Disney: Planeje-se para que a viagem dos seus sonho não se torne um pesadelo

Um post do nosso amigo Investidor Inglês me levou a elaborar este estudo sobre os custos de uma viagem para a Disney, que parece ser o sonho de muitos brasileiros.

Sem dúvidas a Disney é um sonho de muitas crianças e também adultos. Não queremos aqui dizer para fazer ou não fazer esta viagem, pois essa é uma decisão muito particular. Queremos neste post apenas compartilhar algumas experiências e custos da famosa atração de Orlando, FL (existem também Disney na Califórnia, em Paris, Hong Kong e Japão) e alertar a você que o inocente Mickey está lá só esperando pelo seu dinheiro.

Alguns custos a considerar no planejamento da viagem:

  • Se você viajar do Brasil, você precisará de visto de turismo para entrar nos EUA. Nesta brincadeira são gastos no mínimo 160 dólares por pessoa só em taxas obrigatórias, fora outros custos com documentos, viagem até uma cidade com consulado americano, custo de um passaporte se você não tiver, etc…
  • Aprovado o visto, vem a compra de passagens. O custo médio de cada passagem ida e volta para Orlando é de 2.000 reais na baixa temporada e 3.500 reais na alta temporada (fonte) por pessoa, saindo do RJ ou SP. Ir e voltar no meio da semana pode ser mais barato – Veja mais dicas de Viagem.
  • Comprada as passagens, é hora de pensar em hotel. Aqui existem opções de diversos preços. Ficando em hotéis Disney Resorts você pagaria desde 200 a até 2000 dólares por dia facilmente (fonte). Já fora do complexo existem muitas opções de baixo custo desde 50 dólares por dia em uma rede tipo Motel6 ou Days Inn para quem realmente quer economizar ou até opções de médio custo como Marriot ou outro por cerca de 150 dólares por noite. Lembrando que seria necessário alugar carro ou pegar Uber/Lyft nestes casos.
  • Aluguel de carro. Aqui também é variada a gama de opções e preços. Cerca de $40 por dia mais taxas e seguro é uma média razoável.
  • Gorjetas (sim nos EUA é praticamente obrigatório dar gorjeta de 15 a 20%); Pedágios (sim, em Orlando tem muitos pedágios de $1 a $3,5 cada), estacionamento ($20 por dia em cada parque), gasolina (apesar de barata, considere $35 por tanque)
  • Seguro de viagem internacional – Nunca viagem sem um seguro viagem, ainda mais para os EUA que tem um dos sistemas de saúde mais caros do mundo. Veja aqui mais informações.
  • Alimentação – Média de $60 por dia nos parques e isto não abusando e tomando café da manhã no hotel(fonte)
  • Ingressos – Avulsos em torno de $130 por parque/pessoa/dia para os principais parques. Pode-se conseguir descontos com multi-day ticket.

⏩Existem outros custos ainda que são difíceis de contabilizar como por exemplo compras. A maioria das pessoas que vão para Orlando sempre passam em uma BestBuy, no Walmart, Outlets, etc e fazem algumas compras.
A tabela abaixo fornece uma noção do gasto mínimo (em Janeiro de 2017) para uma família frugal de 3 pessoas passar 7 dias na Disney visitando 3 parques, considerando gastos moderados:

→ Não vamos elaborar uma planilha automática de custos por que existem centenas de sites e blogs sobre a Disney que já o fizeram. Clique aqui e baixe uma planilha modelo de um destes sites e ajuste o número de dias, atrações, pessoas e valor do dólar para ter uma estimativa de gastos ajustada a sua realidade.

→ Não cometa o erro de viajar nas semanas que o parque lota senão você vai pagar para ficar em filas o dia todo para tudo e aproveitar muito pouco – Veja aqui as melhores semanas (Setembro geralmente é o melhor mês). Também não é recomendado viajar com crianças menores de 6 anos pois pouco aproveitam visto que a maioria das atrações tem limite mínimo de altura para poder entrar.

DENTRO DO PARQUE

Dentro dos parques os preços são extremamente altos. Você precisará comer e se hidratar e destes custos não tem como escapar. As diversas opções de restaurantes e fast foods espalhados pelos parques tem que pagar altas comissões a Walt Disney para poderem operar e o resultado disto são preços várias vezes acima da média de mercado. Além disso, como a maioria das pessoas não parece se importar com isto, eles lucram ainda mais.
Dicas: Evite fazer compras dentro da Disney de artigos não essenciais como lembrancinhas e bichos de pelúcia; se você tiver alugado um carro, você encontrará tudo isso a preços MUITO mais baixos em qualquer Walmart. Veja alguns exemplos de custos reais (2017) :

Duas porções de 8 Nuggets e um copo de coca cola – $25 dólares ! Hot dog? $10 cada
Uma daquelas tiaras ou bandas com orelhas do Mickey – $25 dólares
-Até os americanos estão achando a Disney muito cara, veja: Disney Parks are getting pricier

Se mesmo assim ainda você fizer questão de fazer esta viagem, prepare-se, planeje-se e divirta-se !


4 thoughts on “Disney: Planeje-se para que a viagem dos seus sonho não se torne um pesadelo

  1. Olá AA40,

    Muito obrigado por compartilhar sua experiência! Eu iria fazer um post assim, mas você já me ajudou e muito com isso hehe Valeu!

    Agora olhando os custos, acho que vou para a Europa hein, ou ir para os Estates só para gastar com compras heheh

    Obrigado novamente!

    1. Valeu pela visita II. Se você for para a Europa e der uma passadinha em Paris, pode ir na Disney de lá e matar dois coelhos com uma cajadada só. Para europa não precisará de visto e poderá reduzir alguns destes custos como com carro por exemplo já que o sistema de trens e metro em Paris são extremamente eficientes e te levam a qualquer lugar da região metropolitana.
      abracos
      AA40

  2. AA40,

    Muito bom seu post. Apesar de não considerar o visto e o passaporte nesse cálculo, pois eles servirão por 10 anos e possivelmente para outras viagens, os demais cálculos estão show. Claro que há uma variação de 15% mais ou menos aí mas não vai fugir muito do escopo.

    Quando fui a primeira vez o dólar estava 1,80. Sempre digo para quem quer viajar, comprar dólares aos poucos sempre e ir guardando. Fiz um passeios pela California e Las Vegas quando o dólar estava em 4 reais mas eu os tinha comprado a 2,60.

    Você foi modesto nos preços dos parques. Ir à Disney e não visitar ao menos os dois parques da Universal e os 3 principais da Disney acho até perda de dinheiro mas só de entradas vai quase 500 Trumps por pessoa.

    Viajar para Europa acaba sendo um pouco mais barato por ser outro tipo de passeio. Existem vários passeios legais pelo mundo com custo baixo. Passagens podem ser compradas um pouco mais barato se acompanhar os sites especializados como Melhores Destinos.

    Escrevi um post falando que viajar é mais barato que você pensa, confira lá http://www.bpmilhao.com/2017/04/viajar-e-muito-mais-barato-do-que-voce.html

    Por fim, estou te adicionando à minha blogroll, se achar pertinente retribuir o favor, ficaria grato.

    Abraço!

    1. Obrigado pela visita BPM. Sim os números foram bem conservadores principalmente nos ingressos. Boa dica essa do dólar. Dificil é saber se ele vai subir ou cair, mas toda vez que cair é bom comprar um pouco realmente e fazer um preço médio.
      Vou add ao blog roll e obrigado por nos adicionar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *