Subscribe

O que é FIRE?

FIRE (Independência Financeira / Aposentadoria antecipada)

FIRE vem das iniciais em inglês do termo Financial Independence Retire Early. Trata-se de um movimento que ganha mais adeptos a cada dia. A ideia central do FIRE é chegar ao ponto em que você não precisa trabalhar em período integral se não quiser pois seus investimentos gerarão a renda necessária para pagar suas contas. Você pode trabalhar meio período ou simplesmente parar de trabalhar por completo. A escolha é sua. 
FIRE vai muito além de apenas parar de trabalhar e viver de renda e prega a uma mudança de estilo de vida para viver melhor evitando comprar coisas que você não precisa para impressionar pessoas que você não gosta !


ORIGEM DO TERMO FIRE


O movimento FIRE surgiu no início dos anos 90 nos EUA a partir do livro "Your Money or Your Life" dos autores Vicki Robin e Joe Dominguez. No entanto este termo não vingou até mais recentemente quando blogueiros de todo o mundo começaram a utilizar o termo e torná-lo conhecido da grande mídia. Os pioneiros e mais famosos são Mr. Money Mustache, GoCurryCrackerMadFientist, JLCollins, RootofGood, Millennial-Revolution dentre outros. A ideia atraiu seguidores, principalmente das gerações mais jovens abraçando a idea de viver uma vida frugal mas bem vivida não baseada em bens materiais para ser feliz e com isto fugir da corrida de ratos e de armadilhas como comprar a casa própria a preços absurdos.

FIREE é como é conhecido o aspirante a FIRE. Aquele que está na jornada de acumulação de capital para atingir a IF com a possibilidade de RE.


CONCEITO

O conceito mais aceito de FIRE é: Maximizar a sua taxa de poupança através da redução de gastos e/ou aumento da renda, para alcançar a Independência Financeira (FI) e ter a liberdade, mas não a obrigação, de aposentar-se o mais rápido possível (RE) 

LEMA

O lema básico é consistentemente gastar menos do que você ganha e investir a diferença. A partir do momento que você começa a economizar seu salário de forma a investir 10%, 20% ou até 50% do mesmo, você fica mais perto da sua independência financeira.

A independência financeira (IF ou FI - Financial Independence em inglês) está intimamente relacionada com o conceito de aposentadoria antecipada ou aposentadoria precoce (RE - Retire Early em inglês) - largar seu trabalho / carreira quando a quantidade de dinheiro guardada for grande o suficiente para que os juros dela sustente todas as suas despesas mensais. Isto não significa parar de trabalhar mas parar de fazer o que você não gosta só por dinheiro. Fazer outras atividades que lhe deem prazer e não necessariamente gerem renda.



O AA40

O blog AA40 é um dos primeiros blogs do Brasil dedicado a trazer o movimento FIRE ao país e um dos criadores da comunidade FIRE brasileira. Trazemos dicas de como começar, passando por poupar mais, evitar armadilhas financeiras e de consumo, investir melhor, gerenciar o seu dinheiro e planejar a tão sonhada jornada FI/RE.
Nossa missão é, além de criar conteúdo exclusivo sobre o tema FIRE, trazer conteúdo de qualidade dos blogs internacionais sobre o tema e adaptá-lo a situação brasileira, mantendo os aspectos não financeiros e motivacionais.

[Acesse e entre para a comunidade FIRE brasileira no reddit - clique aqui]

FI / RE é sobre:


  • Descobrir e alcançar objetivos de vida: "O que eu faria com a minha vida se eu não tivesse que trabalhar por dinheiro?"
  • Simplificar e remodelar seu estilo de vida para reduzir os gastos. Seus desejos e necessidades não devem ser impostos pela sociedade ou midia.
  • Trabalhar para aumentar seus fluxos de renda extra, seja com dividendos, aluguel, renda fixa ou qualquer outro tipo de investimento.
  • Esforçar-se para economizar uma grande porcentagem (geralmente mais de 50%) de sua renda para acelerar a independência financeira.
  • Investir para fazer seu dinheiro trabalhar para você. Aprender a gerenciar e otimizar esses investimentos com base em investimentos conservadores (>=50% em RF).

FI / RE NÃO é sobre:


  • Ganhar riqueza para fins de aumentar o consumo
  • Aposentar-se só pelo método tradicional via INSS
  • Arriscar seu patrimônio em investimentos duvidosos, arriscados e não tradicionais
  • Enriquecer rapidamente aplicando tudo na bolsa ou em investimentos "da moda"



Tornar-se financeiramente independente exige trabalho árduo e uma atitude saudável mas responsável em relação ao dinheiro. Adquirir, ao longo do tempo, um grau de conhecimento bem acima da média sobre o mercado financeiro e investimentos para ter ainda mais controle sobre o dinheiro e o consumo.





Você precisa urgentemente de F***-You Money? 


Uma expressão muito comum nos EUA é a do "Fuck you Money-FYM". Veja o que o Urban Dictionary diz sobre o FYM
Fuck-you money é uma expressão popular muito usada nos EUA que significa ter dinheiro suficiente para não ficar preso a um trabalho ou chefe que odeia.
Gostaríamos de trazer este conceito popular e adaptar ao Brasil, afinal, copiamos quase tudo o que não presta de lá mesmo, por que não copiar as coisas boas também né ? Por incrível que parece isso é educação financeira popular!

Prosseguindo, a definição de "F-you Money" é a quantidade de dinheiro que você precisa para ser capaz de fazer qualquer coisa que você quer fazer na vida, incluindo (mas não limitado a) ser capaz de dizer "tchau" a todo mundo e principalmente seu trabalho chato. Com controle, pode ser muito menos dinheiro do que as pessoas pensam e neste blog mostramos muitas dicas de como chegar a ele mais rápido.

Vamos calcular qual o seu FYM e quando você pode alcançar isto. Siga nossos posts e aprenda mais como investir para atingir o FYM o mais rápido possível. Existe até livros sobre o F.U. Money (clique ai)



Mais...

O Roteiro da sua Vida ! Vamos mudar?

Um dos blogs que me inspirou a começar, primeiro a investir e ter minhas metas, e depois a escrever este blog foi o Go Curry Cracker (EUA) mas principalmente o Millennial Revolution (Canadá)!



O roteiro da vida de 90% dos brasileiros é mais ou menos esta: 

Nascer  -- >Crescer  --> ir para escola --> tirar boas notas -->Vestibular/Faculdade --> Conseguir um bom trabalho --> comprar uma casa/ap --> trabalhar por 35 anos para pagar a casa e consumir bastante --> aposentar pelo INSS se possível e esperar a morte !


Isto tudo não soa um tanto robótico ou mórbido? Para muitos sim; precisamos mudar isto!!


Para muitas pessoas estes são os ingredientes do sucesso, mas será que a vida não tem nada melhor a oferecer se você mudar o roteiro ?

Veja o vídeo a seguir do Millennial-Revolution (uma das principais inspirações do AA40) e faça uma reflexão antes de continuar: 





Veja no vídeo acima que a lógica que deu certo no passado par os baby-boomers (o que é Baby Boomer?) não se sustenta mais. O preço das coisas e a realidade é outra agora ! São outros tempos e a estratégia deve ser outra: 
MR: "Compre Sua Liberdade; Alugue o Resto !"

Pensando nisso resolvemos criar o AposenteAos40.org ! Não precisa ser um gênio dos números, um profissional financeiro ou trader na bolsa de valores para fazer o seu dinheiro trabalhar para você !
Alcançar a sua Independência Financeira (FIRE) é mais fácil do que você pensa e aqui vamos ensinar que com disciplina qualquer um chega lá, e nem precisar pagar por um profissional financeiro para te ajudar ! Faremos isto de graça. 


ESTUDO DE CASOS

Se você tem renda bruta abaixo de 10 mil reais mensais e patrimônio líquido abaixo de 350 mil reais e quer um breve estudo grátis e personalizado nos envie um email (aposente40@outlook.com) pedindo seu estudo de caso FIRE. Para isto nos envie os seguintes dados:

  • Apelido o qual deseja ser chamado (para manter o anonimato), profissão, família, etc;
  • Detalhes e a média das despesas mensais em reais;
  • Detalhes e a média das receitas mensais em reais;
  • Investimentos atuais, com valores totais em cada ativo e o somatório;
  • Objetivos futuros, prazos, planos, perguntas e detalhes relevantes para uma análise financeira.


Seja bem-vindo a vida FIRE !

AA40

4 comentários:

  1. ESse é, simplesmente, um dos melhores artigos da finansfera. Resume meu sentimento e pensamento em relação à IF. Parabéns AA40. Seu trabalho é muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Stark. Fico muito feliz com esse feedback. Abcs

      Excluir
  2. Parabéns pelo conteúdo. Você tem Instagram, Facebook e Twitter?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Leonardo. Até tínhamos Facebook mas fomos hackeados e excluímos. Ainda não entramos nas demais. O Movimento FIRE é muito baseado em blogs e não nas redes sociais mais atuais mas que sabe um dia criamos perfis nelas. Abcs

      Excluir

Mensagens ofensivas e críticas infundadas não serão toleradas. As mensagens aqui postadas podem não representar a opinião do blog AA40. Os posts aqui mostrados não representam sob hipótese nenhuma recomendações de investimento.