Morar de aluguel pode ser um excelente investimento. Entenda.

Provavelmente você já deve ter escutado frases como esta:
 

“Comprar uma casa é ótimo investimento”.

“Morar de aluguel é jogar dinheiro fora”.

“Filho, você precisa financiar um apartamento”.

 

Pois bem, as pessoas que te disseram isso provavelmente não colocaram os números em uma planilha ou pararam para pensar e analisar se isto é realmente verdade.

Existem argumentos financeiros e podemos derrubar todos aqui:
 
Não vamos aqui fazer as contas que cada blog financeiro deste país já fez: Veja aqui por exemplo.

 

Veja alguém que já entrou nessa furada e agora afirma: comprar um imóvel é para otário

 

Financeiramente, financiar não é a melhor opção pois:

  • Você só será dono daqui a 20 ou 30 anos; Seu imóvel (que não é seu) depreciará muito até lá !

  • Ficar com uma dívida de longo prazo em uma economia que muda constantemente não é confortável;

  • As taxas de juros no Brasil são as maiores do mundo; Use isso a seu favor e não contra.

  • Quem lhe cobrará o “aluguel” neste período é o banco e geralmente com ele não tem negociação, não pagou eles tomam seu imóvel;

  • Melhor pagar 1000 reais de financiamento que 700 de aluguel, afinal o imóvel será meu, certo? ERRADO. Só será seu em 20 ou 30 anos e só os 300 reais da diferença poupada investidos a 1% a.m. por 30 anos somarão mais de 900 mil reais !!!

Comprar a vista também não é boa opção, pois:
  • Se você alugar o imóvel dificilmente conseguirá um rendimento mensal próximo de 1% que conseguiria em outras aplicações (2016). Ex: Valor imóvel 400 mil alugando a R$ 1500, o inquilino estará te remunerando 0,375% ao mês bruto – menos que a poupança.

  • Se morar no imóvel, além da depreciação e do risco de desvalorização, você imobiliza todo ou boa parte de seu capital além de fisicamente te imobilizar também caso você venha a precisar mudar de cidade por qualquer razão. A menos que tenha dinheiro sobrando, aí é outra história.

 

O que o AA40 acha? Faça uma simulação do financiamento que está de olho e pegue quanto seria sua parcela média mensal. Encontre um aluguel de menor valor que a prestação e invista a diferença no Tesouro Direto, CDBs ou outro investimento cujo juros pagos a você sejam maiores que o do financiamento desejado. Pronto ! Morando de aluguel você estará fazendo um excelente investimento !

 

O desejo de comprar uma casa é puramente psicológico. Desde o tempo das cavernas o homem busca um lugar para chamar de seu, prover abrigo e proteção. Os tempos mudaram, temos que impedir que esta psicologia te quebre financeiramente, te prenda a um trabalho e te impeça de conseguir viver de renda !
Este vídeo resume muito bem:

 

Comprar casa é para otário? Entenda no vídeo

 

7 thoughts on “Morar de aluguel pode ser um excelente investimento. Entenda.

  1. Ah se todo brasileiro coloca-se um planejamento no papel! Ninguém pagaria o absurdo atual por imóveis, principalmente imóveis na planta, vejo diariamente muitos clientes não conseguindo pagar quando chega o momento do financiamento. Pura falta de planejamento e fazer as contas.

    1. Exato. Ai está a diferença entre pensar financeiramente e logicamente do agir emocionalmente. Quem disse que o sonho do brasileiro é a casa própria? A a globo? E isso é passado a diante como verdade absoluta. Ledo engodo

  2. Brasil, o país dos absurdos! A especulação imobiliária é que faz esse fenômeno absurdo surgir. Em lugar nenhum do mundo o aluguel é mais vantajoso que a compra do imóvel.
    Somente com educação financeira nas escolas daremos um novo rumo ao país.

  3. Essa questão do aluguel vs financiamento so tem logica quando o agente do FIRE so pensa nelei isoladamente sem familia. Pois se vc pensa em um investimento em que seu filho posteriormente poderá usufruir, aluguel é um pessima opcao, pois o dinheiro livre que pode ser investido após quitar o imovel é de prospecção infinita

    1. Discordo muito. Muitos fires incisive eu tenho filhos e planejo para toda família. Sugiro vc ler millennial revolution e fazer mais contas. Abcs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *