Por que conhecer e acompanhar seu patrimônio líquido?

O valor do seu patrimônio líquido (net worth em inglês) é a métrica financeira mais importante que você pode acompanhar. É mais importante do que o salário de uma pessoa ou o orçamento mensal. Por quê? Representa a sua situação financeira inteira reduzida a alguns números. Isso mostra todos os ativos acumulados na sua vida até o momento. 
Basicamente é a soma de todos os seus bens menos a soma de todas as dívidas e gastos. Essa diferença entre os dois é o seu patrimônio líquido.

Para entender realmente a importância do patrimônio líquido, é importante ver como isso se relaciona com um orçamento mensal. 

Todos os meses, para a maioria das pessoas, as receitas trazem dinheiro e as despesas removem dinheiro de sua
conta. Para quem ganha mais do que gasta, a diferença aumenta seu patrimônio líquido e o valor líquido do seu saldo sobe. 

Corte suas despesas, melhore seu patrimônio líquido e assegure seu futuro financeiro em um dia.

Para aqueles que gastam mais do que ganham, a diferença diminui seu patrimônio líquido. Pode resultar em uma diminuição da poupança ou no aumento da dívida do cartão de crédito. Novamente, de qualquer forma, o valor líquido diminui.

O patrimônio líquido mostra seu quadro financeiro. Mostra o seu dia a dia e o progresso de um mês a outro em grande escala. 

Exemplo de um gráfico de patrimônio líquido crescente

É muito fácil de rastrear seu patrimônio liquido, basta uma planilha e disciplina para atualizá-la ou usar serviços de
sites como o MadFientist que disponibiliza uma ferramenta para manter registro de seu patrimônio líquido ao longo do tempo, inclusive estimando quando você irá atingir a independência financeira. Clique aqui para registrar e usar
gratuitamente. 

Existem inúmeros aplicativos nas app store para rastrear esta métrica. Alguns automáticos que se conectam as suas contas e outros manuais onde você tem que entrar com os números periodicamente.


➤Para aqueles que seguem a regra dos 4%, o patrimônio líquido (que deve ser conhecido) para atingir a independência financeira deve ser 300 vezes seu gasto médio mensal. Ex.: Caso gaste 4 mil reais ao mês, 1 milhão e 200 mil de patrimônio líquido devem ser suficientes para lhe garantir a independência financeira.


2 thoughts on “Por que conhecer e acompanhar seu patrimônio líquido?

  1. É ótimo ter uma planilha onde se acompanha as despesas e as receitas, eu faço isso, é muito saudável.

    É motivante ver o Patrimônio liquido crescer.

    Eu além do PL gosto de ver a Renda Passiva quando invisto em Ações de dividendos e FIIs , pois como a renda variável oscila muito para cima para baixo, acabar por ser mais motivador ver a renda passiva crescer.

    Quando quase não se vende Ações e FIIs é a renda passiva que vai nos sustentar na independência financeira com os proventos caindo na conta todos os meses.

    1. Sem dúvidas DIL, é muito legal ver o PL ou a RP aumentar. Conhecer quanto você precisa para suprir suas necessiades é imprescindível !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *