Tem um computador? Como você pode ajudar na luta contra o Covid-19

Pedirei uma licença hoje para falar de um tópico não diretamente financeiro, visando a pedir ajuda para um projeto importante para ajudar na busca de uma cura para a pandemia que vivemos e que, afeta diretamente nossas finanças.

Certamente você não tem um supercomputador em casa, mas isso não significa que seu laptop ou desktop não possa se juntar às máquinas mais rápidas do mundo na luta contra o COVID-19 causado pelo novo coronavírus. Um projeto voluntário criado pela Stanford University no ano 2000, chamado Folding@home ou FHA, organizou dezenas de milhares de computadores pessoais comuns – como o seu – para dividir grandes simulações digitais de vários grandes projetos de pesquisa pelo mundo. Atualmente os esforços estão concentrados no vírus que causa a doença Covid-19, dividindo-o em milhões de pedaços pequenos para seu computador ajudar a processar. O projeto é coordenado pela Washington University em St. Louis

A Petrobras colocou seu supercomputador Santos Dumont para uso do projeto Folding@Home – Leia

O Folding@home visa entender os mecanismos de doenças em nível molecular e, em seguida, encontrar pontos fracos que os medicamentos podem explorar. 

O software, que pode ser instalado em PCs Windows (baixe e instale clicando aqui), Linux e MacOS, organiza os dados e usa o processador de cada pessoa doadora aumentando enormemente o poder de processamento dos servidores das organizações de pesquisa participantes. (Veja o passo a passo para instalar)

 

AA40 também está contribuindo com o projeto. Veja que você escolhe se quer que eles utilizem somente quando o computador estiver em modo de espera, ou mesmo quando você está trabalhando. Ainda você pode escolher quanto do seu processador eles usarão.

Após executados na sua máquina, o resultados dos cálculos e simulações retornam para o projeto para serem incorporados nos estudos de pesquisa em andamento. Quando terminar o projeto atual, sua máquina buscará o próximo trabalho disponível. Você pode depois desinstalar o projeto quando não quiser mais contribuir.

Por duas décadas, o Folding@home combate doenças, incluindo Alzheimer e Ebola. A pandemia colocou o COVID-19 no topo da lista e muito mais pessoas agora querem ajudar dada a importância que ganhou. Os computadores do mundo possuem uma abundância de poder de processamento não utilizado. Placas de vídeo (GPUs) e processadores poderosos ficam sem trabalho quando seus usuários ​​precisam dormir, e a abordagem de computação distribuída do Folding@home visa manter os PCs ocupados quando seus donos humanos não estão utilizando-os.

 
Animação mostrando os resultados computados até o momento
 

Atualmente o projeto visa a simular a interação das proteínas com a célula que ajudam o vírus a infectar células humanas. Usando simulações em computador, os pesquisadores estão mapeando as proteínas do coronavírus, na esperança de revelar vulnerabilidades que podem ser atacadas com novos medicamentos e vacinas. Só na última semana de março mais de 700 mil novos computadores se juntaram a rede. Rankings e novidades são postadas diariamente na conta Twitter do projeto

 
Ler mais no Cnet.com
 
Fica o convite para aqueles que queiram ajudar e/ou compartilhar com outros.

 
Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento.. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

5 thoughts on “Tem um computador? Como você pode ajudar na luta contra o Covid-19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *