Subscribe

Comece por aqui

Olá, seja muito bem-vindo !
Esperamos que você já tenha lido sobre o movimento FIRE na internet mas caso não tenha ideia do que seja, você é ainda mais bem-vindo; quem sabe consigamos mudar seu objetivo de vida.

FIRE Trata-se de um movimento que ganha mais adeptos a cada dia. A ideia central do FIRE vai muito além de apenas parar de trabalhar. O lema é basicamente gastar menos do que você ganha e investir a diferença. A partir do momento que você começa a economizar seu salário de forma a investir 10%, 20% ou até 50% do mesmo, você fica mais perto da sua independência financeira.

FIRE é uma sigla em inglês que vem da junção do FI (Financial independence ou Independência Financeira) e do RE (retire early ou aposentadoria antecipada) - Leia mais aqui.

O blog AposenteAos40.org ou AA40 é um dos primeiros blogs do Brasil dedicados a este assunto. Trazemos dicas de como começar, passando por poupar mais, evitar armadilhas financeiras e de consumo, investir melhor, gerenciar o seu dinheiro e planejar a tão sonhada FI/RE.

Você deve ter escutado e lido por aí de pessoas que se "aposentam" antes dos 40 anos, alguns antes dos 30 fazendo a chamada "Poupança Extrema". São inúmeros blogs e sites na internet falando sobre isto, muito mais em inglês porém agora surge uma nova geração de brasileiros que esta descobrindo que é possível sair da corrida de ratos, aposentando mais cedo para curtir a vida e o melhor, sem contar com as migalhas do INSS.


⏩ Impossível? Claro que não.  Fácil? Ninguém disse que é.


Antes de fechar esta página, faça um pacto com você mesmo e se dê uma chance ao menos de aprender sobre isto antes de descartar a ideia !
Nosso objetivo não é que você passe necessidades ou vire um pão-duro miserável, mas que controle o consumo focando em um objetivo maior, de longo prazo. OK? Vamos continuar?
Sabemos que isto não é para qualquer pessoa realmente. Geralmente os millennials ou geração Y são mais adeptos deste desafio pois não querem trabalhar para os outros a vida toda como seus pais o fizeram. Você tem que abrir mão de luxo e conforto hoje para focar em tranquilidade financeira e liberdade amanhã ! Você vai mesmo querer passar sua vida trabalhando para outros enriquecerem ou quer trabalhar para você fazer o que você sonha? Só depende de você e vamos mostrar por que !

Ninguém vai te falar isso na escola ou no dia-a-dia pois é justamente por você não saber disso que toda a roda da economia gira. Todos estão atrás do seu dinheiro, já percebeu? Diga não, o dinheiro é seu e você precisa usá-lo para gerar mais dinheiro ! 

O grande segredo é aliar uma vida simples (também chamada de Frugal) mas feliz, gastando uma quantidade de dinheiro que te permita pagar as contas básicas e poupar para investir o restante.

⏩ Mas qual o segredo? 

Não há segredo nenhum, basta poupar muito e gastar muito MENOS do que você poderia gastar.
Pense comigo: O que você faria se seu chefe lhe desse 50% de aumento hoje?   A maioria das pessoas compraria (consumiria) algo. Não caia na tentação de fazer isso. Mude seu hábitos de consumo em pró de algo maior. Consumir o necessário de forma a viver bem, mas não aderir ao consumismo desenfreado dos dias de hoje. Com este conceito em mente, não importa se você ganha muito bem ou não, o que realmente importa é o quanto da sua renda você economiza e investe.


A correlação entre capacidade de poupar com números de anos que você precisa trabalha:



Com base na famosa Regra dos 4% (clique para saber mais), se você poupar 40% do seu salário isto significa que você consegue viver e pagar suas contas com 60% do mesmo. Com base nesta proporção, multiplique o seu custo anual por 25 ou o seu custo mensal por 300. Quando você tiver investido este valor, você terá atingido sua Independência Financeira.
  • Exemplo: Supondo você ganhe 5 mil ao mês líquidos, poupando 40%=2 mil, ou seja, você vive com 3 mil. Três mil x 12=36 mil de custo anual, vezes 25= com 900 mil reais investidos é possível aposentar ! (ou 3 mil x 300 =  900 mil reais). Clique aqui e simule qual o seu valor
Com base nesta regra, veja abaixo quantos anos seriam necessários você trabalhar. No exemplo acima, poupando 40%, você precisaria trabalhar aproximadamente 22 anos partindo do zero. Veja para seu caso:
Baseado na tabela do blog MMM com rendimento real de 5% aa e taxa segura de saque de 4% aa.
Quer calcular o seu número em mais detalhes, clique aqui
Em uma família com renda de aproximadamente 50 mil reais ao ano (4200 ao mês), simplesmente cortando uma TV a cabo e almoços fora, por exemplo, aumentaria seu poder de poupança em torno de 15% e permitiria atingir a IF 8 anos mais cedo ! Com base na tabela acima, podemos afirmar que cortar as despesas (ou seja, poupar mais todo mês) é mais efetivo que aumentar sua renda.


⏩ Mas como posso poupar tudo isso e viver bem?


A sociedade de hoje é baseado no consumo e depende do mesmo para sobreviver. Não se engane, somos capitalistas e ferrenhos, mas se você focar no consumo será apenas mais um sustentando  toda a economia. Ao invés de focar no consumo, foque no que realmente importa. Você viverá uma vida muito mais feliz ao perceber que não precisa comprar tudo o que aparece na televisão para viver bem.
Passamos a vida em busca do dinheiro e quando finalmente conseguimos um pouco, a vida acaba. Não seria melhor balancear um pouco entre viver e guardar dinheiro?
Fonte: Desconhecida/Internet


⏩ Anonimato e Negatividade:

A aposentadoria precoce ou FIRE retira a força de trabalho de pessoas em plena capacidade produtiva, diminuindo o potencial de crescimento da economia e é por isso que você pouco verá alguém falando em FIRE fora da comunidade FIRE pois isto é apenas bom para nós e não para os outros, os tradicionais que não conseguem perceber isto.
Manter o anonimato até que se tenha completado o seu objetivo é importante. Ainda há muito preconceito com o parar de trabalhar cedo pois é algo que poucos fazem e acham impossível ver outra pessoa aproveitando o que a vida tem a oferecer sem se preocupar em pagar as contas no final do mês. Por conta disso, sempre haverá muita negatividade por parte daqueles que seguem o velho padrão de trabalhar e consumir.

⏩ Pondo em prática


Muita filosofia? Vamos a parte prática. Veja alguns pontos que você pode focar hoje. Lembre-se qualquer valor poupado hoje dobrará de valor em menos de 10 anos mesmo nos investimentos conservadores:

  1. É preciso uma fonte inicial de renda. Procure um emprego, empreenda, obtenha renda.
  2. Um grande e importante passo: Livre-se das dívidas;
  3. Orçamento. Comece um hoje mesmo. Baixe um aplicativo para isto . Veja sugestões de apps.
  4. Nunca pague o mínimo do cartão de crédito e nunca atrase pagamento. É a pior forma de dívida e no Brasil vem com os juros mais altos do MUNDO ! Se tiver problemas de controle de gastos use apenas cartão de débito ou melhor ainda, o velho e bom papel moeda (veja por que)!
  5. More perto do trabalho se o custo permitir ou utilize bicicleta se possível - bom para saúde e para o bolso;
  6. Nunca financie um carro. Vá de bicicleta ou ônibus. Lembre-se, apenas 10 a 15 anos e não precisará mais ir trabalhar ! Força ! Se precisar de um carro mesmo assim, pague a vista e compre um usado!
  7. Não compre por impulso e muito menos em prestação (mesmo se for sem juros, por que na real nunca é sem juros, sempre estarão embutidos, não se engane). 
  8. Saboreie antes de comprar algo desejado....junte o dinheiro todo mês e pague a vista quanto tiver o montante...assim você dará mais valor tanto ao dinheiro quanto ao produto/bem que está comprando, além de dormir em paz sem dívidas.
  9. TV por assinatura? Você assiste todos os canais ou é só por status? Cancele tudo e assine Netflix ! Assim também economizará não indo ao cinema toda hora, com pipoca (Curiosidade: acredite ou não a pipoca é um dos produtos com maior retorno sobre investimento do mundo, chegando a 36 mil por cento), etc..tudo isto pesa contra sua independência financeira!
  10. Mercado: Compre o necessário, não vá com fome, não leve crianças junto. Não gaste dinheiro a toa ou por ter !
  11. Telefone último modelo? Precisa mesmo? Troque a cada 3 ou 4 anos...e por um modelo do ano anterior...
  12. Procure diversão gratuita. Pesquise no Google: coisas para fazer de graça em <sua cidade>
  13. Mantenha uma vida simples, sustentável no longo prazo e tranquila com o básico !
  14. More de aluguel. Salvo raras exceções, comprar uma casa ou apartamento é um péssimo negócio, especialmente no Brasil.
  15. Faça você mesmo em sua casa: Consertos, pintura, decoração, etc, busque como fazer no youtube. Sempre haverá um vídeo ensinando como fazer...
  16. Cozinhe algo saudável em casa ao invés de comer fora toda semana. Uma vez por mês é suficiente.
  17. Mantenha um orçamento doméstico. Vários aplicativos estão ai para isso. Alguns inclusive adicionam automaticamente gastos do seu cartão e de suas contas para facilitar o controle.
e...




⏩ Invista, invista, invista !



⏩ Ah, mas ganho muito pouco para poupar....


A principal queixa do pessoal é que ganha muito pouco para conseguir poupar. A boa notícia é que você não precisa ficar rico para atingir sua independência financeira. Você precisa apenas atingir 25x seu gasto anual. Se ganha pouco hoje você deve (precisa) gastar pouco. Quando passar a ganhar mais, não aumente seu consumo, continue gastando pouco e poupando a diferença !

O mais importante é quanto você gasta, não o quanto você ganha !

Quando conseguir 25 vezes o seu custo anual já pode pensar em mandar tudo "se lascar" e começar a fazer o que gosta de verdade! Qualquer renda extra que tiver pode usar para viajar, lazer ou fazer/comprar o que quiser pois suas despesas básicas estarão cobertas pelos rendimentos do seu investimento.

Gente, paciência é fundamental. Você começou hoje e já está pensando em atingir a IF? Calma, atingir a independência financeira é projeto para longo prazo. No mínimo 10 anos para os mais disciplinados e até 30 anos para quem não tem disciplina e frugalidade e poupa apenas por exemplo.

=> Poupando 10% de um salário mínimo são cerca de 95 reais ao mês. Agora aplicado por 30 anos este valor vai somar quase 250 mil reais. Agora muita coisa vai mudar em 30 anos e sua capacidade de poupar e ganhar mais certamente contribuirá para que você consiga acumular mais durante este período e reduzir este prazo ao longo dos anos mas só se POUPAR a diferença e INVESTIR BEM !


⏩ Vamos simular?

Usando o simulador disponível no clube dos poupadores (também disponível aqui em nosso blog, na aba Calculadoras), conseguimos ver que se você começar hoje investindo 600 reais por mês, em 30 anos você terá mais de 1 milhão usando rendimentos conservadores de 9% aa para tentar retirar um pouco da inflação monetária - vai depender de quão bem você invista (para isto, aumente seu conhecimento lendo nossos posts e de outros blogs também).
Com este montante, você pode tirar mais de 6 mil reais por mês do seu portfólio durante 30 anos, já considerando a inflação nos rendimentos futuros (0.5% am [em 2016]).
Exemplo simulado aplicando 600 reais ao mes por 360 meses a 0.7%am de rendimento
Alguns outros números:
Baixe uma planilha para modificar estes números

Ah, mas 30 anos é muito tempo. Sim é muito, mas para diminuir este tempo poupe mais ou invista melhor, não há outra alternativa. Abra o simulador, jogue seus números, altere eles até chegar em um cenário que lhe seja plausível e invista já !

⏩ Você está mais próximo de conseguir do que você pensa: 

→Assumindo que você ganhe R$3,400 ao mês e sua (seu) esposo(a) também. 
→Assumindo também que você consiga poupar um salário todo e viver com o outro; um rendimento anual conservador de 6% e aumento salarial de 2% ao ano
Ano Saldo Inicial Contribuição anual Retorno Total
1  R$                         -    R$                   40,800.00  R$                -    R$      40,800.00
2  R$          40,800.00  R$                    41,616.00  R$   2,448.00  R$       84,864.00
3  R$          84,864.00  R$                    42,448.32  R$    5,091.84  R$     132,404.16
4  R$         132,404.16  R$                    43,297.29  R$    7,944.25  R$     183,645.70
5  R$         183,645.70  R$                    44,163.23  R$  11,018.74  R$     238,827.67
6  R$         238,827.67  R$                    45,046.50  R$  14,329.66  R$     298,203.83
7  R$        298,203.83  R$                    45,947.43  R$  17,892.23  R$     362,043.48
8  R$        362,043.48  R$                    46,866.38  R$  21,722.61  R$     430,632.47
9  R$         430,632.47  R$                    47,803.70  R$  25,837.95  R$     504,274.12
10  R$         504,274.12  R$                     48,759.78  R$ 30,256.45  R$     583,290.34
11  R$        583,290.34  R$                     49,734.97  R$  34,997.42  R$     668,022.73
12  R$         668,022.73  R$                    50,729.67  R$ 40,081.36  R$      758,833.77
13  R$         758,833.77  R$                     51,744.27  R$ 45,530.03  R$     856,108.06
14  R$        856,108.06  R$                     52,779.15  R$  51,366.48  R$     960,253.70
15  R$        960,253.70  R$                    53,834.73  R$  57,615.22  R$  1,071,703.65
Em menos de 15 anos você será milionário


 ⏩ Planeje o que fazer quanto chegar lá ! Evite a síndrome do escravo alforriado


Se você for alguém disciplinado, que planejou bem e que seguiu a risca este plano, é praticamente certo que mais cedo ou mas tarde chegará a tão sonhada Independência financeira. Mas...e agora?
Uma importante parte do plano para atingir a IF é o que fazer depois dela. Simplesmente ficar parado não vai te trazer felicidade e provavelmente você voltará a trabalhar para se sentir útil, é do ser humano. Os próprios escravos quando foram alforriados ficaram sem saber o que fazer pois não estavam acostumado com liberdade e tempo livre.

Inclua no seu plano o que fazer com seu tempo depois da FI. Algumas ideias mais populares entre os leitores estão listadas abaixo, mas por favor, compartilhe* nos comentários seus planos em particular para assim ajudar outros na mesma busca:

  • Viajar o mundo
  • Viver 1 mês em cada país (com ajuda do AirBnB)
  • Conhecer todos os países do mundo
  • Viajar o Brasil/EUA/América do Sul de carro
  • Virar trader na bolsa de valores
  • Virar voluntário em uma instituição de caridade
  • Morar em uma praia afastada e viver mais na natureza
  • Montar um negócio que tenho em mente
  • Apenas gerenciar meu dinheiro investindo e analisando o mercado
  • Me dedicar a um esporte
  • Dar aulas gratuitas de ....
  • Virar pescador
  • Virar guia turístico
  • Virar blogueiro e ensinar outros a atingir FIRE
  • qual o seu plano?
*Tem mais itens para compartilhar? Quer mais dicas ou ficou com alguma dúvida? Comente abaixo:


⏩ Queremos te ajudar


Algumas pessoas chegam ao cúmulo de chamar quem quer aposentar cedo de vagabundo ou preguiçoso. Isto te atinge? Ignore totalmente. Só quem tem esta meta na cabeça e se esforça pra atingir sabe o quão disciplinado deve ser. Você sabe que não quer aposentar cedo para não trabalhar mas sim para fazer o que quiser...conseguir a liberdade, viajar, etc. Aposentar cedo não tem nada a haver com viver sem trabalhar.


⏩ ESTUDOS DE CASO:  

Se você tem renda bruta abaixo de 5 mil reais mensais e patrimônio líquido abaixo de 100 mil reais e quer um breve estudo grátis e personalizado nos envie um email (aposente40@outlook.com) pedindo seu estudo de caso FIRE. Para isto nos envie os seguintes dados:

  • Apelido o qual deseja ser chamado (para manter o anonimato), profissão, família, etc;
  • Detalhes e a média das despesas mensais em reais;
  • Detalhes e a média das receitas mensais em reais;
  • Investimentos atuais, com valores totais em cada ativo e o somatório;
  • Objetivos futuros, prazos, planos, perguntas e detalhes relevantes para uma análise financeira.



⏩ QUEM É O AA40?

O AA40 é uma pessoa comum que abriu os olhos para a possibilidade de parar de vender seu tempo de vida para seu empregador e poder fazer o que quiser com seu tempo. A meta é aos 40 anos poder ter a liberdade de parar de trabalhar por dinheiro para cobrir as despesas básicas sendo que estas serão, se tudo der certo, cobertas pelos rendimentos passivos dos investimentos realizados durante 20 anos de trabalho, poupança, investimento e renuncias de consumo tanto do AA40 bem como de sua família também.

A meta é conhecer muitos países do mundo, morando cerca de 1 mês (ou quanto quiser se gostar) usando AirBNB e outros meios, vivendo no estilo dos locais por um tempo. Iniciando pelos países mais baratos e progredindo para os mais caros conforme o portfólio puder sustentar, usando a TSR4% como base. Venha comigo nesta jornada e aprenda como você pode fazer isto também.

Seja bem-vindo a vida FIRE !





22 comentários:

  1. Puxa vida e eu pensando que o conceito de FIRE não tinha chegado ao país ainda...muito bom..sou viciado no millennial-revolution.com e minha meta é aposentar aos 38 anos

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. É isso ai vagabundo...é possível com paciência e disciplina

      Excluir
  3. Se usando um rendimento de 6% ao ano que é menos que a poupança ficaria milionario em 15 anos, se aplicar no tesouro ou em fundos imobiliarios e CDB que paga 118% facilmente dá pra reduzir isso pra perto de 10 anos...não é tao impossivel como o povo pensa mas é que todo mundo só quer gastar quando ganha o slario ninguem quer popar para o amanha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas Anon. Mas cuidado para usar apenas o rendimento real para manter seu poder de compra no longo prazo. Poupar e investir todo mês por vários anos é o segredo. O resto vem como consequência!

      Excluir
    2. Viver de renda é possível, mas as pessoas estão habituadas a gastar antes de ter. Parcelam tudo no crédito, financiam veículos sem a real necessidade de se ter um automóvel. Atualmente invisto 20% do meu salário. Minha principal meta para 2018 é chegar a investir 30% ao mês. Pode parecer pouco, mas sendo casado e tendo uma filha pequena acredito que seja um bom percentual.
      Antes de conhecer esse método, eu financiei um imóvel. Estou fazendo o possível para quitar essa dívida o mais rápido possível. Faço aportes mensais com destinos previamente determinados. Dos 30% que invisto, separo da seguinte forma:

      50% para reserva de emergência;
      10% estudos da minha filha (tem 4 anos e não quero ter preocupação financeira quando ela entrar na faculdade);
      10% amortização da casa;
      30% Liberdade financeira.

      Excluir
    3. Ótimo Anon. É exatamente isso. 30% já é muito mais que a maioria da população poupa e no seu caso está ótimo.
      Eu tenho filho pequeno e sou casado. Consigo poupar 53% da minha renda em média, mas minha reserva de emergencia já está montada entao nao preciso de aportar nela mais. Estudo do meu filho sinceramente não invisto por que se eu consegui chegar onde cheguei via escola e universidade publicas certamente ele conseguirá ir além. Ajudarei só se nao atrapalhar meus planos de IF, afinal cada um tem sua vida. Bons investimentos

      Excluir
  4. Gostando muito dos materiais aqui, AA40!
    Adicionando vc ao nosso blogroll. Quando puder, visite-nos também:
    https://luxo-nem-lixo.blogspot.com.br/ Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Descobri o blog hoje e estou devorando o conteúdo.

    Não sei se esse é o lugar mais indicado mas gostaria de compartilhar o que aconteceu comigo nos últimos 10 anos.

    Cheguei no mercado cedo, com 17 anos e dinheiro guardado, cerca de 5 mil reais que ajuntei trabalhando desde os 14 anos.

    E fui com tudo para a Bolsa, após ler algumas coisas na internet acabei comprando PETROBRÁS, era a única ação que ouvia todo mundo comentar, ela está no auge e me recordo que sai de 5k para 13k antes do subprime no ano seguinte.

    Continuava trabalhando e aportava 805 do meu salário, me contentava com video-games e não consumia muito.

    Mas o trágico acontece, nesse meio tempo passei a estudar o mercado e descobri as opções o que foi minha ruina, pois passei a fazer trades com opções, comprava a seco e perdia o salário de 1 operação em 1 operação e quando acertava fazia 500% pra mais.

    Me viciei e em 2009 com o mercado em alta fiz 200 mil reais.
    Parei de trabalhar com 19 anos, comprei uma moto e um carro e fui viver de operar no mercado, pois tinha menos de 20 anos e mais de 100 mil reais na conta para operar.

    Aí conheci o mercado futuro e cheguei a fazer 500k até 2012-13 quando me arrunei.

    Como tinha experiência com o mercado, e confiava demais nas minhas operações, comprei 1 apartamento e me casei me consumindo 200, me recordo que era considerado o garoto de ouro da familia.

    Mas o trágico vem agora, fiz TERMO em ELPL4 e POMO4 de 1 ano, pagando um juros ao emprestador da ação e me alavanquei em mais de 1 milhão, também tinha EZTC3, ELET3, BBAS3 e foi minha ruína, pois além de fazer o termo, usava as ações como margem para operar day-trade e quebrei.

    Conforme a Dilma acabava com as ações, comecei a pegar a me desfazer das coisas que tinha para cobrir as margens senão acionaria o margin call da corretora XP, vendi carro, moto, peguei 40k mil do ITAÚ pré aprovado, peguei dinheiro do meu pai, esposa e por fim vendi o apartamento, em 1 ano me afundei.

    Hoje moro de favor como meu sogro e meu saldo hoje 29.12/2017 é de 0,46 em minha conta corrente, fora dividas de cartão.

    Enfi, não me formei em faculdade nenhuma, pois não julgava necessário e hoje trabalho de servente de pedreiro para ganahr 70 reais por dia.

    tenho 2 filhos pequenos e estou cada dia mais angustiado, mas decidido a mudar de vida em 2018.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, que história esta a sua!!!! Infelizmente não é só a sua. Já escutei outras semelhantes que no final deram a volta por cima.
      Mercado financeiro meu amigo não é para pessoa física fazer estas operações. Você nunca vai ganhar de bancos poderosos e robôs tredando a cada segundo.
      FUJA ao ouvir falar em Opções, Termo, ALAVANCAGEM....95% das pessoas vão acabar como você. Não tem dinheiro fácil...e se ele por ventura vir fácil ele vai embora mais rapido do que veio e levando tudo o que você tem.
      Aposto que quando vc tinha 1 milhão nem pensava em passar parte disso para renda fixa né? Por que? Por que demora muito para ficar rico...não tem emoção, não alavanca, não é rápido....pois é!
      Eu também conheci mercado futuro e opções mas felizmente eu ví que isto era a receita para perder tudo e parei a tempo.
      Vai por mim, pega parte destes teus 70 reais diários e no final do mês coloque em um CDB, um pouco em tesouro direto, fique de longe de ações até conseguir um patrimonio consideravel. Pelo Amor de Deus em 2018 não tente nada mágico ou solução rápida por que não existe uma que funcione por longo prazo além do investimento consciente e diversificado. Não cometa o mesmo erro duas vezes e não entre em cripto-moedas OK?
      Bom recomeço e um 2018 onde você possa se reencontrar rumo a um futuro financeiro sustentável e saudável!

      Excluir
  6. essa historia tá muito fantasiosa.. mas vou levar como lição para acreditar.

    ResponderExcluir
  7. Olá, da hora seu blog...parabéns.

    Tenho uma dúvida e gostaria que você me esclarecesse se possível ok?

    Vamos lá. Digamos que eu acumulei um bom patrimônio e agora eu quero
    viver de renda. Qual caminho devo seguir. Pouco importa o padrão de vida.
    O que eu quero é fazer retiradas mensais para passar o mês. Digamos que eu
    quero retirar 2k por mês(só exemplo).

    Onde devo investir? / Qual caminho seguir?

    Tesouro com cupom?
    FIIs?
    Ações?
    Existe outra opção de investimento que proporcione "retiradas mensais"?


    Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal. Olha, nosso site inteiro é dedicado a responder estas perguntas. Precisa ler vários artigos para entender melhor. Comece pela lista dos mais lidos e veja os estudos de caso tbm.
      Para sacar 2k por mês é preciso ter cerca de 600k investidos.
      Caminho a seguir é diversificar. Nunca investir em uma coisa só. Começe com renda fixa, CDBs, tesouro, depois que tiver uma boa quantia comece aportar em FIIs; ações só quando tiver um bom pé de meia e saiba escolher muito bem.
      Proporcione retiradas mensais. Isto é opcional se vc ainda não tiver na fase FIRE.

      Excluir
  8. Assunto sensacional! Muito bom saber que existem mais pessoas pensando sobre isso. Fiquei muito feliz e empolgado com o blog e em saber que não era só eu que tinha esse tipo de filosofia de vida!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo. Legal que encontrou nosso blog. Sim existem muitas pessoas como nós por ai. Alguns desanimados com a vida mas a perspectiva FIRE é algo real e palpável. Só devemos perseverar que cedo ou tarde chegamos lá. Abraços e volte sempre!

      Excluir
  9. Muito bom o blog, conheci hoje e ja estou debulhando o conteudo...
    Tenho 28 anos e formado em engenharia porem atualmente desempregado, fazendo alguns servicos de autônomo consigo retirar 1-2k por mes..
    tomei a decisão de vender um imóvel e aplicar o dinheiro para poder usufrui no futuro, pois o capital(100k) me rendera mais do que 400 reais de aluguel que recebia.. nunca e tarde para pensar na FIRE e estou disposto a começar a partir de agora..
    pretendo conseguir antes dos meus 45-50 anos.. muito trabalho a frente e muito estudo a ser feito..

    Obrigado pelo otimo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito bem vindo Doug. O importante é começar e ser persistente. Vai demorar mas um dia chegará lá. Sugiro começar um blog, quem sabe o "Doug Poupador" no Blogger mesmo e contar esta história. Isto é um grande motivador além de entrar para nossa comunidade de bloggers. abcs

      Excluir
    2. nao sinto muita confianca ainda com questao de conteudo do assunto.. mas a coragem de comecar a fazer acontecer ja tenho..
      tenho que debulhar esses blogs primeiro.. e o banco BB ja veio me enchendo pra levar o dinheiro pra previdencia privada...

      Excluir
    3. entendo. Com o tempo vc pega o jeito. Começe divulgando sua carteira, no que está investindo e por que, quais os objetivos..não precisa nada muito elaborado..apenas um diário público seu.
      Esquece BB e previdencia privada...abra conta em corretora e começe com renda fixa...tem alguns CDBs pagando muito bem....dá uma olhada em https://apprendafixa.com.br Abcs

      Excluir
  10. Bárbaro, bárbaro este conceito ! Conheci a pouco lendo uma matéria no Terra. Pesquisando no google encontrei o seu site e desde então não tenho dormido planejando como posso também ser FIRE um dia. Obrigado por existirem. Sou fã deste já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show Anon. Estamos aqui para ajudar no que for preciso, com dicas e muito conteúdo. Abcs e volte sempre !

      Excluir

Mensagens ofensivas e críticas infundadas não serão toleradas. As mensagens aqui postadas podem não representar a opinião do blog AA40. Os posts aqui mostrados não representam sob hipótese nenhuma recomendações de investimento.