O fim do movimento FIRE?

Já nos acostumamos, a cada correção mais forte dos mercados , ver surgir a mesma pergunta e discussão em blogs e diversas plataformas. Agora quero ver esse pessoal do movimento FIRE. Fácil é atingir FIRE em um bull market, quero ver agora no crash ! Esse pessoal vai sumir. Fire só funciona em bull markets.
O fato é que ninguém aqui esperava que o mercado subisse para sempre. Um cisne negro, mas cedo ou mais tarde nos atingiria, e, para aqueles em que isto aconteceu cedo na jornada, agradeça e tire proveito disso.

 
 

Como muito bem falou o pessoal do ChooseFI neste episódio,  no ViagemLenta e o SRIF365 também, o movimento FIRE nasceu na recessão dos anos 2000 e 2008, então não, o movimento não vai desaparecer por causa de outra recessão. No máximo, vai perder alguns mais descuidados com suas finanças mas vai ganhar muitos novos adeptos, justamente por que é no momento de crise que despertamos e também que precisamos das estratégias da comunidade FIRE, não para se aposentar, mas para sobreviver.


Quantos vivem de salário em salário, ou mesmo tem aquele carnê cheio de prestações a pagar, financiamento a perder de vista? Tudo isso é tranquilo de pagar e manter quando você tem um bom emprego e estabilidade e o mundo está normal. Mas agora estamos longe disso, nada é normal e vivemos essa instabilidade crescente, perda de empregos e renda, a incerteza. Em momentos como este, precisamos adotar do estilo de vida lean FIRE, com um pouco de austeridade e foco apenas no que realmente você precisa para viver. 

É justamente em momentos assim que muitas pessoas acordam para o fato de que estavam totalmente dependentes de um emprego e uma fonte de renda que parecia perene, mas não é perene. Você vai se dar conta de que você esta ou estava totalmente dependente do seu emprego, ou do seu aluguel daquele seu imóvel cujo inquilino não vai conseguir pagar este mês ou outro caso semelhante.

Sairemos dessa, vamos sobreviver, a economia vai se recuperar eventualmente e vamos sair de mais esta crise, como já saímos de tantas outras no passado. Imagine-se 100 anos no passado, durante a gripe espanhola, quase sem hospitais, poucos médicos e que mal sabiam o que era um vírus, sem a ciência de hoje, sem o mercado financeiro integrado e em meio a 50 milhões de mortos e logo depois de uma Guerra Mundial que já havia levado a um número de mortos semelhantes. 


[A recessão não vai acabar com o movimento FIRE, mas vai mudá-lo para melhor – MarketWatch]

Como o povo daquela época deveria estar se sentindo? (Lógico que poucos sabiam a real situação já que não havia internet nem a mídia instantânea de hoje que, apesar de informar, causa pânico).  

 
Mas a humanidade saiu daquela crise mais forte do que nunca e a década de 20 nos mercados foram muito bons (gráfico acima), até vir outra grande crise e tudo se repetir, por que sempre se repete.

Adapte-se a nova realidade

Portanto, segure-se firme, mais do que nunca adote práticas FIRE como orçamento, controle financeiro, frugalidade e, principalmente, foque no que você precisa para sobreviver, sem supérfluos. 
Perceba a quantidade de pessoas que vão passar a viver com 600 reais mensais enquanto suas famílias inteiras viviam com apenas 3 salários mínimos. Você também pode, ser for forçado a isso. Você precisa mesmo de 5 milhões de reais para ser FIRE?
O ser humano tem uma capacidade de adaptação incrível e aposto que você também viveria uma vida minimalista e feliz com 3 mil reais mensais per capita se precisasse, certo? A hora de repensar sua vida e dar importância a liberdade é agora, na crise que ironicamente te privou da liberdade. Caso isso tenha te motivado e tenha visto sentido no que falamos, seja bem vindo ao movimento FIRE, se ainda não faz parte dele. 


 
Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento.. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

45 thoughts on “O fim do movimento FIRE?

  1. Concordo com você, AA. É só uma questão de tempo até essa pandemia passar. Para quem é disciplinado financeiro, esta fase é só um "mau dia", agora para os despreocupados, "Carp Diem" da vida, estes sim terão "maus anos".
    Eu vejo que crises assim apontam mais do que a necessidade de guardar dinheiro, mas sim a obrigatoriedade.
    Eu acredito que entraremos em recessão aqui no pais e a situação vai piorar ainda mais no cotidiano, especialmente para os que que trabalham por conta e na informalidade. O governo brasileiro simplesmente não tem dinheiro para bancar a população por tanto tempo; e somado ao fato que o pensamento de esquerda está arraigado no senso comum, ainda vejo muitos dissabores políticos por aí.
    Até mais.

  2. Concordo. Não consigo entender essa lenga lenga toda por 600 reais por mês dessa assistência. 600 reais. Quem não tem 600 reais na poupança não sei o que faz vivo. Eu hoje na bolsa perdi mais do que isso e não sou rico, pelo contrário meu salário é 2550 mensais.

  3. AA40, nessas horas vejo como levar uma vida sem dívidas, frugal dentro do possível, ter uma reserva em RF e fluxo de caixa trás tranquilidade. Hora de semear, hora de colocar a semente na terra arrasada e ver ela brotar e crescer.

  4. Caro AA, o parabenizo por refletir melhor e apagar o post anterior sobre o que você chamou de comunavirus. A previsão do Goldoman Sachs é de que o PIB americano caia 34% no segundo trimestre, e lá, assim como aqui no Brasil, não há dúvida de que a melhor opção social e também econômica é o governo ajudar as pessoas e as empresas a passar por esse momento da melhor forma possível e o custo disso terá sim que ser compartilhado por toda a sociedade nos próximos anos. Isso não é comunismo, isso é ser realista e razoável, tanto que todos os países capitalistas estão adotando medidas semelhantes. E nosso presidente está se tornando um pária mundial, as críticas ao presidente exibidas no jornal nacional infelizmente são reais e merecidas.

    1. Mas você não acha que injetar dinheiro massivamente no mercado, num momento desses onde a produção mundial está reduzindo, não seria uma forma de gerar inflação?

    2. Cabe ao Estado garantir condições para a solvência das empresas e para que os brasileiros mais pobres consigam cumprir a determinação de isolamento, que é orientação da OMS, dos especialistas de todo o mundo e que todos os demais países estão seguindo. Medidas essas que vão evitar um aumento ainda maior do desemprego e uma desorganização total da economia (quebra de empresas em efeito dominó), além de permitir aos mais pobres respeitar a medida de isolamento tendo ao menos o que comer nesse período (os R$600,00 por 3 meses que foram aprovados). Essa medidas terão um custo, devem aumentar a dívida pública como proporção do PIB em cerca de 10% segundo previsão inicial de alguns economistas. Mas a recuperação que se espera em seguida também deve ser relativamente rápida, apesar de no curto prazo (segundo trimestre desse ano) estar prevista uma queda significativa do PIB.

    3. Só queria saber onde tá escrito (e quem escreveu) que os governos precisam garantir tudo isso. Governo deveria ser mínimo, sem nenhuma intervenção como manda a cartilha da economia liberal, mas no primeiro sinal de problemas todos correm para a teta do governo e ainda culpam os governantes. Não é só no Brasil, mas no mundo todo. Assustador o tempo que vivemos e a perspectiva para a sociedade em geral.

    4. O que é preciso entender é que tempos extraordinários requerem medidas extraordinárias. É por isso que todos os países estão adotando esses tipos de medida. E a atual pandemia pode muito bem ser comparada a uma guerra em que o país está envolvido. E em tempos de guerra, medidas que não seriam adotadas em tempos normais são utilizadas, e mesmo a cartilha liberal não faz contraponto/oposição a isso. Muito pior para o economia seria uma onda de quebra das empresas em efeito dominó, desemprego aumentando vertiginosamente, pessoas passando fome e tendo de desrespeitar o isolamento, aumento absurdo da violência, enfim, um quadro de desorganização social e econômica muito mais prejudicial para todos e mais difícil de recuperação posteriormente.

    5. Muito interessante sua análise, Fernando.
      Na minha opinião, temos um agravante no curto prazo, que são os dois feriados nacionais (Sexta-Feira Santa e Tiradentes). Me parece que o governo precisa se apressar em reforçar que a quarentena permanecerá imposta nesse período. À medida que as semanas passam, as pessoas vão se tornando mais impacientes e propensas a saírem de casa, e feriados podem potencializar esse quadro consideravelmente. Acha que é o caso de o governo tomar medidas mais enérgicas nesse período ?

  5. Juro que entrei aqui agora para criticar. Mas não encontrei o post meio Louco que tinha lido mais cedo. O Brasileiro sensato não aguenta mais ouvir falar em Esquerda / Direita. A gente não tem um líder, não tem um governo, não tem Nada! O maior risco para o Brasil não é o Covid-19, é o risco Político. Desse sim eu tenho medo.
    No mais, Plano Fire ativado. Mais fortes do que nunca.

  6. Como assim, removeu o post sobre o comunismo só pq apareceu esse pessoalzinho do Petê ai? Ví o bolor que deu no reddit, o pessoal trollando e vc com um phD em Economia la fora (eu já sabia por que trocamos aqueles emails).
    Cara ignora essa corja. São os mesmos que vão estar na fila para pegar os R$ 600 semana que vem e estão com este papinho de "somos humanos" para defender, como bem falou, o socialismo ! Sou mais o estilo do Heavy Metal, mete a porrada !

  7. Sou novo aqui…Estamos no mesmo barco.
    Que bom que apagou o post anterior, muito agressivo e polêmico.
    Continue com suas postagens motivadores.
    Parabens

  8. Olá! Não vi o post sobre o comunismo, mas eu imagino o que tenha escrito, eu acho importante não nos calarmos, eu vejo muita gente nova, sofrendo lavagem cerebral por parte da mídia… os jovens socialista/comunistas de iphone sustentados pelos pais tem aos montes por aí.

    Eu acredito que quem conseguir manter os aportes nessa época de crise vai colher bons frutos nos próximos 10 a 15 anos, pena que no momento minha capacidade de aportar seja baixa. Este mês tive um problema com o carro e vou ter que gastar a minha reserva em oficina, que era a última coisa que eu queria.

    Abraços e boa sorte com essa gripe!

  9. Eu li o post do comunismo, achei desnecessário nesse momento, se até o presidente discursa e no outro dia faz outro discurso, não tem problema apagar, não fere o histórico do blog, abracos

  10. Em momentos de incertezas como o atual é que percebemos o quão importante é ser minimamente organizado financeiramente para que possamos superá-las e seguir em frente. Seja lá qual for sua profissão (celetista, autônomo, empresário, servidor público…); Seja lá qual for sua renda mensal (1k, 5k, 10k, 50k…) tenha sempre uma reserva de fácil acesso para se manter durante algum tempo sem depender dos outros. Crises sempre irão existir e como sempre ocorreu, elas irão passar. Única certeza que temos é que o ciclo se repete ao longo do tempo.

  11. Fala AA40! Também fico feliz que tenha apagado aquele post. Destoa do nível de qualidade do blog e revela uma visão de mundo muito simplista, que não condiz com o movimento complexo que estamos passando.

    Vamos aproveitar este momento para dar um gás na FIRE e torcer pela retomada dos empregos e da economia!

  12. Fico muito triste que tenha apagado o post que tentava alertar sobre o avanço sombrio do comunismo no mundo, disfarçado de ajuda humanitária. Mais triste é ver tantos infiltrados no movimento FIRE. Fácil ser de esquerda com a conta gorda ou o papai sustentando né? Lamentável esse pessoal acima ai.

  13. Para mim está complicado a quarentena de várias formas, mas entendo que é um período difícil e bola para frente…
    Além da bolsa caindo, eu tenho outros problemas:
    – Inquilinos físicos não pagando aluguel;
    – Meu negócio envolve lazer, logo não essencial, logo fechado;
    – Meu emprego de CLT dispensando funcionários, reduzindo carga horária;
    Cenário de guerra…mas guerras umas hora acabam. Nunca fez tanto sentido agir de forma frugal e contida.
    Abraço

  14. Este momento, AA40, resumiu, pelo menos, pra mim, o âmago do movimento FIRE: liberdade.

    Liberdade de viajar? Sim. Liberdade de ficar com a família? Também. Liberdade de escolher no que trabalhar? Claro.

    Mas… principalmente a liberdade que me veio somente agora… a liberdade de não me sujeitar. Eu não preciso me sujeitar a VÁRIAS coisas por causa do movimento FIRE… e posso dizer… enfim… que somos livres!

  15. Sim, tudo isso irá passar e tudo voltará a normalidade. FIREs lutando pela independência, endividados fazendo mais dívidas, gente achando que reserva de emergência é bobagem… Ah, e lamento que tenha tido que apagar o post anterior. Mas sei que algumas verdades são muito duras pra serem entendidas.

  16. Vocês prestaram atenção que a imprensa e os economistas dão a velha receita que o povo segue, agora para o governo também: "Se individe agora e depois vê como vai pagar".
    Até quando o povo e os governos vão continuar pensando assim? Nenhum país ou povo tem futuro assim. Era esse o recado do Aa40 no post apagado. Ele tá errado?

  17. Fala AA40, como vai?
    Apesar de ser novo no movimento FIRE tenho levado o momento, de forma natural, como somente uma fase como realmente é (e até bem boa nessa minha fase de acumulação). Não tenho duvidas que passaremos por isso, independente do grau de intensidade.
    Uma convicção q tenho levado é que acompanhar a finansfera nesse último tempo me preparou mt bem, tanto em relação às estratégias quanto ao quesito emocional.
    Um excelente post!
    Abraços.

  18. Uma pergunta honesta, pois sou muito jovem ainda e não vivi outras crises e não tenho o estudo e o conhecimento que eu gostaria de ter: Por que vocês acham que isso "vai passar", considerando o cenário brasileiro? Não duvido que a bolsa americana volte ao que estava depois de alguns anos, mas porque acham que o ibov volta aos 120 mil pontos ainda mais considerando que o ibov dolarizado mostrava um cenário bem diferente do divulgado na mídia nos últimos anos. Teremos ainda uma depressão econômica absurda e possivelmente o cenário político e econômico vai mudar muito depois do coronavírus. Brasil não investe em tecnologia, não investe em ciência, nossa industria só sofreu nos últimos anos e por aí vai.

    Não quero ser pessimista, quero mesmo, honestamente, aprender com o otimismo de vocês e equilibrar um pouco meu desespero. Não estou sobre risco, felizmente tenho uma boa reserva, mas temo pelo impacto que isso vai ter no país.

    1. Acho que o Aa40 e outros como BPmilhao só estão investindo nos EUA faz um bom tempo. Eles alertaram para o dólar e a euforia da bolsa brasileira muitas vezes. Eu também acho que ibov a 120k só na próxima década e também tenho mandado 50% para minha conta no exterior e acho que todos deveriam fazer algo parecido. Será mais uma década perdida aqui.

    2. Me parece que o s&p caiu bem pouco, mas lá eles geram trilhões num apertar de Enter. Aqui sofremos mais, somos emergentes, mas talvez traga mais retorno que lá, ao menos é assim que funciona a relação risco retorno. Mas não se preocupe, daqui a pouco voltamos a ser o paraíso da renda fixa, com ganhos de 1% am, e todo mundo fica feliz, o dólar cairá pra menos de r$ 3, vai ser uma loucura.

    3. Acho que vão segurar a selic baixa pra poder gerar ainda mais dívida barata, a farra fiscal que vai acontecer agora. Além disso investir nos EUA para o brasileiro é mais questão do dolar do que retorno puro. Que adianta ter 100% de retorno aqui com uma moeda podre que não vale nada. Vc vai jantar lá fora e tem que deixar mil reais na mesa?
      Quanto vai tá o dolar daqui 10, 15 anos? Certamente mais do que agora, então é visão de longo prazo e estratégia vencedora.

  19. Não li o post do comunavirus, mas venho aqui agradecer a todo comunista socialista por trazer mais essa desgraça para nós. Obrigado Mao, por tornar a vida do chinês um inferno, a ponto de ser obrigado a ter essa culinária tão exótica que sempre traz uma gripe nova aos animais e ao ser humano. A merda que fazem não tem limites.

  20. Fala AA40,
    Não li o tal post "comunista", mas pelos comentários dividiu bem a galera.
    E pelos poucos comentários aqui, ainda me impressiono como o ser humano pode ser tão egoísta…chegar ao ponto de mencionar "Quem não tem 600 reais na poupança não sei o que faz vivo". Humanidade miserável.

    1. Não fiz o comentário acima mas tenho que concordar que as pessoas não poupam um centavo para um momento difícil como este e não é por que não tem. É por que não querem. Todo mundo pode guardar 10 reais por mês mas gastar é mais fácil e divertido. Arrumar uma necessidade é mais fácil. Tanto é que quando não tem nada, não gastam.
      Há muito coitadismo no Brasil. Ser pobre virou uma coisa normal e aceitável,não vejo muita vontade de ir a luta. É por isso que concordo com o comentarista acima. Obrigado

  21. Se a pessoa achar que bolsa em queda acaba com a vida FIRE, está mais que certo que essa pessoa não sabe NADA sobre ser FIRE. rsrs
    Quem é ou planeja ser FIRE já tem – ou deveria ter – essas situações em mente e já está com bala na agulha para superar – quiçá aproveitar disso para melhorar suas posições. Portanto, se alguém perder sua liberdade financeira por conta de uma recessão, é porque ela não soube ser FIRE.
    Vida que segue para a comunidade… rsrs
    Abraço!
    I.An
    http://www.investidorantifragil.com

  22. Fala AA40, já comentei em outros blogs, mas trago o tema aqui neste excelente blog também,

    Qual sua opinião quando aportes na bolsa americana, eu particularmente estou aportando apenas nos EUA desde a crise do vírus, já temos previsões de dívida pública brasileira explodindo na casa dos 90%, a chance de uma desvalorização brutal no real ainda parece estar subvalorizada nos ativos de riscos.

    E parece que esse risco não está nas cotações atuais da bolsa brasileira.

    1. Não sei quanto ao AA40, mas eu sou da opinião que a dívida pública está bem pior nos EUA. Só que como eles detem a impressora do dinheiro que todo mundo quer, todos compram divida americana como porto seguro, mas até quando? Mas se o dolar perder valor, o que dirá para as moedas emergentes, ou seja, estamos todos no mesmo barco furado, mas o Brasil e os EM estão em uma canoa furada.

  23. Para quem achava que ser FIRE era fácil, essa crise é um TESTE

    Para quem perdeu dinheiro, é uma LiÇÃO

    Para quem agiu com inteligencia e preservou seu patrimonio, talvez seja uma OPORTUNIDADE.

    Veremos, em breve, muitos novos-FIRES e muitos ex-FIREs

  24. Sei que vc não gosta dos gurus de Youtube. Só pra avisar do novo Livro do Primo Rico:
    "Do Milhão ao Mil – cortando o cafezinho" kkkkkkkkkkkkkk

  25. FIRE tem todo um arsenal de aspectos, a psicologia de poupar, os investimentos estratégicos, a frugalidade e o ato de escrever a respeito. A recomendação do AA40 sobre "usar frugalidade" vem bem a calhar.

  26. Olá pessoal. Em meio a essa crise e todo esse turbilhão de incertezas, venho me juntar a finansfera, criando um blog em que pretendo relatar minha jornada. Força aí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *