Subscribe

Faça o dinheiro trabalhar por você e não você pelo dinheiro !

Viajando barato


A maioria daqueles que querem se aposentar cedo ou já vivem de renda tem a vontade de viajar o mundo. Alguns querem morar um mês em cada país (nômades), outros, principalmente se tiverem filho em idade escolar, querem passar um mês por ano em um lugar novo e viver a experiência como um nativo.
Isto não é difícil e com planejamento não vai estourar a TSR 4% do seu portfólio de investimento. 

Alguns sites e serviços listados abaixo são os que nós usamos e recomendamos. Muitas pessoas também usam estes sites para obter o máximo de um serviço com o menor custo. 

1) Caso não tenha um destino definido e quer apenas viajar sem rumo, o site Quanto Custa Viajar é o primeiro passo para começar a programar a viagem com base no seu orçamento. Confira

2) Caso já tenha um destino definido, veja algumas dicas:


Voos
Como encontrar o voo mais barato possível para qualquer lugar?


  1. Oculte suas pesquisas. Geralmente seu browser e os sites das empresas vão usar cookies para rastrear suas pesquisas para saber da oferta e demanda para determinado voo.  Voos mais demandados, ou seja, muito pesquisados, podem sofrer aumento de preços instantâneos nos sistemas das empresas. Sempre faça uma pesquisa usando o modo "Incógnito" do seu browser. No Chrome utilize o atalho Ctrl+Shift+N para abrir uma aba em modo anônimo. 
  2. Utilize o melhor buscador de preços disponível e configure alertas de preço
Cada ferramenta de busca de passagens usa um algoritmo diferente. Isto significa que em alguns você terá mais empresas listadas outros menos, algumas listam linhas aéreas low-cost, outras não. IA recomenda as seguintes ferramentas de busca de passagens:
A maioria destes sites possuem sistema de alertas para avisar via e-mail quando um determinado vôo que está de olho ficar mais barato. Cadastre seu e-mail neles.

3. Identifique qual o dia mais barato para voar e adapte seu roteiro ao preço e não o contrário. 

O Skyscanner e o Google Flights possuem estas funcionalidades de selecionar o mês e a data mais barata para voar. 
4. Antes de comprar a passagem pelos buscadores e agências, confira no site das empresas se o preço não está menor. As vezes acontece de haver promoções nos sites das aéreas que os buscadores não conseguem encontrar. Veja a lista das principais empresas low-cost em cada país  clicando aqui
ALERTA: Quando usar uma empresa low-cost, cuidado com os custos extras pois geralmente elas cobram por despacho de bagagem, alimentação, check-in e algumas até uso do banheiro estão planejando cobrar.

5. Tente combinar diferentes empresas (locais e internacionais) para diminuir o custo total (em troca de comodidade). Use o http://www.flightconnections.com/ para ver qual empresa aérea voa para qual destino e tente combinar diversas opções.
Dicas: Evite longas conexões usando este site:https://www.hipmunk.com/

6. Compre com antecedência (mas não muita). Pesquisas indicam que o melhor período para comprar sua passagem é entre 8 a 10 semanas antes da viagem, porém isto não é mais regra justamente por que as empresas aéreas sabem disso. Procure comprar com muita antecedência e após comprar, registre sua passagem no site http://yapta.com/. Ele monitorará os preços e poderá recomendar  trocar sua passagem caso encontre a mesma a um valor menor.

7. Se você é daqueles que tem medo de voar e quer viajar em uma parte do avião que se sinta mais seguro, ou se quiser evitar ficar próximo ao banheiro ou qualquer outro motivo, antes de marcar seu assento, consulte o mapa de assentos da aeronave no site http://www.seatguru.com/ e escolha o melhor lugar para sentar.



Hospedagem

AirBnB: O Airbnb começou em 2008 quando dois designers que tinham um espaço extra hospedaram três viajantes que estavam em busca de um lugar para ficar. Hoje, milhões de anfitriões e viajantes optam por criar uma conta Airbnb gratuita para poderem anunciar seu espaço e reservar acomodações exclusivas em qualquer lugar do mundo por um preço muito inferior ao de um hotel. Confira. Você ainda pode ganhar um dinheiro disponibilizando suas acomodações para aluguel via AirBNB.

Quer ganhar $40 dólares de crédito na sua primeira hospedagem no AirBnB? Clique aqui

Booking.com: Site com ofertas de hotéis do mundo todo. Use o mapa para encontrar o hotel mais barato na região que queira ficar e economize. 


Transporte
Na Europa, o meio mais barato de locomoção é o trem. Salvo algumas exceções para algumas rotas aéreas, o site RailEurope pode ser sua melhor opção. Você pode pesquisar suas rotas e comprar aqui no Brasil antes mesmo de viajar e economizar muito mais do que se deixar para comprar na hora. Isto vai requerer uma dose extra de planejamento para casar datas e horários, mas vale muito a pena do ponto de vista financeiro.

Uber: Em muitos países, se alugar uma bike ou usar metrô não for uma opção, viajar dentro da cidade com o Uber é uma boa pedida. Geralmente o serviço UberX (menor tarifa) vai ser muito mais competitivo que o velho taxi, embora algumas cidades como São Paulo possam ser excessões ! Simule sua rota no site do Uber e tenha uma estimativa do custo da sua rota muito próxima da realidade.

Lyft: Se for viajar para os EUA e Sudeste Asiático talvéz queira usar o Lyft. Semelhante ao Uber, o Lyft é um concorrente que possui tarifas mais baixas para a maioria das cidades americanas, além de contar com o serviço de taxi aéreo (Vai que você tenha ganhado na loteria né !)


Seguro-Viagem
Seguro-viagem é uma daquelas coisas que é melhor ter e não precisar usar. Infelizmente se você adoecer, tiver que fazer uma cirurgia de emergência ou tiver um acidente você pagará um absurdo de dinheiro em diversos países. Se precisar translado aéreo de volta para o Brasil via avião-UTI então, provavelmente você falirá.
Seguros de viagem não são tão caros e podem ser a salvação para imprevistos.
Recomendamos o World Nomad  (em inglês e um dos poucos especializado em viajantes ditos nômades, aqueles que gostam de morar um mês em cada país) e a GTA Assist no Brasil em virtude dos preços, mas se quiser recomendar opções mais baratas por favor comente abaixo.

Alimentação
Eatwith é o Uber dos chefs. Você do seu computador ou smartphone pode ver centenas de menus de centenas de restaurantes em cada cidade e fazer a reserva de um menu e local. O evento acontece geralmente na casa do chef onde ele vai cozinhar para você e seus amigos na hora marcada com um toque pessoal e exclusivo.

Dicas de Viagem
O site NomadicMatt, uma das referências mundiais de viagem e autor do livro "Como viajar o mundo com $50 por dia" compilou as principais dicas que todo viajante deve seguir, traduzimos elas abaixo

1. Vou ler sobre onde eu vou antes de eu chegar lá.
2. Vou ser respeitoso com a cultura e costumes locais.
3. Vou comer a comida local.
4. Vou aprender algumas frases na língua local.
5. Vou conhecer um lugar novo
6. Vou dar gorjeta
7. Vou me comportar como um local
8. Vou ter paciência.
9. Vou ser humilde.
10. Vou ter respeito com o quarto do hotel (AirBNB), hóspedes e possíveis colegas de viagem
11. Vou beber apenas socialmente
12. Eu vou entender que viajar não é uma desculpa para descuidar de higiene pessoal.
13. Vou sempre lembrar que viajar não é uma competição, é uma experiência pessoal.
14. Eu não vou dizer às pessoas em quantos lugares estive, porque ninguém se importa, exceto eu.
15. Eu não vou choramingar sobre como um destino era muito melhor há dez anos nem vou ouvir alguém fazer isto
16. Eu não vou julgar as pessoas
17. Eu não serei presunço e julgar os outros de acordo como eles viajam
18. Eu vou lembrar de sair do Facebook, desligar a câmera e aproveitar o momento.
19. Vou planejar bem para evitar mudança de planos no último minuto.
20. Vou ir em qualquer direção seguindo o meu desejo de viajar.
21. Eu vou lembrar que isto é um privilégio.
22. Eu serei grato por cada, surpreendente, inesperado, momento e todas as pessoas maravilhosas que enriquecem minha vida.



Nenhum comentário