. Sabe, apesar de ser off-topic, seu comentário não é o primeiro que vejo nesta linha. Ninguém sabe o que o futuro nos reserva, então é bom sim ter uma reserva lá fora. Vejo todos repatriando dinheiro agora pq dólar está alto, mas alto é relativo não é mesmo? Eu não pretendo repatriar nenhum centavo pois acredito que em 10 anos estará mais alto ainda.
      Abcs

  8. Que bom que voltou a ativa, seus posts nos fazem sentir que estamos no rumo certo, e que as turbulências fazem parte da vida…

    Enriquecer é um processo de longo prazo… e com certeza a independência financeira deve ser uma das melhores sensações da vida… dormir tranquilo, sem tantos receios sobre o futuro!!

    1. Estamos ai Skywalker, achei que trabalhando de casa teria mais tempo, mas na verdade o trabalho demora mais a ser feito e está acumulando mais então ao invés de 10 tenho trabalhado 12 horas/dia.
      Quanto ao seu último parágrafo, concordo totalmente. Abcs

  9. Gostei bastante das regras e obviamente concordei com todas.
    Bom saber que já as aplico.
    Excelente post, merece ser compartilhado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *