Qual seu nível de frugalidade?

Segundo o dicionário Aurélio, frugalidade é definida como: Qualidade da pessoa que se comporta comedidamente; em que há simplicidade; maneira sóbria de se portar.”

Frugalidade é sinônimo de: parcimônia, sobriedade, temperança; Frugalidade é o contrário de: descomedimento, intemperança

Sabemos que o principal sabotador dos planos FIRE é o estilo de vida fora de controle. É a armadilha em que a maioria das pessoas entram; se deslumbrar com este dinheiro entrando todo mês e achar que pode gastá-lo todo. Você pode comprar mais coisas e serviços com ele e de repente você descobre que você “não pode mais viver sem” essas coisas que nunca antes na vida teve. Uma vez que adicionamos algo ao nosso estilo de vida, é muito difícil voltar atrás, mesmo que possamos dizer a nós mesmos que podemos. 

 

Sabemos também que consumir menos e ser frugal e consumir menos, ao contrário do que a maioria pensa, é um hábito que pode ser aprendido e desenvolvido.

Vimos também no anuário FIRE 2019 que a maioria dos entrevistados afirmaram ser frugais equilibrados, mas será mesmo?
 

Mas existe um equilibro entre consumir muito e consumir pouco demais. Ser frugal demais e comprometer a qualidade de vida e a felicidade é tão perigoso quanto consumir demais.

 
Por isso o RB40 trouxe em seu post mais recente uma ótima tabela para medir seu nível de frugalidade.

Como Calcular?

Some o seu gasto anual total, ou melhor, ainda, faça a média dos últimos x anos para ser mais realista. Pegue também o seu net worth, ou seja, seu patrimônio líquido investido hoje (não considere o imóvel onde mora, carro, etc). Divida um pelo outro x 100:
 
 

De acordo com a porcentagem obtida no cálculo acima, veja abaixo  o que isto significa.

Fonte: RB40/ Adaptado pelo AA40

 

Vamos pegar o exemplo do Viver de Renda que reportou um patrimônio de R$ 12,3 milhões com gastos mensais de R$ 4 mil. Qual seu nível de frugalidade?

 
NF=(12 * 4,000) / 12300000 = 0,4%, ou seja, desnecessariamente frugal !
 
 

Logicamente, se você está no começo da jornada você vai acabar com uma porcentagem alta, pois seu patrimônio ainda está sendo construído. Este cálculo é mais para quem já está quase lá ou já é FIRE. 

Alguém verá na tabela uma semelhança grande com a TSR 4% e não deixa de se basear no mesmo princípio, apenas olhando sobre outra perspectiva. 
 
E ai, qual o seu nível de frugalidade?
 
 


 
Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro. Não copie nosso conteúdo sem citar a fonte e pedir autorização.



14 thoughts on “Qual seu nível de frugalidade?

  1. Frugalidade é melhor definida com base na renda recebida, e não no patrimônio líquido da pessoa. Alguém que ganha 10 mil e vive com 3 mil com certeza está exercendo a frugalidade, mesmo que esteja no início da jornada e o patrimônio seja pequeno.

    1. Realmente é sim Fernando, e no post original do RB40 nos EUA alguns comentários a respeito disso também apareceram, e também fiz essa ressalva no final do post. Mas fica ai para vcs medirem da forma que acharem mais interessante. Abcs

  2. Tanto no primeiro ano FIRE como agora no desastroso 2020 fiquei em torno de 4,2%, mas confesso que só mantive esse nível de frugalidade pq simplesmente não consegui colocar nada em prática por conta da pandemia. Na verdade esse ano só não foi mais frugal pq desembolsei uma bela grana para ajudar no enterro do meu sogro, se não fosse isso teria ficado na faixa dos 3%, ou seja altamente frugal.

    Perspectiva interessante, nunca tinha visto esse tipo de tabela.

    1. Fala SRIF365….Tudo certo???? acompanho sua trajetória desde o começo do blog e agora com os podcasts, que por falar nisso já faz um tempo desde o Recomeçando do zero….não é fácil não né ??!!! as espero realmente que o melhor esteja por vir !!!!!!! Abraço e boa sorte na jornada !!!!!!

    2. Legal SRIF. 3% é minha meta também.
      Como alguns falaram, a perspectiva do RB40 não é tanto de frugalidade mas sim de onde vc está na sua jornada, mas enfim, fica a métrica para quem quiser se balizar. Abcs AA40

  3. o meu ficou em torno de 7%….e estou muito satisfeito, pois consigo aportar seguindo meu plano e viver, pois nosso presente vale muito e o tempo (obviamente) não volta….mas de um modo geral gostei muito da análise e do critério usado. Eu particularmente após ser FIRE daqui 6 anos….pretendo usar a TSR 4% como base.

    Parabéns pelo post !!!!!! sorte à todos na jornada !!!!!!

  4. Sempre é bom fazermos esses exercícios e reflexões. Comecei meu FIRE em janeiro de 2020 e já senti a bordoada de uma pandemia…Tudo que planejei, como viagens, diversões etc, foram afetados, inclusive o fique em casa balançou até o casamento kkkk, mas nada sério. Nesta loucura de 2020 e o medo de sair dos trilhos , consegui uma frugalidade de 2,8% . Para 2021 meu teto é 3,5 a 4% estourando… Vamos ver.

  5. Fiquei em 8,3%.
    Um cálculo interessante, mas é muito mais uma régua de onde você está na jornada da independência financeira do que o um índice de frugalidade, como o Fernando Maranho bem observou.

    1. Realmente é sim Jardineiro, e no post original do RB40 nos EUA alguns comentários a respeito disso também apareceram, mas fica ai para vcs medirem da forma que acharem mais interessante. Abcs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *